Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental

Planejamento Anual

3° ano do ensino fundamental

 

“Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações. (…) Planejar também é se comprometer com a concretização daquilo que foi elaborado enquanto plano”.

Celso dos S. Vasconcelos

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental

O planejamento anual 3º ano do ensino fundamental

Toda escola juntamente com seu corpo docente, diretores e funcionários devem iniciar suas rotinas anuais com um planejamento.

A maioria das instituições de ensino exigem um planejamento da ação pedagógica anual é uma etapa fundamental para as metas e objetivos na sala de aula. Além disso são articuladas as estratégias e combinado às possibilidades da ação.

O planejamento anual atende as necessidades do aprendizado dos alunos, é no inicio do ano antes do retorno das aulas que o corpo docente se reúnem para elaborar e propor atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano, tudo começa por planejar o calendário escolar, criar as turmas e colocar em pratica juntamente com a necessidade da comunidade local o que demanda a secretaria municipal ou estadual de educação.

Tal planejamento estará sempre aberto a mudanças, pois a avaliação dos alunos da escola é sempre constante, uma vez que se deve dar uma atenção maior na forma em que a criança absorve as informações passada à ela, um outro item muito importante aos quais os psicopedagogos recomendam aos educadores é observar o comportamento da criança no ambiente escolar, como ela se relaciona com os outros colegas, professores e funcionários de tal instituição. Cada criança aprende de uma forma em seu devido tempo.

O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças tendem a acontecer de forma gradativa e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar, escolar e fatores externos. Por isso é importante levar em consideração o tipo de alunos que o professor irá trabalhar nesse ano letivo.

No ensino fundamental especialmente no 3º ano, o acesso aos conhecimentos acumulados socialmente são intensos.

Isso implica num trabalho com conceitos, procedimentos e atitudes que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades como:

  • Investigar;
  • Estabelecer relações;
  • Argumentar;
  • Justificar;
  • Problematizar;
  • Compreender fenômenos e fatos da realidade.

O professor, nesse processo, é o mediador, que favorece a construção da autonomia intelectual. Cada vez mais ativos e participantes, os estudantes trazem para o espaço escolar seus conhecimentos e concepções, sentindo-se mais envolvidos no processo do ensino aprendizado.

OBJETIVOS GERAIS:

O principal objetivo do planejamento anual 3º ano do Ensino Fundamental é que as crianças sejam capazes de compreender seu papel importante na sociedade; como exercício de direitos e deveres, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. Utilizando sempre o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

PLANEJAMENTO ANUAL 3 º ano ensino fundamental

  • – Português
  • – Matemática
  • – Geografia
  • – História
  • – Ciência

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental língua portuguesa 

  • LÍNGUA PORTUGUESA

Resultado de imagem para lingua portuguesa

O ensino de Língua Portuguesa ajuda na formação dos indivíduos e tem a capacidade do desenvolvimento da linguagem, da compreensão, a interpretação, a análise dos elementos formais e não formais de um texto respeitando as estruturas do gênero. Também auxilia o aprendizado usando a linguagem Oral, Leitura, Escrita e Análise e Reflexão sobre a Língua, com o objetivo de que o aluno escreva e fale de maneira eficiente, atendendo às intenções e às necessidades de contextos comunicativos diversos.

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental por bimestre

Conteúdo:

1º Bimestre:-

  • Leitura e interpretação de texto;
  • Produção de texto;
  • Ortografias;
  • Leitura e interpretação de texto (conto);
  • Uso do dicionário;
  • Ordem alfabética ativo;
  • Relação entre o texto e as experiências pessoais;
  • Sinônimo e antônimo;

2º Bimestre:-

  • Escrevendo cartas Leitura e interpretação de texto;
  • Propaganda;
  • Diferença entre a fala e escrita Som nasal;
  • Ordem alfabética;
  • Uso da letra maiúscula.

3º Bimestre:-

  • Ortografia – Dígrafos rr e ss;
  • Porque e por que;
  • Ponto de exclamação;
  • Ortografia – uso do h, ch, lh e nh;
  • Plural dos substantivos simples;
  • Parágrafo e pontuação;
  • Mal e mau;
  • Ortografia: GE, GI, GUE, GUI, JE E JI;
  • Substantivo próprio e comum;

4º Bimestre:-

  • Folclore, Leitura e interpretação de texto;
  • Produzindo texto oral;
  • Análise de gênero;
  • Encontros consonantais;
  • Uso do ponto final e da vírgula;
  • Interpretação Texto verbal e não verbal;
  • Uso do C e do Ç Substantivo;
  • Adjetivo Flexão de Gênero (feminino e masculino).

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental Matemática

  • MATEMÁTICA

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental

A Matemática é uma ciência construída e organizada pelo homem, que desempenha um papel fundamental na organização do pensamento a partir do desenvolvimento de habilidades de raciocínio específicas. Aprende-se Matemática para que, a partir dela, o homem amplie seu conhecimento e, por consequência, contribua para o desenvolvimento da sociedade.

  • Conteúdo:

1º Bimestre:-

  • O uso dos números Números (medidas de tempo, de comprimento, de capacidade e de temperatura);
  • Números e estatística Adição (dezenas e unidades e unidades com dinheiro) Sistema de numeração decimal;
  • As quatro operações;
  • Adição e subtração;
  • Contagem por agrupamento de 2;
  • Seqüências (sucessor e antecessor).
  • Números até 99 (ordem dos números naturais (<) menor e (>) maior;
  • Números até 99 (ordem crescente e decrescente);
  • Sólidos geométricos Cubo e paralelepípedo Prisma Pirâmide Esfera Cilindro Cone;
  • Medidas de tempo e de dinheiro;
  • Medidas de tempo: hora, minuto, dia semana, mês e ano Sistema monetário brasileiro;

2º Bimestre:-

  • Figuras geométricas;
  • Regiões planas, contornos e sólidos geométricos;
  • Subtração;
  • Adição e subtração;
  • Simetria;
  • Multiplicação;
  • Tabuadas de 2 até 9 Multiplicação com 10 e com 0;
  • Multiplicação sem reagrupamento;
  • Multiplicação com reagrupamento.

3º Bimestre:-

  • Raciocínio combinatório;
  • Probabilidade;
  • Divisão exata e divisão não exata;
  • Algoritmo;
  • Numeração decimal;
  • Centenas, dezenas e unidades.

4º Bimestre:-

  • Retomando as quatro;
  • Adição e subtração;
  • Multiplicação;
  • Divisão;
  • As quatro operações Medidas: Comprimento, massa e capacidade;
  • Medida de comprimento;
  • Unidades não padronizadas: palmo, pé e passo;
  • Unidade padronizada: o centímetro ;
  • Unidade padronizada: o metro;
  • Medida de massa, O quilograma ou quilo Medida de capacidade.

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental história

  • HISTÓRIA

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental

A área de História pode ser definida como o estudo do homem em suas relações com os outros homens e com a natureza.

  • Conteúdo:

1º Bimestre:-

  • Conhecendo novos amigos;
  • A mudança e a identidade pessoal;
  • O tempo na nossa vida;
  • O tempo na escola;
  • O tempo de estudar e brincar;
  • Tempo cronológico: minutos, horas, dias, semanas, meses e anos;
  • Diferentes maneiras de medir o tempo;
  • O tempo e a história;
  • O passado e o presente nas brincadeiras infantis.

2º Bimestre:-

  • Observando o bairro onde vivo;
  • O caminho de todos os dias;
  • A vida no bairro;
  • Conhecendo outros bairros;
  • Bairros diferentes e bairros parecidos;
  • Histórias de bairros.

3º Bimestre:-

  • A cidade onde vivo;
  • Conhecendo a história da cidade;
  • O trabalho na cidade e no campo;
  • As profissões;
  • O trabalho de cada um é importante para todos;
  • Trabalho infantil;
  • As profissões mudam com o tempo;
  • O trabalho e seus diferentes significados.

4º Bimestre:-

  • O Governo municipal Leis e regras;
  • A cidade e o campo como parte do município;
  • A prefeitura;
  • A Câmara Municipal;
  • Regras de Convivência em sala;
  • Regras de trânsito;
  • Leis governamentais;
  • A organização política do município;
  • O Serviço de saúde pública;
  • A importância do voto Eleições no passado;
  • A participação popular.

