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EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

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A educação física é um momento onde os alunos podem extravasar as suas energias, conversar com os colegas, brincar, jogar bola ou outros jogos, enfim, é momento de total lazer junto com o aprendizado. Mas muito se tem falado sobre a educação física inclusiva, vamos conversar um pouco sobre esse tema hoje?

O que é a Educação Física na escola?

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É uma disciplina da grade curricular, como Artes, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática, ela é a matéria que irá cuidar do corpo dos alunos, adaptando e inserindo  o aluno no movimento corporal, ela desfruta de:

  • jogos;
  • Danças;
  • Esportes;
  • Lutas;
  • Ginásticas;
  • Alongamentos;
  • Práticas de aptidão física;

Fazendo com que o exercício físico relaxe os alunos tensos, por causa da sala de aula e melhore a qualidade de vida dos mesmos, ela contribui e muito para a educação intelectual e moral dos alunos, instruindo-os a posicionarem-se em relação aos assuntos mais diversos.

Educação Física e Exercícios Corporais

A educação física desperta nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais, a fim de criar convivências harmoniosas e situações construtivas para os alunos, fazendo com que os mesmo respeitem os colegas nas mais determinadas situações que ocorrem em sala e fora dela, a dignidade e solidariedade também são valores ensinados pela matéria.

A educação física traz diversos benefícios para a vida dos alunos, a começar pelo:

  • Incentivo a pratica de esportes e atividades físicas
  • Adquirir autoconfiança
  • Desenvolvimento motor
  • Melhora a autoestima
  • Compreender as mudanças e limites do corpo
  • Redução do estresse
  • Estilo de vida mais saudável
  • Contribui para uma melhor expressão corporal
  • Interação com o outro
  • Diminui riscos de doenças e obesidade

A prática da educação física traz vantagens para melhorar a saúde e a vida escolar dos alunos, dessa forma os alunos adquirem hábitos de vida saudável desde cedo.

O que é a Inclusão?

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O termo de inclusão parece incrivelmente complicado por ouvirmos sempre, estar em todos os assuntos escolares e na televisão, mas de fato ninguém fala o que é! Ele é bem simples na realidade, é o ato de incluir alguém que esta de fora, o complicado é o como fazer e o porquê incluir.

Todos nós gostamos de nos sentir acolhidos quando chegamos a um lugar, a escola é o local onde passamos uma grande parte de nossas vidas e é nela que temos o contato e convívio com pessoas totalmente diferentes de nós, acolher e respeitar essas pessoas é um ato de inclusão, sem exceções, independentemente de sua cor, classe social, necessidades educacionais especiais, é acolher aquela pessoa.

Inclusão e Integrar as Pessoas Dentro da Sociedade

A inclusão é integrar as pessoas dentro da sociedade, é deixar que ela interaja com todos e todos façam o mesmo, deve ser feita em todos os âmbitos, educacional, familiar, político.

Existem pessoas que estão pré dispostas a serem excluídas da sociedade como os pobres, por exemplo, são pessoas geralmente esquecidas e excluídas pelos governantes por não serem pilares importantes da sociedade, um erro grave da nossa nação.

Uma das maneiras de acabar com esse tipo de exclusão é trazer as crianças para o ambiente educacional e evitar que o mesmo ocorra dentro da escola, que deve ser um ambiente inclusivo e socializador afinal todos que estão nela inseridos são diferentes uns dos outros.

Igualdade nas Oportunidades em Relação

A oportunidade de igualdade nas oportunidades em relação a educação física inclusiva é uma maneira de acabar com a exclusão das pessoas menos favorecidas da sociedade, trazendo-as para um ambiente totalmente socializador, a família e a comunidade também precisam estar inseridas no ambiente escolar junto com os alunos, para que assim a raiz da situação seja resolvida. O segredo é a escola se adaptar ao aluno e não o aluno a escola.

Certo professora, entendi o que é a Educação Física e seus benefícios e também entendi o que a Inclusão e como ela pode ocorrer, mas e agora, o que é a Educação Física Inclusiva?

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A educação física é uma matéria originalmente exclusiva para os alunos que conseguem realizar os movimentos corporais muito bem e possuem coordenação motora, esse sistema que excluía os alunos com deficiências, os alunos que não atingiam o desempenho esperado e os que não se enquadravam nos perfis físicos foram excluídos pelos educadores e pela matéria da educação física em si.

Os alunos com deficiência não praticavam atividades físicas com exceção das atividades adaptadas para eles, voltadas exclusivamente para esse público.

