Plano de aula de matemática 4º ano

Plano de aula de matemática 4º ano

Plano de aula de matemática 4º ano

Identificação:

Escola:

Conteúdo: Matemática

Turma: 4º ano ensino fundamental

número de aulas semanais: (depende de cada escola e professor)

Professor:

Conteúdo Matemática

Estes são os assuntos de matemática, normalmente, estudados no 4º ano do ensino fundamental.

1º Bimestre

Plano de aula de matemática 4º ano

Números e operações:

Sistema de numeração decimal:Registro, leitura e escrita numérica de grandes quantidades;
Decomposição numérica;
Forma polinomial (Exemplo: 100 + 20 + 3 = 123 = 1 de 100 + 2 de 10 + 3 de 1)
Forma de produto de fatores (Exemplo: 12 = 6 x 2 = 3x 2 x 2);
Relação de ordem dos números naturais e seu posicionamento na reta numerada;

Números decimais: Representação de diferentes formas reconhecendo o procedimento da complementação das casas decimais (Exemplo: 1,5 = 1,50);
Resolução de situações-problema envolvendo números fracionários (parte, todo e fração de quantidade) no contexto social;
Equivalência de frações envolvendo frações do mesmo denominador ou frações de mesmo numerador;
Associação da representação de um número decimal a uma fração, em especial: ½ = 0,5; ¼ = 0,25; ¾ = 0,75; 1/10 = 0,1; 1/100 = 0,01 sempre em contextos ligados a medidas e grandezas;
Ampliação dos procedimentos operatórios de adição e subtração dos Números Naturais para contextos envolvendo os Números decimais.

Sistema Monetário Brasileiro:
Operações e compreensão de valores monetários: preços, trocos e orçamentos e prestações;
Situações-problema envolvendo todas as ideias de adição e subtração com ênfase no agrupamento e desagrupamento de unidades;

Conceitos da multiplicação em situações significativas: como adição de parcelas iguais, favorecendo a sistematização do algoritmo e combinação associada à tabela de dupla entrada como em superfície (Exemplo: formar retângulo 3 x 4);

Conceitos da divisão em situações significativas de:Partilha – explorando material concreto e consequente registro;
Medida – a partir da ideia de “quanto um cabe no outro” e a ideia da divisão como subtrações sucessivas;
Sistematização dos algoritmos da multiplicação e da divisão em situações significativas – explorando material concreto e a diversidade de procedimentos e de registros;
Formulação, interpretação e organização dos dados para a resolução de SITUAÇÕES PROBLEMA envolvendo as 4 operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), valorizando a socialização dos diversos procedimentos e registros;
Calculo mental, cálculo aproximado, estimativa, uso de calculadora, socialização de estratégias de conferência Atividades lúdicas envolvendo os conceitos e operações matemáticas estudados.

2º Bimestre

Plano de aula de matemática 4º ano

Grandezas e medidas:

Identificação e utilização dos principais instrumentos de medidas presentes no contexto sociocultural:Régua, para medir pequenos objetos e distâncias;
Trena e metro, para medir distâncias maiores;
Fita métrica, para medir o corpo;
Balanças, explorando diferentes tipos e usos;
Recipientes graduados para comparar quantidades de líquidos;
Termômetros, velocímetros, relógios e cronômetros;
Realização de leituras de medidas em instrumentos que expresse o resultado por número decimal;

Ampliação de procedimentos operatórios de adição e subtração de números naturais para contextos envolvendo os números decimais
Sistema Monetário Brasileiro:Operações e compreensão de valores monetários: preços, tocos e orçamentos e prestações;
Situações-problema envolvendo todas as ideias de adição e subtração com ênfase no agrupamento e desagrupamento de unidades;
Conceitos de multiplicação em situações significativas como adição de parcelas iguais, favorecendo a sistematização do algoritmo e combinação associada à tabela de dupla entrada como em superfície (Ex. formar retângulo 3 x 4);