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental Geográfia

  • GEOGRAFIA

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental

A Geografia é a área do conhecimento que explica a organização do espaço no planeta. Investigamos o modo como os homens se relacionam entre si e com a natureza.

  • Conteúdo:

1º Bimestre:-

  • Conhecendo os colegas de turma;
  • Percepção do espaço por meio dos sentidos;
  • Órgãos dos sentidos;
  • Redução e ampliação de imagens;
  • Os caminhos que percorremos;
  • Diferenças entre os elementos que compõem a paisagem;
  • Representação gráfica de um trajeto;
  • Noções de Espaço;

2º Bimestre:-

  • Os elementos da paisagem;
  • Diferentes paisagens;
  • As formas naturais e as formas construídas da paisagem;
  • As transformações das paisagens feitas pelo ser humano;
  • O tempo atmosférico e a paisagem;
  • O bairro, suas paisagens e as maneiras de representá-lo;
  • Conhecendo os arredores do bairro da nossa escola;
  • Representando o bairro da nossa escola.

3º Bimestre:-

  • A cidade faz parte do município;
  • Conhecendo a nossa cidade;
  • Localizando-se na cidade;
  • Os serviços públicos;
  • A rede de água;
  • Os caminhos da água, ontem e hoje;
  • Para se conscientizar e não desperdiçar;
  • Os rios.

4º Bimestre:-

  • Os serviços públicos;
  • Rede de energia elétrica;
  • Desperdício;
  • A Energia elétrica através dos tempos;
  • História da energia elétrica no Brasil;
  • Usinas Hidrelétricas;
  • Benefícios trazidos pela energia elétrica;
  • Produção de lixo;
  • A coleta de lixo;
  • Coleta seletiva de lixo.

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental Ciências

  • CIÊNCIAS

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental

O objetivo do ensino das ciências não é simplesmente incentivar o conhecimento das descobertas nessa área ou descrever conceitos e repetir procedimentos. O conhecimento científico pretende capacitar para o uso de linguagens de teor científico e tecnológico, dar instrumentos para a compreensão de fenômenos naturais e de processos da vida prática, fornecer elementos para a elaboração de uma visão de mundo, permitir situar seu conhecimento em contextos reais e fazer análises críticas ou enfrentar problemas, desenvolvendo também prazer no aprendizado permanente.

  • Conteúdo:

1º Bimestre:-

  • Explorando um jardim;
  • Observando e descrevendo animais invertebrados;
  • Comparando animais;
  • Conhecendo outros animais vertebrados;
  • Animais em extinção;
  • Classificação dos insetos, aracnídeos e crustáceos
  • Os animais e a nossa saúde.

2º Bimestre:-

  • Vegetais na alimentação;
  • Como é o corpo de um vegetal?;
  • Fazendo uma horta;
  • O que comer?
  • Analisando refeições;
  • Alimentos de origem animal e vegetal;

3º Bimestre:-

  • Do natural ao sintético;
  • De que é feito;
  • Alertando sobre riscos;
  • Dos lampiões às lâmpadas e sombras Iluminando diferentes corpos;
  • Sombras de diferentes formatos;
  • Observar o céu e ver o tempo passar;
  • As sombras e as horas;
  • As estrelas e as horas;
  • Explorando a lua;
  • A lua e o calendário;
  • A lua: ontem e hoje

4º Bimestre:-

  • Os Meios de Transportes e nós;
  • Nosso corpo se movimenta;
  • A Tecnologia por trás da bicicleta;
  • A História da bicicleta;
  • O funcionamento da bicicleta;
  • Uma grande invenção Fazendo a força Fazendo menos esforço.

Mais opções de Planejamento anual 

Planejamento Anual 2° Ano Português IV

Planejamento Anual 2° Ano Português III

Planejamento Anual 2° ano- Português  II

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Planejamento Anual 3 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 2 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 4° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 3° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 2° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 1° ANO

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

PLANEJAMENTO ANUAL – Educação Infantil Para Imprimi

Planejamento 3 ano

PLANO DE AULA 6° ANO PORTUGUÊS

PLANO DE AULA DE PORTUGUÊS 1° ANO

PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Mais sugestões de Plano de aula

PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

Plano de aula para educação infantil

plano de aula para baixar

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

Sugestões de Projetos Para Baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

 

 

Adicionar Comentário