PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

O plano de aula é algo fundamental para o dia- a- dia do professor na escola, ele ajuda o profissional a se organizar melhor, a ter uma didática melhor trabalhada em sala tendo um norte para trabalhar. 

Sem os planos nós professores ficaríamos um tanto perdidos em relação às aulas e não teríamos muito que acrescentar na vida do aluno talvez, tendo aulas monótonas e sem estímulos e que não agregam valores de conhecimento na vida dos alunos. 

As disciplinas podem ser trabalhadas de formas separadas ou juntas, isso dependerá da cada instituição de ensino e como ela prefere trabalhar com o aluno. Abaixo ótimas sugestões de atividades para o plano de aula 3° ano ensino fundamental.

Justificativa do Plano de Aula 3° Ano Ensino Fundamental

É através dos planos de aula que o professor consegue um norte para trabalhar com os alunos, é na escola que podemos criar situações favoráveis para termos a participação de todos:

  • Alunos;
  • Professores;
  • Coordenadores;
  • Diretores;
  • Apoio escolar;
  • Comunidade;
  • Pais;

Assim o plano fica mais fácil ser trabalhado e consequentemente gera uma maior aprendizagem, pois muitos estarão envolvidos.

Esse plano tratará do meio onde vivemos, como são os ambientes rurais e urbanos, as modificações, visando à melhoria na qualidade de vida de todos e como podemos identificar cada um deles através das características próprias de cada local.

Resultado de imagem para caracteristicas das paisagens urbanas e rurais

Objetivos Gerais do  Plano de aula 3° ano Ensino Fundamental.

  1. – Tornar o tema do plano acessível para todos.
  2. – Despertar o interesse pelo tema do plano, em todos os envolvidos.
  3. – Garantir o conhecimento como forma de melhoria de vida dos alunos, familiares, comunidade etc.
  4. – Trazer os alunos para dentro do assunto.
  5. – Promover atividades lúdicas envolvidas.

Objetivos Específicos  Plano de aula 3° ano Ensino Fundamental.

  1. – Promover a participação da equipe da escola e da comunidade em projetos escolares.
  2. – Enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.
  3. – Identificar características únicas das paisagens rural e urbana.
  4. – Despertar o interesse da comunidade e da escola sobre os projetos que são e serão realizados pela escola.
  5. – Explorar a criatividade dos alunos.
  6. – Incentivar uma postura e hábitos de cuidados com o local onde se vive, de forma que os alunos e seus familiares entendam a necessidade de tais atos de cuidado.

Duração do  Plano de Aula 3° ano Ensino Fundamental.

Isso dependerá muito do currículo da escola, pode ser entre duas semanas a um mês. 

Resultado de imagem para caracteristicas das paisagens urbanas e rurais

Atividades do  Plano de aula 3° ano Ensino Fundamental

Eixos

Geografia e Português

Atividades:

1 – Para começar descubra o que eles sabem do assunto relacionado ao plano de aula que faremos, essa sondagem inicial te ajudará muito com o planejamento dos próximos passos que você deverá tomar a respeito da abordagem do assunto. Pergunte e eles:

Vocês sabem o que é uma paisagem urbana?

E uma paisagem rural?

Você ouvira de tudo nesse momento, serão vários tipos de respostas diferentes, algumas terão fundamento e você poderá utilizá-las nas aulas, outras não, mas dependerá de você do seu tato de professor. 

Quais as características de uma paisagem Urbana? (De uma entonação maior de voz na palavra urbana)

Aqui os alunos vão falar o que sabem das paisagens urbanas, virão várias palavras, divida o quadro em dois e separe uma metade para cada paisagem, na metade que você separou para a paisagem urbana anote o que os alunos irão falar, podem ser exemplos:

  • Prédios
  • Muitas casas
  • Carros
  • Trânsito
  • Muitas pessoas
  • Asfalto
  • Outdoors
  • Propagandas
  • Barulhos de buzina
  • Gritos
  • Construções

Quais as características de uma paisagem Rural? (De uma entonação maior de voz na palavra Rural)

  • Casas grandes
  • Arvores
  • Pasto
  • Animais (gado, cavalos, por exemplo)
  • Animais silvestres (cobras, onça, aves, por exemplo)
  • Plantações
  • Ausência de barulhos, gritos, buzinas
  • Flora bem preservada

Registre tudo lousa e peça para que caso seja possível para que eles registrem tudo no caderno, será legal se vocês lerem em voz alta também, o que está escrito na lousa, assim eles vão visualizando cada característica.

Depois disso comece uma discussão, uma roda de conversa com os alunos, pergunte se eles acham que os dois cotidianos estão presentes em nossas vidas, nesse momento todos que quiserem dar uma opinião, é legal deixar, vá fazendo perguntas para que haja o estimulo nas respostas, quanto mais perguntas você fizer mais eles vão respondendo e aprendendo e conversando sobre as paisagens e as características de cada uma delas.

Mais sugestões de atividades –  Plano de Aula 3° ano Ensino Fundamental.

2 – Agora que vocês já conversaram, já contextualizaram sobre o assunto, os alunos já estão mais familiarizados, você pode levar imagens que mostrem as características de cada local, da área urbana e da área rural.

