Home Planejamento anual 2°ano Planejamento Anual 2° Ano – Português – IV

Planejamento Anual 2° Ano – Português – IV

16 min read
0
0
176

Planejamento Anual 2° Ano – Ensino Fundamental – 3° BIMESTRE

Disciplina:

  • Português.

EIXO I: COMPREENSÃO E  VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver as capacidades necessárias para uso da escrita no contexto escolar;
  • Saber usar os objetos de escrita presente na cultura escolar;

CONTEÚDOS:

-Conversa informal com os alunos sobre como usar e cuidar dos materiais escolares: mostrar um caderno,
mostrar como se deve passar as folhas, o cuidado para não deixar as folhas com “orelhas”, a função das linhas
e margens, a força necessária para se escrever e o que pode acontecer se coloco mais força no lápis do que a necessária;
-Cuidado com os lápis (de escrever e de cor), para que não quebrem as pontas, cuidado com a borracha,
régua, etc.
-Manusear o livro didático e explicar a forma correta de usá-lo durante o ano todo sem estragá-lo;
-Proceder da mesma forma com os demais materiais escolares;
-Conversa com os alunos sobre a necessidade do capricho, legibilidade e organização da escrita em todos os
textos que produzirem;
 

EIXO II: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA ESCRITA

  • Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita;
  • Dominar as relações entre grafemas e fonemas;

CONTEÚDO:

-Observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras, com vista à compreensão da natureza
alfabética do sistema de escrita.
-Identificação e comparação da quantidade, da variação e da posição das letras de determinadas palavras:
bingo, textos com lacunas, colocação de palavras em ordem alfabética, confronto entre a escrita produzida pelo
alfabetizando e a escrita padrão.
 

EIXO III: LEITURA

  • Levantar e confirmar hipótese relativa ao conteúdo do texto que está sendo lido;
  • Buscar pistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão;

CONTEÚDOS:

Prever que o texto vai dizer e verificar a correção destas previsões.
-Previsões relativas ao texto baseadas em informações, estilo do narrador ou personagem, insinuações do
autor, sinais de pontuação, interpelações com outros textos ou situações vivenciadas.
-Componentes formais do texto: estrutura composicional (organização em partes)/ Recursos linguísticos
(discurso direto e indireto, tempo dos verbos, linguagem coloquial e linguagem formal, frases curtas ou longas)/
Recursos expressivos e literários (rimas, linguagem figurada e jogos de palavras)/Inferência/ Estabelecimento
de relações entre informações.
-Intertextualidade.
-Apresentar o texto a ser lido: em folhas individuais, em cartazes, livros, etc
-Ajudar os alunos, com perguntas, a identificar o suporte e o gênero textual e a partir daí levantar hipóteses
relativas ao seu conteúdo.
-Ler o título, caso o texto o tenha e incentivar os alunos a levantar hipóteses em relação ao seu conteúdo.
-Ler o texto para os alunos confirmar ou descartar as hipóteses levantadas.
-Outra forma de introduzir esta capacidade é, ao ler história, interromper a leitura em determinados momentos
e perguntar aos alunos o que eles acham que vai acontecer.
-Apresentar um texto que tenha informações explícitas, implícitas e que necessite inferir para sua
compreensão.
-Leitura do texto.
-Pedir que os alunos tentem identificar o suporte e o gênero, analisando as características do texto e do
suporte (nesse momento trabalhar apenas com gêneros que os alunos já dominam).
-Identificado o suporte e o gênero a professora deve conduzir a observação do aluno para a estrutura
composicional do texto (as partes que o compõem), a leitura da ilustração.
-Fazer a leitura novamente ou solicitar que os alunos leiam, se isso já for possível.
-Fazer perguntas aos alunos para que identifique informações explícitas e implícitas.
-Relacionar as informações do texto, possibilitando sua compreensão e possíveis inferências de sentido;
 

EIXO IV: PRODUÇÃO ESCRITA

Objetivo Específico:

  • Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade;
  • Usar a variedade linguística apropriada à situação de produção e de circulação, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática;

CONTEÚDOS:

