Matemática jogos – Jogo da Memória Com Números

Ensinar Matemática e Jogar jogos permite que seu aluno aprenda, pratique e reforce muitas habilidades úteis, como seguir as instruções, revezar-se e fazer previsões. Experimente esta nova reviravolta no tradicional jogo de memória para ajudar os números do seu jogo na quantidade certa, aumentando a sua capacidade de memória!

Jogos de Matemática Infantil

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem em ensinar matemática, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

Os jogos de matemática infantil e os jogos de matemática, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.

O uso de jogos no ensino da Matemática ao ensinar matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno.

A aprendizagem por meio de jogos:

  • Como dominó;
  • Palavras cruzadas;
  • Memória e outros;

Permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido.
Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas
aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.

Jogar não é estudar nem trabalhar, porque jogando, a aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia (Moura 1996).

Ensinar Matemática De Maneira Divertida

Matemática jogos - Jogo da Memória Com Números

Faixas etárias:

  • Jardim da infância, educação infantil, anos iniciais da educação básica.

Objetivos para Ensinar Matemática:

  • Sentido Numérico
  • Números 0-10
  • Contando os números 1-10
  • Escrevendo números 0-10
  • Identificando números 0-10
  • Comparando números 0-10

Matemática jogos- O que você precisa para Ensinar Matemática:

  • 20 fichas de indexação
  • Adesivos ( Podem ser criados pelos alunos pequenos desenhos também, e recortados)
  • Marcadores coloridos

Matemática Jogos – Procedimentos:

  1. Você e seu filho podem trabalhar juntos para criar os cartões de jogo. Primeiro, faça as dez cartas numéricas. Usando marcadores, escreva os numerais de 1 a 10 em cada cartão.
  2. Em seguida, peça ao seu filho que ajude a criar os dez cartões de quantidade. Você pode usar pequenos adesivos ou desenhar figuras para mostrar as quantidades. Por exemplo, coloque 5 adesivos em um cartão de índice. Este é o cartão de quantidade para coincidir com o cartão numeral para o número 5.
  3. Uma vez que todas as cartas do jogo tenham sido feitas, é hora de começar a jogar o jogo da memoria dos números! 
  4. Misture bem os cartões. Coloque as cartas no chão ou em uma mesa em linhas. Faça 4 linhas com 5 cartas em cada linha.
  5. Peça ao seu filho para entregar duas cartas. Se as cartas são uma partida (uma carta com o numeral 3 escrito nela e uma carta com uma foto de 3 objetos), ela tem uma partida e pode manter o par. 
  6. Se as cartas não forem iguais, ambas as cartas deverão ser viradas e devolvidas às suas posições originais. Então o próximo jogador faz uma curva.
  7. Continue jogando até que todas as partidas tenham sido encontradas.

Jogos Para Ensinar Matemática e as Vantagens:

Seus alunos não apenas praticará símbolos numéricos em quantidades, mas também ajustará suas habilidades de memória. 

Para desafiar seu filho enquanto ela amadurece, mude o jogo da memória para um jogo de memória de fatos básicos. 

Em vez de ter cartas numéricas, faça cartas para fatos adicionais de adição, como 2 +3 =, 2 + 2 =, 1 + 3 =, etc. Seu filho encontrará a quantidade que completa cada fato adicional!

”Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem”.
(Borin,1996)

Matemática Jogos – Ensinar Matemática e seus desafios 

Devemos escolher jogos que estimulem a resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da prática diária, não nos esquecendo de respeitar as
condições de cada comunidade e o querer de cada aluno.

Essas atividades não devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situação.

  • Jogos estratégicos, onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando
    estratégias para isso;
  • Jogos de treinamento, os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativas listas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel preponderante e interfere nos resultados finais;
  •  Jogos geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico. Com eles conseguimos trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos.

Benefícios de Ensinar Matemática – Jogos de Matemática Infantil:

O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns
benefícios:

  • Detectar quais os alunos que estão com dificuldades reais;
  • O aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
  • Existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites;
  • Durante o desenrolar de um jogo, observar se o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor;
    Estimule o aluno a fazer a verificação da solução, a revisão do que fez.
  • Deixe claro que é permitido errar. Aprendemos muito por tentativa

Mais sugestões de Ensinar Matemática e Jogos de Matemática Infantil

Matemática Para Crianças e Ensino Fundamental

Matemática na Educação Infantil Sugestões de Atividades

Atividade Educação Infantil Matemática

Matemática na Educação Infantil

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Matemática para educação infantil

bem me quer vol.2 matemática

Livro de Matemática  1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  EMAI

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PORTUGUÊS E MATEMÁTICA 3° ANO

Avaliação Portuguesa e Matemática 4º ano

Didática da Matemática – Reflexões Psicopedagógicas, Cecilia Parra

Sugestões em vídeo de Ensinar Matemática – Jogos de Matemática Infantil

Adicionar Comentário