Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada. No entanto o ideal é formular um plano de aula de ciências para o 8º ano, desenvolvendo o tema.

Desenvolveremos nossas atividades de forma lúdica e interdisciplinar priorizando todos os eixos temáticos.

Produção de resíduos, sustentabilidade, efeito estufa e poluição podem ser grandes assuntos para abordar na sala. Além de serem questões reais e urgentes, que estão constantemente presentes nas notícias publicadas na mídia, esses temas podem ser um instigante ponto de partida nas aulas de Ciências.

Conteúdos do plano de aula:

Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

Para o 2º bimestre vamos abordar alguns conteúdos como :

O homem e o meio ambiente

Que tal engajar os alunos na realização de um material que conscientize a turma e a comunidade sobre a influência das atitudes humanas no meio ambiente? Nesse plano de aula, o objetivo é provocar mudanças de hábitos por meio da reflexão.

Água poluída e um portfólio periódico

Durante o bimestre, esse plano de aula planeja a abordagem de tragédias humanitárias ligadas à vulnerabilidade ambiental. A checagem de fatores ambientais e o incentivo à pesquisa de campo por meio da investigação científica é o caminho para estimular a elaboração de soluções.

Meio ambiente: as espécies que habitam igapós

Essa proposta visa apresentar o modo de vida das plantas que crescem em regiões alagadas, mostrando as espécies presentes nas áreas de igapó. A discussão pretende botar em pauta a importância da preservação ambiental.

Caminhada pelo entorno da escola

Adaptável à realidade de cada bairro, esse plano visa levar os alunos a reconhecer a importância da preservação de áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida. A ocupação territorial e a relação entre o homem e o meio ambiente são dois pontos importantes do projeto.

Invasão biológica e desequilíbrio ambiental

Discutir biodiversidade, ecologia e conservação. Esse plano avalia os riscos da introdução de espécies exóticas em habitats.

Mudanças climáticas

Refletir sobre fatores que alteram o ambiente. Ao planejarem ações coletivas para lidar com esses problemas, os alunos irão conhecer estratégias que podem desacelerar as ações do efeito estufa.

Discuta a importância da biodiversidade

É possível despertar a curiosidade sobre a importância da biodiversidade. Evolução e conservação das espécies serão o ponto de partida dessa investigação coletiva.

A decomposição do lixo

Biodegradação, termoquímica e produção de energia podem ser estudadas em conjunto dentro desse tema. Conhecendo os problemas gerados pelo descarte do lixo e diferenciando as reações químicas envolvidas, os estudantes debaterão sobre propostas para minimizar o acúmulo de resíduos.

Objetivo do Plano de Aula:

Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

Desenvolver e estimular no aluno a criatividade,mostrar como o ser humano participa da transformação do meio ambiente em que vive, mostrando também suas interferências negativas e o que elas tem causado à natureza;

Despertar o respeito pelo Meio Ambiente mostrando a importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem;

Entender que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima;

Desenvolvimento Metodológico:

Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

1º – Conversar sobre a ação do homem na natureza e os danos causados ao meio ambiente.

2º – Conversar com os alunos o que podemos fazer para mudar essa realidade.

3º – Instigar os alunos a falarem dos problemas ambientais da nossa região.

4º – Propor aos alunos que procurem imagens do meio ambiente antes e depois da ação do homem.

5º Fazer exposição das imagens, através de slides da importância dos principais recursos da natureza, água, o ar, o solo e a luz solar;

7º Orientar os alunos na confecção de cartazes pedindo a preservação do meio ambiente.

8º Direcionar uma pesquisa que mostre a importância dos principais recursos da natureza;

9º Apresentação de uma música sobre o tema (Planeta Água – Guilherme Arantes)

Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão…
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população…
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos…
No leito dos lagos…
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão..
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas

Na inundação…
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra…
Pro fundo da terra…
Terra! Planeta Água…
Terra! Planeta Água…
Terra! Planeta Água…
Água que nasce na fonte

Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão…
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população…
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra…
Pro fundo da terra…
Terra! Planeta Água…
Terra! Planeta Água…
Terra! Planeta Água…(2x)

logo após criar uma discussão e pedir para que faça um desenho que caracterize a música.

10º Iniciar um debate sobre as diversas formas de preservação do meio ambiente;

Materiais necessários para o desenvolvimento:

  • vídeos informativos;
  • datashow, ou dvd;
  • área verde de observação;
  • computadores para pesquisas;
  • cartolinas e color 7 para cartazes;
  • cola; lápis de cor e canetinha;
  • passeios em usinas de reciclagem.

Avaliação

Plano de aula 2 bimestre – Ciências 8ºano

Observação de como o aluno desenvolveu as atividades, da capacidade de entendimento do tema tratado, oralidade e criatividade, avaliação escrita e oral sobre o tema. Verificar se as dicas passadas pelo tema proposto estão sendo utilizados em casa.

Atividades Ensino Fundamental II e médio

Plano de aula geografia ensino médio

Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DESTINADAS AOS ALUNOS 1° AO 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividades Ensino fundamental

Planejamento Anual 3° ano do ensino fundamental

Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

PROJETO COPA DO MUNDO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Projeto Educação Ambiental Ensino Fundamental

PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Adicionar Comentário