Home Atividades de natal JOGOS DE NATAL

JOGOS DE NATAL

20 min read
0
0
112

JOGOS  DE NATAL

O natal é uma das épocas mais deliciosas do ano, é um momento para estar com a família, relembrar momentos divertidos de todos, aproveitarem os prazeres da vida com aqueles que mais amamos, e nada melhor que alguns jogos para tornar essa época no ano ainda mais divertida não é mesmo?

O jogar e brincar são muito importantes na vida das crianças, tais atos garantem:

  • A saúde física e metal para os pequenos;
  • São agregados valores ás suas vidas;
  • A manipulação e exploração de diferentes objetos;
  • A comunicação e interação com outras crianças sejam do seio familiar ou não;
  • Valores sobre o que é certo e o que é errado;
  • O desenvolvimento da linguagem corporal;
  • Organização dos pensamentos, regras a serem respeitados;
  • Atos e estratégias para realizar os jogos ou brincadeiras, perder e ganhar;
  • Tomada de decisões;
  • Atitudes e autonomia;

Dentre outras características fazem com que a criança aos poucos se torne mais independente, ajudam na formação no individuo enquanto pessoa e no desenvolvimento de sua personalidade, é jogando, brincando, tudo de maneira lúdica que as crianças aprendem e ampliam seus conhecimentos sobre si mesmo e sobre o mundo.

JOGOS E ATIVIDADES DE NATAL:

Boneco de Neve: jogos-de-natal-1

Sim, aqui no Brasil é bem complicado fazer um boneco com neve, mas podemos fazer com outras coisas como, por exemplo:

  • Isopor,
  • Feltro,
  • Papel,
  • Copo descartável,
  • Garrafa pet,
  • Meias

Tem para todos os tipos e tamanhos e pode ser uma atividade divertida para o natal, faça um grande junto com eles ou se a turminha for grande, cada um  faz o seu em tamanho menor.

O legal nesse contexto é que eles dividam os materiais, ajudem uns aos outros, dêem ideia, se divirtam, aprendam, trabalhem o raciocínio e coordenação motora.

Caça aos presentes de Natal: jogos-de-natal-2

As crianças adoram ganhar presentes no natal, mas isso pode ser feito de uma maneira lúdica e envolvendo muita aprendizagem.

Esconda os presentes de natal em algum lugar da casa, pode ser dento ou fora, só cuidado com as variações de tempo, e deixe pistas para que eles comecem as buscas pelos presentes perdidos, você pode deixar charadas sobre matérias escolares, como português, matemática, história e ciências, quando a criança acertar a resposta ela pode ir para a próxima pista, assim sucessivamente até chegar aos presentes escondidos.

Esse jogo irá ajudar muito no raciocínio da criança e na memória e é uma boa maneira dele se lembrar o que estudou na escola.

Enfeites de Natal: jogos-de-natal-3

Nessa época do ano, enfeitamos a casa inteira ou pelo menos um cantinho nela dedicado ao natal, os enfeites podem ser comprados ou feito em casa mesmo, se você optar por fazer os enfeites chame as crianças da família para ajudar, será uma atividade divertida, prazerosa, em conjunto, exigirá coordenação motora e criatividade.

As crianças adoram ajudar os adultos em todas as atividades, enfeitar a casa, montar a árvore de natal e até mesmo fabricar os enfeites é uma boa alternativa para que o convívio seja melhor, use a sua imaginação e os materiais disponíveis, você pode usar, bola de isopor, linha de crochê, tinta, lápis de cor, canetinha, E.V.A, feltro, papel cartão, cartolina, etc.

Amigo Secreto: jogos-de-natal-4

O amigo secreto é um jogo bem tradicional no natal durante a troca de presentes, ele consiste em escrever o nome dos participantes do jogo em um papel depois é realizado um sorteio, para ver quem irá ficar com quem, depois a pessoa irá comprar um presente para a pessoa que sorteou, de acordo com o valor estipulado previamente entre os participantes, no dia a pessoa irá falar características dessa pessoa que ela tirou para que as outras adivinhem de quem se trata.

As crianças adoram esse tipo de jogo, ele envolve um planejamento prévio, a escolha do presente, e depois a entrega do mesmo, elas se sentirão úteis em todos os momentos principalmente durante a escolha do presente da pessoa que ela tirou.

Amigo Invejoso: jogos-de-natal-5

Esse jogo é uma variação do “Amigo Secreto”, pode ate ser feito antes para dar um ar de leveza a mais para o evento e deixar o dia ou noite mais divertido e engraçado.

O jogo funciona assim, compre alguma lembrancinha bem baratinha e engraçada, todos os participantes devem fazer isso, deixe os papeis com os nomes do participantes em uma caixinha e peça para que as pessoas façam o sorteio ali, na hora mesmo de quem tiraram, depois alguém começa dando dicas sobre o individuo sorteado e da a lembrancinha engraçada para essa pessoa.

É um jogo divertido e espirituoso, e as crianças saberão muito bem o que dar para os outros para tornar a brincadeira mais divertida.

