Home Planejamento anual 2°ano Planejamento Anual 2° ano- Português – II

Planejamento Anual 2° ano- Português – II

21 min read
0
0
417

 

2º ANO DO CICLO INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO

Disciplinas:

Língua Portuguesa – 1° Bimestre

 

JUSTIFICATIVA

O ciclo inicial da alfabetização tem por finalidade criar condições para o desenvolvimento integral dos alunos. Portanto faz-se necessária uma prática educativa que propicie o desenvolvimento de cada capacidade: física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, devendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneira de aprender. Esta preocupação com o desenvolvimento sócio-afetivo, psicomotor, linguístico e cognitivo das crianças deve-se consubstanciar na prática pedagógica, tendo como princípios o respeito ao contexto sócio-cultural e econômico do qual provém as mesmas e a valorização do saber que trazem para a escola.

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS GERAIS

Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e idéias; acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes níveis de expressões veiculados no sistema de comunicação; escrevendo textos com coesão e coerência, respeitando o sistema de pontuação e ortografia convencional, buscando as informações necessárias para a compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e escritos), considerando características dos gêneros literários, revisando os próprios textos e valorizando a leitura como fonte de cultura e entretenimento e a escrita como registro da oralidade.

 

EIXO I: COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA 

 

Objetivos Específicos:

  • Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;

CONTEÚDOS:

Compreensão de ações, valores, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado.
-Integração e participação ativa na cultura escrita pela ampliação de convivência e do conhecimento da língua
escrita.
-Pedir aos alunos que observem, no caminho para a escola, tudo que contenha escrita.
-Roda de conversa onde os alunos possam relatar suas observações em relação à atividade acima.
-Pedir aos alunos que levem para a escola, pelo menos três coisas de sua casa, que tenha algo escrito. Antes
porem perguntar aos pais onde foram produzidos: na gráfica, pelas pessoas (manuscritos) etc.
-Rodas de conversa para que os alunos apresentem o que levaram para a aula em relação à atividade acima;
explorar cada suporte e cada gênero apresentado: tipo, utilidade, formatação, tipo de papel, onde pode ser
encontrado, onde é produzido, etc.
-Pedir aos alunos que observem os lugares onde encontramos coisas escritas: livraria, supermercados, sacolão, etc.
 

EIXO II – Apropriação Do Sistema De Escrita

Objetivos Específicos:
  • Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras forma.
  • Dominar convenções gráficas;
  • Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua Portuguesa;
  • Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;

CONTEÚDOS:

-Identificação e diferenciação entre a escrita alfabética e outras formas gráficas: letras e desenhos; letras e
rabiscos; letras e números; letras e símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinais de trânsito, etc.)
-Comparação entre desenhos, números, sinais matemáticos.
-Distinção em um texto o que é letra, o que é número, o que é símbolo, o que é desenho, o que é rabisco, etc. e
sinais de pontuação/acentuação.
-Leitura de textos que misturem letras, números, desenhos: carta enigmática, cartões de visitas, etc., mostrando
as diferenças entre eles, inclusive dos sinais de pontuação.
-Distinção do alfabeto, números, sinais de pontuação (de EVA ou papelão), figurinhas somente com desenhos
para que os alunos os separem de acordo com sua categoria (na rodinha).
-Delimitação de palavras (espaços em branco) e frases (pontuação).
-Regras de alinhamento e direção da escrita: de cima para baixo e da esquerda para a direita.
-Leitura em voz alta, apontando cada palavra lida, os espaços entre as palavras e os sinais de pontuação das
frases.
-Trabalho com textos fatiados em parágrafos, frases, palavras.
-Apresentar vários gêneros para os alunos compará-los: bilhetes, anúncios, histórias infantis, romances com
muitas e poucas páginas, reportagens, etc.
-Possibilitar ao aluno a compreensão de que o tamanho do texto se deve ao número de palavras/frases que
possuem. No entanto, o fato de um texto ter poucas palavras/frases não prejudica o seu sentido.

EIXO III – Leitura

Objetivo Específico:

  • Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
  • Desenvolver capacidades relativas ao código escrita especificamente necessárias a leitura.
  • Saber decodificar palavras e textos escritos.
  • Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.

CONTEÚDOS:

-Leitura como hábito prazeroso e necessário.
-Comportamentos sociais próprios de leitor.
-Formação de um gosto estético.
-Conhecimento e utilização de espaços de leituras.
-Manuseio de livros e outros materiais impressos.
-Incentivar a utilização de bibliotecas para utilização de livros, jornais, revistas e etc.
-Incentivar a leitura dos escritos urbanos e materiais escritos que circulam na escola (cartazes, avisos, bilhetes
aos pais, murais, etc.)
-Pesquisa na internet e uso de e-mails.
-Leitura de histórias, poemas, contos, notícias, instruções de jogos, parlendas, piadas, etc. pelo professor e/ou aluno.
 

