Home Planejamento Anual PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

22 min read
0
0
232

PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

Planejamento EJA Alfabetização

  1. Educação sem Idade:

A evasão escolar, leva após algum tempo os alunos a procurarem a Educação de Jovens e Adultos o EJA. Geralmente um público com idade já avançada que são acolhidos por um professor formado para atuar no Ensino Fundamental.

Conforme orienta o Ministério da Educação quem leciona para os Jovens e Adultos, deve conhecer seus alunos, suas expectativas, sua cultura, suas características e suas necessidades de aprendizagem, sempre respeitando a realidade dos estudantes .

O educador do EJA tem como papel principal ajudar o adulto a perceber mais sensivelmente o mundo que o cerca e ampliar o repertório dos alunos para que consigam solucionar questões do cotidiano com mais propriedade.

     2. PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO:

Neste caso é fundamental o planejamento anual das aulas, sendo possível seu replanejamento com a observação das dificuldades encontradas no dia a dia com os alunos. Uma vez que ao contrário das crianças, os adultos têm mais medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita.

       3.APRESENTAÇÃO:

Serão apresentadas à seguir algumas formas de como trabalhar com o EJA, levando sempre em consideração os interesses, experiências, temores, opiniões, sentimentos e emoções dos educandos.

Para melhor desenvolvimento do trabalho com os alunos, o planejamento será distribuído por área de conhecimento.

       4.PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO:

  • LÍNGUA PORTUGUESA

 

Objetivos Gerais

  • Demonstrar aos jovens e adultos o quão é importante é a convivência social, saber entender a necessidade do outro sem julgamento, saber ouvir o outro e desenvolver a capacidade de respeitar o próximo.
  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais.

 

Objetivos Específicos 

  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
  • Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  • Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  • Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

 

Conteúdo:

  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Emprego adequado de letras;
  • Montagem de palavras, sentenças e textos;
  • Identificação de ideias básica do texto;
  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica, dança e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Tonicidade;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.

 

 Atividades:

  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome ou de pessoa próxima ou colegas de salas);
  • usar jogos confeccionado pelos próprios alunos:
  • Material –
  • papel sulfite com as letras do alfabeto feito pelos próprios alunos, com auxílio da professora;
  • papelão;
  • cola;
  • Modo de fazer –
  • cole em um papelão ou alguma superfície mais grossa ou firme;
  • recorte e comece a brincadeira.

Planejamento EJA Alfabetização

  • Leitura de diversos tipos de textos e livros de fácil leitura com figuras;
  • leve os alunos a biblioteca da escola para se habituarem com o ambiente de leitura;
  • propor que tragam rótulos de alimentos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;

Planejamento EJA Alfabetização

  • Ortografia;
  • Achar palavras em revistas ou jornais, propor que o aluno ache palavras destacas pelo professor dentro da revista ou jornal, recortá-las e colar em seu caderno depois conte o número de palavras iguais que achou.
  • Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;

 

MATEMÁTICA – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

 

Objetivos gerais:

  • Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
  • Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
  • Objetivos Específicos
  • Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
  • Simular o uso da matemática no cotidiano do dia a dia, como compras em supermercados, padarias, conferir o troco;
  • Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
  • Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
  • Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
  • Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
  • Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
  • Trabalhar conjuntos, na resolução de problemas envolvendo as quatro operações;
  • Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

 

Atividades:

  • atividade envolvendo a escrita dos números em ordem crescente e decrescente;
  • Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
  • formar grupo com 5 alunos, dar uma lista de compra e simular a ida deles ao supermercado, verificando o valor da compra, quanto foi gasto, o valor pago e se ouve troco.
  • Usar jogos, para a fixação das aprendizagens;

jogo do dado –

  • material:
  • dados
  • levar dados, para cada grupo formado por 5 alunos, peça que cada um jogue o dado um vez e marque o número que caiu, o grupo que somar primeiro ou diminuir ou dividir ou multiplicar primeiro de acordo com a atividade proposta pelo professor é o ganhador;

Planejamento EJA Alfabetização

  • Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
  • Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;

 

GEOGRAFIA  E HISTÓRIA – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

Objetivos Gerais:

  • Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
  • Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
  • Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
  • Conhecer a formação do povo brasileiro;
  • Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

 

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
  • Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
  • Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
  • Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
  • Compreender as leis que regem o país;
  • Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
  • Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
  • Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
  • Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
  • Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

Atividades:

  • Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
  • Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
  • Trabalhar debates com temas da atualidade;
  • desenvolver o debate sobre questões politicas atuais do Brasil.

Planejamento EJA Alfabetização

CIÊNCIAS – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

Objetivos Gerais:

  • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
  • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

 

Objetivos Específicos:

  • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e rotação;
  • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
  • Trabalhar a reciclagem como forma de preservação do meio ambiente;
  • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
  • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
  • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
  • Saber sobre doenças infecto contagiosas, formas de transmissão e como evitar.

Planejamento EJA Alfabetização

Atividades:

  • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras com profissionais da saúde.

 

AVALIAÇÃO – PLANEJAMENTO EJA ALFABETIZAÇÃO

A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.

Sugestão de Planejamento EJA Alfabetização

Mais sugestões de atividades para trabalhar com EJA

A Alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo

Parecer CNE/CEB Nº 11/2000 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos

Mais sugestões de Planejamentos:

Planejamento Anual 2° Ano Português IV

Planejamento Anual 2° Ano Português III

Planejamento Anual 2° ano- Português  II

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Planejamento Anual 3 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 2 º Ano BAIXE EM PDF

Planejamento Anual 4° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 3° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 2° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 1° ANO

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

PLANEJAMENTO ANUAL – Educação Infantil Para Imprimi

Planejamento 3 ano

PLANO DE AULA 6° ANO PORTUGUÊS

PLANO DE AULA DE PORTUGUÊS 1° ANO

PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Planejamento EJA Alfabetização
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Marcela Jacqueline Da Silva
Carregar mais Planejamento Anual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Dia do hino Nacional Brasileiro

Dia do hino Nacional Brasileiro Encontre Neste Artigo:1 Dia do hino Nacional Brasilei…