NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES

NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES


 

NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES



 QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA DE
 ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:

 

 
– Desenhar e escrever o que desenhou;
 
– Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
 
utilizáIo em jogos, bilhetes, etc;
 
– Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontáIa;
 
– Ter contato com diferentes portadores de textos;




 
– Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
 
– Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
 jogos, etc;
 
– Conversar sobre a função da escrita;
 

NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES

– Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
 dos amigos;

 

– Bingo de letras;
 
– Produção oral de histórias;
 
– Escrita espontânea;
 
– Textos coletivos tendo o professor como escriba;
 
– Aumentar o repertório de letras;
 
– Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
 
– Comparar e relacionar palavras;
 
– Produzir textos de forma não convencional;
 
– Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
 
– Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
 
– Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
 
– Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
 
– Completar palavras usando a letra inicial e final;
 
 
– Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
 na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
 

 

 

Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico:
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.

 

★ Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois,
 o de cada colega, para que eles percebam que nomes 
maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.

 

★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabéticaou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.

 

★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória,boliche, bingo etc.).

 

★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e oconfronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com
 os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★ Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras
 do universo dos alunos, tais como rótulos de



produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,
 palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, 
aplique essas sugestões durante a sondagem.
 
 
 

Comente

  1. Sarah 21 de outubro de 2015
  2. Claudia Mara Melo Zocoli 16 de junho de 2016
    • Professor 31 de julho de 2018
  3. Professor 1 de agosto de 2017

Adicionar Comentário