PLANO DE AULA 5° ANO PORTUGUÊS

PLANO DE AULA 5° ANO PORTUGUÊS

Justificativa do Plano de Aula 5° ano Português

Elaborar planos é um modo de estimular o processo de aprendizagem dos alunos, é importante que trabalhemos desde cedo de forma organizada e elaborada, assim fica mais fácil de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, de todos os tipos de textos.

As manchetes de jornais e reportagens fazem com que esse processo seja bem aceito para os jovens leitores, e ótimo para trabalhar Plano de aula 5° ano Português.

Atualmente em um mundo tão tecnológico o jornal de papel é deixado de lado, entretanto ele ainda trás inúmeros benefícios para quem se propõe a ler, por isso é tão importante ensinar os alunos da importância desse material e de como ele pode ser bom para os hábitos da leitura.

Objetivos Gerais do Plano de aula 5° ano português:

  • – Desenvolver o prazer pela leitura,
  • – Aprender a elaborar manchetes,
  • – Estimular a criatividade,
  • – Desenvolver sendo critico da leitura,
  • – Estimular a escrita dos alunos.

Objetivos Específicos Plano de aula 5° ano Português:

  1. – Explorar a criatividade dos alunos,
  2. – Desenvolver a opinião própria,
  3. – Desenvolver habilidades lingüísticas e mentais,
  4. – Estimular hábitos de leitura,
  5. – Elaborar e interpretar os textos de forma correta,
  6. – Proporcionar a liberdade para que eles se expressem.

Eixos do Plano de aula 5° ano Português

Português

PLANO DE AULA 5° ANO PORTUGUÊS

Manchetes de jornais e revistas são uma importante fonte de conhecimento para os alunos, elas trazem um conteúdo muito bem elaborado, informam os cidadãos e formam leitores e não apenas pessoas copistas, porém em tempos de tecnologia rápida e redes sociais é muito difícil que eles se interessem em pegar um jornal.

Os jornais além da informação trazem consigo a fotografia e fonte respeitadas para pesquisas sobre o que acontece nos dias de hoje em diversos cenários da atualidade como o esporte, lazer, cultura, política.

Atualmente os jornais são super diferentes do que antigamente e a forma de escrita também mudou, agregando um português mais fácil de ser compreendido e agradável de ser lido, os jornais modificaram algumas coisas para que o leitores não os deixassem simplesmente de lado e sim gostassem de ficar informados através do que estava sendo lido ali.

Atividade:

1 – Para que os alunos gostem do jornal é preciso que antes eles tenham contato com esse material, é preciso desmistificar a crença que jornal é coisa de gente velha, todos podem ler jornais, ele trás uma gama de conteúdos e muitas delas podem sim ser de interesse das crianças.

É importante que as crianças sejam em casa ou na escola, entrem em contato com o jornal, deixe que eles vejam, sintam, observem a estrutura, coloque no chão para que eles consigam abrir o material por completo, assim a sua visão sobre o material será melhor, mostre a eles como se faz, mostre os títulos, subtítulos, a imagens, assim eles vão criando uma familiaridade maior com o material

Pergunte:

  1. O que vocês acham?
  2. O que ele tem de diferente?
  3. E o papel é igual aos outros?

PLANO DE AULA 5° ANO PORTUGUÊS

2- É importante que depois de manusear o jornal os alunos saibam a forma correta de guardá-lo, mostre como fazer e peça que eles façam também, para que eles aprendam a ter uma organização também após usar o material.

Você pode depois mostrar a abertura de uma das matérias do jornal, explique que ela é formada por questões básicas:

  • Por quê?
  • Onde?
  • Quando?
  • Quem?
  • O quê?

Caso a reportagem esteja bem escrita os alunos vão encontrar as respostas para as perguntas básicas de uma maneia rápida e simples.

3- Separe os alunos em pequenos grupos e peça que eles bolem uma noticia de interesse de todos os envolvidos na escola, peça para que cada grupo faça uma noticia e depois a sala toda votará nas mais interessantes para ser feito um pequeno jornal estudantil. Caso esse plano de certo ele pode funcionar como um projeto maior futuramente.

Peça para que eles leiam noticias em casa, pois assim conseguiram escrever de uma maneira melhor as noticias de jornal e trazer para a realidade deles as noticias, com essas noticias também a professora pode pedir para que eles leiam para a turma alguma que elas tenham achado interessante.

Essas notícias trazidas pelos alunos podem ser utilizadas no jornal da escola também, lembrando de citar de onde ele foi tirado.

Uma coisa importante para se lembrar aqui, caso você opte por fazer o jornal da sala, não valorize demais o resultado final, provavelmente ele não ficará igual, de valor ao trabalho dos alunos, aos esforços feitos e a aprendizagem.

Mais sugestões de Atividades – Plano de aula 5° ano Português

4- É preciso em um jornal que a sua estrutura seja compreendida, faça uma pesquisa com seus alunos sobre os termos utilizados dentro de uma redação no dia- a- dia.

Pauta – Agenda ou roteiro dos principais assuntos a ser noticiados numa publicação jornalística.

Notícia – Relato de fatos atuais, de interesse e de importância para a comunidade e para o público leitor.

Nota – Pequena notícia.

Editorial – É a opinião da empresa que publica o periódico sobre temas relevantes. Não é assinado.

Legenda – Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustração, que acrescenta informações à imagem.

Manchete – Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato jornalístico de maior importância entre as notícias contidas na edição, ou o título de maior destaque no alto de cada página.

Lide – Abertura de um texto jornalístico. Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor para o texto. O tradicional responde a seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

Artigo – Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.

Entrevista – Contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas conhecidas como fontes para coleta de informações. Também designa um tipo de matéria jornalística redigida sob a forma de perguntas e respostas

Reportagem – Conjunto de providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: pesquisa, cobertura de eventos, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento.

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Para que os alunos se sintam bem inteirados no assunto seria legal levá-los até um jornal da sua cidade caso tenha, assim eles observaram e conversaram os profissionais da área, podendo inclusive este passeio servir como uma entrevista a um dos profissionais da área para o jornal da escola, assim mais turmas terão acesso ao passeio, a conversa, as explicações e a entrevista feita pelos alunos.

5- Agora que já temos as reportagens feitas pelos alunos, reportagens de jornais, eles já visitaram um jornal, viram como funciona e estão inteirados nos assuntos e nos jargões utilizados pelos profissionais do meio, é hora de fazermos a publicação do jornal da sala, como eu disse acima não valorize demais o resultado fina, a menos que você conheça um diretor de jornal que faça a impressão do que os alunos prepararam, ele não ficará exatamente igual a um jornal, mas isso não significa que o conteúdo será ruim e a aparência também não será boa.

Mais Opções de Atividades – Plano de aula 5° ano Português

1- Faça o jornal digitado:

junto com os alunos da sala vão até a sala de informática e digitem o jornal de vocês, organizem as fotos e as manchetes e depois imprimam, ficará muito bonito e bem organizado com a supervisão do professor.

2- Façam o jornal a mão:

Pode ser feito a mão também, os alunos escrevem as matérias e colam as fotos em folhas sulfite e o professor ajuda na parte de organização, se todos capricharem ficará muito bonito também.

3- O professor atua com escriba e como no caso acima ele será todo feito a mão, porém, será feito em folhas de cartolina ou E.V.A.

Ainda existem algumas formas de serem feitos, mas essa são as mais praticas por hora, para que seja feito o trabalho pela sala.

Avaliação do Plano de aula 5° ano Português

A avaliação dessa aula será feita por meio de observação da professora, deixe tudo anotado em seu caderno, veja o que cada um aprendeu, se eles compreenderam o que você estava passando a eles, se foi proveitoso para a turma, anote absolutamente tudo. Você também poderá agregar pontos as notas dos alunos de acordo com o trabalho que foi sendo realizado pelos mesmo, mas não se esqueça que cada aluno responde de uma maneira, por isso a forma que eles aprendem não são iguais, seja justa mas também carinho pelo trabalho deles.

*Lembre-se sempre, adapte plano de aula 5° ano português para a realidade da sua sala de aula, da sua escola faça da maneira que você, professora saiba que eles vão gostar e aprender com o que você esta querendo passar para eles. No final da aula faça uma roda de conversa com os alunos e ouça o que eles mais gostaram, o que acharam mais legal, se fariam algo diferente, qual a opinião deles, enfim ouça tudo o que eles tem a dizer sobre o que foi feito.

* Caso o plano de aula 5° ano português acabe ficando maior do que o esperado e tornar-se futuramente um projeto maior acredito que seja melhor ainda para o processo de aprendizagem dos alunos e experiência do professor da sala.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Referências: https://novaescola.org.br/conteudo/324/leitura-de-jornal-na-sala-de-aula

Mais sugestões em vídeo de PLANO DE AULA 5° ANO PORTUGUÊS

Mais sugestões de Plano de Aula e Atividades 5° ano:

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DESTINADAS AOS ALUNOS 1° AO 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Interfaces Curriculares: Áreas do Conhecimento e Avaliação para a aprendizagem – 4º e 5º anos do ciclo Ido ensino fundamental de 9 anos Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/DOT, 2013.

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