O QUE É ECOLOGIA ?

O QUE É ECOLOGIA ?

O QUE É ECOLOGIA ?

A Ecologia é a ciência que faz parte da Biologia ao qual estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Como surgiu o termo Ecologia?

O QUE É ECOLOGIA ?

 

O termo “ecologia” foi utilizado pela primeira vez em 1866, na obra “Morfologia Geral do Organismo”, pelo biólogo alemão Ernst Haeckel.  É um termo derivado do grego que foi formado a partir das junções das palavras “oikos” e “logos”, que significam, respectivamente, casa e estudo. Assim sendo, o termo Ecologia faz uma referência ao estudo da “casa” de cada organismo do planeta.

A Ecologia também se encarrega de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra.

Qual a importância da Ecologia?

O QUE É ECOLOGIA ?

 

Esta ciência é de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas é de extrema importância.

Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.

Quais os ramos da Ecologia?

O QUE É ECOLOGIA ?

 A ecologia é uma área da biologia muito ampla. Por isso, possui muitos ramos de estudos específicos e difíceis de serem plenamente delimitados.

Apesar de dividida em ecologia animal e ecologia vegetal, os ecólogos vegetais precisam conhecer um pouco da ecologia animal e vice-versa. Os principais são: Autoecologia, Sinecologia (Ecologia Comunitária), Demoecologia (Dinâmica das Populações), Ecologia Humana.

  • Autoecologia: é o estudo clássico da ecologia, que analisa de forma experimental as relações de um organismo com seu ambiente;

O QUE É ECOLOGIA ?

  • Sinecologia: estudo das comunidades. É mais filosófica e descritiva e pode ser dividida em terrestre e aquática, as quais podem ser subdividas. Por exemplo: a ecologia aquática abrange a limnologia (ecologia dos cursos d’água) e a ecologia marinha (estudo de estuários e mar aberto);

O QUE É ECOLOGIA ?

  • Demoecologia: estuda a dinâmica das populações, ou seja, analisa como varia a riqueza de espécies e por que isso acontece;

O QUE É ECOLOGIA ?

  • Ecologia Humana: estuda as relações entre os indivíduos e diferentes grupos humanos. Analisa situações como doenças, epidemias, problemas de saúde pública e de qualidade ambiental.

O QUE É ECOLOGIA ?

Os níveis de organização da Ecologia

O QUE É ECOLOGIA ?

O estudo da Ecologia baseia-se em quatro níveis principais de organização:

  • Espécie: organismos com características genéticas semelhantes. Com isso, o cruzamento de indivíduos da mesma espécie gera descendentes férteis. Exemplos: caranguejos, ursos, pau-brasil, etc;
  • População: termo que designa o conjunto de organismos da mesma espécie. Inicialmente usado para grupos humanos, depois ampliado para qualquer organismo. Exemplo: grupo de peixes-palhaço;
  • Comunidade: conjunto das populações que vivem numa mesma região. Também chamado de “Comunidade Biológica”, “Biocenose” ou “Biótopo”. Exemplo: aves, insetos e plantas de uma região;
  • Biocenose: são as diversas espécies que vivem em determinado local e interagem entre si, como já citado acima;
  • Biótopo: corresponde a uma parte do habitat. É uma área com condições ambientais específicas que permitem a vida de determinadas espécies. Exemplo: trecho de uma floresta ou de uma lagoa;
  • Ecossistema: conjunto de comunidades que interagem entre si e com o ambiente. Formado pela interação de biocenoses e biótopos. Exemplos: pode ser uma lagoa, uma floresta ou até um aquário;
  • Bioma: reunião de ecossistemas com características próprias de diversidade biológica e condições ambientais. Exemplos: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia são alguns dos biomas brasileiros;
  • Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas das diferentes regiões do planeta. É a reunião de toda a biodiversidade existente na Terra.

Importância da Ecologia?

O QUE É ECOLOGIA ?

A  Ecologia preocupa-se com os seres vivos do planeta e suas relações entre si e com o meio. Assim sendo, a Ecologia faz um estudo não só da parte biológica, mas também de fatores químicos e físicos. É uma ciência complexa e ampla que nos permite entender perfeitamente o funcionamento do planeta.

Ao compreender como os organismos vivem e como se relacionam, é possível criar medidas de preservação de espécies e prever os impactos negativos, que uma determinada ação humana pode gerar. A Ecologia faz-se necessária, portanto, para criação de planos de preservação de organismos vivos, criação de modelos de previsão sobre o futuro do planeta, compreensão de como uma obra pode afetar determinados organismos, entre vários outros pontos importantes para a preservação da biodiversidade e de nossos recursos naturais.

Outros conceitos Importantes para o Ecologia

  • Habitat: ambiente físico em que vivem determinadas espécies. As condições do ambiente dependem de fatores abióticos que afetam diretamente os seres vivos presentes. Exemplo: o habitat do leão são as savanas e do tatu são as florestas;
  • Nicho Ecológico: os hábitos e modo de vida dos animais representam seu nicho. Exemplo: no grupo dos leões são as leoas que caçam e cuidam dos filhotes, enquanto os machos defendem de invasores;
  • Fatores Bióticos e Abióticos: os seres vivos representam os componentes bióticos de um ecossistema, enquanto o conjunto de componentes físicos e químicos do meio, tais como umidade, temperatura e luminosidade são os componentes abióticos. Eles são interdependentes.
  • Relações Ecológicas: são as interações entre os seres vivos dentro dos ecossistemas. Podem ser entre indivíduos da mesma espécie (intraespecífica) ou entre espécies diferentes (interespecíficas). Podem ser benéficas (positivas) ou prejudiciais (negativas) para as partes envolvidas;
  • Cadeia Alimentar: representam as relações alimentares entre os organismos da biota. Através dos níveis tróficos da cadeia alimentar há um fluxo contínuo de energia e matéria;
  • Ciclos Biogeoquímicos: a energia e a matéria se movimentam pelo ambiente de forma cíclica, realizando a ciclagem dos nutrientes essencial à manutenção da vida. Os ciclos do carbono, do nitrogênio, do oxigênio e da água são exemplos dessas vias.

