Planejamento anual educação infantil maternal

Planejamento anual educação infantil maternal

Planejamento anual educação infantil maternal

Educação Infantil Maternal:

  1. Planejamento:

 Objetivos Gerais: –

  • Desenvolver a coordenação motora como: brincar, saltar, correr, pular, andar, dançar e demais movimentos, a qual a criança pratique uma atividade física com gastos de energia;
  • Expandir os movimentos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura;
  • Dar seguimento nos estímulos dos sentidos que já começaram a ser aguçados em casa, como: ouvir, tocar, sentir, degustar, olhar, observar, cheirar;
  • Trabalhar o desenvolvimento da linguagem utilizando a comunicação;
  • Incentivar as crianças a expor suas ideias criativas, deixando a imaginação tomar conta de seus afazeres;
  • Ensinar as crianças sobre seu próprio nome, sobre o nome de seus amiguinhos, professores e demais funcionários da unidade.

     2.Conteúdo do Planejamento anual educação infantil maternal:

  • Trabalhar a coordenação Motora Ampla e fina;
  • Desenvolver os sentidos;
  • Interagir o convívio social e a desenvoltura de cada criança através das diversas formas de arte;
  • Habituá-los com o seu nome e o nome dos amigos.
  1. Desenvolvimento:

Para trabalhar o Planejamento anual educação infantil maternal precisaremos de muita criatividade, afinal os pequeno possuem uma energia que precisa ser gasta .

  • Dar enfase as brincadeiras que utilizem bastante o gasto de energia;
  • Usar os jogos e atividade lúdicas para desenvolver a concentração e trabalhar o egocentrismo;
  • Utilizar materiais reciclados para desenvolvimento das atividades de coordenação motora e a conscientização do reaproveitamento de materiais;
  • Desenvolver os sentidos através de atividades que utilizem a musica, a culinária, e o conto de histórias descobrindo assim o tato, os movimentos, as formas, as texturas, a reprodução de sons e o andar, abrir, fechar, empilhar,encaixar, puxar, dentre tantas outras atividades;
  • Trabalhar a convivência entre as crianças através de brincadeiras em grupos desenvolvendo a comunicação;
  • Demonstrar habitualmente o nome de cada criança através de crachá, cartazes e atividades
  • Abusar dos materiais pedagógicos e da criatividade.
  1. Avaliação:

 Avaliação deverá ser contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.

O educador deverá anotar as observações em fichas individuais de cada criança e em cada reunião de pais apresentá-las aos responsáveis.

  1. Planejamento anual educação infantil maternal irá contemplar:

  •  as crianças de 1 a 3 anos de idade.

 7 . Tipos de brincadeiras á serem desenvolvidas durante todo ano com as crianças:

  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar), colar, rasgar, cozinhar, criar seus próprios brinquedos;
  • Exploração da imaginação, cantigas de rodas, conto de histórias;
  • Brincadeiras sem regras.
  • Brincadeiras com poucas regras simples.
  • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar);
  • Atividade física simples; como alongamentos;
  • Estimulação e motivação.
  • Atividades lúdicas.
  1. Algumas matérias que já podem ser trabalhadas no maternal:

  • Matemática:

Planejamento anual educação infantil maternalPlanejamento anual educação infantil maternal

  • Objetivo –
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;
  • Ensinar a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço, de acordo com a rotina diária apresentada;
  • Estimular a coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas;
  • Reproduzir sequências ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.

Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

  • Conteúdo:
  • Estruturas lógicas: comparação, identificação por cor, pela forma dos objetos, quadrado, circulo, retângulo e triângulo, tamanhos, grande, pequeno, gordo, magro, alto, baixo, conjuntos e quantidade;
  • Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda;
  • Coordenação Motora;
  • Desenvolvimento de percepção;
  • Sequência e seriação;
  • Numeração;
  • – Contagem de 1 à 10.

 

  • Estratégia:
  • Utilização de materiais pedagógicos, reciclados, figuras, livros, jogos, brincadeiras, desenhos, pinturas de várias formas;
  • Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos;
  • Através do uso de materiais concretos, jogos e brincadeiras, registro de atividades;
  • Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.

 

  • Observações;
  • Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente, usando sua criatividade;
  • Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
  • A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento” e a agilidade;
  • A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de sequência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.

 

  • História :

Planejamento anual educação infantil maternal

 

  •  Objetivo:
  •  Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas, sempre desenvolvendo atividades práticas;
  • Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo;
  • Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância, e o convívio social com a turminha da escola, amigos, funcionários e educadores;
  • Explorar o meio ambiente físico.

 

  • Conteúdo:
  • Datas Comemorativas: as quatro estações do ano, Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal entre outros;
  • Calendário (relação espaço tempo);
  • Família;
  • Escola (ambiente/colegas).

 

  • Estratégia:
  • Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de atividades desenvolvidas sempre que possível pelas próprias crianças;
  • Lembrancinhas que traduzam a data em questão elaboradas pelos professores;
  • Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças;
  • Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família;
  • Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente escolar, que traga um contato mais próximo dos amiguinhos.

 

  • Ciências:

Planejamento anual educação infantil maternal

 

  • Objetivos:
  • Desenvolver capacidade e a importância da higiene pessoal;
  • Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo;
  • Estimulação dos sentidos;
  • Estimular o cuidado com a natureza e com o meio ambiente ao qual vive;
  • Nomear e reconhecer diferentes animais;
  • Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando o doce e salgados, ensinando desde cedo o que é saudável e o que faz bem para a saúde.

 

  • Conteúdo:
  • Higiene pessoal: mãos, dentes, uso do banheiro, banho;
  • Esquema corporal;
  • Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar;
  • Horticultura e jardinagem;
  • Animais;
  • Alimentos ricos em vitaminas que fazem bem ao organismo;

 

  • Estratégia:
  • Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, tomar banho e lavar todas as partes do corpo, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças;
  • Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano;
  • Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  • Plantação de mudas e flores;
  • Conhecendo os animais através de figuras, desenhos, gestos musicais, histórias e imitando os sons;
  • Apresentação de alimentos através de figuras ou na hora da própria merenda, estimulado as crianças a experimentarem;

 

  • Artes:

Planejamento anual educação infantil maternal

  • Objetivo:
  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia, a imaginação e a criatividade da criança;
  • Estimulação de confecção de brinquedos através de materiais reciclados;
  • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila, massinha, tinta guache, lápis de cor, giz de cera.

 

  • Conteúdo:
  • Artes: desenho livre e pintura;
  • Reciclagem;

 

 

  • Estratégia:
  • Utilização de lápis, argila, massinha de modelar, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios;
  • Material de reciclagem e criatividade do educador.

 

  • Desenvolver Atividades de bons hábitos durante todo o ano:
  • Desenvolve bons hábitos pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Mantê-la ocupada.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.

Tão importante quanto o planejamento, é o replanejamento, vale lembrar que tudo gira em torno das crianças e o que prevalece é o seu bem estar, seu aprendizado e seu convívio no âmbito escolar.

Mais opções de Planejamento anual 

Planejamento Anual 2° Ano Português IV

Planejamento Anual 2° Ano Português III

Planejamento Anual 2° ano- Português  II

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Planejamento Anual 3 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 2 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 4° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 3° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 2° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 1° ANO

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

PLANEJAMENTO ANUAL – Educação Infantil Para Imprimi

Planejamento 3 ano

PLANO DE AULA 6° ANO PORTUGUÊS

PLANO DE AULA DE PORTUGUÊS 1° ANO

PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Add Comment