Movimento educação infantil plano de aula

Movimento educação infantil plano de aula

Movimento educação infantil plano de aula

Movimentos são linguagens expressivas e recursos de brincadeiras. E não se trata somente de mover o corpo. Os movimentos constituem-se numa linguagem que se comunica. O crescimento físico e a aquisição das habilidades motoras marcam a primeira infância e são favorecidas quando a criança participa de atividades motoras desafiadoras e lúdicas.

Para a ciência a movimentação tem como significado a Psicomotricidade que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao mundo interno e externo, tal conceito esta relacionada ao processo de maturação, em que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

No que diz respeito a movimentação, o corpo é o lugar onde se dá toda a experiência psicomotora do indivíduo e traz de forma dinâmica informações e diversões à criançada, fazendo com ela possa não só conhecer seu próprio corpo, mas também a formação geral como ser humano.

Ao proporcionar diversas maneiras de se deslocar compatíveis com a faixa etária, como andar, correr, engatinhar, pular, andar abaixadinho etc. a criança experimenta e desenvolve o conhecimento de seu corpo e sua própria maneira de conquistar os espaços do mundo. Ela amplia seu repertório e enriquece o faz de conta, por isso a movimentação na educação infantil é tão necessária, pois além dos estímulos corporais, ela ajuda também no estímulo psicológico da criança, realizando a interação dela consigo mesmo, com o ambiente ao seu redor e o afeto com outras pessoas.

Conteúdo do plano de aula

Movimento educação infantil plano de aula

  • Explorar e conhecer as possibilidades de movimento do próprio corpo e suas limitações.
  • Adaptar progressivamente seu corpo de forma autônoma para a satisfação das necessidades básicas e às situações cotidianas.
  • Observar as diferenças e semelhanças de sua movimentação corporal em relação aos das outras crianças.
  • Desenvolver a coordenação corporal na execução de diversas formas de movimento que envolvam deslocamentos com jogos e brincadeiras.
  • Experimentar situações de diferenciação de posturas a atitudes corporais.
  • Construir progressivamente a confiança nas possibilidades de movimentação de corpo.
  • Controlar e aperfeiçoar gradativamente o próprio movimento.
  • Participar em diversas brincadeiras que lhe proporcionem o controle sobre o corpo e movimento.
  • Comunicar-se intencionalmente através de movimentos corporais como a brincadeira de mímica.
  • Aprender a utilizar combinações de movimentos (andar e puxar, lançar e pegar, andar e quicar bola, empurrar e carregar, correr e lançar).
  • Conhecer as potencialidades e limites do próprio corpo (força, resistência, flexibilidade, coordenação motora).
  • Vivenciar situações de exploração do corpo através de desafios (escalar, arrastar-se, pendurar-se, balançar-se, equilibrar-se, subir, descer, rolar, girar, agachar).

Objetivo do plano de aula: Movimento Educação Infantil

Movimento educação infantil plano de aula

Trabalhar em grupo e aprender regras de convivência, como esperar a vez, ganhar e perder, sempre desenvolvendo habilidades corporais (pular, virar cambalhota etc.).

Trabalhar com a expressão corporal é importante, pois ela é um meio de comunicação das crianças e, diferentemente das linguagens escrita e falada, já nasce com a pessoa, e esta evolui das situações vivenciadas pelas crianças em seu cotidiano. Esta implica numa produção do conhecimento do próprio corpo. Apresenta-se como um conteúdo de caráter formativo, que propicia a vivência de atividades de movimentos espontâneos.

Gostando das sugestões de Movimento educação infantil plano de aula? Mais dicas abaixo!!

Desenvolvimento e metodologia

Movimento educação infantil plano de aula

Para o desenvolvimento desta aula os educadores precisarão usar a criatividade, e terem um bom preparo físico para aguentar a energia da criançada uma vez que mexe com movimentos e isso é o que eles mais gostam de fazer.

Os alunos nesta aula irão aprender:

  • Equilibrar-se;
  • Expressar-se utilizando a linguagem corporal;
  • Interagir com os colegas;
  • Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro;
  • Apreciar o trabalho dos colegas.

