Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

Percepção Viso motora é a interpretação do cérebro do que é visto. Isso permite a criança identificar objetos, discriminar cores, tamanhos e formas e aprender a ler e escrever, esta habilidade referem-se à capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo. Visão está envolvida em todos os nossos movimentos sejam elas motora grossa ou motora fina. A visão é um componente importante para os movimentos coordenados entre os olhos e as mãos para executar tarefas variadas. Isto refere-se principalmente para escrever ou desenhar.

Por isso a importância de se planejar e executar um plano de aula sobre a coordenação viso motora na educação infantil.

Conteúdos do plano de aula:

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

  • Na língua portuguesa –
  • Coordenação viso motora:
    1. Desenho livre de acordo com histórias contadas em aula;
    2. Recorte e colagem de revistas e jornais;
    3. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos;
    4. Complementação de figuras;
    5. Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais;
    6. Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
    7. Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe;
    8. traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas);
    9. Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
    10. Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas.
  • Na matemática –
  • Coordenação viso motora:
    – Estruturas lógicas:
    1. Discriminação (semelhanças e diferenças);
    2. Comparação;
    3. Conjuntos;
    4. Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo);
    5. Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio);

-Numerais:

  1. revisão dos números (0 até 9), ideia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, ideia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio;
  2. Operação com Números: adição: total até 9.
    – Medidas:
    1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino);
    2. Distância entre os objetos (longe, perto);
    3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa);
    4. Massa (leve, pesado);
    5. Temperatura (quente, frio);
    6. Som (alto, baixo);
    7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã);
  • Ciências –

1.As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido;
2. Alimento/Culinária;
3. Plantas/Horticultura;
4. Animais;

5.O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo);

6. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).

  • Artes –
  1. Artes: desenho livre e pintura;
  2. Sucata;
  3. Argila e massinha.

 Integração social –

1. Eu/Família;
2. Casa/Comunidade;
3. Escola;
4. Meios de Transporte/Meios de Comunicação;
5. Datas Comemorativas:
• (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

Objetivo do Plano de aula:

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

O principal objetivo do plano de aula sobre a coordenação viso motora é desenvolver a capacidade intelectual e motora das crianças, visando sempre reconhecer seus progressos e suas dificuldades. No entanto existe outros pontos a serem abordados em cada matéria a ser desenvolvida como por exemplo:

  • Na língua portuguesa :
  1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso motora, na busca do desenvolvimento integral da criança;
    2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim);
    3. Desenvolver Orientação espacial;Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos;
    4. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto;
    5. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita;
    6. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré;
    7. Iniciação as famílias silábicas.
  • Na matemática :
  1. Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc;
    2. Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica;
    3. Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo;

4.Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com  interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem;
5. Desenvolver raciocínio lógico-matemático;
6. Desenvolver o processo de adição.

  • Em ciências :
  1. Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto higiene e a identificação e nomeação das diversas partes do corpo e suas funções;
    2. Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura, identificando e observando o processo de germinação e crescimento das plantas;
    3. Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo;
    4. Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos;
    5. Nomear e reconhecer diferentes animais; identificando e distinguindo suas características;

6.Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos;
7. Explorar o ambiente em que vive.

  • Em artes :
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
    2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
    3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
  • Na integração social :
  1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
    2. Promover condições de um convívio agradável.
    3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
    4. Adquirir habilidades sociais.
    5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
    6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

Desenvolvimento Metodológico:

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

Português –

  • Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas;
  • Trabalhar as noções do conteúdo no dia a dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas;
  • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar;
  • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
  • Histórias, músicas, vídeo e livros;
  • Atividades com sucatas (ex: embalagens);
  • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

Matemática –

  • Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação;
  • Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas;
  • Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala;
  • Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas;
  • Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números;
  • Recorte, colagem e pintura;
  •  Atividade com sucatas;
  • Músicas e histórias;
  • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

Ciências –

  • Explorar o meio em que estamos;
  • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas;
  • Pinturas colagens, recortes;
  • Horta;
  • Passeios, excursões;
  • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras);
  • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas;
  • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

Artes –

  • Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios;Material de sucata e criatividade do professor;
  • Apresentação de argila e massinha;

integração social –

  • Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens;
  • Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.

Materiais necessário para o desenvolvimento:

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

Português –

  • alfabeto móvel com letras de E.V.A;
  • jogos, livros de histórias infantis e músicas;
  • caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar, como lápis preto, lápis de cor, cartolinas;
  • sucatas (ex: embalagens);

Matemática –

  • material dourado;
  • tampas de garrafas pet’s coloridas;
  • calendário;

Ciências –

  • Passeios, excursões;
  • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

Artes –

  • lápis, pincéis, cola sucata;
  • argila e massinha;

integração social –

  • Festas, exposição, excursão ou passeios.

Avaliação – Plano de Aula coordenação Viso Motora:

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

Correção das tarefas e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.

Mais sugestões de atividades para coordenação motora

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

Atividades de movimento para educação infantil 0 a 3 anos

Sugestões de atividades de psicomotricidade na educação infantil

Sugestões de  atividades para Educação Infantil

Sugestões de Atividades Para Educação Infantil

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

Brincadeiras Para Educação Infantil 4 anos

Tarefas infantil para imprimir

Atividades Para Educação Infantil  Pintura com gelo

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Atividades recreativas para educação infantil 5 anos

Atividades recreativas para educação infantil 4 anos

Atividades recreativas para educação infantil 3 anos

Atividade Natal para educação infantil

Atividades recreativas para educação infantil

Projeto Férias Educação Infantil

Plano de aula para educação infantil

Adicionar Comentário