Home Ensino Fundamental Matemática Para Crianças e Ensino Fundamental

Matemática Para Crianças e Ensino Fundamental

31 min read
1
0
152

20 Jogos de matemática para crianças engajados na criação de habilidades para crianças [do 1º ao 8º ano]

Jogar jogos de matemática surgiu como uma maneira de tornar a classe atraente, mas  você deve garantir que essas atividades desenvolvam habilidades e reforcem o conteúdo das aulas.

Assim como existem muitos sites úteis de matemática , existem jogos online e offline adequados para este trabalho. Eles podem atuar como ingressos de entrada e saída personalizáveis, bem como atividades de classe média.

Para professores da 1ª à 8ª série, aqui estão 20 jogos de matemática para crianças com quem você pode brincar e sem computadores:

 

1. Com quebra-cabeças

Ensinar Matemática para crianças de forma divertida e aprender brincando é com os clássicos quebra-cabeças. Para os mais novinhos, as versões mais simples já ajudam a desenvolver raciocínio espacial. No caso das mais elaboradas, passa-se a trabalhar habilidades ligadas a tamanhos, formas, sequências e ordem para juntar as pecinhas.

Faixa Etária: 1ª a 8ª séries

2. Ao redor do bloco

Matemática para crianças como uma atividade de mentes, usando apenas uma bola para praticar quase qualquer habilidade em matemática .

Primeiro, faça uma lista de perguntas relacionadas a uma habilidade. Em segundo lugar, os alunos devem ficar em círculo. Finalmente, dê a um aluno a bola e leia em voz alta uma pergunta da sua lista, pode ser  alguma problema simples para os alunos resolverem. Os alunos devem passar a bola no sentido horário ao redor do círculo, e quem começou com ela deve responder a pergunta antes de recebê-la novamente. 

Se o aluno responder incorretamente, você pode passar a bola para um colega de classe para a próxima pergunta. Se o aluno responder corretamente, ele ou ela escolhe o próximo concorrente.

Faixa etária: 3ª a 8ª séries

3. Basebol Matemático

matemática para crianças

Divida sua turma em duas equipes para jogar beisebol matemático – outra atividade que lhe dá controle total sobre as perguntas que os alunos respondem.

Uma equipe começará no morcego, marcando corridas, escolhendo perguntas no valor de uma, duas ou três bases. Você vai “lançar” as perguntas, que variam em dificuldade, dependendo de quantas bases elas valem. Se a equipe do bastão responde incorretamente, a equipe defensora pode responder corretamente para ganhar uma saída. Depois de três outs, mude de lado. Jogue até que uma equipe acerte 10 corridas.

Faixa etária: 3ª a 8ª séries

4. Resumindo Saltos

Dê aos alunos a chance de se movimentar na aula jogando, construindo músculos matemáticos mentais .

Para preparar, use rótulos e um marcador para inserir números inteiros, decimais ou frações em uma bola de praia. Passe a bola para um aluno, que lerá em voz alta o rótulo tocando em um dos polegares. Aquele aluno joga a bola para um colega de classe e assim por diante. Cada aluno deve ler o número em seu rótulo, adicionando-o ou multiplicando-o com a soma ou produto que o aluno anterior declarou.

O desafio? Alcance o maior número possível dentro de um limite de tempo.

Faixa etária: 3ª a 8ª séries

Atividades de Matemática par crianças utilizando Educação Física

5. Matemática Fatos Corrida

Continue combinando a matemática com a atividade física neste exercício rápido de fluência.

Divida os alunos em equipes no final da aula, postando uma folha de grade na frente de cada grupo. Um aluno de cada equipe irá até a folha, escrevendo uma resposta na grade apropriada. Para praticar a multiplicação, por exemplo, um aluno teria que escrever 12 na grade onde a terceira linha e a quarta coluna se encontram.

O aluno retorna para sua equipe depois de responder, permitindo que um membro do grupo corra para a folha. O membro do grupo pode preencher outra grade ou, se necessário, corrigir uma resposta anterior. Esse processo se repete até que uma equipe vença preenchendo corretamente sua planilha.

Faixa Etária: 2ª a 5ª séries

6. Matemática Fatos Bingo

Uma mão gira uma cesta cheia de bolas de bingo.

Faça exercícios de fluência de fato envolvendo jogando esta versão do bingo.

Primeiro, crie cartões de bingo que contenham respostas para diferentes tabelas de multiplicação. Segundo, entregue-os aos alunos e certifique-se de que eles tenham uma folha separada para os cálculos. Finalmente, em vez de chamar números, equações de estado como 8 × 7. Depois de determinar o produto é 56, eles podem marcar o número se estiver em seus cartões.

Crie de maneira fácil: Cartelas de números, letras ou frases. Alfabetizar brincando de BINGO!!

Faixa etária: 3ª a 6ª séries

Aula de Matemática Ensino Fundamental

7. Com blocos de construção

Sim, você leu certo: aqueles blocos de construção que se espalham pelo chão de toda a casa também têm seu papel no aprendizado da matemática! Para construir estruturas coerentes e lógicas, a criança precisa de matemática básica, bem como de habilidades de engenharia e uma boa dose de geometria. Além do mais, ainda é preciso trabalhar formas, tamanhos e sequências para montar suas criações, tudo isso enquanto descobre as melhores técnicas a partir do método de tentativa e erro.