Exploração das características físicas e estruturais de gêneros mais usuais: aviso, cartão, bilhete, carta,
convite, receita culinária, propaganda, histórias, notícias e outros.
-Produção escrita de textos de gêneros mais usuais, em situação coletiva em que o professor é o escriba, em
pequenos grupos e mesmo individualmente, quando os alunos mostram a escrita de suas experiências, em
gêneros definidos.
-Reconhecimento das variantes frequentemente usadas nos ambientes com que se tem contato e a partir da
escuta de textos lidos pelo professor, da leitura de textos de diferentes gêneros.
-Produção de textos de diferentes gêneros fazendo a adequação da linguagem ao considerar o destinatário, a
situação comunicativa, os objetivos do texto.
-As atividades de introdução desta capacidade devem partir sempre de gêneros textuais já conhecidos e
trabalhados sistematicamente com os alunos, pois não podemos construir um texto segundo os padrões de
composição usuais na sociedade, se não conheço seu gênero, seu texto e nem o seu contexto de circulação.
-Antes de começar a construção, planejar o texto:
– qual o gênero textual que vamos produzir (Explicar aos alunos, que dependendo de quem vai receber e ler, o
objetivo ou função social do texto que será escrito, é que escolhemos o gênero. Ex. Se quero pedir algo ao
diretor da AS, escrevo um ofício. Se vou pedir a um amigo, posso escolher uma carta – se o ele está distante –
ou um bilhete – se ele está próximo. Se vou pedir aos meus pais, posso escrever um bilhete, mas o jeito de
escrever vai ser diferente do bilhete do amigo)/Para que vamos escrever?/Para quem vamos escrever?/O que
vamos escrever?
-Utilizar de várias situações reais para promover o conhecimento do gênero e a construção de textual coletiva:
Convites, cartazes, reportagens, relatórios, etc.
– Manusear os diferentes tipos de gêneros textuais identificando sua finalidade e função apenas pelo
reconhecimento dos mesmos;
– ler os textos para os alunos e dirigir a observação do tipo de linguagem de cada um:
– se é uma linguagem coloquial ou formal e porque o autor a escolheu;
– se as frases são curtas ou longas ;
– se o texto contém gírias e porque as contêm ou não contêm;
– se a linguagem é “mais enfeitada” ou se é simples e direta
– comparar o tipo de linguagem de variados gêneros textuais identificando semelhanças e diferenças;
– as expressões de tratamento utilizada em cada gênero (V.Sa. ,V. Exa., Prezado Amigo, Senhor Diretor, etc.)
– identificar o sujeito e os verbos;
– identificar e compreender as metáforas (sentido figurado)
– as concordâncias verbais e nominais;
– os tempos dos verbos, etc
 

EIXO V: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

Objetivo Específico:

  • Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada;
  • Planejar a fala em situações formais;

CONTEÚDOS:

-Adequação do modo de falar às circunstâncias da interlocução verbal.
-Planejamento da fala considerando o objetivo de quem fala, expectativa e disposições de quem ouve,
ambiente em que a fala acontecerá.
-Mandar recados ou pedir informações alguém através dos alunos;
-Dramatizar situações nas quais o aluno precisará empregar a variedade linguística: conversa entre amigos,
entre o diretor e o professor, médico e paciente, padre e ou pastor e fieis, mães e filhos, cidadãos e
autoridades, etc.
-Planejar a fala em situações formais
-Pedir ao aluno que dê recados à especialista da escola, ao diretor, a outros professores etc. Antes do aluno
sair para fazer a tarefa pedida, pedir que fale para o professor como ele pretende falar para a pessoa indicada.
-Pedir a um aluno que dê recados ou anuncie algo em outras salas. Antes, porém, o professor deve construir,
junto com a turma, o texto oral que deverá ser comunicado.
Summary
Review Date
Reviewed Item
Planejamento Anual 2° Ano - Português - IV
Author Rating
51star1star1star1star
1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Planejamento anual 2°ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Planejamento Anual 2° Ano – Português – III

Planejamento Anual 2 ° Ano – Ensino Fundamental – 2° BIMESTRE DISCIPLINA: LÍNG…