Hoje podemos observar uma doce mudança nesse cenário, do qual excluía todas as pessoas que não se encaixavam em seus padrões, estamos acompanhando o surgimento da educação física inclusiva, cujo objetivo principal é a participação de todos em suas atividades em uma mesma aula.

Essa nova proposta assegura o conhecimento das diferenças e dificuldades de casa aluno e flexibilização para a utilização dos recursos e para as regras das atividades, envolvendo alterações nas regras antigas e criação de novas, mostrando aos alunos que tem como ser flexível com as situações mais fáceis e com as mais complicadas, esse novo pensamento trás a tona a eliminação de diversas barreiras corporais e mentais impostas através dos tempos por conta dos preconceitos e a quebra de certos paradigmas que envolvem e educação física na escola.

O Objetivo da educação inclusiva além de praticar a inclusão dos alunos em atividades antes reservadas apenas para pessoas que possuíam habilidades motoras é também o desenvolvimento cognitivo, a psicomotricidade e o desenvolvimento afetivo dos alunos, não apenas os alunos com deficiências, mas todos da sala de aula, e a boa relação entre eles são fundamentais para que tal objetivo se concretize.

A interdisciplinaridade, vários professores de várias matérias trabalhando juntos, também é uma forma de atingir esses objetivo e tornar o ensino mais prazeroso para todos os alunos, mas para que de fato seja conseguido esse tipo de trabalho a equipe de professores deve estar disposta a trabalhar juntos de varias maneiras, pesquisar a fundo sobre o assunto e participar das discussões sobre o planejamento pedagógico da escola, assim todos os professores saberão como atuar perante os diferentes casos e estarão em preparados para lidar com esse tipo de trabalho, envolvendo mais professores. 

Uma forma de se trabalhar a interdisciplinaridade são as sequências didáticas, elas estabelecem tempo e espaço para cada atividade que será realizada, a sequência pode ser feita pela equipe que realizará o trabalho, e ele pode ser alterado a qualquer momento por ser flexível.

A Flexibilidade

É muito importante que o professor conheça os seus alunos, que ele observe as suas capacidades e as explore para que elas evoluam no caso da educação física inclusiva isso acaba por ter uma necessidade ainda maior, afinal o professor terá um trabalho um pouco maior para gerar a evolução do seu aluno.

A prática exigira uma maior flexibilidade tanto por parte do professor quanto por parte dos alunos, os recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades que são os equipamentos, a equipe de apoio, cadeiras de rodas, infraestrutura, devem ser visualizados e planejados anteriormente, já as regras podem ser definidas juntamente com a turma ou se pré-elaborada pelo professor e equipe antes de ser realizada a atividade, mas é preciso que se tenha em mente a capacidade, habilidades e limitações de cada aluno que participará da atividade ou do jogo, por isso é importante que o professor conheça seus alunos, dessa maneira ele conseguirá planejar suas atividades adequadamente e sem correr riscos de os alunos se machucarem gravemente.

Para Finalizar…

A inclusão dos alunos nas práticas das aulas de educação física está se desenvolvendo cada dia mais, o que proporcionam novos e diversos saberes realmente significativos para a evolução do homem e para a evolução do sistema educacional. Essas duas vertentes ampliam um leque de possibilidades ainda maiores para o avanço da educação como um todo.

A inclusão tem proporcionado um comprometimento por parte dos profissionais da educação muito grande, e isso é ótimo, o aluno se sente realmente integrado a algo, a família e a comunidade também, ampliando a rede de ensino cada dia mais, os alunos sentem-se com vontade de participar, pois sabem que serão eles bem acolhidos.

A educação física inclusiva, não prioriza apenas o corpo do individuo, a educação física torna-se coletiva e há a possibilidade de um ajudar o outro, assim o corpo deixa de ser o foco principal, como faziam os gregos e romanos, para dar uma valorização maior a outras qualidades que podem ser trabalhadas pela matéria, como a convivência social do ser humano.

Nesse caso há uma quebra de paradigmas também por parte do professor de educação física, que está acostumado ao trabalho mais individual, mas que nesse contexto são chamados a novos estudos e novas concepções de ensino, que podem e vão contribuir e muito para a formação daquele aluno como um todo.

A disciplina depois disso irá se apresentar mais leve e mais gostosa ainda de ser praticada, por incluir as diferenças de cada um e gostar disso, oferecendo aos alunos e professores, uma oportunidade de se conhecer, conhecer seu corpo, seus limites e valorizar tudo isso, sabendo que o colega ao lado também tem as suas diferenças e limitações e respeitando-o e admirando-o também por isso.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

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