Plano de aula de matemática 5º ano

Plano de aula de matemática 5º ano

 Plano de aula de matemática 5º ano

Identificação:

Escola:_______________________________________________________

Conteúdo: Matemática

Turma: 5º ano do ensino fundamental

número de aulas semanais: (depende de cada escola e professor)

Professor:

 Objetivos Gerais:

As finalidades do ensino de Matemática indicam como objetivos do ensino fundamental, levar o aluno a:

  • identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
  • fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático; selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
  • resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
  • comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações;
  • estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
  • sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
  • interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Objetivos Específicos

  • Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento, os conceitos e procedimentos matemáticos abordados.
  • Vivenciar processos de resolução de problemas, percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar a resposta. Os objetivos específicos do ensino de Matemática devem levar o aluno a:
  • Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problema e pelo reconhecimento de relações e regularidades.
  • Construir o significado do número racional e de suas representações (fracionária e decimal), a partir de seus diferentes usos no contexto social.
  • Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números racionais na forma decimal.
  • Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais.
  • Ampliar os procedimentos de cálculo, mental, escrito, exato, aproximado pelo conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.
  • Recolher dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e valorizar essa linguagem como forma de comunicação.
  • Utilizar desenhos, esquemas, escritas numéricas como recurso para expressar ideias, ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultados.
  • Construir o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.
  • Utilizar procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.

Conteúdos:

Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.

Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.

Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.

Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.

Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.

Atividades Previstas:

Explicação do conteúdo.

Cópia das atividades.

Resolução de problemas.

Operações ESTRATÉGIA (METODOLOGIA):

Utilizar estratégias que mobilizem e desenvolvam entre outras coisas, competências cognitivas básicas, como argumentação, expressão de ideias matemáticas, organização, compreensão, análise, síntese e memorização.

Cronometrar o tempo da atividade de acordo com as dificuldades;

Correção da atividade;

Aula expositiva e dialogada;

Leitura das atividades e explicação.;

Suplemento de Atividades;

Jogos e Brincadeiras;

Trabalhos em grupos;

Trabalho com o cálculo mental;

Resolução de situações-problema dando aos alunos a oportunidade de desenvolverem algum tipo de estratégia para resolvê-las;

Diálogo e troca de ideias;

Charadas e desafios;

Abordagens interdisciplinares e

Computadores (softwares).

Recursos Materiais:

Material do aluno;

quadro e giz;

atividades da prova Brasil xerocadas.

Cartazes;

Atividades do livro didático;

Pesquisas;

Exercícios,

gráficos,

jogos,

brincadeiras;

Desenhos;

Conversas,

debates;

Trabalhos individuais e em grupos

Duração:

Ano letivo dividido em 3 trimestre.

Avaliação:

Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA –

Plano de aula de matemática 5º ano

Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicação:

coloque-se de costas para a pedra grande e ande 157 passos para frente. Nesse local você encontrará uma árvore.

Siga com 126 passos à direita da árvore e você encontrará um baú com o tesouro. A operação que permite calcular quantos passos Carolina deve andar para encontrar o tesouro é:

(A)157–126

(B)157×126

(C)157+126

(D)157÷1263

Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Para determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda deve-se fazer a operação:

(A)250–114

(B)250+114

(C)250×114

(D)250÷1144

Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro cor de mel. A operação que permite calcular quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos é:

(A)2+3

(B)2×3

(C)3–2

(D)3÷25

Cláudia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaços de 25 metros. Para determinar quantos pedaços de fita Cláudia obteve, precisamos efetuar a operação:

(A)900÷25

(B)900–25

(C)900+25

(D)900×256

Calcule o resultado de 425 + 1342.

(A)5 592

(B)4 592

(C)2 767

(D)1 7677

Calcule o resultado de 578 – 46.

(A)624

(B)532

(C)522

(D)1188

O resultado da divisão de 721 por 7 é:

(A)10

(B)13

(C)100

(D)103

Plano de aula de matemática 5º ano

 

 

1º Trimestre

Plano de aula de matemática 5º ano

  • Sistema de numeração decimal
  • Operações – adição, subtração, multiplicação e divisão
  • Problemas incluindo as quatro operações
  • Expressões numéricas envolvendo as quatro operações
  • Fração – Adição, subtração com denominadores iguais e fração equivalente.
  • Múltiplos e Divisores
  • Números Primos
  • Geometria

2º Trimestre

Plano de aula de matemática 5º ano

  • Fração – adição, subtração com denominadores diferentes
  • Fração – multiplicação
  • Fração – própria, imprópria e aparente
  • Números mistos
  • Divisão de fração
  • porcentagem
  • Perímetro

3º Trimestre

Plano de aula de matemática 5º ano

  • Fração decimal e número decimal – adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Grandezas e medidas
  • Mais Geometria
  • Mais Grandezas e medidas

Dica em vídeo – Plano de aula de matemática 5º ano

Mais sugestões de Plano de Aula:

PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

Plano de aula para educação infantil

plano de aula para baixar

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

Sugestões de Projetos Para Baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

Adicionar Comentário