Plano de Aula – Corpo Humano

Plano de aula educação infantil – Corpo Humano

Encontre Neste Artigo:

Plano de aula corpo humano é um tema para ajudar seus pré-escolares a aprender sobre seus corpos.  

Pintura ao pé e ao pé

Por que não? Eu sei, é bagunçado, mas além disso, POR QUE NÃO?

Materiais necessários:

  1. Jornal;
  2. Papel pardo ou papel craft;
  3. Bandejas rasas para pintura;
  4. Balde com água com sabão quente e toalhas;

Coloque o jornal por todo o chão na área, você fará isso. Talvez peça para um voluntário para ajudar este dia!

Coloque grandes folhas de papel e tenha as crianças, 2 ou 3 de cada vez, mergulhe os pés na ponta dos dedos e faça uma foto da pegada do grupo!

Após realizar atividade lavar os pés das crianças com água e sabão. Toda tinta guache sairá com facilidade.

Rastreamento corporal

Ajude cada criança a rastrear seu corpo! Eles se deitaram em um grande pedaço de papel. Você rastreia seu esboço e imprime seu nome no papel.

A criança então o decora. Este foi um projeto de uma semana para nós!

Mais sugestões de Plano de aula corpo humano – Educação Infantil

Descobrindo ossos

Com antecedência, ferva os ossos de frango cozidos para remover a carne. Coloque os ossos em água sanitária durante 1 hora.

Coloque esses ossos na área do bloco com caminhões de descarga, guindastes, etc. para um site Arqueológico!

Aproveite os ossos para fazer uma roda de conversa e levantar alguns temas sobre o corpo humano.

É um ótimo momento para que as crianças aprendam as habilidades sociais de estarem juntas como um grande grupo E para aprender mais sobre seu tema!

Algumas perguntas para trabalhar plano de aula corpo humano:

Você sabia que existem 52 ossos em nossos pés? 

Uau! Isso nos permite mover nossos pés de maneiras diferentes!

Agora, incentive as crianças a cada show, de modo que possam mover os pés enquanto se sentam!

Em seguida, incentive as crianças a se levantar e a mostrar maneiras de usar os pés ( ponta do pé, calcanhar, etc.)

Corpo de flanela – Criando Um corpo Humano

Fornecer peças de parte de corpo de flanela: cabeça, olhos, orelhas, nariz, boca, pescoço, peito, cintura e pernas, pés, braços, mão, cabelo

Fale com as crianças sobre o que seus corpos têm.

Como cada criança menciona uma parte, dê-lhes a peça de flanela para colocar na placa de flanela.

objetivos de aprendizado

  • Os alunos serão capazes de identificar algumas partes comuns do corpo humano.

Lição

Introdução (10 minutos)

  • Faça uma roda de conversa e fale da importância das partes do corpo e espere as respostas espontâneas das crianças;
  • Diga aos alunos que você vai ouvir uma música para ajudá-los a revisar suas partes do corpo. ( Cabeça Ombro Joelho e pé, ótima sugestão).
  • Para reforçar coloque um vídeo sobre as partes do corpo.

Vídeo clip bem criativo para trabalhar o Plano de Aula Corpo Humano:

 

Modelagem de professores (10 minutos)

  • Revise partes do corpo com os alunos. Passe por partes que você achou que não passaram na música do corpo.

Prática guiada / Modelagem interativa (15 minutos)

  • Peça a um aluno que desenhe você em um pedaço de papel pardo e ajude você a rotular as partes do seu corpo.
  • Mostre os detalhes e revise cada parte do corpo, braços, pernas, peito, mãos e pés – com os alunos.

Tempo de Trabalho Independente (20 minutos)

plano de aula corpo humano

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares e traçam um ao outro.
  • Uma vez que eles se desenharam, peça-lhes que rotulem seus corpos.

