Plano de Aula de Matemática – Números de 0 a 10

Público:
Educação Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental
Conteúdo:
  • Matemática
  • Sentido numérico
  • Números 0-10
  • Identificando números 0-10
  • Contagem de números 1-10

objetivos de aprendizado

Os alunos serão capazes de identificar e escrever números de um a dez.

Lição para Desenvolver o Plano de Aula de Matemática – Números de 0 a 10

Introdução (10 minutos)

  • Peça aos alunos que se juntem como um grupo.
  • Para motivar os alunos, comece dizendo: “Hoje, estaremos aprendendo sobre números. Levante sua mão se você conhece um número”.
  • Selecione aleatoriamente estudantes para compartilhar o número que eles conhecem. Isso gera seu conhecimento prévio.
  • Anote os números que são compartilhados no quadro.
  • Diga: “Eu compartilharei com vocês a música a galinha do vizinho que usa todos os números de um a dez”.
  • Leia o poema;
  • Peça aos alunos que recitam o poema depois de você.

É interessante trabalhar a parlenda “A galinha do Vizinho”… Ótima opção para de atividade para realizar também o Plano de Aula de Matemática – Números de 0 a 10.

Sugestões de atividades utilizando a parlenda:

  • Confecção de cartaz com escrita da parlenda;
  • Recortar figuras de ovos ou desenhar para representar a quantidade na parlenda;
  • Dobradura;

A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!


Prática guiada / modelagem interativa (10 minutos)

    • Os alunos retornam às mesas.
    • Cada aluno deve ter um pedaço de papel de construção e cola.
    • Cada aluno deve ter 55 contas, botões ou formas de espuma ou qualquer outro elemento para representar os números.
    • Modelar a próxima atividade no quadro branco usando formas magnéticas.
    • Faça uma lista no quadro: 1-10. Peça aos alunos que copiem enquanto colocam a quantidade correta de itens ao lado de cada número.
    • Abaixo está um exemplo de como o trabalho dos alunos deve ser organizado. Cada asterisco representa um talão, botão ou forma de espuma. (Pode ser utilizado qualquer outra coisa para representar os números: Bolinha de papel, lantejoulas, papel picado, entre outros elementos)
      1 *
      2 **
      3 ***
      4 ****
      5 *****
      6 ******
      7 *******
      8 ********
      9 *********
      10 **********

Ampliar

História: A Turma dos Números.

Quem me vê assim redondo
Logo pensa num balão.

Na verdade eu pareço
Um pneu de caminhão.

Vamos logo ao assunto,
pois não quero lero-lero.
O meu nome vou dizer,
pode me chamar de Zero

Sou o primeiro da minha turma
Sou comprido, sou grandão.
Sou igual a um coqueiro
Mas não tenho cocos, não!

Sou chamado Pai de todos,
pois sem mim não há nenhum.
Você pode, coleguinha,
me chamar número Um.

Sou o segundo da minha turminha
E me sinto numa boa,
pois pareço um belo cisne
Deslizando na lagoa.

Venho logo após o Um.
Quem será que vem depois?
O meu nome vou contar…
Guarde bem: número Dois.

Sou o terceiro desta fila.
Com a mais bela silhueta.
Sabe com o que eu me pareço?
Uma meia borboleta.

Venho logo após o Dois.
E depois de quem a vez?
Mas meu nome vou dizer,
Marque bem: número Três.

Sou o quarto da patota.
Tenho cara de zangado.
Mas olhando bem melhor,
sou menino bem folgado.

Venho logo após o Três.
E acho isso um barato!
O meu nome vou dizer,
Lembre bem: número Quatro.

Sou o quinto desta turma.
Tenho cara de pateta.
Se você não concordar,
posso ser sua bicicleta.

Venho logo após o Quatro
E o meu nome é tão lindo!
Se você quiser saber,
escreva assim: número Cinco.

Desta turma eu sou o sexto
Mas não sou cesto de lixo.
Mais pareço um indiozinho,
enfeitado no capricho!

Venho logo após o Cinco,
Sou igual a três mais três.
O meu nome é superfácil,
Veja bem: número Seis.

Sou o sétimo da turma,
que já forma uma fileira.
Mais pareço um grande mastro,
balançando uma bandeira.

Venho logo após o Seis,
Que comigo não se mete.
O meu nome é uma graça!
Vou dizer: número Sete.

Sou o oitavo companheiro
desta turma enfileirada.
Sabe o que estou parecendo?
Uma cobra enrolada.

Venho logo após o Sete,
Sou redondo igual biscoito.
Se quiser dizer meu nome,
Diga assim: Oito.

Sou o nono da minha turma,
Mas não sou tão velho assim,
Na verdade eu sou uma flor,
plantadinha num jardim.

Venho logo após o Oito
E não há quem desaprove.
Quer quiser guardar meu nome,
Guarde bem: número Nove.

Reveja

Avaliação (10 minutos)

  • Conduza mini-conferências com os alunos individualmente em sua mesa.
  • Dê-lhes cada uma uma quantidade aleatória de objetos e peça-lhes para usar o dedo indicador para contar os itens em voz alta.

Revisão e encerramento (10 minutos)

  • Peça aos alunos que se juntem no chão em um círculo em grupos de 10.
  • Atribua um aluno para começar e atribuir outro aluno para terminar.
  • Peça aos alunos a contagem de 1 a 10 em cada grupo.
Professor :