PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

Planejamento EJA Alfabetização

  1. Educação sem Idade:

A evasão escolar, leva após algum tempo os alunos a procurarem a Educação de Jovens e Adultos o EJA. Geralmente um público com idade já avançada que são acolhidos por um professor formado para atuar no Ensino Fundamental.

Conforme orienta o Ministério da Educação quem leciona para os Jovens e Adultos, deve conhecer seus alunos, suas expectativas, sua cultura, suas características e suas necessidades de aprendizagem, sempre respeitando a realidade dos estudantes .

O educador do EJA tem como papel principal ajudar o adulto a perceber mais sensivelmente o mundo que o cerca e ampliar o repertório dos alunos para que consigam solucionar questões do cotidiano com mais propriedade.

     2. PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO:

Neste caso é fundamental o planejamento anual das aulas, sendo possível seu replanejamento com a observação das dificuldades encontradas no dia a dia com os alunos. Uma vez que ao contrário das crianças, os adultos têm mais medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita.

       3.APRESENTAÇÃO:

Serão apresentadas à seguir algumas formas de como trabalhar com o EJA, levando sempre em consideração os interesses, experiências, temores, opiniões, sentimentos e emoções dos educandos.

Para melhor desenvolvimento do trabalho com os alunos, o planejamento será distribuído por área de conhecimento.

       4.PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO:

  • LÍNGUA PORTUGUESA

 

Objetivos Gerais

  • Demonstrar aos jovens e adultos o quão é importante é a convivência social, saber entender a necessidade do outro sem julgamento, saber ouvir o outro e desenvolver a capacidade de respeitar o próximo.
  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais.

 

Objetivos Específicos 

  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
  • Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  • Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  • Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

 

Conteúdo:

  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Emprego adequado de letras;
  • Montagem de palavras, sentenças e textos;
  • Identificação de ideias básica do texto;
  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica, dança e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Tonicidade;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.

 

 Atividades:

  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome ou de pessoa próxima ou colegas de salas);
  • usar jogos confeccionado pelos próprios alunos:
  • Material –
  • papel sulfite com as letras do alfabeto feito pelos próprios alunos, com auxílio da professora;
  • papelão;
  • cola;
  • Modo de fazer –
  • cole em um papelão ou alguma superfície mais grossa ou firme;
  • recorte e comece a brincadeira.

Planejamento EJA Alfabetização

  • Leitura de diversos tipos de textos e livros de fácil leitura com figuras;
  • leve os alunos a biblioteca da escola para se habituarem com o ambiente de leitura;
  • propor que tragam rótulos de alimentos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;

Planejamento EJA Alfabetização

  • Ortografia;
  • Achar palavras em revistas ou jornais, propor que o aluno ache palavras destacas pelo professor dentro da revista ou jornal, recortá-las e colar em seu caderno depois conte o número de palavras iguais que achou.
  • Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;

 

MATEMÁTICA – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

 

Objetivos gerais:

  • Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
  • Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
  • Objetivos Específicos
  • Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
  • Simular o uso da matemática no cotidiano do dia a dia, como compras em supermercados, padarias, conferir o troco;
  • Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
  • Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
  • Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
  • Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
  • Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
  • Trabalhar conjuntos, na resolução de problemas envolvendo as quatro operações;
  • Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

 

Atividades:

  • atividade envolvendo a escrita dos números em ordem crescente e decrescente;
  • Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
  • formar grupo com 5 alunos, dar uma lista de compra e simular a ida deles ao supermercado, verificando o valor da compra, quanto foi gasto, o valor pago e se ouve troco.
  • Usar jogos, para a fixação das aprendizagens;

jogo do dado –

  • material:
  • dados
  • levar dados, para cada grupo formado por 5 alunos, peça que cada um jogue o dado um vez e marque o número que caiu, o grupo que somar primeiro ou diminuir ou dividir ou multiplicar primeiro de acordo com a atividade proposta pelo professor é o ganhador;

Planejamento EJA Alfabetização

  • Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
  • Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;

 

GEOGRAFIA  E HISTÓRIA – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

Objetivos Gerais:

  • Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
  • Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
  • Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
  • Conhecer a formação do povo brasileiro;
  • Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

 

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
  • Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
  • Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
  • Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
  • Compreender as leis que regem o país;
  • Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
  • Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
  • Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
  • Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
  • Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

Atividades:

  • Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
  • Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
  • Trabalhar debates com temas da atualidade;
  • desenvolver o debate sobre questões politicas atuais do Brasil.

Planejamento EJA Alfabetização

CIÊNCIAS – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

Objetivos Gerais:

  • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
  • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

 

Objetivos Específicos:

  • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e rotação;
  • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
  • Trabalhar a reciclagem como forma de preservação do meio ambiente;
  • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
  • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
  • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
  • Saber sobre doenças infecto contagiosas, formas de transmissão e como evitar.

Planejamento EJA Alfabetização

Atividades:

  • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras com profissionais da saúde.

 

AVALIAÇÃO – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.

Sugestão de Planejamento EJA Alfabetização

Mais sugestões de atividades para trabalhar com EJA

A Alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo

Parecer CNE/CEB Nº 11/2000 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos

Mais sugestões de Planejamentos:

Planejamento Anual 2° Ano Português IV

Planejamento Anual 2° Ano Português III

Planejamento Anual 2° ano- Português  II

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Planejamento Anual 3 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 2 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 4° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 3° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 2° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 1° ANO

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

PLANEJAMENTO ANUAL – Educação Infantil Para Imprimi

Planejamento 3 ano

PLANO DE AULA 6° ANO PORTUGUÊS

PLANO DE AULA DE PORTUGUÊS 1° ANO

PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

Adicionar Comentário