Ideias Para o Plano de Aula Corpo Humano

Diferenciação

  • Enriquecimento:  Os alunos avançados usam as costas de suas planilhas para escrever descrições para o que faz cada parte do corpo. Esta atividade também pode ser feita de forma oral ( Perguntar para os alunos a importância de cada membro do corpo)
  • Apoio: Dê aos alunos que se esforçam ajuda individualizada para identificar as diferentes partes do corpo.

Avaliação x Plano de aula corpo humano

Avaliação (10 minutos)

  • Peça aos alunos que completem a planilha do seu corpo.
  • deixe exposto os desenhos depois de que terminarem. Revise-o para avaliar sua compreensão.

Revisão e encerramento (5 minutos)




Mais sugestões de Atividades para Trabalhar Plano de Aula Corpo Humano Educação Infantil

Pintura – Ossos do corpo humano

Com antecedência, retire as formas do corpo do papel preto.

Fornecer dicas de q e tinta branca.

Incentive as crianças a pintar ossos nos corpos.

Essas atividades ajudam a construir seus músculos enquanto se divertem juntos!

Vá, Pulmões, vá – Atividade Corpo Humano Parte Respiratória

Tape duas linhas no chão com fita adesiva.

Forneça bolinhas de algodão ou pompons e peça às crianças que as explodem de uma linha para outra.

Explique que temos pulmões em nossos corpos que mantêm ar para que possamos respirar.

Meu pé

Peça aos alunos que tragam o pé no papel.

Em seguida, peça-lhes que usem fitas para medir e qual tamanho seus pés estão!

“Meu pé tem 8 centímetros de comprimento”.

Incentive-os a medir seus braços, mãos, pernas, cabeça!

Planos de lição de corpo humano de idéias de lição pré-escolar

Há muitas ideias de lição para trabalhar plano de aula corpo humano  na pré-escolar sobre o corpo e os cinco sentidos. Nossos corpos são uma criação notável. Nós os usamos mesmo sem perceber o quão bem eles funcionam no piloto automático.

Grandes ideias, conceitos e valores – Plano de aula corpo humano

1. Nossos corpos foram criados com sabedoria.

2. Somos gratos por nossos corpos.

3. Cuidamos do nosso corpo comendo alimentos saudáveis, dormindo e nos exercitando.

4. Nossos corpos são feitos de peças externas e partes internas.

5. Cada parte do corpo tem uma função e desempenha um papel significativo.

6. Nossos sentidos nos ajudam a descobrir e entender o mundo ao nosso redor.

Questões Essenciais

1. O que o nosso corpo requer para ser saudável?

2. Como nossos corpos são diferentes uns dos outros? Como eles são parecidos?

3. Quais são as funções de partes específicas do corpo?

4. Como usamos os cinco sentidos para aprender sobre o mundo ao nosso redor?

Atividades de Classe para o Corpo Humano – Plano de aula corpo humano

Centro Dramático

Ao longo do tema do corpo e cinco sentidos, você pode transformar seu centro dramático em: 

1. Um consultório optometrista – As crianças podem explorar a importância de poder ver. 

2. Florist Store – Coloque flor fresca e flores falsas. Quais sentidos você usa para distinguir entre os dois? 

3. Hospital – Coloque um kit médico com ataduras, ajudas de banda e um estetoscópio, juntamente com uma fantasia de médico . 

4. Vestir-se – Coloque uma variedade de roupas feitas de diferentes texturas. Deixe as crianças sentirem os materiais e gostarem de se vestir.

plano de aula corpo humano

Centro de Arte

Em todo o tema, use os seguintes itens: 

1. Argila e massa para brincar – Para desenvolver o senso de toque.

2. Pintura a Dedo – Brincar com tinta pode ser relaxante e divertido ao usar nosso senso de toque. 

3. Espelhos de segurança – Incentive as crianças a desenhar um auto-retrato. 

4. Uma ótima atividade que ajuda a explorar nossos ossos.

Trabalhando a Sensibilidade – Plano de aula corpo humano

Quando fiz a mistura com meu filho, ele disse: “É água suja”. A maioria das crianças adoram ficar confusas, mas temos muito medo de deixá-las. Permita que as crianças brinquem com o e explorem suas propriedades. 