Balão Premiado: jogos-de-natal-6

Esse jogo é bem divertido para as crianças e as podem ajudar a prepará-lo também. Coloque dentro dos balões algumas frases legais para serem lidas quando elas estourarem como:

  • Você é uma pessoa muito inteligente
  • Você é especial
  • Feliz natal!
  • Você é muito bonito(a)
  • Adoro o seu sorriso

Dessa forma você irá trabalhar também a auto- imagem e auto- confiança das crianças.

Para que elas possam estourar os balões e descobrir o que tem dentro você pode fazer pequenas charadas para que elas adivinhem, dessa forma o raciocínio também estará sendo trabalhado.

Quando todos tiverem estourado os balões e tiverem as suas frases, de algum premio simbólico de participação, como um saquinho de doces, por exemplo.

Teatro Natalino: jogos-de-natal-7

Eu sempre falo aqui no blog sobre as crianças fazerem suas peças de teatro, de fato esse tipo de atividade fará com que elasse desenvolvam muito bem, o teatro irá exigir que ela primeiro montem a peça, pensem nos figurinos, isso exige muita imaginação e disposição das crianças, depois elas precisam fabricar os figurinos e cenário, não precisa ser nada sofisticado, mas para elas isso será maravilhoso e claro sempre é bom tem um adulto por perto para supervisionar e ajudar na atividade, elas irão também decorar as suas falas o que também lhes exigirá trabalhar a memória e muita coordenação motora durante os ensaios, e por fim realizar a apresentação da peça para os familiares, amigos ou comunidade, o que ajudará na auto- confiança e desinibição das crianças, trazendo diversos benefícios para ela.

Peça para que elas montem a sua própria peça de teatro, ajude no que for preciso, mas não interfira muito na ideia que eles deram o principal aqui é que eles trabalhem a sua própria imaginação e consigam organizar-se entre si, para que tudo ocorra bem.

Jogo dos sete erros: jogos-de-natal-9

As crianças então acostumadas a jogar o jogo dos sete erros e descobrir o que está faltando na imagem, mas porque não fazer isso de uma maneira mais viva? A proposta aqui é que o jogo dos sete erros seja vivo. Como?

Tire uma foto de algum ambiente da casa que esteja bem enfeitado para o natal, pode ser da árvore de natal e do cantinho de enfeites ao lado, depende da maneira que você organiza o espaço, depois revele essa foto em um tamanho bom, grande mesmo, para que seja possível ver todos os detalhes, no cantinho que você que reservou para os enfeites faça as sete alterações, tire um pacote de presentes daquele lugar, um enfeite da arvore de natal, o enfeite de cima da árvore, enfim, tire sete dos objetos de lugar, depois entregue a foto para as crianças e peça para que elas achem onde estão os erros do quadro vivo.

Esse jogo será muito divertido e fará com que as crianças tenham uma visão geral sobre o lugar e a foto. Por fim você premiá-las com alguma coisa como bombons e doces, para servir de incentivo na participação do jogo.

Crianças que tem contato com jogos estimulam mais a imaginação, quando isso é feito com mais crianças, todas irão dar sugestões sobre como o jogo deveria ser realizado, assim valores como respeitar a fala do outro, esperar a sua vez para falar, respeitar a opinião do outro, por exemplo, já começam a serem exercidos pelas crianças, possibilitando uma melhor interação entre elas e deixando a brincadeira mais divertida.

Os jogos e brincadeiras são incrivelmente importantes na educação, sejam eles realizados na escola ou em casa, os jogos estimula diversas partes do corpo e do cérebro, dá autonomia para a tomada de decisões e para distinguir o certo do errado, por exemplo, para as crianças com algum tipo de deficiência, os jogos são de suma importância, pois ajuda muito na sua coordenação motora e exercícios cerebrais.

Todas as crianças aproveitam o máximo dos jogos e brincadeiras, é uma maneira lúdica e divertida de aprender e elas adoram, o ensino é oferecido e aceito de bom grado por elas e não exigido, isso faz com que elas se sintam mais a vontade e relaxadas, dessa forma o conteúdo ou que deve ser passado é mais bem aprendido pela criança.

Esse forma de trabalhar com jogos seja em casa ou na escola é deleitosa para todos os envolvidos e respeita o momento de cada um, afinal não há maneira melhor de aprender do que se divertindo junto.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de atividades de natal para trabalhar na educação infantil:

Projeto natal

Papai Noel Dos Correios

Atividade Natal para educação infantil

Ideias em vídeo de Jogos de Natal

Summary
Review Date
Reviewed Item
JOGOS DE NATAL
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Atividade Natal para educação infantil

    Lista de atividades de natal para educação infantilEncontre Neste Artigo:1 Lista de ativid…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Andre Marques
  • Atividade Natal para educação infantil

    Lista de atividades de natal para educação infantilEncontre Neste Artigo:1 Lista de ativid…
Carregar mais Atividades de natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Dia do hino Nacional Brasileiro

Dia do hino Nacional Brasileiro Encontre Neste Artigo:1 Dia do hino Nacional Brasilei…