Home Alfabetização Jogos de alfabetização

Jogos de alfabetização

47 min read
0
0
95

Jogos de alfabetização e letramento

Quer dicas de Jogos de alfabetização? Veja quantas dicas preparamos para você professor!!!

Jogar ajuda a criança no seu desenvolvimento como um todo:

  • Reduz sua agressividade;
  • Auxilia na sua inserção à sociedade, bem como na construção de seu conhecimento.
  • A criança consegue comparar, analisar, nomear, associar, calcular, classificar, compor, conceituar e criar.

Assim, os Jogos de alfabetização trazem o mundo para a realidade da criança, possibilitando o desenvolvimento de sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade.

50 DINÂMICAS E Jogos de alfabetização com 7 erros

Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a ajudarem a refletirem sobre a escrita e leitura.




1- Jogo dos 7 erros:

A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra.  A criança deve localizar essas 7 substituições dessa forma vai ajuda na alfabetização.

2- Jogo dos 7 erros:

A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachorro).  A criança deve achar esses 7 erros.

3- Jogo dos 7 erros:

A profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas,  omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.

4- Jogo dos 7 erros:

A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas,  acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas e isso ajuda muito com Jogo de alfabetização.

5- Jogo dos 7 erros:

A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.




6- Jogo dos 7 erros:

A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.)e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.

7- Jogo dos 7 erros:

A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno deve localizar essas inversões.

8- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido

(música, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras  que não façam parte dele.  A criança deve localizar quais são elas.

Dicas de Jogos de alfabetização com caça palavras

9- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e dá só uma pista:

Ache 5 nomes de animais” por exemplo.

10- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e escreve, ao lado,

as palavras que o aluno deve achar.



11- Caça palavras no texto: a prof.ª dá um texto ao aluno e destaca palavras

a serem encontradas por ele, dentro do texto.

Dicas de Jogos de alfabetização com jogo da memoria

12- Jogo da memória:

O par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.

13- Jogo da memória:

O par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.

14- Jogo da memória:

O par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.

Jogos de alfabetização com cruzadinha

15- Cruzadinha:

A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, a criança consulta a tabela e “descobre” quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc

16- Cruzadinha:

A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra a letra.

17- Cruzadinha:

A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando  os desenhos para a criança escreva seus nomes.

Jogos de alfabetização utilizando bingo

18- Bingo de letras – :

As cartelas devem conter letras variadas. Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.

19- Bingo de palavras:

As cartelas devem conter palavras variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras,

somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.

20- Bingo:

A profª deve eleger uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas.  (+/- 6 palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela.

21- Bingo:

As cartelas devem conter letras variadas. A profª dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial da palavra ditada.

Jogos de alfabetização com quebra cabeça e dominó

22- Quebra cabeça de rótulos

A profª monta quebra cabeças de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a criança a pensar sobre a “ordem das letras”

23- Dominó de palavras:

Em cada parte da peça deve estar uma palavra, com a respectiva ilustração.

Jogos de alfabetização com materiais recicláveis 

24- Ache o estranho:

A prof.ª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um “estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.

25- Procure seu irmão:

Os pares devem ser um rótulo ou logomarca conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.

26- “Procure seu irmão”:

Os pares devem ser uma figura e sua respectiva inicial.

Jogos de alfabetização com letras móveis 

27- Jogo do alfabeto:

Utilize um alfabeto móvel (1 consoante para cada 3 vogais).  Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para cada um.

Vá dando as tarefas, uma a uma:

– levantar a letra;- organizar em ordem alfabética;

– o professor fala uma letra e os alunos falam uma

palavra que inicie com ela;

– formar frases com a palavra escolhida;

– formar palavras com o alfabeto móvel;

– contar as letras de cada palavra;

– separar as palavras em sílabas;

– montar histórias com as palavras formadas;

– montar o nome dos colegas da sala;

– montar os nomes dos componentes do grupo.

28- Pares de Palavras Objetivo:

utilizar palavras do dicionárioDestreza predominante:

expressão oral.

Desenvolvimento:

O professor escolhe algumas palavras e as escreve na lousa

dentro de círculos (1 para cada palavra).

Dividir a classe em duplas.

Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um

par de palavras formando uma frase com elas.

A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a dupla

ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa.

O jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.




29- Formando palavras Número de jogadores:

4 por grupo.Material:

50 cartões diferentes (frente e verso).

Um kit de alfabeto móvel por grupo

(com pelo menos oito cópias de cada letra do alfabeto)

Desenvolvimento:

Embaralhe os cartões e entregue dez deles para cada grupo;

Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o alfabeto

móvel no verso de cada desenho.

Ganha o jogo o grupo que primeiro preencher

todos os cartões.