Receita da misturinha:

1/2 xícara de amido de milho 
1/4 xícara de água

Adicione corante alimentar se quiser.

plano de aula corpo humano

Lendo escrevendo

Escreva os nomes das partes do corpo em cartões flash. Deixe a criança lê-los e copiá-los para um papel.

Movimento

Drumbeats: Bata um tambor de mão ou um tom-tom, pedindo às crianças para andarem com os tambores. 

Batidas rápidas – passos rápidos. 

Batidas lentas – passos lentos. 

Batidas altas – passos gigantes. 

Batimentos suaves – passos de bebê.

Centro de Matemática

Padrões De Rosto

plano de aula corpo humano
plano de aula corpo humano

Plano de aula corpo humano – Ensinar as crianças sobre seu corpo 

Ensinar as crianças sobre seus corpos e como respeitá-las e cuidar delas deve ser uma das principais prioridades dos professores da primeira infância. Aproveite os “momentos de aprendizado” que podem ocorrer durante o dia para ajudar as crianças a aprender mais sobre as funções e as formas de cuidar de partes de seus corpos. 

Por exemplo, se uma criança chega à escola com uma atadura no joelho, converse com as crianças sobre a importância de cuidar bem dos cortes e arranhões como forma de manter nosso corpo saudável e forte. Incentive as crianças a falar sobre como se sente saudável, versus os sentimentos que surgem quando ocorre uma lesão menor. 

Discuta as limitações que eles experimentam quando seus corpos não estão funcionando totalmente como resultado de uma doença ou lesão.

Pesquisas recentes indicam que o movimento auxilia no desenvolvimento do cérebro. Permitir e planejar atividades brutas e motoras todos os dias. 

A pesquisa também indica que a música ajuda a organizar emoções e desenvolver habilidades cognitivas. Então, canta com e para as crianças muitas vezes.

É importante criar uma atmosfera agradável e que confirme a vida, onde descanso e exercício suficientes são fornecidos. Também é essencial que a prevenção consistente de doenças, boa nutrição e atendimento odontológico sejam parte integrante de seu programa diário. Dentro desse contexto maior, ensine as crianças sobre seus corpos, incluindo informações sobre seus ossos, músculos e pele.

Prepare o ambiente

Em um ambiente respeitoso, animais, plantas, crianças e adultos recebem atenção cuidadosa podemos preparar o plano de aula corpo humano. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode trabalhar para estabelecer esse clima em sua própria sala de aula:

  • Modelo que atende às necessidades físicas de todos os seres vivos, incluindo o fornecimento de lanches e bebidas para crianças e água para plantas.
  • Envolva as crianças no cuidado sensível de plantas e animais.
  • Articule o ritmo do dia para as crianças: “Agora nos exercitamos”. “Agora nós descansamos.” “Agora nós comemos.” “Nós usamos o banheiro e bebemos água quando precisamos.”
  • Se o ritmo do dia for interrompido, e as crianças estiverem fora de atividade, pratique atividades respiratórias ou faça imagens guiadas. 

“Levante-se e vá!” atividades

Você pode construir as habilidades motoras das crianças dentro e fora da sala de aula. Aqui estão algumas atividades para tentar dentro de casa:

  • Arrume os quadrados de carpete no chão que as crianças podem usar para pular e pular.
  • Forneça uma cesta para atirar pufes ou bolas.
  • Monte uma pista de obstáculos com caixas e cadeiras.
  • Cole um longo pedaço de fita adesiva no chão para que as crianças possam usar para pular em grandes áreas.