 

Faixa Etária: 1ª a 5ª séries

8. 101 e para fora

Matemática para crianças

Jogue algumas rodadas de 101 como uma maneira divertida de terminar a aula de matemática ensino fundamental.

Como o nome indica, o objetivo é marcar o mais próximo possível de 101 pontos sem ultrapassar. Você precisa dividir sua classe ao meio, dando a cada grupo um dado junto com papel e um lápis. Grupos se revezam lançando o dado, elaboração de estratégias para contar o número pelo valor de face ou multiplicá-lo por 10. Por exemplo, os alunos que rolam uns seis pode manter esse número ou transformá-lo em 60. Este jogo rapidamente cresce competitiva, aumentando o nível de excitação em sua aula de matemática. Aula de matemática ensino fundamental divertido!!

Faixa Etária: 2ª a 6ª séries

9. Um traço de metro

Execute este jogo rápido para melhorar a percepção e a compreensão da medição.

Agrupando estudantes em pequenas equipes, dê-lhes metros. Eles então olham ao redor da sala para dois a quatro itens que eles acham que somam um metro de comprimento. Em poucos minutos, os grupos medem os itens e registram a proximidade de suas estimativas. Quer mais um desafio? Dê-lhes uma marca de centímetro em vez de um metro, pedindo-lhes para converter os resultados para micrômetros, milímetros e mais.

Faixa etária: 3ª a 5ª séries

10. Dubla Imbatível 

Um professor e um aluno ficam em uma lousa, completando equações elementares de matemática.

Traga o lado competitivo da sua classe. Só não se esqueça de agrupar os alunos em um nível de habilidade similar.

Envolve um par de colegas de classe ao lado do quadro-negro com giz na mão, de costas um para o outro. Um terceiro aluno diz “números para cima”, exigindo que cada concorrente escreva um número no quadro dentro de um intervalo especificado. O terceiro aluno diz então a soma ou o produto dos dois números. Usando essa informação, um concorrente ganha declarando primeiro o número do outro. 

Faixa Etária: 2ª a 6ª séries

Aula de Matemática Ensino Fundamental –  Mais opções  de Jogos

11. Matemática Tic-Tac-Toe

matemática para crianças

Emparelhe os alunos para competir uns contra os outros, enquanto pratica diferentes habilidades matemáticas neste jogo sobre o jogo da velha.

Prepare dividindo uma folha em quadrados – três verticais por três horizontais. Não os deixe em branco. Em vez disso, preencha as caixas com perguntas que testam habilidades diferentes. O primeiro a ligar três Xs ou Os – respondendo corretamente a perguntas – ganha. Você pode usar este jogo como uma estação de aprendizado , atualizando as habilidades de pré-requisito na preparação para novos conteúdos.

Faixa Etária: 1ª a 8ª séries

12. Obtenha a matemática – Matemática para crianças

O supermercado é um prato cheio para explorar a matemática! Na seção de frutas e verduras, por exemplo, você pode ensinar sobre pesos, medidas e comparações. E o melhor é que as operações podem estar por toda parte! Pratique pedindo para que seu filho calcule quanto já foi gasto, quanto seria o troco para determinado valor, quantas maçãs cada membro da família vai receber se levarem um quilo e assim por diante. Com o tempo, até você vai se divertir com as incontáveis possibilidades.

 

Faixa etária: todas as faixas etárias

13. Aula de Matemática Ensino Fundamental –  geometria

Apele para aprendizes cinestésicos tocando essa versão, no processo, aprimore sua compreensão da geometria básica.

Todos os seus comandos devem exigir que os alunos ilustrem ângulos e formas movendo seus braços. Por exemplo, peça-lhes para fazer ângulos de vários graus, bem como linhas paralelas e perpendiculares. Continuamente acelere seus comandos – e mude se eles vierem de Simon ou não – até que apenas um aluno permaneça e seja o vencedor.

Faixa Etária: 2a – 3a série

14. Presentes Matemáticos

Matemática para crianças

Experimente os Itens de Matemática para tarefas interativas e interativas on-line.

Existem sites gratuitos para diversos alunos, apresentando quebra-cabeças, artigos e problemas de palavras. Jogando através do conteúdo do site, os alunos podem – por exemplo – ler um exemplo detalhado de como encomendar decimais. Eles podem então testar suas habilidades, completando exercícios e desafios.

Você também pode usar o site para criar planilhas personalizadas. Diversão para a aula, útil para o professor.

Faixa etária: 4ª a 8ª séries

15. Iniciais – Aula de Matemática para Ensino Fundamental

Adicione um estilo de jogo às resenhas de conteúdo jogando Iniciais.

Distribua uma folha única para cada aluno com problemas alinhados a uma habilidade ou tópico comum. Em vez de se concentrar em seus próprios lençóis, os alunos andam pela sala para resolver questões sobre os colegas de classe. Mas há pegadinha. Um aluno só pode completar uma pergunta por folha, assinando suas iniciais ao lado da resposta.