Variações:

Classificar (formar conjuntos) de acordo:

– com o desenho da frente dos cartões;

– com o número de letras das palavras constantes dos cartões;

– com o número de sílabas das palavras dos cartões;

– com a letra inicial;

Jogos de alfabetização com rimas

30- Treino de rimas Várias cartas com figuras de objetos

que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças.

Por exemplo, pode haver três terminações:

/ão/, /ta/, /ço/.

Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome

da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras

que tenham a mesma rima.

O teste serve para mostrar as palavras que terminamcom o mesmo som.

Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras

em três pilhas com palavras de terminações diferentes.

31- Treino de aliterações Em uma folha com figuras, a criança deve colorir

as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo

(por exemplo, desenho-modelo: casa;

desenhos com a mesma sílaba inicial:

caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes:

xícara, galinha, tartaruga).

A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se

a sílaba final das palavras (por exemplo, desenho-modelo:

coração;

desenhos com o mesmo final:

televisão, leão, balão, mão;

desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).

Jogos de alfabetização com adivinhas

32- Treino de consciência de palavras e frases com palavras esquisitas,

que não existem de verdade, são ditadas para a criança,

que deve corrigir a frase.

Substitui-se a pseudopalavra por uma palavra correta.

Por exemplo, troca-se

“Eu tenho cinco fitos em cada mão”

por “

Eu tenho cinco dedos em cada mão”.

Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que

existem de verdade,deixando a frase com sentido.

Mostra-se que, ao criar frases com palavras que não existem,

essas não têm significado.

33- Quantas sílabas tem…A professora fala uma palavra e o aluno

bate palma(s)”  de acordo com o número de silabas.

34- Adivinha qual palavra é:

A professora fala uma palavra (BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA)

ou a final (BATA)

35- Lá vai a barquinha carregadinha de …

A professora fala uma LETRA (ou sílaba) e as crianças escolhem as palavras. Ex.: frutas iniciadas com M – maçã, morango, melão, etc…

36- Adivinhando a palavra.

O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os

alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)




37- Quantas sílabas? A professora fala uma palavra e a

criança risca no papel de acordo com o número de sílabas (ou faz bolinhas)

38- Descoberta de palavras com o mesmo sentidoAjude o aluno a

perceber que o mesmo significado pode ser representada por mais de uma palavra. Isso é fácil de constatar pela comparação de frases como as que se seguem:

O médico trata dos doentes

O doutor trata dos doentesForneça, em frases, exemplos do

emprego de sinônimos de uso comum como:

Bonita, bela;

Malvado, mau;

Rapaz; moço

Bebê; neném; • Saboroso; gostoso

39- Descoberta de palavras com mais de um significado.

Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases com as palavras:

manga,

botão,

canela, chato;

corredor;

pena, peça; etc

40- Respondendo a perguntas engraçadas.

Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de

brincadeiras ou adivinhações:

a asa do bule tem penas?

O pé da mesa usa meia?

A casa do botão tem telhado?

Jogos de alfabetização com escrita

41- Escrita com música.

1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos;

2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel;

3) apresentar às equipes uma música previamente

selecionada pelo professor;

4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes registre,

na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias, sentimentos,

emoções apreendidas ao ouvir a música;

5) solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2,

que deverá continuar a tarefa.

E assim sucessivamente, até retornar ao aluno 1,

que deverá ler o produto final de todo o trabalho para toda a classe.

Observação:

a folha de papel deverá circular no sentido horário.

42- Conversa por escrito:

1) dividir a classe em duplas;

2) entregar a cada uma das duplas uma folha de papel;

3) pedir às duplas que iniciem uma conversa entre

seus elementos (ou pares), mas por escrito.

Observações:

1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas deverá

registrar a conversa na folha recebida;

2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe;

apenas o fará, se estiver disposta a tanto.

Objetivo específico dessa atividade:

ensejar a reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

43- Interpretando por escrito:

1) dividir os alunos em equipes de

4 elementos cada uma;

2) numerá-los de 1 a 4;

3) distribuir,

entre as mesmas, pequenas gravuras

(se possível de pinturas abstratas);

4) solicitar que cada uma das equipes registre, por escrito,

o que entendeu sobre os quadros propostos;

5) ler as interpretações obtidas.

Jogos de alfabetização com cores

44- Brincando com as cores:

1) dividir a classe em equipes de 4 elementos;

2) numerar os participantes de cada uma;

3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor

(vermelho, verde, amarelo, azul, etc.)

a cada uma das equipes ou grupos;

4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre,

numa folha de papel que circulará entre os participantes,

suas impressões a respeito da cor recebida;

5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.

Observações:

a mesma atividade poderá ser realizada,

mas sem a entrega de cores às equipes.

Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um

pequeno texto sobre uma cor,

sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a respeito da mesma,

a fim de que os colegas possam descobri-la.

Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta,

o professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato,

apontando, alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação.

Outra atividade com cores poderá ser a dramatização por

meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

Jogos de alfabetização com poemas

45- Compondo um belo texto-poema.

1) dividir os alunos em equipes ou grupos;

2) indicar a cada uma três substantivos

– chave do poema: mar, onda, coqueiro;

3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas;

5) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.

46- Cinema imaginário:

1) dividir a sala em equipes ou grupos;

2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos)

de trilhas sonoras de filmes;

3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas

referente às trilhas ouvidas;

4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de

diferente nas cenas imaginadas por eles.

A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá,

com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das

experiências pessoais e culturais que compartilhamos,

para que possamos compreender textos

(verbais, não-verbais, musicados, …)

47- Criação de um país imaginário:

1) dividir os alunos em equipes ou grupos;

2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem ilustração,

descrevendo um país imaginário, de criação da equipe;

3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o

texto produzido por ela;

4) afixar, nque as coloquem no mural ou varal de classe.o mural da sala,

os textos produzidos pelas equipes.

48- “ Se eu fosse …”

1) dividir a classe em equipes ou grupos;

2) pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado

com o nome deum objeto, animal, planta, personagem ou

personalidade humana que gostaria de ser;

3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de ser;

4) pedir que exponham suas produções aos colegas;

5) sugerir

49- Jogo do segredo (telefone sem fio)Dizer uma pequena frase a uma

criança e ela diz essa frase ao ouvido da criança que está ao seu lado

e assim sucessivamente até percorrer as crianças todas.

A ultima diz a frase em voz alta para vermos se coincidiu com a frase inicial.

Jogos de alfabetização com frases

50- Jogo de formação de frases:

Montagem: faça várias cartelas em cores diferenciadas, contendo:

os substantivos,ações, conectivos e pontuação, separadamente.

(ex: substantivos em rosa, conectivos em azul, etc.).

Como jogar: a professora entrega a uma dupla de alunos cartelas

contendo palavras, vogais e pontuação embaralhadas.

Em seguida, pede a ela que forme as frases corretamente.

Em outro momento, pergunta-lhe se é possível trocar

elementos frasais com as demais duplas.

Assim, os alunos treinam, de maneira lúdica, a comparação

entre frases e entre elementos que estruturam uma frase,

sem preocupar-se com nomenclatura.

Em momento algum, a professora comenta a divisão

de cores dos elementos.

Ela deixa o aluno descobrir as diferenciações, instigando-o

a reparar as diferenças.

Outra forma de brincar é fazer com que uma criança monte

a frase e a outra a leia em voz alta.

Jogos de alfabetização com brincadeiras

Aprendendo o Nome


Objetivo: Integrar o grupo e aprender a fixar o nome das pessoas do grupo.
Duração: 20 minutos.
Material: Sala ampla.

Desenvolvimento:

Animador solicita que o grupo, de pé, forme um grande círculo. A seguir, dá início ao exercício: dá um passo à frente, diz seu nome, acompanhado de um gesto com as mãos ou com todo o corpo, quando então as pessoas do grupo repetem em coro o nome do animador e fazem o mesmo gesto.
Prosseguindo, a pessoa à direita do animador diz seu nome e cria um novo gesto. O grupo repete o nome e o gesto do colega, e assim sucessivamente até todos se apresentarem.
Avaliação: Comentar a respeito da técnica.

 

Os peixinhos no aquário!


Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com alunos de várias faixas etárias em diversas disciplinas. Ou até mesmo em reuniões de pais.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: 1 aula.
Local: sala de aula ou sala grande.

Material: papel pardo, durex, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto, Lápis de cor, borracha, giz de cera, tesoura, etc.

Desenvolvimento:

Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos…
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem… (tenha a disposição lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc…) e depois recortem. Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade… deixe-os à vontade para falar…
Se necessário, vá conduzindo a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.


Pergunte:

“Todos os peixinhos estão iguais? Por que são diferentes? (porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes).
Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? (não) Porque? (porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes, etc..) Mas apesar de todas estas diferenças todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como a gente pode transferir estas idéias para a vida escolar? (aquário = escola; Peixinhos = alunos, professores, funcionários e pais)
Como convivermos juntos, sabendo lidar com estas diferenças, em casa e na escola?
E assim em diante, de acordo com o retorno dos pais…
Conclusão: As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação professores-pais.

Auto-retrato


Objetivo: Favorecer a integração do grupo, a percepção e o conhecimento do outro através da linguagem não verbal.
Duração: 1 hora.
Material: Folha de papel ofício branco e pincel atômico.

