Modelo de plano de aula

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

Segue abaixo alguns modelo de plano de aula para baixar:




  1. Plano de aula educação infantil
  2. Plano de aula para educação infantil 2
  3. plano de aula para baixar
  4. 10 Planos de Aula Para Educação Infantil
  5. 70 Planos de aula em PDF para baixar grátis
  6. Mais de 200 Planos de aula gratuitos para download

Plano de Aula: Educação Infantil

Turma: 04 anos

Tema: amizade, inclusão de diferenças, família.

De inicio realizou uma rodinha de conversa para introduzir a aula, em seguida serão convidados a assistir

o filme do Rei Leão no multimídia, com intuito de levar as crianças a refletir sobre a importância de verdadeiras amizades e da família em suas vidas.

Foram momentos de grande valia para as crianças e para a educadora, pois os alunos demonstraram interesse em assistir ao filme, trocar idéias, colocando suas opiniões e como se comportam em suas casas diante dos pais, foram momentos de aprendizagem e crescimento para todos.

E para frisar ainda mais o objetivo da aula, conscientizar as crianças a importância de ajudar ao próximo conhecer as diferenças dos animaizinhos do filme Rei Leão e despertar a curiosidade e a imaginação das mesmas, foi proposto uma atividade onde as crianças teriam que colorir os animais que existiam no filme.

Quanto a atividade proposta foi bem aceita pelos alunos e ao mesmo tempo foi trabalhado as cores dos animais quais eram aqueles personagem e a importância de amar ao próximo e ter respeito pelo professor e pelos pais.

 

Plano de aula “Os Três Porquinhos”





Maternal II –

Tema: “OS TRÊS PORQUINHOS”

Objetivos:

  • Estimular a criatividade, sensibilidade e imaginação;
  • Promover o hábito da leitura;
  • Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
  • Estimular a linguagem oral. Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita:
  • Ler a história completa dos três porquinhos explorando as imagens.
  • Após a leitura, perguntar às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia. · Depois de ouvir as respostas comentar que moradia é um importante lugar, onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, podemos dormir, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades e que é um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
  • Falar sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.

Dramatização da história “Os Três Porquinhos” Realizada pelas professoras do período da manhã e da tarde para todas as crianças da escola.

Linguagem musical –




 Música: “Três porquinhos” Com palha eu faço a casa Pra não me esforçar Na minha casinha Eu toco a flautinha Podem rir dançar e brincar Que não vou me aborrecer Mas não vai ser brincadeira Quando o lobo aparecer Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis) Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis)

Filme: “Os Três Porquinhos” Geralmente o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme e o livro.

Metodologias:

Seriação:

  • Explorar figuras dos porquinhos em tamanhos diferentes (pequeno, médio e grande);
  • Distribuir figuras dos três porquinhos na mesa, deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas;
  • Solicitar que pegue a figura grande, a média e a pequena. Contagem e recitação de números:
  • Contar os porquinhos (individualmente);
  • Distribuir os três porquinhos na mesa e pedir para a criança contar. Educação sensorial tátil: · Explorar através do tato, as diferentes texturas das casinhas.

 Correspondência um a um:

  • Os alunos brincarão com as casinhas e os porquinhos, colocando um porquinho para cada casinha.

 Registro:

Recursos:

  • Livros;
  • Dvd;
  • Papéis diversos;
  • B-Del;
  • Lápis, canetinhas, massinha de modelar e giz de cera;
  • Fanntoches;
  • Palitos de sorvete, palha e pedrinhas.
  • Cd; · Rádio;
  • Apostila Ser. Avaliação:
  • Compreensão da relação do numeral com sua quantificação de 1 a 3;
  • Conceito de moradia;
  • Comparação os diversos tipos de moradia;
  • Noção de seriação e classificação cronológica;
  • Capacidade de registrar ideias através do desenho espontâneo;
  • Afetividade entre as crianças da turma, sua capacidade de conhecimento e gratidão.

Atividades completas, atividades, plano de aula : Três porquinhos baixe aqui

Tenha acesso a nossos outros materiais:
 
 

Plano de aula contos infantis





Plano de Aula Assunto: Reescrita do Clássico Infantil “ O Patinho Feio”.

Introdução:

Esta atividade tem por finalidade:

 Desenvolver o respeito e direitos de cada um dentro e fora da sala da aula;

 Mostrar que todos nós temos sempre algo de bom a oferecer;

 Estimular a capacidade leitora e escritora dos alunos através da reescrita da história.

Objetivos:

 Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor.

 Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.Conteúdo Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.




Anos 1º e 2º anos.

Tempo estimado Oito aulas.

Material necessário

Livro, O Patinho Feio;

Folhas;

Lápis de cornotebook;

Data show;

Filme de animação: O Patinho Feio;

Desenvolvimento

1ªetapa

Em roda, ler para os alunos o conto O Patinho Feio,apresentado em forma de slide.

O texto será recontado pelo grupo e ditados pela professora. Propor que o material faça parte de um livro e diga que todos vão ganhar um exemplar de presente.

2ªetapa

Relembrar o conto O Patinho Feio, através do filme de animação Patito Feo Ugly Duclyng e iniciar a atividade de produção do texto coletivo pelos alunos., registrando com exatidão os acontecimentos ditados pela garotada. Reler aos poucos os trechos ditados, oferecendo alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

 3ª etapa

Releia o texto produzido pelos estudantes interrogando os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever.




4ª Etapa

Apresentar o texto produzido pelos alunos em roda.

5ª etapa

Discutir com todos as ilustrações que serão feitas para a história , digitar o texto deixando espaços para inseri-las.

Garantir uma cópia para cada estudante., solicitando que façam marcações coloridas em algumas palavras ou frases que se repetem no texto e sejam significativas para eles.

6ª etapa

Colar na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

7ª etapa

Compartilhar as ilustrações e reler as histórias produzidas

8ª etapa

Discuta com todos as ilustrações que serão feitas para cada história e digite os textos, deixando espaços para inseri-las. Garanta uma cópia para cada estudante. Solicite ou faça marcações coloridas em algumas palavras ou frases que se repetem no texto e sejam significativas paraos alunos.

9ª etapa

Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

10ª etapa

Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas..

Avaliação

Produção dos textos ( coerência textual, pontuação,ortografia)Revisões efetuadas pelos alunos

Produto final:

Livro com o conto O Patinho Feio, reescrito pelo grupo para ser levado para casa.

 

 

 

Adicionar Comentário