Trabalhando juntos para alcançar uma meta individual e conjunta, os alunos devem construir confiança e trabalho em equipe .

Faixa etária: 3ª a 8ª séries

16. Levante-se, sente-se

aula de matemática ensino fundamental

Jogue de pé, sente-se como uma atividade de atenção ajustando a dificuldade de acordo com a idade do aluno e o nível de habilidade.

O princípio do jogo é simples: você escolhe um número e os alunos devem ficar de pé se a resposta a uma equação que você lê em voz alta corresponder a esse número. Se não for, eles permanecem sentados em círculo. Você pode modificar os requisitos para ficar em pé conforme necessário. Por exemplo, você pode dizer aos alunos se a resposta é:

  • Maior que 10
  • Um número par
  • Um múltiplo de três

Você também pode alternar de adição para subtração e de multiplicação para divisão.

Faixa Etária: 1ª a 5ª séries

17. 100s – Aula de matemática ensino fundamental

Reúna sua turma em um círculo para jogar 100s como um aquecimento rápido antes de sua aula.

Você vai dar aos alunos um conjunto de números para escolher – como múltiplos de cinco a um máximo de 20 – à medida que eles se alternam em voz alta no sentido horário. O aluno que diz ou passa 100 está fora. Você começará de novo, até que apenas um participante seja deixado.

Embora o jogo seja simples, você pode mudar a forma como ele é jogado para se adequar às habilidades de seus alunos. Por exemplo, eles podem ter que multiplicar de quatro em vez de adicionar por cinco.

Faixa Etária: 2ª a 8ª séries

18. Guerra

Um aluno segura um baralho de cartas vermelhas, viradas para baixo.

Dê aos alunos um toque matemático em um jogo de cartas tradicional, jogando esta versão da guerra .

Para começar, junte os alunos e dê a cada um deles um baralho de cartas. Em seguida, atribua os seguintes valores:

  • Ás – 1
  • Dois a 10 – valor de face
  • Jack – 11
  • Rainha – 12
  • Rei – 13

As regras do jogo dependerão da nota que você ensina e das habilidades que você está construindo. Por exemplo, os alunos nas séries mais baixas jogarão duas cartas, subtraindo o número mais baixo da mais alta. Alunos com notas mais altas podem multiplicar os números, designando um determinado processo como tendo números inteiros negativos. Quem tem a mão mais alta ganha todas as quatro cartas. aula de matemática ensino fundamental.

Faixa Etária: 2ª a 8ª séries

19. Biblioteca Nacional de Manipuladores Virtuais

aula de matemática ensino fundamental

Peça aos alunos que visitem a Biblioteca Nacional de Manipuladores Virtuais on-line para acessar atividades que envolvam objetos digitais, como moedas e blocos.

O objetivo da biblioteca on-line é envolver os alunos. Isso é feito fornecendo atividades aos professores, pois há tarefas de manipulação voltadas para os alunos em todas as séries. Por exemplo, uma atividade de geometria de 6ª série envolve o uso de cartuchos geométricos para ilustrar os conceitos de área, perímetro e número racional. Ideal para aulas com uso de um dispositivo para um, você também pode usar o site como sua própria estação de aprendizado .

Faixa etária: 1ª série e até

20. Matemática Para Crianças – Viagens

A criançada costuma ficar bem ansiosa quando pega estrada, não é mesmo? Para relaxar e, ao mesmo tempo, aproveitar para ensinar uma coisinha ou outra, você pode pedir que seu filho conte quantas cidades ou estados vocês vão cruzar ou quantos carros vermelhos encontrarão pelo caminho, por exemplo. Mas se for o caso e quiser ir além, você pode fazer questões mais complexas, envolvendo a média de consumo de combustível por litro ou tempo de viagem versus velocidade e distância.
 
Faixa etária: Todas as idades.
 

Mais sugestões em vídeo de Matemática para crianças

Mais sugestões de atividades de matemática para crianças e aula de matemática para ensino fundamental:

Matemática na Educação Infantil Sugestões de Atividades

Atividade Educação Infantil Matemática

Matemática na Educação Infantil

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Matemática para educação infantil

bem me quer vol.2 matemática

Livro de Matemática  1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PORTUGUÊS E MATEMÁTICA  3° ANO

Avaliação Portuguesa e Matemática 4º ano

Summary
Review Date
Reviewed Item
Matemática Para Crianças e Ensino Fundamental
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEncontre Neste Artigo:1 COMO ENSINAR MATEMÁTIC…
  • COMO ENSINAR MATEMÁTICA

    COMO ENSINAR MATEMÁTICAEncontre Neste Artigo:1 COMO ENSINAR MATEMÁTICA1.1 E então Como ens…
  • matemática-para-educação-infantil

    Matemática para educação infantil

    Ensinar matemática para educação infantil não é tarefa difícil mais exige muita criativida…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Ensino Fundamental

Um comentario

  1. […] Matemática Para Crianças e Ensino Fundamental […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…