Conceitos de divisão em situações significativas de:Partilha: explorando material concreto e consequente registro;
Medida: a partir da ideia de “quanto um cabe no outro” e a ideia da divisão como subtrações sucessivas;
Sistematização dos algoritmos da multiplicação e da divisão em situações significativas – explorando material concreto e a diversidade de procedimentos e registros;
Formulação, interpretação e organização de dados para a resolução de situações-problema, envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), valorizando a socialização dos diversos procedimentos e registros;
Cálculo mental, cálculo aproximado, estimativa, uso da calculadora, socialização de estratégias de conferência;
Atividades lúdicas envolvendo os conceitos e operações matemáticas estudados.

3º Bimestre

Plano de aula de matemática 4º ano

Espaço e forma:

Exploração, representação e localização por meio de mapas e desenho de plantas baixas para o reconhecimento do espaço
• Orientação e deslocamento:
Observação de objetos: mantendo a posição do objeto e mudando a posição do observador; mantendo a posição do observador e mudando a posição do objeto;
Registro e socialização da observação;
Reconhecimento de ângulos como rotação e deslocamento (girar 45º, 90º, 180º, 360º, desviar 30º); -Vivência, interpretação e representação do movimento;
Utilização de malha ou redes para representar no plano a posição de uma pessoa ou objeto;
Construção e interpretação de maquetes;

Identificação de semelhanças e diferenças (quanto a número de lados, ângulos e vértices) entre os polígonos:
Triângulos.
Quadriláteros: quadrado, retângulo, losango, paralelogramo e trapézio;
Cálculo do perímetro de figuras planas;
Planificações de cubos e paralelepípedos;
Composição, decomposição e representação de figuras tridimensionais;
Construção de sólidos;
Embalagens;
Composição de figuras geométricas planas e partir de justaposição de outras e a utilização do tangran.

4º Bimestre

Plano de aula de matemática 4º ano

Tratamento da informação:

Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no comércio, registradas por meio de tabelas e gráficos;
Noções de combinação associada à multiplicação e tabela;
Situações-problema simples, envolvendo noções de possibilidade e probabilidade;
Construção e interpretação de gráficos de colunas, barras e produção de textos;
Situações-problema envolvendo interpretação de tabelas e gráficos.

Algumas sugestões de atividades matemática a serem desenvolvidas no plano de aula do 4° fundamental:

Classifique os Polígonos:

Plano de aula de matemática 4º ano

Os polígonos são classificado de acordo com os número de lado que possui. Conte quantos lados possui cada polígono e relacione-os com o nome que recebem.

Triangulo: 3 Lados,

Quadrilátero: 4 lados,

Pentágono: 5 lados,

Hexágono: 6 lados,

Heptágono: 7 lados,

Octógono: 8 lados,

Eneágono: 9 lados,

Decágono:10 lados.

Sucessor e Antecessor.

Anote V para verdadeiro e F para falso

  1. A) Todo mundo natural tem sucessor. ( )
  2. B) O zero não tem sucessor. ( )
  3. C) O zero não tem antecessor. ( )
  4. D) O antecessor do número 756 e 757 ( )
  5. E) O sucessor do número 354 é 355. ( )
  6. F) Sucessor é o mesmo que consecutivo. ( )
  7. G) O antecessor de 999 é 1000. ( )
  8. H) O sucessor de 830 é 831. ( )

 Observe o relógio e responda:

Plano de aula de matemática 4º ano

  1. A) O que indica o ponteiro maior?
  2. B) O que indica o ponteiro menor?
  3. C) Marque as horas no relógio de acordo com os horários apresentado.
  4.  D) 4 horas,  5 horas e 30 mim , 2 horas e quarenta e cinco minutos.

Mais sugestões de Plano de Aula:

PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

Plano de aula para educação infantil

plano de aula para baixar

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

Sugestões de Projetos Para Baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

Sugestões em vídeo de Plano de aula de matemática 4º ano

Adicionar Comentário