Home Atividades educação infantil O QUE É LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O QUE É LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

20 min read
0
0
215

 

A brincadeira para as crianças é de suma importância, é com as brincadeiras que elas desenvolvem o seu “Eu”, aprendem diversas coisas se divertem. Agora imagine juntar o lúdico das brincadeiras com os conteúdos que devem ser ensinados a elas, com toda certeza a aprendizagem seria mais significativa não é mesmo?

Todas as crianças quando chegam à escola já trazem em suas bagagens algumas coisas que aprenderam, seja na pré- escola ou em casa, esse conhecimentos prévios são muito importantes para a educação dos pequenos, o professor pode utilizar sempre que os alunos comentarem sobre algo que já sabem e somar com o que ele mesmo está ensinando, os novos conteúdos passam então a influenciar os conteúdos anteriores, formando na cabeça do aluno, uma estrutura mental ordenada, por isso é importante que o professor de valor aos conhecimentos prévios dos alunos, eles servirão como uma base para receber os novos e assimilar os conteúdos, dessa forma o aluno entenderá o que o professor que passar e terá mais vontade de aprender cada dia mais coisas.

O Lúdico na Educação Infantil

O lúdico foi recentemente inserido da educação escolar, é caracterizado por ser algo espontâneo e atingi níveis satisfatórios nos resultados esperados pelos professores da educação infantil.

Ele ocorre por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras, contos, histórias, pois são nessas situações que as crianças de entram no seu próprio mundo e usam a sua imaginação, o que é de suma importância para o seu desenvolvimento, porém é valido lembrar que toda atividade lúdica tem que ter um propósito para estar sendo feita, deve ter um objetivo e uma meta a ser alcançada.

As atividades lúdicas produzem prazer nas crianças, se bem utilizada pelos professores trás uma serie de benefícios e desenvolvimentos na vida do aluno, ajudando e muito no seu processo de aprendizagem. É através das brincadeiras que as crianças expressam seus

  • Sentimentos,
  • Dúvidas,
  • Tristezas,
  • Alegrias,
  • Medos,

É brincando que as crianças desenvolvem novos sentimentos, conhecimentos e emoções e principalmente interage com outras crianças possibilitando um contato mais profundo com o outro, futuramente isso lhe trará diversos benefícios, ela estará mais segura, por exemplo, para viver em sociedade, saberá lidar melhor com situações de perca e desenvolver várias habilidades.

É importante a família incentivar a ludicidade também, a criança dentro de casa pode se sentir entediado, quando a família brinca com ela, inventa jogos, ajuda a criar regras e um mundo imaginário, por exemplo, está incentivando a criança, de uma maneira muito positiva e maravilhosa, isso faz com que eles se sintam iguais e mais seguros para falar suas opiniões, criar coisas e participar do meio social.

As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, jogo, história, qualquer coisa que faça a criança interagir, usar a sua imaginação e se divertir.

A criança que participa de atividades lúdicas desenvolve conhecimentos de maneira natural e gostosa e adquire novos conhecimentos, isso gera um prazer imenso e as crianças são regidas por situações e acontecimentos que lhe dão prazer.

Na educação infantil as atividades lúdicas proporcionam momentos únicos para os alunos, elas pensam, utilizam o raciocínio lógico, coordenação motora, segurança emocional, dentre outras características de suma importância para o desenvolvimento do ser humano, podem ser utilizadas como um momento de recreação ou complementação das necessidades da aprendizagem.

“O jogo ao ocorrer em situações sem pressão, em atmosfera de familiaridade, segurança emocional e ausência de tensão ou perigo proporciona condições para aprendizagem das normas sociais em situações de menor risco. A conduta lúdica oferece oportunidades para experimentar comportamento que, em situações normais, jamais seriam tentados pelo medo do erro ou punição. (KISHIMOTO, 2003, p. 140)”.

ATIVIDADES LÚDICAS

Cada Um do Seu Jeito

Para essa atividade você irá precisar de tesoura, canetinha, fita adesiva, tesoura, papel Kraft e um espelho. O professor pedirá para que a criança deite-se sobre a filha do papel, em seguida o mesmo desenhará a silhueta da criança, escreva o nome dela em cima da silhueta, recorte e entregue a ela, faça isso com toda a turma, quando todos já tiverem seus desenhos, o professor pedirá para que se olhem no espelho, observem bem seus olhos, nariz, boca, bochecha, orelhas, peça que eles olhem seus corpos, as suas roupas, mãos e pés, feito isso, peça para que eles desenhem cada um no seu papel, o seu autorretrato, peça para que eles desenhem, no papel tudo o que eles observaram no espelho.

Quando todos tiverem terminado seus desenhos, cole-os na parede, um ao lado do outro e peça para que eles observem seus próprios desenhos, depois os desenhos dos colegas, peça para que eles falem o que vêem de diferente, como a altura de cada por exemplo. Nesse momento é bom falar sobre como todos nós somos diferentes uns dos outros e que devemos sempre respeitar essas diferenças, por que elas nos tornam especiais.

Essa atividade visa atingir o respeito próprio e com o outro, a construção da própria imagem e trabalhar a auto-estima das crianças.

Caixinha das Sensações

Para essa atividade você irá precisa de uma venda para os olhos, uma caixa, pode ser de sapato mesmo (quanto maior mais coisas caberão), a decoração fica a critério de cada um, e objetos variados como, tampinhas, algodão, E.V.A, botões, pedaços de tecidos diversos, garrafinhas, dentre outros, faça um furo no meio da caixa, onde as crianças colocarão a mão dentro da caixa. O professor colocará um objeto por vez dentro da caixa para que as crianças sintam o que é, coloque a venda de chame-as uma de cada vez, para tentarem adivinhar o que é que esta dentro da caixa.

Essa atividade vai trabalhar os sentidos das crianças, principalmente o tato, memória e raciocínio lógico.

Bola por Cima, Bola por Baixo

Para essa atividade será necessário apenas de bolas. O professor ira colocar os alunos em duas filas indianas, misture meninos e meninas, ao sinal do professor o primeiro aluno da fila irá passar a bola para trás com as mãos por cima da cabeça, até chegar no último aluno da fila, quando ele pegar a bola deverá correr até a frente da sua fileira e passar a bola por cima da cabeça com as mãos, para o colega de trás.

Assim que todas completarem a tarefa e o aluno que iniciou a brincadeira voltar a ser o primeiro o professor vai parar a brincadeira e pedir para que dessa vez eles passem a bola por debaixo das pernas, quando ele der o sinal, os alunos podem começar o jogo, passando a bola por debaixo das pernas para o colega de trás, quando a bola chegar ao último aluno este deve correr até a frente da fila e fazer o mesmo.

Quando todas completarem a tarefa e o aluno que iniciou a brincadeira voltar a ser o primeiro o professor vai parar a brincadeira e pedir para que dessa vez eles passem a bola de maneira alternada, sendo que o primeiro aluno passará a bola por cima da cabeça, o segundo passará a bola entre as pernas e assim sucessivamente até chegar ao ultimo aluno que deverá pegar a bola e correr até a frente dando sequência até que todos completem a tarefa.

Essa atividade trabalha com a coordenação motora, raciocínio lógico, atenção e agilidade dos alunos.

A ludicidade da educação é de suma importância, ela auxilia e muito no processo de aprendizagem dos alunos e ajuda a suprir algumas necessidades educacionais que não seriam possíveis de serem proporcionadas as crianças se elas ficassem apenas sentadas e quietas prestando atenção no professor.

Objetivos da Ludicidade na Educação

A ludicidade proporciona momentos únicos da vida dos alunos, diversas aprendizagens, momentos inesquecíveis, experiências únicas e melhora e muito o aprendizado dos pequenos por trazer-lhes momentos de prazer, isso faz com que eles tenham mais vontade de aprender e buscar novos conhecimentos.

É através do ato de brincar que as crianças assimilam o conceito de amizade, tornam-se resilientes, e menos ansiosos, com as brincadeiras as crianças entendem que a vida não é maravilhosa todos os dias, que tem dias que perdemos e outros em que ganhamos que terão dias que estaremos bem e outros não, passam a aceitar as frustrações de uma maneira mais harmônica, leve e saudável, não causando danos a sua integridade física e psicológica. As atividades lúdicas trazem diversos benefícios como:

  • Coordenação motora
  • Desenvolvimento da linguagem oral
  • Desenvolvimento da linguagem corporal
  • Respeito ás diversidades do outro
  • Assimilação dos conteúdos
  • Assimilação de valores
  • Respeito das regras e normas.
  • Saúde

Por fim as atividades lúdicas só irão trazer benefícios se o professor a trouxer com um objetivo especifico para a sua turma, então aproveite as atividades e se divirta e aprenda junto com os seus alunos, proporcione momentos únicos de interação, aprendizagem e muito conhecimento para eles, programe suas aulas e faça com que esse aprendizado seja mais leve e prazeroso, tanto para você em sua prática quanto para eles que estão aprendendo.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Lúdico na Educação Infantil

Brincadeiras para crianças

Atividades recreativas para educação infantil

Dicas em Vídeo- Ludicidade na Educação Infantil

REFERENCIAS:

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star
1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Andre Marques
Carregar mais Atividades educação infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…