Home Dislexia O QUE É DISLEXIA?

O QUE É DISLEXIA?

19 min read
0
0
221

Muitas crianças, jovens e adultos demonstram certas dificuldades com a leitura e a escrita, tem dificuldade em entender as palavras e o que está escrito nelas, mas você sabe por que eles apresentam essas dificuldades? Será que são emocionais ou algum problema cerebral?

Vem comigo, vamos conversas um pouco sobre isso!

Algumas crianças, adolescentes e também adultos, apresentam uma grande dificuldade em entender os signos que caracterizam as letras e depois as palavras e consequêntemente os fonemas, essa confusão ocorre por conta de um transtorno no cérebro que é genético e hereditário, é considerado um transtorno especifico de aprendizagem.

Esse processo depende de circuitos cerebrais e conexões neuronais integras que estejam preparadas para receber a aprendizagem que será passado nas escolas. 

Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, e costumam tornarem-se mais evidentes na fase da alfabetização, resultando em um baixo rendimento escolar por parte do aluno e consequentemente uma enorme frustração para o mesmo.

Por não entender como as letras, palavras e os fonemas funcionam a pessoa com a dislexia começa a se sentir desmotivada para aprender sobre o assunto, ele pode ate não querer mais freqüentar a escola, caso o professor não perceba a sua dificuldade e futuramente pode até desistir completamente dos estudos, o que não pode acontecer.

É possível o professor da pré-escola já observar alguns sinais da dislexia em seu aluno como:

  • Fraco desenvolvimento de atenção
  • Fraco desenvolvimento da coordenação motora fina(utilizada para a escrita)
  • Dificuldade com alguns jogos como quebra-cabeça
  • Dispersão
  • Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem
  • Falta de interesse por livros impresos
  • Dificuldades de aprender rimas e canções

Caso o transtorno não tenha sido identificado desde cedo pode resultar em sérios problemas para a pessoa que o possui, ficando cada vez mais difícil atribuir um diagnóstico e ajudá-la. Entre os sintomas mais comuns das pessoas com dislexia estão:

  • Dificuldade de entendimento nos textos escritos
  • Dificuldade para ler
  • Dificuldade para escrever
  • Dificuldade para soletrar
  • Dificuldades com a ortografia, geralmente trocam as letras ou as omitem ou acrescentam letras e sílabas, invertem as ordens das letras.
  • Dificuldade para identificar os fonemas e associá-los ás letras
  • Dificuldades em reconhecer uma rima
  • Falta de coordenação motora fina

Se tais sinais forem percebidos o professor pode recorrer à instituição para procurar ajuda e ver o que será o melhor a se fazer por esse aluno.

Caso o transtorno seja percebido pela família converse com o professor da criança e com a instituição de ensino para que as devidas medidas sejam tomadas e com o médico da criança. 

A dislexia é um transtorno sério e se não tratado desde cedo pode tornar-se um problema muito grave futuramente.

VISÃO GERAL DA PESSOA DISLÉXICA

A pessoa com dislexia tem traços inconstantes, é importante que as pessoas que a cercam estejam atentas aos sinais sutilmente dados. E o mais importante, não fale que pessoa com dislexia possui algum retardado, sabemos que não é isso que ocorre.

Veja mais alguns sinais que a pessoa com dislexia pode dar:

  • É marcado como uma pessoa preguiçosa
  • Não gosta de ler em voz alta para a turma ou outras pessoas
  • Aprende melhor através de experiências práticas
  • Dificuldade em manter a atenção em determinadas situações
  • Tem um QI normal ou acima da média
  • Se dão muito bem com as Artes

DIAGNÓSTICO CORRETO PARA DISLEXIA

Para que se chegue ao diagnóstico correto da dislexia devem ser realizados diversos exames com vários profissionais, dentre eles, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista e médico clinico.

É preciso ter certeza que a pessoa não possua alguma deficiência auditiva ou visual, déficit de atenção, problemas emocionais ou familiares, escolarização inadequada, enfim, é necessário que todas as alternativas sejam de fato excluídas para se chegar ao diagnostico correto e não acabar atrapalhando mais a pessoa ao invés de ajudar.

É valido lembrar que a dislexia nada tem haver com a capacidade de aprendizagem das pessoas, os dislexos geralmente tem um QI bem elevado e se ajudados desde cedo conseguem uma vida bastante normal no futuro, é muito importante que seja descoberto desde cedo, dessa forma é evitado situações que possam comprometer a auto-estima da pessoa e possam ser realizados os métodos corretos para que ela tenha uma vida escolar normal.

ATIVIDADES QUE PODEM AJUDAR

As pessoas com dislexia geralmente adoram aprender coisas novas, aprender sobre tudo o que for diferente, entretanto, para uma contrapartida elas não gostam de estudar, mas porque será que isso acontece?

Bom estudar exige um pouco além do interesse e da curiosidade, o ato de estudar exige que o cortisol (hormônio do estresse), esteja baixo ou regulado e geralmente a pessoa com dislexia se depara com uma situação complicada em ficar sentada tentando decodificar os signos na sua frente, o que faz com o que o seu nível de cortisol aumente, por exemplo.

