Home Brincadeiras Jogos e Brincadeiras Populares

Jogos e Brincadeiras Populares

20 min read
0
0
51

Os jogos e brincadeiras populares têm origem nas diversas culturas existentes no Brasil, têm muito das culturas africanas, indígenas e portuguesa, e de outros povos que chegaram a nosso pais e que também contribuíram e muito para os jogos e brincadeiras populares.




 Em um mundo cada vez mais globalizado, informatizado e industrializado como o nosso é difícil encontrar crianças que estejam fora de casa brincando no contra turno escolar, ou fazendo jogos com papel ou madeira, até mesmo em cidades pequenas do interior dos estados, o que era muito comum das décadas passadas como, 70, 80 e 90 hoje já é mais difícil de encontrar, por conta dos avanços tecnológicos e que chamam tanto a atenção de nossas crianças, as brincadeiras populares que são divertidas e gostosas, por sua vez acabam perdendo espaço em meio a tantas tecnologias.



Ainda assim jogos e brincadeiras populares têm fortes influências folclóricas como, por exemplo, jogos de tabuleiro, pega-pega, batata quente, esconde-esconde, queima, passa anel, e pião, tem um valor cultural inestimável, e são passadas pelos familiares e ensinadas nas escolas, pelos professores.

Jogos e brincadeiras na vida da criança





O jogar e brincar são muito importantes na vida da criança, além de garantir a saúde, exercícios físicos e mentais para os pequenos, são agregados valores ás suas vidas.

É jogando que se aprende e ampliam seus conhecimentos de mundo e sobre si mesmos, dentre elas:

  • A manipulação e exploração de diferentes objetos;
  • A comunicação e interação com outras crianças que não sejam do seio familiar;
  • Valores sobre o que é certo e o que é errado;
  • O desenvolvimento da linguagem corporal;
  • Organização dos pensamentos;
  • Regras a serem respeitados;
  • Atos e estratégias para realizar os jogos ou brincadeiras;
  • Perder e ganhar;
  • Tomada de decisões;
  • Atitudes e autonomia;

Dentre outras características fazem com que a criança aos poucos se torne mais independente, ajudam na formação no individuo enquanto pessoa e no desenvolvimento de sua personalidade.




Crianças que tem contato com jogos com o tempo passam a criar:

  • Seus próprios jogos, com suas próprias regras estimulando a imaginação;

Quando isso é feito com mais crianças, todas irão dar sugestões sobre como o jogo deveria ser realizado, assim :

  • Valores como respeitar a fala do outro;
  • Esperar a sua vez para falar;
  • Respeitar a opinião do outro, por exemplo, já começam a serem exercidos pelas crianças;
  • Possibilitar uma melhor interação entre elas e deixando a brincadeira mais divertida.

Interação da criança e adulto em jogos





O adulto seja ele o professor ou o familiar deve jogar com a criança, dessa forma ele contribuirá e muito para o seu desenvolvimento pessoal e educacional, incrementando a vida dos pequenos, experiências únicas e que serão de grande valia para o futuro.

Ao participar das brincadeiras e jogos com as crianças ambos irão aprender coisas novas e significativas em suas vidas, propiciar momentos únicos para os dois lados e aprender diversos bens culturais.

Enquanto a criança brinca com o adulto ela se sente:

  • Mais confiante;

Pois naquele momento ambos estão no mesmo nível, dando uma segurança maior para a criança, dessa forma ela se sente:

  • Mais segura para a tomada de decisões;
  • Sem o medo de estar fazendo errado;

E caso erre, ela não se culpara por ter feito o ato no momento do jogo ou da brincadeira errado, pelo contrario, aprenderá que aquela determinada atitude não foi bem pensada para aquele momento, e na próxima vez pensará um pouco mais para realizar um movimento, por exemplo. 

Importância dos jogos na escola





Na escola os professores podem fazer diversos tipos de jogos com as crianças, incentivando sempre que eles, antes de tudo, participem e deixando em evidência que o importante não é ganhar o jogo, dessa forma o aluno aprende que jogar é mais importante do que ganhar sempre, tendo a noção de que ele não vencerá todas ás vezes, preparando-o para enfrentar problemas futuros.

Os jogos contribuem e muito também para o raciocínio lógico das crianças, exercitando o cérebro, dessa forma a tomada de decisões necessárias se torna mais rápida e contribui para uma independência maior da pessoa enquanto aluno e também na sua vida futura.

Os jogos ajudam e muito o professor no momento de assimilação da matéria, eles podem fazer com que a criança compreenda de uma maneira mais clara o que o professor está querendo passar, tornando sua aprendizagem prazerosa e facilmente lembrada.

 

ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES

 

DAMAS

É um jogo de tabuleiro que consiste em um quadrado dividido em oito séries de oito casas de duas cores alternadas, geralmente preto e branco, cada jogador defenderá uma cor.

O objetivo do jogo é eliminar ou bloquear o maior número de peças do outro, as peças podem ser movidas para frente ou em diagonal, nas cores que estiverem vazias, quando a peça conseguir chegar ao fundo do tabuleiro adversário ela se tornará uma “Dama”, as damas podem ir para qualquer direção no tabuleiro.

Esse jogo influencia as crianças a obterem um raciocínio lógico, atenção, pensar por antecipação dos movimentos que deverão realizar, estratégias de jogo e memória, são alguns dos estímulos desse jogo.

 

PETECA

 A peteca é um jogo bem antigo, e o professor pode fabricar em sala de aula com seus alunos, ele vai de precisar de jornal, tecido, barbante, canetinha ou tinta e penas artificiais.

Basta fazer bolinhas de papel com o jornal e cobrir com um pedaço do tecido, posicionar as penas artificiais (essa parte é opcional) no topo dos jornais e amarrar bem firme com o barbante, depois basta enfeitar com as canetinhas ou tinta (opcional).

Para jogar basta bater no fundo da peteca com a palma das mãos jogando-a para o colega, que fará o mesmo, o objetivo é não deixa – lá cair, o professor pode separar os alunos em dois times e colocar uma rede no meio para que eles brinquem com a peteca em forma de vôlei, por exemplo.

Este jogo estimula a agilidade, força, coordenação motora, condicionamento físico, noção de espaço, dentre outras.

 

PIÃO

O pião era um jogo muito popular antigamente, consiste em conseguir fazer o pião rodar no chão e demorar a parar, o que nas primeiras tentativas é muito difícil, já para os que possuem mais habilidades com o jogo, pode tentar pegá-lo do chão e rodar na ponta dos dedos ou na palma das mãos. Esse jogo estimula a força, coordenação motora, atenção e agilidade.

 

 

 

FORCA

 Esse jogo é bem fácil de fazer, pode ser feito em duplas, trios, ou quantas pessoas quiserem brincar, é preciso apenas uma folha de papel e um lápis.

Uma pessoa irá escolher uma palavra que não irá falar para ninguém, e dizer quantas letras tem essa palavra, as outras tentaram adivinhar qual palavra a pessoa que escolheu, pode dar apenas uma dica para ajudar os colegas, porém a cada letra errada será desenhado uma parte do corpo do enforcado, se alguém acertar a palavra secreta vence o jogo e pode escolher a palavra na próxima rodada caso contrario o boneco do desenho será enforcado.

Esse jogo estimula a memória, raciocínio lógico, atenção e estratégia.

 

MORTO- VIVO

 Esse jogo pode ser feito até mesmo dentro da sala de aula com o professor, as crianças ficaram em pé lado a lado de frente para o professor, quando o professor falar, “Vivo”, elas devem ficar em pé, quando o professor fala “Morto” eles devem se abaixar, vence o jogo quem conseguir ficar por ultimo sem errar nenhum comando. Esse jogo estimula a audição das crianças, coordenação motora, raciocínio, atenção e o foco.

 

MIMICA

 Esse jogo pode se feito dentro da sala de aula ou fora, o professor irá escolher um animal, objetivo ou livro que ele já tenha trabalhado com a turma, por exemplo, e pedir para um aluno da turma tentar dramatizar o tem sem dizer uma palavra, para que os colegas adivinhem do que se trata a mímica, o aluno que acertar pode tentar fazer a próxima mímica para os colegas tentarem adivinhar.

Esse jogo estimula a memória, raciocínio, coordenação motora, estratégia, condicionamento físico, dentre outras habilidades.

JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES



Os jogos e brincadeiras são tão importantes quanto os conteúdos currículares na educação, eles fazem com que o aluno adquira diversas habilidades que só com a leitura não seriam concretizadas:

  • Estimulação de diversas partes do corpo;
  • Autonomia para a tomada de decisões e para distinguir o certo do errado por exemplo;

Para as crianças com algum tipo de deficiência, os jogos são de suma importância, pois auxilia:

  • Na assimilação do conteúdo;
  • Permite um melhor aproveitamento das aulas tornando cada vez mais possível o processo de ensino aprendizagem dos alunos de inclusão;

O professor deve procurar a equipe pedagógica caso não saiba como trabalhar com determinadas deficiências, para que assim ele possa adaptar da melhor maneira possível as atividades para todos os alunos, tornando a sala de aula e a escola um ambiente socializador e gostoso de estarem inseridos.

Dessa forma todos ali se sentem aceitos e livres para aproveitarem ao máximo o que a educação, a sala de aula e a escola, tem a lhes oferecer, gostando de aprender cada mais e principalmente respeitando e aprendendo a respeitar o tempo do outro.

Autora: Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Ótimas sugestões de jogos e brincadeiras populares no vídeo:





Veja também outras sugestões de jogos e brincadeiras:

Jogos de alfabetização

6 Jogos matemáticos 3 a 6 anos

Jogos e Atividades para Alfabetização

Brincadeiras para crianças

Brincadeiras populares

Brincadeiras de roda

Brincadeiras para gincana infantil

Brincadeiras para jovens

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Brincadeiras populares

    BRINADEIRAS POPULARES As brincadeiras populares têm origem nas diversas culturas existente…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
  • Brincadeiras Folclóricas

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS   O folclore brasileiro é o sinônimo da cultura popular bras…
  • Brincadeiras Indígenas

    BRINCADEIRAS INDIGENAS   Que as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento d…
  • Brincadeiras Divertidas

    À procura de jogos clássicos ao ar livre, as crianças podem brincar em casa, na escola ou …
  • Brincadeiras para crianças

    O ato de brincar para a criança não é uma obrigação, o brincar para eles é divertido e pra…
Carregar mais Brincadeiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Brincadeiras populares

BRINADEIRAS POPULARES As brincadeiras populares têm origem nas diversas culturas existente…