Desenvolvimento:

Pedir que cada treinando faça seu “auto-retrato”, escolhendo um objeto ou uma imagem que represente a sua característica pessoal mais marcante. Obs.: Pedir que não coloquem nome na folha e não olhem o trabalho dos colegas. Assim que terminarem o desenho, o facilitador recolhe todas as folhas e as redistribui, de forma que cada treinando não receba o seu próprio desenho. Cada treinando vai olhar o desenho que recebeu, imaginar a característica que ele representa e apresentar o possível colega portador desta qualidade. Ex.: Este desenho é um enorme sol, que para mim representa calor humano, amizade, e eu acho que é o Fulano, que tem esta característica. Depois da apresentação, vai pegar a gravura e deixar no centro da sala. Quando todos terminarem, pedir que cada treinando peque o seu desenho e faça a apresentação de sua característica, dizendo se o colega acertou ou não a característica e o desenho.
Observação: Pode acontecer que na primeira apresentação, alguns treinandos fiquem sem ser apresentados e outros sejam apresentados mais de uma vez.

Sugestões para reflexão:


Como foi identificar o colega pela característica?
Quais as dificuldades encontradas?
Quais os sentidos que vocês tiveram que utilizar? (percepção – atenção – visão …)
Como você se percebe?
Como as pessoas costumam te perceber?
Como você se sentiu quando o colega estava apresentando a sua característica?
Como você se sentiu apresentando-se?


Atividade complementar:

Depois do debate, solicitar que o grupo faça um painel com todas as características, representando “a característica desta turma”.
Pontos de reflexão sobre a construção do painel:
Como foi realizada a atividade?
Todos participaram?
Como foi a participação? (lideranças, obstáculos, passividade…).
Como realizamos nossas atividades em grupo?
Que papéis assumimos?

Chegada: as boas vindas:

Objetivo: Auxiliar na apresentação e memorização dos nomes e características dos adolescentes que participam do grupo.
Duração: 20 minutos.
Material: Sala ampla e pares de balas doces.

Desenvolvimento:

Trabalho individual: O facilitador passa um saco contendo os pares de balas doces e pede que cada participante retire uma para si.
Após a distribuição aos participantes, pede que cada um procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.
Trabalho em duplas: A bala é liberada para ser chupada. O facilitador orienta para que cada um fale ao seu par sobre o que quiser, por 5 minutos.

Trabalho em grupo:

O facilitador pede que os participantes formem um círculo e que cada um apresente o seu par: nome, idade, trabalho, signo, desejos, enfim, tudo o que descobriu sobre a outra pessoa.
É ressaltada a importância de todos estarem atentos às apresentações, pois todos merecem e precisam ser bem recebidos.

Sugestões para reflexão:

Qual o seu sentimento frente ao desconhecido?
Quais as características comuns ao grupo?

Resultados esperados:

Integração do grupo pela apresentação.
Descontração do grupo para iniciar os trabalhos.
Aprofundamento recíproco das características do grupo

O JOGO DAS SAUDAÇÕES


OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.

COMO JOGAR:

Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.-

A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes.

Quem não conseguir, vai sentar-se no chão. Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores

.- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas…

– Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.

★ Tema:

Valores

Objetivos:

Reconhecer seus próprios valores e os valores dos outros.

Partilha.

Material:

Cartões onde devem estar escritos valores, os mais diversos possíveis.

Procedimentos:

-Cada participante recebe um cartão com um determinado valor (de preferência, um valor que ele possa ter); por exemplo: otimismo, alegria, esperança, solidariedade, justiça, gratuidade, partilha, sinceridade, honestidade, etc..

-Alguns instantes de reflexão pessoal.

-Cada participante vai dizer então se possui ou não este valor apresentado pelo cartão, justificando-se.

-Ao final da dinâmica, é bom que cada um compartilhe como se sentiu no decorrer da dinâmica com os valores que descobriu em si e nos outros companheiros.

Sujestões de mais Jogos de alfabetização:




Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
  • Como alfabetizar

    Como alfabetizar

    Como alfabetizar? Quer saber Como alfabetizar? Cinco ou seis anos de idade, fase que lembr…
  • atividade-para-educação-infantil

    Atividades para alfabetizar com nomes

    Atividades para alfabetizar com nomes próprios Atividades para alfabetizar com nomes é fun…
  • Como-alfabetizar-letrando

    Como alfabetizar letrando

    Como alfabetizar letrando Como alfabetizar letrando? Com base nos estudos e pesquisas de h…
Carregar mais Alfabetização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades para bebês de 1 ano

Atividades para bebês de 1 ano 10 sugestões de Atividades para bebês de 1 ano que estão ne…