Experimente estas atividades ao ar livre:

  • Tornar o asfalto “amigável” ao pintar gráficos, como cobras curvas, cujos segmentos convidam a pular e contar, ou círculos coloridos, nos quais jogos de “jogar o saquinho no círculo azul” ou “correr em volta do círculo vermelho” são inventados e apreciado.
  • Forneça pás, ancinhos e vassouras. O trabalho intencional de cavar, varrer e varrer é prazeroso e extenuante.
  • Certifique-se de que os alpinistas e os brinquedos com rodas são funcionais e seguros.

Vá ao ar livre com freqüência, para o ar fresco e para dar às crianças a oportunidade de brincar ativamente.

Investigue o corpo

Há muitas maneiras diferentes de ensinar as crianças sobre seus corações. Uma boa maneira de começar é direcionar a atenção das crianças para os seus corações em repouso e depois de correr pelo parquinho várias vezes. 

As crianças podem sentir o coração bater mais rápido quando colocam as mãos no peito. Saltar e pular na sala de aula também pode aumentar a frequência cardíaca. 

Garanta às crianças que o aumento da freqüência cardíaca não é perigoso. Explique que o coração fica mais forte com o exercício porque é um músculo. 

Compartilhar Estratégias de Prevenção de Doenças

A estratégia mais importante de prevenção de doenças é a lavagem das mãos. Não lavar as pontas dos dedos, mas lavar as mãos em todas as mãos, nas costas e na frente. Pequenos germes e vírus como todos os esconderijos nas mãos – entre os dedos, sob as unhas e em torno das cutículas. Lavar as mãos frequentemente e com cuidado. Um gráfico acima da pia pode lembrar a todos a maneira correta de lavar. Use o livros, músicas, poemas para ajudar a reforçar a importância da lavagem das mãos.

Certifique-se de que os suprimentos de lavagem estão sempre prontos para as crianças. Estes devem incluir:

  • toalhas de papel individuais
  • sabão líquido, um pouco diluído para permitir uma fácil formação de espuma e enxaguamento
  • uma única torneira que é ajustada para água morna e, se possível, é ativada por movimento (o equipamento não é muito caro)
  • um recipiente de lixo forrado e coberto para as toalhas de papel
  • loção para mãos não alergênica para manter a pele hidratada e menos propensa a rachar e abrigar germes

Lave, esfregue e aprenda!

As sugestões a seguir vão aumentar a consciência das crianças sobre a importância da lavagem como forma de prevenir a disseminação de germes:

  • Com um pequeno grupo, esfregue um pouco de vaselina nas palmas das mãos das crianças e esfregue com o solo do vaso. Deixe que cada criança escolha como se limpar: limpe com uma toalha, mergulhe em água, lave com sabão, esfregue com sabão e escova, ou outros métodos que eles possam inventar. Compare os resultados. O que aprendemos? As crianças vão gostar de experimentar e discutir.
  • Instrua as crianças a usar tecidos sempre que possível para espirros e gotejamentos, e use os braços, em vez das mãos, para pegar a tosse. Lave as mãos após o uso dos tecidos.
  • No canto dramático, uma limpeza de primavera reforçará as noções de limpeza. Baldes de água morna com sabão, escovas e mangueira podem fazer com que o tempo de esfregar móveis, pratos, comida de plástico, bonecas e roupas de boneca sejam divertidos. Escolha um dia quente para que o grande washup pode estar fora. (Além disso, discuta a evaporação conforme as coisas secam).

Enfatize a boa nutrição

Hábitos alimentares saudáveis ​​também devem desempenhar um papel consistente no seu plano de programa. Mostre a pirâmide alimentar quando for desenvolver o plano de aula corpo humano na sala de aula – de preferência a versão infantil.

Para enfatizar às crianças e famílias que, todos os dias, cada um de nós precisa de cinco frutas e verduras, grãos integrais e, geralmente, laticínios ou produtos enriquecidos de soja para cálcio e proteína. . Lanches e refeições em sala de aula devem refletir a pirâmide alimentar. 