Se o assunto não mostrar interessante desde o inicio a pessoa disléxica também irá ter algumas dificuldades para os estudos, o que pode deixá-la bastante frustrada, por isso é de suma importância que abordagem em torno do método de ensino e aprendizagem seja realizada de uma maneira atraente e gostosa assim atrairá a atenção de todos.

Organize uma Rotina:

A rotina na vida das pessoas é de suma importância, tanto dentro quanto fora da sala de aula, ela possibilita uma melhor organização na vida e no cotidiano.

O planejamento aqui torna-se o segredo de tudo, com a ajuda da pessoa com dislexia, seja você o professor a família, observem juntos quais são os dias que a pessoa está se sentindo mais produtiva, em qual período consegue manter mais o foco, a quantidade de conteúdos a serem estudados ou revisados, o local que a pessoa se sente mais a vontade.

Planejar o período de tempo preciso para dedicar-se, seja nos estudos ou no trabalho, é de suma importância, assim ele terá maior domínio sobre si mesmo, mas precisará de ajuda para conseguir realizar essa observação e rotina.

Exercícios de Respiração:

Pode parecer estranho a principio mas diversos estudos comprovam que respirar lentamente pelo menos três vezes com os olhos fechados, ajuda na diminuição do cortisol (hormônio do estresse), te deixado mais calmo e relaxado, então sim, exercícios de respiração são ótimos para as pessoas com dislexia, dessa forma elas se acalmam e conseguem reorganizar os pensamentos, por exemplo, é ótimo para um dia estressante de trabalho ou de estudos, vale lembrar que todos podem fazer esses exercícios de respiração.

Inspire e expire lentamente o ar dos pulmões, sentindo o efeito que isso trará para seu corpo, esses exercícios podem incluir alongamentos também.

Estratégias Lúdicas:

Lembrem-se as pessoas com dislexia amam aprender mas não gostam de estudar, por isso ouvir músicas, poemas, ver filmes, visitar lugares faz com que o processo de ensino e aprendizagem torne-se mais prazeroso e gostoso.

As estratégias lúdicas irão envolver brincadeiras e jogos, facilitando a assimilação do conteúdo, conheça seus alunos, saiba quais são as suas qualidade e foquem nelas, crie músicas com os conteúdos das provas, por exemplo, isso facilitará muito o processo, faça desse momento algo gostoso para os alunos, todos, ficará muito mais fácil para que aprendam.

Usar o Tempo a Seu Favor:

Todos nós quando ficamos horas trabalhando em algo ou estudando um determinado assunto ao final, nos sentimos simplesmente exaustos, correto?

Pois bem, pensando nisso vários métodos de administração do seu próprio tempo podem ser utilizados, antes de qualquer coisa é importante que a pessoa se conheça e saiba em quanto tempo ela começa a perder o foco, o disléxico para isso, precisa de ajuda, seja do professor ou de um familiar.

Pode começar focando no trabalho ou nos estudos por vinte e cindo minutos parando cinco minutos para tomar água e alongar, assim não ficará cansativo e será mais fácil de manter o foco, pode ser feito de quarenta minutos parando dez minutos para descanso.

Faça da maneira que se sentir mais confortável e que consiga de fato manter o foco da tarefa que esta sendo realizada.

Existem diversos outros exercícios que podem ser realizados para ajudar a pessoa com dislexia em seu desenvolvimento. É valido lembrar que a dislexia nada tem haver com atraso mental, pelo contrário o QI deles é muito bom e pode ser ate elevado o que ocorre é um transtorno nos circuitos cerebrais e conexões neuronais integras que causam uma confusão no cérebro do individuo dificultando o entendimento das palavras, letras e fonemas.

Se descoberto no início da fase de alfabetização da criança pode ser um quadro de sucesso no futuro, ajudando e possibilitando a criança uma nova forma de enxergar a maneira de ver os estudos, o diagnóstico é feito por vários profissionais que incluem psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista e médico clinico, pois é preciso que sejam realizados exames para constatar o transtorno, não causando problemas para a pessoa futuramente a dislexia é assunto sério e deve ser tratado como tal, por isso, caso seu aluno ou familiar tenha alguns dos sintomas procure ajuda, não deixe o problema se agravar.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Veja também

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS

HIPERATIVIDADE SINTOMAS

TDAH NA ESCOLA

O QUE É TDAH?

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Algumas sugestões em vídeo de atividades para Dislexia

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
O QUE É DISLEXIA?
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO. Chega o mês de agosto, as energias estão renovadas, ocorrem à …
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHO Enfim chega o recesso escolar, os estudantes têm mais tempo par…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, p…
  • JOGOS DE NATAL

    JOGOS  DE NATAL O natal é uma das épocas mais deliciosas do ano, é um momento para es…
  • COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

    COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN Sabemos que alfabetizar uma criança não é u…
  • BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS As brincadeiras folclóricas de fato são super procuradas, são leg…
  • ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

    ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN As crianças com Síndrome de Down ou Trissomi…
carregar mais Andre Marques
Carregar mais Dislexia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *