Plano de Aula de Matemática – Números de 0 a 10

 
Público:
Educação Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental
 
Conteúdo:
  • Matemática
  • Sentido numérico
  • Números 0-10
  • Identificando números 0-10
  • Contagem de números 1-10

objetivos de aprendizado

Os alunos serão capazes de identificar e escrever números de um a dez.

Lição para Desenvolver o Plano de Aula de Matemática – Números de 0 a 10

Introdução (10 minutos)

  • Peça aos alunos que se juntem como um grupo.
  • Para motivar os alunos, comece dizendo: “Hoje, estaremos aprendendo sobre números. Levante sua mão se você conhece um número”.
  • Selecione aleatoriamente estudantes para compartilhar o número que eles conhecem. Isso gera seu conhecimento prévio.
  • Anote os números que são compartilhados no quadro.
  • Diga: “Eu compartilharei com vocês a música a galinha do vizinho que usa todos os números de um a dez”. 
  • Leia o poema;
  • Peça aos alunos que recitam o poema depois de você.

É interessante trabalhar a parlenda “A galinha do Vizinho”… Ótima opção para de atividade para realizar também o Plano de Aula de Matemática – Números de 0 a 10. 

Sugestões de atividades utilizando a parlenda:

  • Confecção de cartaz com escrita da parlenda;
  • Recortar figuras de ovos ou desenhar para representar a quantidade na parlenda;
  • Dobradura;

A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

 

 

Prática guiada / modelagem interativa (10 minutos)

    • Os alunos retornam às mesas.
    • Cada aluno deve ter um pedaço de papel de construção e cola.
    • Cada aluno deve ter 55 contas, botões ou formas de espuma ou qualquer outro elemento para representar os números.
    • Modelar a próxima atividade no quadro branco usando formas magnéticas.
    • Faça uma lista no quadro: 1-10. Peça aos alunos que copiem enquanto colocam a quantidade correta de itens ao lado de cada número.
    • Abaixo está um exemplo de como o trabalho dos alunos deve ser organizado. Cada asterisco representa um talão, botão ou forma de espuma. (Pode ser utilizado qualquer outra coisa para representar os números: Bolinha de papel, lantejoulas, papel picado, entre outros elementos)
      1 *
      2 **
      3 ***
      4 ****
      5 *****
      6 ******
      7 *******
      8 ********
      9 *********
      10 **********

 

 

Ampliar

História: A Turma dos Números.

Quem me vê assim redondo
Logo pensa num balão.

Na verdade eu pareço
Um pneu de caminhão.

Plano de aula de matemática - números de 0 a 10Plano de aula de matemática - números de 0 a 10

Vamos logo ao assunto,
pois não quero lero-lero.
O meu nome vou dizer,
pode me chamar de Zero

ensinar numeros educação infantil

Sou o primeiro da minha turma
Sou comprido, sou grandão.
Sou igual a um coqueiro
Mas não tenho cocos, não!

Sou chamado Pai de todos,
pois sem mim não há nenhum.
Você pode, coleguinha,
me chamar número Um.

ensinar numeros educação infantil

ensinar numeros educação infantil

Sou o segundo da minha turminha
E me sinto numa boa,
pois pareço um belo cisne
Deslizando na lagoa.

Venho logo após o Um.
Quem será que vem depois?
O meu nome vou contar…
Guarde bem: número Dois.

aprendendo os numeros na educação infantilaprendendo os numeros na educação infantil

Sou o terceiro desta fila.
Com a mais bela silhueta.
Sabe com o que eu me pareço?
Uma meia borboleta.

Venho logo após o Dois.
E depois de quem a vez?
Mas meu nome vou dizer,
Marque bem: número Três.

aprendendo os numeros na educação infantilaprendendo os numeros na educação infantil

Sou o quarto da patota.
Tenho cara de zangado.
Mas olhando bem melhor,
sou menino bem folgado.

Venho logo após o Três.
E acho isso um barato!
O meu nome vou dizer,
Lembre bem: número Quatro.

aprendendo os numeros na educação infantilaprendendo os numeros na educação infantil

Sou o quinto desta turma.
Tenho cara de pateta.
Se você não concordar,
posso ser sua bicicleta.

Venho logo após o Quatro
E o meu nome é tão lindo!
Se você quiser saber,
escreva assim: número Cinco.

ensinar numeros educação infantilensinar numeros educação infantil

Desta turma eu sou o sexto
Mas não sou cesto de lixo.
Mais pareço um indiozinho,
enfeitado no capricho!

Venho logo após o Cinco,
Sou igual a três mais três.
O meu nome é superfácil,
Veja bem: número Seis.

ensinar numeros educação infantilensinar numeros educação infantil

Sou o sétimo da turma,
que já forma uma fileira.
Mais pareço um grande mastro,
balançando uma bandeira.

Venho logo após o Seis,
Que comigo não se mete.
O meu nome é uma graça!
Vou dizer: número Sete.

ensinar numeros educação infantilensinar numeros educação infantil

Sou o oitavo companheiro
desta turma enfileirada.
Sabe o que estou parecendo?
Uma cobra enrolada.

Venho logo após o Sete,
Sou redondo igual biscoito.
Se quiser dizer meu nome,
Diga assim: Oito.

ensinar numeros educação infantilensinar numeros educação infantil

Sou o nono da minha turma,
Mas não sou tão velho assim,
Na verdade eu sou uma flor,
plantadinha num jardim.

Venho logo após o Oito
E não há quem desaprove.
Quer quiser guardar meu nome,
Guarde bem: número Nove.

numeros educação infantilnumeros educação infantil

Reveja

Avaliação (10 minutos)

  • Conduza mini-conferências com os alunos individualmente em sua mesa.
  • Dê-lhes cada uma uma quantidade aleatória de objetos e peça-lhes para usar o dedo indicador para contar os itens em voz alta.

Revisão e encerramento (10 minutos)

  • Peça aos alunos que se juntem no chão em um círculo em grupos de 10.
  • Atribua um aluno para começar e atribuir outro aluno para terminar.
  • Peça aos alunos a contagem de 1 a 10 em cada grupo.
 

Adicionar Comentário