Os doces devem ser muito limitados. Tenha em mente que a pirâmide alimentar padrão pode ser adaptada para refletir as culturas das crianças. 

Atividades Para realizar o Plano de aula corpo humano

Tente estas atividades de preparação de alimentos com crianças para promover hábitos alimentares saudáveis:

Peça às crianças que lavem as mãos e depois, com supervisão cuidadosa, ajude-as a cortar laranjas e bananas descascadas e mexa com coco ralado para criar um lanche brilhante e saudável.

Faça com que as crianças espalhem passas , nozes picadas e um pouco de canela nas tigelas de aveia ou arroz.

Peça às crianças para colocar o queijo cheddar ralado em tortilhas antes de assá-las em um forno quente por alguns minutos. O toque pessoal faz com que a comida tenha um sabor extra para as crianças.

Tente cultivar brotos para ver como sementes pequenas, com rega, calor e ar apropriados, fazem um lanche crocante e nutritivo para as crianças.

Compre sementes para brotar , como sementes de alfafa, em uma loja de alimentos saudáveis. Coloque duas colheres de sopa das sementes em um pote de maionese de quart e cubra-as com água. Faça ou compre uma tampa de drenagem e, após uma noite de molho, peça às crianças para ajudarem a drenar e enxaguar as sementes diariamente até que elas tenham brotado. Em cerca de uma semana, os brotos terão crescido o suficiente para comer. Evite tanto o sol direto quanto as baixas temperaturas. Experimente até encontrar o lugar certo na sala de aula para criar sementes.

Convide as famílias a contribuir para os lanches e refeições, como forma de expandir o conhecimento cultural de todos.

Comece um jardim. O cultivo de alimentos é uma atividade incrível para as crianças. Lembre-se que os rabanetes crescerão rapidamente, enquanto o crescimento das abóboras será lento.

Crie um restaurante na área de entretenimento dramático. As crianças podem fazer os menus com pastas de papel e fotos de comida. Você vai querer incluir uma caixa registradora, blocos de notas para receber pedidos e bandejas para servir.

Concentre-se no atendimento odontológico

Certifique-se de que o atendimento odontológico faz parte de sua programação diária, ajudando as crianças a escovar os dentes após cada lanche e refeição. Suas escovas de dente individuais devem ser etiquetadas e penduradas em ganchos ou presas na posição vertical em caixas de ovos recicladas e higienizadas. É bom que todos escovam ao mesmo tempo. Os adultos podem escovar os dentes junto com as crianças, demonstrando técnicas adequadas de escovação. Convide um higienista dentário para a sala de aula para reforçar os bons hábitos de escovação.

Peça às crianças que examinem seus sorrisos no espelho. Pergunte: “Todos os seus dentes são iguais?” “Como eles são iguais?” “Como eles são diferentes?” Peça às crianças que comam um pedaço de maçã e depois verifiquem os dentes no espelho. A “escova de dentes da natureza” limpou aqueles moedores?

Perder os dentes do bebê é agitado e digno de nota. Faça um gráfico de sala de aula de quem está perdendo dentes. “Quantos dentes se foram no final do ano?” “Os novos dentes parecem com os antigos?” Compartilhar quantos dentes? 

Introduzir ossos e músculos

Aprender sobre seus ossos requer que as crianças usem sua imaginação porque os ossos não podem ser vistos. Comece reunindo um pequeno grupo de crianças. Peça-lhes para sentir o que está dentro de seus braços e pernas e, em seguida, convide-os a sentir o centro das costas de outra criança. Incentive as crianças a curvarem as costas e a enrolarem-se, depois a sentirem os pequenos ossos nas espinhas umas das outras e a compará-las com os ossos longos dos braços e pernas.

Aprender sobre os músculos é um acompanhamento natural de uma unidade nos ossos. Explique que os músculos fazem nossos ossos se moverem. Faça alongamentos com crianças, encorajando-as a tentar maneiras diferentes de mover partes grandes e pequenas de seus corpos. Diga: “Mova sua mão de todas as maneiras possíveis”.

Diversão com músculos e ossos!

Aqui estão algumas atividades que você pode aproveitar com as crianças para ajudá-las a aprender mais sobre a maquiagem e o funcionamento de seus corpos. Para muitas dessas atividades, seja sensível aos “momentos de aprendizado” que fornecem a oportunidade perfeita para apresentá-los.

Examine os ossos de galinha na mesa de ciências. Tome nota dos diferentes tamanhos e formas dos ossos. Atenção direta das crianças ao tecido conectivo que encontrarão unindo as costelas.

Ajude as crianças a sentirem as próprias costelas se curvando ao redor de seus peitos. Enfatize que os ossos crescem enquanto as crianças crescem. Leia eu estou crescendo! Aliki, para apoiar o conceito de ossos em crescimento.

Forneça um pequeno esqueleto de plástico para ajudar as crianças a visualizar o que não podem ver. Você também pode compartilhar as ilustrações de esqueletos no livro Bones: Our Skeletal System , de Seymour Simon. Saliente que o crânio também é um osso, envolvendo e protegendo o cérebro. Use a oportunidade para falar sobre capacetes de bicicleta e cintos de segurança como proteção extra para nossos crânios.

Comece uma coleção de ossos com ossos limpos de casa ou aqueles encontrados em caminhadas. Os maxilares dos cervos são especialmente interessantes. Um esqueleto de peixe pode ser deixado no jantar. Ajude as crianças a comparar suas estruturas internas com as de outros animais. Sobreviventes de raios-X são ocasionalmente disponibilizados pelo pessoal médico e fazem uma ótima exibição informativa contra uma janela.

Limpadores de tubo de abastecimento para fazer corpo na mesa de arte. Handprints com pintura branca da têmpera no olhar preto do papel gostam de raios X. No canto do bloco, convide as crianças a fazer esqueletos com blocos.

Demonstrar a expansão e contração de um grande elástico. Explique às crianças que seus músculos se alongam e voltam novamente da mesma maneira.

Compartilhe fotos de outros órgãos internos com crianças, incluindo o coração, o estômago e os pulmões. Contraste os músculos que movemos porque queremos com esses músculos, que estão trabalhando sozinhos – mesmo quando dormimos.

Estude a pele

Explique às crianças que a nossa pele é uma cobertura para os nossos ossos, músculos e órgãos internos. Pergunte: “O que você acha que seria sem a pele?” Fale sobre o fato de que quantidades diferentes de melanina tornam a pele de cores diferentes. Reforçar a ideia de que os nossos exteriores parecem mais diferentes e coloridos do que os nossos interiores – que sorte isso é para nós!

Aprenda sobre a pele que você está dentro!

Tente estas atividades para ajudar as crianças a aprender mais sobre a função e o cuidado da pele:

Compartilhe o livro para ajudar a explicar as diferenças e semelhanças da pele.

Fale sobre o uso de protetor solar para proteger nossa pele. Trabalhe com as famílias para enfatizar a importância do uso de filtro solar.

Forneça materiais que representem diferentes cores de pele – papel, giz de cera e marcadores em todos os tons de pele – na mesa de arte em uma base contínua. Espelhos devem estar por perto. Incentive o desenho de retrato ao longo do ano para aprimorar as habilidades de observação das crianças.

Transforme a área dramática em um hospital onde os ossos quebrados, os músculos doloridos e a pele cortada são tratados. Adereços podem incluir um berço, ataduras, seringas de plástico (sem agulhas) e camisas de elenco para uniformes.

O respeito e o conhecimento do corpo são fundamentais para viver bem. As experiências da primeira infância estabelecem as bases para esse entendimento crítico.

Mais sugestões de atividades – Plano de aula corpo humano

Plano de Aula Corpo Humano

Mais sugestões de Plano de aula para baixar grátis:

 

 

Adicionar Comentário