O professor deverá trabalhar com brincadeiras que explorem as partes do corpo e tornem possível a consciência corporal. Usar músicas como por exemplo:

  • A Formiguinha

Movimento educação infantil plano de aula

Fui ao mercado comprar café

Veio uma formiguinha e subiu no meu pé

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar limão

Veio uma formiguinha e subiu na minha mão,

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar girimum,

Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parva de subir…

O professor pode utilizar também a música:

  • cabeça ombro, joelho e pé

Movimento educação infantil plano de aula

            cabeça, ombro, joelho e pé …

joelho e pé

olhos, ouvidos, boca e nariz…

cabeça, ombro, joelho e pé …

e ir aumentando o ritmo cada vez mais rápido.

Movimento educação infantil plano de aula combina com muita música!!

Movimentar-se e expressar-se com o corpo é um aspecto importante para as crianças da educação infantil. Nessa aula as crianças terão a oportunidade de conhecer o próprio corpo e seus limites através das brincadeiras desenvolvidas.

Após dançar, agora é hora de brincar, com as crianças, dê a elas metade de uma folha de jornal e brinque utilizando a folha como diferentes objetos. Uma sombrinha pois está chovendo, depois como uma esponja de banho, lavando todo o corpo, em seguida a folha se transforma em toalha para secar o corpo limpo. Na medida que o professor vai direcionando a brincadeira vai nomeando as partes do corpo e levando as crianças a construírem esses conceitos.

Em seguida das atividades iniciais de exploração do corpo, o professor pode fazer uma rodinha para conversar sobre o corpo e sua importância no dia a dia. Deve explorar como podemos utilizar o corpo em diferentes situações, para andar, correr, subir, descer, pular, rolar, etc.

Movimento educação infantil plano de aula

Agora será a hora de construir um percurso a ser feito pelas crianças com a orientação do professor.

Este percurso pode ser dentro ou fora da sala de aula. Monte com uma corda uma barreira amarrando as duas pontas da corda de forma que a altura não ultrapasse o quadril das crianças. Elas deverão passar por baixo da corda.

Coloque um colchonete logo à frente da barreira com corda. As crianças deverão dar uma cambalhota no colchonete.

Na sequência coloque três bambolês. Elas deverão pular com um pé só cada um dos bambolês.
Depois do percurso arrumado coloque as crianças sentadas e vá chamando uma a uma para percorrê-lo. As

As crianças gostam muito dessa brincadeira e incluir no Movimento educação infantil plano de aula é uma ótima sugestão.

Movimento educação infantil plano de aula

E para terminar o dia animado, logo após as brincadeiras faça um registro com as crianças pedindo que desenhem o percurso na sequência que foi feito, utilizando canetinha e lápis de cor. Depois de concluído faça uma exposição com as atividades das crianças e convide a turma para apreciar as produções dos colegas.

Para a realização destas atividades serão necessários a utilização dos seguintes materiais:

  • Corda,
  • bambolê,
  • colchonete,
  • folhas de jornal,
  • canetinhas,
  • lápis de cor.

Avaliação – Plano de aula: Movimento Educação Infantil

Movimento educação infantil plano de aula

Para a avaliação das crianças o professor deve observar a diferença na participação de cada criança frente aos desafios corporais propostos para planejar as próximas atividades envolvendo maiores e menores dificuldades, outros itens também devem ser levados em consideração como:

As crianças reconhecem e nomeiam as partes do corpo?

A criança consegue se equilibrar ?
Consegue cumprir todo o percurso?
Seu registro já apresenta formas definidas ?

Observam e apreciam o trabalho dos colegas?

Mais sugestões de Atividades Educação Infantil 

Atividades para Educação infantil 2 anos

Crie de maneira fácil: Cartelas de números, letras ou frases. Alfabetizar brincando de BINGO!!

Matemática jogos – Jogo da Memória Com Números

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Atividade número 1

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Mais sugestões de Atividades para Educação infantil

Atividades pré II

Planejamento anual educação infantil maternal

PROJETO COPA DO MUNDO MATERNAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL

Atividades recreativas para maternal

Atividades formas geométricas maternal

Atividades para maternal

1.000 Atividades Para Imprimir Berçário, Maternal e EMEI

100 Atividades para Maternal

Maternal 3 livros de Atividades para baixar

DOWNLOAD COLEÇÃO TIC TOC (MATERNAL)

 

 

 

Adicionar Comentário