Curiosidades:

  • Comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.
  • Comemora-se em 1 de março o Dia do Turismo Ecológico.
  • É comemorado em 13 de junho o Dia do Ecologista brasileiro.
  • Teofrasto, botânico e filósofo grego do século III a.C., é considerado o primeiro ecologista da história. Ele foi o primeiro a pesquisar as relações entre os organismos e suas relações com o meio ambiente.
  • Para os católicos, São Francisco de Assis é considerado o patrono da Ecologia.
  • Em 2017 a igreja católica preocupada com a ecologia lançou a campanha da fraternidade com o tema ‘’ Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, preocupada com a situação mundial.

Com o intuito de Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

Vivemos em um país com vários biomas, uma grande variedade de fauna e flora, porém ao mesmo tempo toda a vida que está nestes biomas está correndo risco por conta de exploração desenfreada do homem.

Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

Você sabe o que é um bioma ?

O QUE É ECOLOGIA ?

A definição de bioma: “Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres.”

A Campanha da Fraternidade 2017 coloca esta pauta, pois no Brasil devido ao vasto território, e grande riqueza de recursos naturais possuímos 6 biomas principais, sendo eles:

  • Amazônia:

O QUE É ECOLOGIA ?

Área do Território: 4.196.943km²

Conhecida como “pulmão do mundo”, a Amazônia ocupa cerca de 49% do território nacional, além da totalidade dos estados do: Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, além dos estados de Rondônia (98,8%), mais da metade de Mato Grosso (54%), além de parte de Maranhão (34%) e Tocantins (9%).

Porém apesar de toda sua importância esta região já teve mais de 16% de sua área de florestas desmatada.

  • Caatinga:

O QUE É ECOLOGIA ?

Área do Território: 844.453km²

É um bioma tipicamente do semiárido do Brasil, estende-se pelos estados do: Ceará (100% do território), Bahia(54%, Paraíba (92%), Pernambuco (83%), Piauí (63%), Rio Grande do Norte (95%), Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas porções no estado de Minas Gerais e do Maranhão, em torno de 1 a 2% do território destes estados.

A Caatinga é muito rica em variedade vegetal e animal, se destacando principalmente pelos insetos, o que torna inclusive esta uma região favorável para a criação de abelhas.

Este bioma pode ter períodos de até 8 meses sem chuva, onde “adormece”, suas arvores ficam seu folhas, porém com a primeira chuva, ela “volta a viver”.

  • Mata Atlântica:

O QUE É ECOLOGIA ?

Área territorial: 1.110.182km²

Já foi uma enorme floresta costeira, ocupando do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, inclusive adentrando ao continente, como no caso do estado do paraná, onde já ocupou 98%¨do território, além de já ter sido o mais rico dos biomas brasileiros em questão de biodiversidade.

Hoje é o bioma mais devastado, restando apenas aproximadamente 5 a 7% de toda sua cobertura vegetal, que são apenas “manchas isoladas”, sem comunicação entre si, tendo sido este predado por conta de mono culturas, e exploração desenfreada., porém apesar de toda esta devastação ainda ocupa 13% de todo o território nacional.

Aproximadamente 70% da população brasileira vive neste bioma, dependendo totalmente dele para a captação de água, e manutenção do clima ameno.

▪     Cerrado:

O QUE É ECOLOGIA ?

Área territorial: 2.036.448km²

Ocupando em torno de 23,92% do território,o cerrado é o bioma mais antigo do nosso paí, 70% de sua biomassa está dentro da terra, sendo apelidado de “floresta de cabeça pra baixo”, inclusive esta é a característica torna difícil a revitalização.

O cerrado é responsável pela alimentação de bacias hidrográficas que correm pra o sul, norte, oeste e leste.

Sendo uma área bem ameaçada, já possui 57% de sua área devastada, perdendo em torno de três milhões de hectares por ano, estima-se que nesse ritmo em cerca de 30 anos não existirá mais.

▪     Pampa:

O QUE É ECOLOGIA ?

Área territorial: 176.496km²

O Pampa gaúcho é bastante diferente dos demais biomas brasileiros. Dominado por gramíneas, com poucas árvores, sempre foi considerado mais apropriado para a criação do gado.

Entretanto, em 2004 a pampa foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma.

Na verdade, sua biodiversidade havia sido ignorada por quase trezentos anos o que a tornou uma das portas de entrada para a criação de gado na região sul.

  • Pantanal:

O QUE É ECOLOGIA ?

Área territorial: 150.355km²

O pantanal ocupa cerca de 1,76% do território nacional, segundo alguns dados é uma das áreas mais preservadas, tendo 80% de seu território conservado, porém o assoreamento de rios se tornam uma ameaça cada vez maior a este bioma.

Este é um bioma que possui boa parte de suas áreas alagadas, uma região com muitas chuvas, e constantes cheias dos rios.

O maior risco para o pantanal são as pastagens e criação de gados irregulares, além de constantes queimadas.

Com toda esta diversidade, preservar os biomas é preservar a vida, e preservar toda a criação, pois assim como todos os seres do planeta, nós seres humanos também dependemos da natureza para sobreviver.

 

O QUE É ECOLOGIA ?

Adicionar Comentário