Origem da data comemorativa dia dos pais

Origem da data comemorativa dia dos pais

Origem da data comemorativa dia dos pais

 Conta a história que em 1909 Origem da data comemorativa dia dos pais, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração da Origem da data comemorativa dia dos pais difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

Origem da data comemorativa dia dos pais em outros países – Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples:

“Obrigado Papai” !

A importância do dia dos pais

Origem da data comemorativa dia dos pais

O Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães e em ambas as datas, a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar dias consagrados para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. A importância do dia dos pais, é claro que o comércio se enche de orgulho para faturar mais e contribuir para a alegria das pessoas já que todos ficam felizes e emocionados. Essa atitude da importância do dia dos pais tão sublime é uma invenção cristã. Praticamente o mundo inteiro hoje se rende a esta comemoração mais do que justa àqueles que nos sustentam com o suor de seu rostos. Ser pai é acima de tudo compactuar com a singeleza e a abnegação de ser um grande líder do lar.

  A importância do dia dos pais no Brasil

 Origem da data comemorativa dia dos pais

 A importância do dia dos pais no Brasil,  só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

A importância do dia dos pais no Brasil tinha o objetivo de Bhering que era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto a importância do dia dos pais no Brasil, nos anos seguintes, teve sua data também  deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, pois para o comercio a melhor data, uma vez que geralmente os trabalhadores recebem sempre no quinto dia útil de cada mês e assim permanece até hoje. Além de ser uma data que fortalece o comércio o dia dos pais tem a intenção de aproximar pais e filhos, pois a figura paterna desde antigamente tinha a imagem de ser “aquele que educa com mais firmeza”, hoje em dia sabe-se que muita coisa mudou, mas nem todos os pais mudaram, mas um almoço de domingo, um presentinho feito na escola ou comprado no comercio e aquele abraço gostoso, faz com que muitos pais se derretam e saibam quão importante são na vida de seus filhos.

Ideias para comemorar o dia dos pais na escola

 Origem da data comemorativa dia dos pais

Por mais que sejam datas impulsionadas pelo comércio, comemorações como o Dia dos Pais raramente passam em branco nas escolas. É muito comum que os educadores planejem festas para homenagear os pais ou peçam que a turma produza presentes. O legal também é promover atividades elaboradas por pais e filhos, como por exemplo.

– algumas ideias para comemorar o dia dos pais na escola:

  • Decorar as escola;
  • confeccionar painéis com fotos das crianças e os pais;
  • promover uma roda de conversa para que os próprios papais contem as histórias de sua infância,
  • confeccionar lembrancinhas juntamente com as crianças para serem entregues no dia dos pais;
  • proporcionar o dia de pais e filhos com brincadeiras, como corrida do saco, amarelinha, ovo na colher, corre cotia, futebol, entre outras,
  • atividades de colorir, os professores poderão imprimir desenhos ou pedir que os alunos desenhem eles e seus pais e o que mais gostam de fazer juntos, usando a criatividade,
  • alguma apresentação com músicas que falam de pai;
  • poesias e poemas sobre os pais,
  • jogral;
  • homenagens teatrais.

Dia dos pais na escola o que fazer

Origem da data comemorativa dia dos pais

Dia dos pais na escola o que fazer ? os educadores podem prover o dia “D” com os pais, relembrando as brincadeiras que ele costumava fazer quando criança e ensinar seu filho (a).

Dia dos pais na escola o que fazer – Esse dia poderá ser  o dia da “pipa” ou “papagaio”, levar os pais e as crianças para a quadra da escola ou uma área verde, ou em algum lugar que seja possível a confecção das pipas, fique atento para algumas dicas de segurança, assim você não corre o risco de se machucar ou de machucar os outros: procure um local aberto, afastado de outras pessoas e longe de fios elétricos; verifique se é permitido soltar pipa no local escolhido; é proibido o uso de cerol; as crianças devem estar sempre acompanhadas pelo pai.

Origem da data comemorativa dia dos pais

Prepare os materiais necessários como:

  • os bambus,
  • papel de seda,
  • cola,
  • tesoura,
  • linha de pipa,
  • plásticos para rabiola,

Após a confecção das pipas, promova competições, qual pipa voa mais alto, qual pipa é a mais criativa, qual a mais bonita, isso fará que os pais e as crianças fiquem mais próximos além de proporcionar um dia de muita diversão e alegria.

Mais sugestões de Atividades data comemorativa dia dos pais

Plano de aula data comemorativa dia dos pais

Atividades data comemorativa dia dos pais

Atividades para o dia dos pais na escola

Atividades de artes dia dos pais

Sugestões de atividades datas comemorativas

DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

Datas comemorativas Fevereiro

Datas Comemorativas Janeiro

DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

DATAS COMEMORATIVAS: OUTUBRO

Sugestões de plano de aula de artes:

Plano de Aula de Artes Colagem em forma de arquitetura

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário