Home 6° ANO PLANO DE AULA 6° ANO PORTUGUÊS

PLANO DE AULA 6° ANO PORTUGUÊS

21 min read
0
0
129

PLANO DE AULA 6° ANO PORTUGUÊS

No sexto ano os alunos já estão maiores e com um entendimento maior sobre o mundo, por isso essa é uma ótima oportunidade para fazer com que eles sejam capazes de usar de forma adequada a sua língua materna, oralmente e na escrita, as aulas de português terão papel fundamental nesse crescimento do pensamento critico reflexivo e nas habilidades, nesse processo de descobertas e crescimento educacional, por isso é de suma importância que o professor tenha uma atenção extra com os seus alunos e seu processo de aprendizagem.

Plano de aula 6° ano de Português

Justificativa do Plano de aula 6° ano de Português

Faz-se necessário o desenvolvimento do conhecimento para que os alunos possam assim desenvolver novas habilidades. A prática da leitura ajuda não somente com o letramento como também visa o desenvolvimento autônomo do educando.

Esse plano tem por objetivo o desenvolvimento do prazer do ato da leitura, mostrando de forma agradável  que os livros são fontes inesgotáveis de conhecimento e diversão. Para isso a presença da família é de suma importância, para que juntas, família e escola, façam o desenvolvimento do aluno tornar-se mais prazeroso e rápido e que não seja decorado e sim aprendido.

Objetivos gerais – Plano de aula 6° ano de Português:

  • – Integrar a família do aluno junto ao trabalho escolar,
  • – Despertar o gosto pela leitura e pelo aprendizado,
  • – Tornar a leitura algo importante na vida do aluno,
  • – Desenvolver sendo crítico,
  • – Estimular a leitura e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Plano de aula 6° ano de Português:

  1. – Desenvolver habilidades leitoras.
  2. – Fazer com que o aluno tenha contato com variados livros.
  3. – Motivar o aluno e a família a prática da leitura.
  4. – Desenvolver habilidades orais do aluno.
  5. – Promover a aproximação entre escola, aluno e família.

Como Fazer 0 Plano de aula 6° ano de Português:

Plano de aula 6° ano de Português

As atividades do Plano de aula 6° ano de Português serão desenvolvidas em sala de aula ou na biblioteca da escola, a partir da leitura de diversos textos, como livros variados:

  • Revistas;
  • Jornais,;
  • Parlendas;
  • Poemas,;
  • Músicas;
  • Bula;
  • Cordéis;
  • Piadas;

Dentre tantos outros que você achar interessante para as aulas, á cada momento será trabalhado um texto diferente assim eles entram em contato com diversos tipos de leitura e forma de escrita.

É interessante que os próprios alunos escolham um dia da semana para irem até a biblioteca e escolherem um livro para uma leitura deleite, que será levado para casa para ser realizada a leitura juntamente com a família, ao final do tempo com o livro escolhido o aluno deverá relatar suas experiências e apresentar um pequeno resumo sobre a história do texto, assim o professore conseguirá observar e analisar se o aluno está gostando de adquirir o habito da leitura, ou faz por obrigação, podendo assim o professor realizar uma sutil intervenção.

* Faça uma roda de conversa com os alunos no primeiro dia e sempre que você achar necessário e não atrapalhar o cronograma da sala, fale com eles sobre os benefícios de se ter um bom hábito de leitura, sobre como é bom ler vários livros, como isso agrega e muito na vida das pessoas que lêem, a ajuda que trará no processo de escrita, leitura e interpretação de textos, mostre para eles que ler é muito bom e muito benéfico também. Pergunte:

  1. – Vocês estão gostando de ler sempre?
  2. – Vocês acham que isso está atrapalhando ou ajudando?
  3. – Qual livro vocês gostaram mais até agora
  4. – Já tem algum outro livro que vocês querem ler
  5. – Tem uma lista desses livros?

Atividades para desenvolver no Plano de aula 6° ano de Português:

Fazer exercícios de leitura e interpretação de texto ajudam muito o aluno com essa proposta, não precisa ser uma atividade chata e monótona, você pode deixá-los em pequenos grupos, realizar as atividades na biblioteca, com a sala toda junta pensando ou ate mesmo no pátio ou em um jardim da escola, as vezes mudar o ambiente já e suficiente para que o aluno se sinta mais a vontade e inspirado em aprender e realizar as tarefas.

Um texto que eu recomendo para esse tipo de atividade é “A Menina dos Fósforos”, do livro “Contos de Andersen”, do autor Christian Hans Andersen, ele traz uma história pequena, porém que entretém e arrepia quem a lê e certa noção de realidade escrita de um jeito leve e não tão assustador. Você pode entregar para que cada aluno faça uma leitura individualizada ou pode fazer a leitura para eles, com todos juntos, depende do que você achar melhor para a sua turma. Após a leitura faça algumas perguntas, deixei algumas elaboradas, veja:

1- Quem é a personagem principal desse texto?

2- Descreva:

a) Como estava o clima na noite que a menina trabalhava?

b) Como eram as roupas que ela estava usando?

c) Faça uma descrição da menina.

3) Explique porque a menina parecia estar com medo?

4- Por quê ela não queria voltar para sua casa?

5 – Como era a casa onde a menina da história morava.

6- Com muito e frio a menina começa a riscar os fósforos na tentativa de se aquecer. O que acontece a partir desse momento da com a personagem?

7- Como termina essa história.

8- Na sua opinião essa história acontece apenas nos livros ou pode acontecer na vida real? Explique a sua opnião.

9- Transcreva do texto  10 substantivos e 10 Adjetivos e identifique-os.

10- Faça uma pesquisa sobre a exploração do trabalho infantil no Brasil. Como ocorre, se ainda ocorre, selecione textos jornalísticos que tratam do assunto, fotos, frases, gráficos, e o que mais achar útil para essa tarefa, podem ser recortados ou impressos.

Essa ultima alternativa te dá à oportunidade de trabalhar de diferentes maneiras a minha sugestão é que com os dados e materiais trazidos pelo alunos, vocês façam um painel na sala de aula, depois de pronto você pode expor para que o resto da escola veja e tenha acesso a esse conteúdo.

11- O que você achou dessa história? Dê a sua opinião!

Outro texto bem legal para esse tipo de atividade é “O Pulo do Gato”, do autor “Paulo Bandeira”, ele é fácil e divertido para se ler.

Você pode entregar para que cada aluno faça uma leitura individualizada ou pode fazer a leitura para eles, com todos juntos, nesse ainda tem uma terceira opção, por ser um texto com falas o professor pode escolher dois alunos para ajudar, um será o gato e o outro a raposa e o professor será o narrador, assim a turma interage mais com a história e se os alunos forem daqueles engraçadinhos vão dar uma entonação de voz maior, fazendo o texto ser mais ainda, ou podem até fazer a interpretação do texto perante a turma, será muito legal. Após a leitura faça algumas perguntas, deixei algumas elaboradas, veja:

1- Identifique o gênero do texto lido.

2- Cite quem são os personagens da história.

3- Expliquem com riqueza de detalhes quais eram os objetivos da raposa.

4- Aponte o fato que impedia a raposa de alcançar o que ela desejava.

5- Qual foi à atitude que a raposa tomou para atingir o objetivo desejado?

6- Qual a parte da história que define o Climax? Transcreva e explique com suas palavras o motivo de sua escolha.

7 – “Esse é o pulo do gato!”. A que pulo do gato ele esta se referindo?

a) o duplo-mortal.

b) o triplo-mortal

c) o saca-rolha-composta

d) um volteio de banda

e) Ao gato sempre escapar

8- Para o gato, qual a importância do pulo identificado na questão anterior?

9- Sublinhe os termos que retomam o referente “o gato” nas frases a seguir:

a) “[…] e nem adiantava tentar agarrá-lo.”

b) “Com um salto de banda, o danado sempre se safava.”

c) “Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!”

d) “[…] caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!”

10- Explique porque o gato decidiu ensinar a raposa.

Plano de aula 6° ano de Português

Avaliação do Plano de aula 6° ano de Português

A avaliação dessa aula será feita por meio de observação da professora, deixe tudo anotado em seu caderno, veja o que cada um aprendeu, se eles compreenderam o que você estava passando a eles, se foi proveitoso para a turma, anote absolutamente tudo.

Você também poderá agregar pontos as notas dos alunos de acordo com o trabalho que foi sendo realizado pelos mesmos e suas participações em sala de aula, mas não se esqueça que cada aluno responde de uma maneira, por isso a forma que eles aprendem não são iguais, seja justa mas tenha também carinho pelo trabalho deles, mesmo que eles não estejam da maneira que você gostaria, certifique-se de que eles estão se esforçando para aprender, assim você pode intervir da maneira correta caso haja a real necessidade.

*Lembre-se sempre, adapte o Plano de aula 6° ano de Português para a realidade da sua sala de aula, da sua escola faça da maneira que você, professora saiba que eles vão gostar e aprender com o que você esta querendo passar para eles. No final da aula faça uma roda de conversa com os alunos e ouça o que eles mais gostaram, o que acharam mais legal, se fariam algo diferente, qual a opinião deles, enfim ouça tudo o que eles tem a dizer sobre o que foi feito. 

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Sugestões de Atividades em vídeo – Plano de aula 6° ano de Português

Mais sugestões de atividades para Ensino Fundamental:

PLANO DE AULA 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DESTINADAS AOS ALUNOS 1° AO 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Plano de aula 6° ano de Português
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Andre Marques
Carregar mais 6° ANO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades de Artes para Educação Infantil com Tinta Guache

Atividades de Artes para Educação Infantil com Tinta GuacheEncontre Neste Artigo:1 Ativida…