Pergunte se eles sabem diferenciar qual é qual, por que eles acham isso, leve várias fotos, de cidade do interior e cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia e cidades pequenas e menos povoadas do interior, em São Paulo há várias dessas pequenas e charmosas cidadezinhas.

Depois de mostrar as fotos vá passando para os alunos para que todos vejam de perto ou deixe em algum lugar de fácil acesso para que eles possam pegar e ver.

Nessa atividade você pode mostrar também e conversar em uma roda de conversa sobre o assunto com eles em como as paisagens, mesmo as rurais, foram sendo modificadas através do tempo, leve fotos de paisagens antigas, mostre como eram as cidades antigamente, como elas foram sendo criadas e como algumas delas evoluíram tanto, através dos anos, converse sobre os avanços, retrocessos, tecnologia, e tudo o mais.

Se você quiser peça para que eles façam um pequeno texto sobre as mudanças que algumas cidades sofreram ao longo dos anos e por conta da tecnologia e avanços tecnológicos.

Dentro dessa atividade também você pode organizar um pequeno passeio com eles, se sua cidade tiver um museu será uma ótima oportunidade de vocês irem até la, se não tiver, sem problemas, levo-os até o centro da cidade, bem no meio da área urbana e peça para que eles observem tudo com atenção, façam anotações do que estão vendo ou desenhos, depois leve-os até um local de preservação ou fazenda e da mesma forma peça para que eles observem tudo, anote em seus cadernos, desenhem o que acharam interessante.

Acho que estar em contato com o objeto do estudo é bem valido para os alunos, assim eles vêem mais do que apenas fotos e entram em contato com o tema daquele plano de aula ou até mesmo projeto.

Atividade de Artes –  Plano de aula 3° ano Ensino Fundamental.

3- Faça você um desenho na lousa sobre cada uma das paisagens, fiquem tranquilos porque não precisa ser necessariamente uma obra de arte, apenas faça um desenho que de para entender que são as duas paisagens e que eles possam identificá-las.

Depois disso entregue duas folhas de papel sulfite para os alunos, peça para que eles desenhem e pintem bem bonito seus desenhos, peça para que eles façam uma pintura em cada uma das folhas de cada paisagem, rural e urbana. Esses desenhos vocês podem expor tanto no varal de desenhos da sala, como fazer um quadro com eles ou você pode pedir para que eles colem e guardem seus desenhos em seus cadernos. Vai do que você achar melhor.

4- Divida os alunos e alguns grupos, três ou quatro, distribua para os alunos revistas e jornais que possam ser recortados.

Peça para que eles encontrem imagens de ambas as paisagens nas revistas, rural e urbana, para isso você precisará levar revistas de diversas qualidades, para que eles consigam achar os dois tipos de imagens. Depois que os alunos conseguirem achar as imagens e recortá-las, entregue uma cartolina para cada um e peça que montem dois espaços com essas imagens recortadas, um para cada, urbana e rural.

Depois de feito isso peça para que eles enfeitem o espaço que sobrou, pode ser com giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tinta, barbante, papel crepom, o que vocês tiverem disponível na sala, para que ela fique bem bonito, colorido e chamativo.

Depois que o que as cartolinas ficarem prontas, deixe-as expostas do lado de fora da sala de aula, para que toda a escola veja esse trabalho maravilhoso de vocês, nesse processo de ensino e aprendizagem.

Resultado de imagem para caracteristicas das paisagens urbanas e rurais

Avaliação do  Plano de aula 3° ano ensino fundamental.

Nesse plano de aula você pode avaliar os alunos de algumas formas diferentes, vou deixar duas que eu acho valida para esse plano.

1º – Avaliação por observação:

Observe os alunos durante todo o tempo de plano, diariamente anote tudo que você puder em seu caderno, as dificuldades e o que de bom foi adquirido ao longo do projeto, o quanto cada aluno evoluiu nesse processo, os conhecimentos adquiridos sobre o tema.

2º – Avaliação pelas atividades:

Você pode avaliar os alunos também através das atividades que foram feitas na sala de aula, como os desenhos que eles fizeram e as recortes e colagens na folha sulfite que foram expostas posteriormente, veja o interesse deles pelas atividades, o cuidado em realiza-lás, o interesse deles pelos aprendizados, e de as notas a partir disso.

Esse plano de aula 3° ano ensino fundamental é bem fácil e pratico de ser executado na sala de aula, você ainda pode incrementar e acrescentar mais algumas atividades que você ache que se encaixe e dará certo com os alunos, adapte para a sua sala e seu cotidiano.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de Plano de Aula 3° ano

Cardeno de Situações Problemas 1 ao 3 ano

Caderno de Atividades 3 ano 2bim

Caderno de Atividades 3 ano 1BIM

100 Atividades para o 3 ano

Planejamento 3 ano

LER E ESCREVER 3 ANO

Planejamento Anual 3 º Ano BAIXE EM PDF

Livro de Matemática 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PORTUGUÊS E MATEMÁTICA 3° ANO

Mais sugestões em vídeo de Plano de Aula 3° ano Ensino Fundamental:

Adicionar Comentário