Planejamento Anual 2° Ano – Português – III

Planejamento Anual 2 ° Ano – Ensino Fundamental – 2° BIMESTRE

DISCIPLINA:

  • LÍNGUA PORTUGUESA  

EIXO I: COMPREENSÃO E  VALORIZAÇÃO DA CULTURA  ESCRITA

Objetivo Específico:

  • Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
  • Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;

CONTEÚDOS:

-Finalidade e funções dos gêneros textuais.
-Trazer, para a sala de aula, e disponibilizar, para observação e manuseio pelos alunos, muitos textos
pertencentes a gêneros diversificados e presentes em diferentes suportes.
-Criar situações de: elaboração e uso do gênero estudado; comparação de gêneros textuais diversos para a
compreensão de suas funções, suportes e características; conhecimento e classificação, pelo formato, de
diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos;
identificação das finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes;
relacionamento entre suporte e possibilidades de significação do texto.
-Apresentação, exploração e utilização do suportes e instrumentos escolares de escrita e suas características
materiais.
-Nos livros e nos cadernos, como se faz a sequênciação do texto nas páginas (frente e verso, página da
esquerda e página da direita, numeração),
-Como se dispõe o escrito na página (margens, parágrafos, espaçamento entre as partes, títulos, cabeçalhos).
-Como se faz para localizar, no livro didático ou no livro de histórias, uma informação desejada; como se
consulta o índice, o sumário.
 

EIXO II: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA ESCRITA

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc;
  • Conhecer o alfabeto:
  • Compreender a categorização gráfica e funcional das letras;
  • Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (de fôrma e cursiva);

CONTEÚDOS:

-Identificação de fonema / grafema em um conjunto de palavras.
-Composição de palavras a partir de sílabas.
-Decomposição e composição de palavras em sílabas.
-Brincadeira: Dança das palmas: O professor fala o nome de um aluno. Os alunos devem repetir o nome
devagar (sílaba por sílaba) batendo palmas para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo. (se
necessário repetir a direção das palmas até falar todas as sílabas do nome falado pela professora)
Repetir a atividade com os fonemas. Ex. Nome: Sônia: direita: 2 palmas para Sô, esquerda: 3 palmas para nia.
(antes de fazer a dança das palmas a professora mostra os sons que formam as sílabas)
-Alfabeto (identificação das letras e reconhecimento da ordem alfabética).
-Identificação de letras e de reconhecimento da ordem alfabética.
-Tipos de letras. Reconhecimento dos diversos tipos de letra (de fôrma e cursiva).
-Traçado dos diferentes tipos de letras.
-Roda de conversa: uso da ordem alfabética na sociedade e identificação dos gêneros que a usa.
-Explorar os sinais gráficos, possibilitando ao aluno compreender que não fazem parte do alfabeto;
-Apresentar o alfabeto letra por letra, nomeando-as. Depois que apresentar todo o alfabeto contar as fichas
para que os alunos confiram se realmente o alfabeto tem 26 letras.

EIXO III: LEITURA

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
  • Identificar a finalidade e funções da leitura, em função reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
  • Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua contextualização;
CONTEÚDOS:
 
-Compreensão linear do texto.
-Produção de inferência.
-Compreensão global.
-Identificação: Do gênero; Finalidade; Do suporte; Contextualização do texto.
-Elaboração de hipótese.
-Identificação de suporte do gênero e funções / Identificação e compreensão do título.
-Ler textos diversos e de interesse dos alunos e possibilitar a compreensão dos mesmos, pelas crianças, desafiando-as a identificar, oralmente: as informações explícitas no corpo do texto e construir com elas o fio da meada. Nos textos narrativos os questionamentos orais do professor, em relação ao texto, devem levar o aluno a identificar quem fez o que, quando, como, onde e por quê. Nos textos argumentativos os questionamentos devem levar o aluno a identificar o assunto do texto, que posição defende, que argumentos apresenta para convencer o leitor, a que conclusão chega. As informações não ditas, mas que estão nas entrelinhas, subentendidas. Os questionamentos orais do professor devem levar o aluno a associar elementos diversos, presentes no texto ou que fazem parte da vivência do aluno para que ele possa compreender informações ou inter-relações entre informações que não estejam explicitadas no texto, fazendo inferências. O sentido do texto. Os questionamentos orais do professor devem levar o aluno a construir.

EIXO IV: PRODUÇÃO ESCRITA

Objetivos Específicos:

Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas;
Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos;
 
CONTEÚDOS:
 
-Utilização de regras ortográficas básicas de escrita e de regras de pontuação (interrogação, exclamação,
ponto final, vírgula nas enumerações, dois pontos e travessão nos diálogos).
-Organização do próprio texto de acordo com as convenções de escrita (parágrafo, margem, título, noções
básicas de pontuação).
-Produção de histórias seriadas.
Antes de fazer produções coletivas o professor deve planejar com os alunos, seguindo os questionamentos:
Para que vamos escrever? (objetivo)/Para quem vamos escrever? (interlocutor)/Qual o gênero textual mais
adequado?/O que a gente vai dizer?
À medida que o professor for escrevendo deve ir questionando: como vamos começar o texto?/E agora, o que
vamos escrever?/Como vamos terminar o texto?
 

EIXO V: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

Objetivos Específicos:

  • Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifesta por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra- escolar.

CONTEÚDOS:

Atitudes e procedimentos éticos em relação a variedade linguística: Própria, que aprendeu com a família e
contemporâneos; Do colegas, que é diferente da sua.
-Reconhecer a existência das diversas variedades da língua;
-Leitura de revista em quadrinhos da Turma da Mônica, chamando atenção para a maneira do Cebolinha (troca
o r pelo l) e do Chico Bento e seus amigos falarem (caipira) e a maneira de seus amigos tratarem essas
diferenças de formas de expressão;
-Roda de conversa sobre as variadas maneiras das pessoas falarem: crianças, velhos, adultos, jovens,
adolescentes, etc.
-Uso de gírias e expressões regionais;
 

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