EIXO IV: PRODUÇÃO ESCRITA

 
Objetivo Específico:
  • Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
  • Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação;
  • Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas;

CONTEÚDOS:

– Criação e organização do canto de leitura, biblioteca de classe, jornal mural, saraus de leitura, etc.

-Sempre que a escola for enviar bilhetes para os pais, ler em voz alta para os alunos.

-Construir os combinados com os alunos e perguntar: como faremos para evitar que alguém esqueça os

combinados? (dirigir a discussão para que os alunos concluam que a melhor opção é escrevê-los em um cartaz

que ficará exposto na sala, assim a professora poderá realçar o valor e o uso da escrita)

-No início da aula, combinar e registrar a rotina de atividades do dia no quadro. Ao final da aula, avaliar o

desenvolvimento da aula.

-Ao realizar jogos, combinar com os alunos a forma de registrar os resultados.

-Criar situações onde os alunos possam observar o valor, o uso e a função da escrita na sociedade, tais como:

-procurar o telefone de alguém (de um colega que esteja doente para a turma ter notícias dele, de um

supermercado para saber o preço de algum produto que a turma precisará para o desenvolvimento de algum

projeto, papelaria para saber o preço de algum

material escolar, etc.);

-Procurar o endereço de alguém (outro uso do catálogo telefônico);

-Localizar ruas, bairros, cidades, estado e país em mapas do bairro, da cidade, do estado, país, mundo;

-Ler histórias, parlendas, poesias, etc. para os alunos;

-Levar jornal e revistas para ler alguma notícia ou reportagem interessante para os alunos;

-Verificar, na secretaria da escola, como a vida escolar dos alunos é registrada;

-Pesquisar em casa como a família usa a escrita;

-Produção de textos escritos mais usuais em estudo nas atividades de sala de aula, como: cartão, convites,

bilhete, aviso, cartaz, carta informal, receita culinária, regras de jogo, combinados de convivência, diários,

histórias, e outros.

-Escritas dirigidas de textos significativos para o aluno, possibilitando a aprendizagem do traço das letras (a

princípio caixa alta e depois cursiva), chamando a atenção para a organização do texto no papel (margem, da

esquerda para a direita, ir até o final da linha, etc.).

-Chamar a atenção dos alunos para a importância da escrita correta das palavras, pois quando escrevemos é para alguém ler.

EIXO V: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

Objetivo Específico:

 – Participar das interações cotidianas em sala de aula:
– Escutando com atenção e compreensão.
– Respondendo às questões propostas pelo professor.
– Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
 
CONTEÚDOS:
 
Formas de participação adequadas para os espaços sociais públicos.
-Participação em sala de aula.
-Regras de convivência.
-Respeito mútuo.
-Elaborar, junto com os alunos, regras de convivência e interações orais; (falar um de cada vez, esperar a vez
de falar, etc)
-Criar com a turma, o hábito de ouvir com atenção e compreensão. Para isso pode brincar com os alunos de:
telefone sem fio; ouvir música e bater palmas em determinada parte dela; cochicho (falar alguma coisa com a
turma, diminuindo cada vez mais o tom de voz e a turma tem de repetir o que foi dito);
-Trabalhar cálculos orais da matemática com batidas ou palmas. Ex.: bater com o lápis na mesa 2 vezes e os
alunos contam, silenciosamente. Pergunta: todos contaram? Depois bater mais. Bate 3 vezes e pergunta:
Contaram? Agora respondam: quantas batidas eu dei ao todo? (ouvir um aluno de cada vez) Se necessário,
repetir as batidas.
-Trabalhar os cálculos orais deixando que um aluno dê as batidas e os outros contem e façam a operação.
– Promover disputas dividindo a turma em 2 grupos. Um aluno do grupo adversário dá as batidas e o outro faz a
operação mental. (Combinar o maior total ou o maior minuendo, que deve ser dentro da capacidade de toda a
turma) Ganha o ponto, quem responder corretamente.
-Acostumar os alunos a emitir opiniões, principalmente os mais tímidos:
– como organizar a sala.
– onde colocar um cartaz, os trabalhos que eles fizeram, etc.
– como escrever as fichas com os nomes deles;
– como estava a merenda e o recreio;
– avaliação das atividades da aula no final do dia, dando voz e vez a todos.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Planejamento Anual 2° ano- Português - II
Author Rating
51star1star1star1star
1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Planejamento anual 2°ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Dia do hino Nacional Brasileiro

Dia do hino Nacional Brasileiro Encontre Neste Artigo:1 Dia do hino Nacional Brasilei…