Home Atividades por Hipótese Silábica NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES

NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES

4 min read
3
0
16
NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO:  SUGESTÃO DE ATIVIDADES


NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES



 QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA DE
 ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:

– Desenhar e escrever o que desenhou;
– Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
utilizáIo em jogos, bilhetes, etc;
– Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontáIa;
– Ter contato com diferentes portadores de textos;




– Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
– Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
 jogos, etc;
– Conversar sobre a função da escrita;

NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES

– Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
 dos amigos;


– Bingo de letras;
– Produção oral de histórias;
– Escrita espontânea;
– Textos coletivos tendo o professor como escriba;
– Aumentar o repertório de letras;
– Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
– Comparar e relacionar palavras;
– Produzir textos de forma não convencional;
– Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
– Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
– Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
– Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
– Completar palavras usando a letra inicial e final;
– Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
 na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

 


Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico:
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.


★ Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois,
 o de cada colega, para que eles percebam que nomes 
maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.


★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabéticaou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.


★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória,boliche, bingo etc.).


★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e oconfronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com
 os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★ Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras
 do universo dos alunos, tais como rótulos de



produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,
 palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, 
aplique essas sugestões durante a sondagem.
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Atividades por Hipótese Silábica

3 Comentarios

  1. Sarah

    21 de outubro de 2015 at 18:18

    Muito bom! Obrigada, vai ajudar bastante 🙂

    Reply

  2. Claudia Mara Melo Zocoli

    16 de junho de 2016 at 14:38

    muito uteis,tanto as dicas como as atividades!Obrigada!

    Reply

  3. Professor

    1 de agosto de 2017 at 13:00

    Agradecemos pelo carinho. Fique por dentro de novidades e conteúdo sempre nos visitando!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Apostila educação infantil 3 anos pdf

  Apostila educação infantil 3 anos pdf Baixe Apostila educação infantil 3 anos pdf g…