PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRECHE

Plano de aula para Educação Infantil para Creche

 

Plano de aula para Educação Infantil para Creche

O mundo que as crianças merecem.

 

  1. Introdução:

Plano de aula para Educação Infantil para Creche, um ótimo tema para a proposta é trabalhar sobre a reciclagem com os pequenos.

A reciclagem esta sendo um dos meios mais importantes para a despoluição do planeta, o termo reciclagem visa transformar o velho em novo, o usado em reaproveitado. É possível reciclar vários materiais, como vidro, plástico, papel e alumínio, minimizando assim os transtornos causados pelo lixo.

Esses transtornos estão relacionados a doenças, causadas pelos vírus, bactérias e animais peçonhentos que se desenvolvem através do lixo.

Costuma-se dizer que os problemas do lixo podem ser solucionados através da regra dos 5 (cinco) Rs:

Repensar: Antes de comprar um material ou alimento que não seja reaproveitado; observar se o que você esta comprando é realmente necessário; tenho hábitos saudáveis em casa de reciclagem, como separar o lixo.

Recusar: Recuse produtos que não ofereçam benefícios ao meio ambiente, dê preferencia a empresas que estejam comprometidas em manter o planeta bem cuidado, com a saúde de seus consumidores;

Reduzir: Utilizar produtos com uma maior durabilidade, produtos com embalagens retornável e reutilizável.

Reutilizar:   Ao reutilizar uma embalagem de certo produto, você estará dando vida nova a este item. Como as artesãs que transformam o que para você seria lixo em um objeto de decoração, de uso pessoal e até de presente.

Reciclar:  O fundamental mesmo é a conscientização da importância de se reciclar, e isto deve ser inserido na vida cotidiana dos seres humanos desde o seu nascimento, para crescerem com a cultura de que o mundo tem jeito sim, só depende de um simples ato. Ao reciclar tem-se uma grande economia no consumo de água, energia e matéria-prima, muitas vezes extraída da natureza, além de gerar renda e sustento de milhares de famílias.

Sendo assim, este projeto deve ser inserido como papel fundamental em creches, onde as crianças estão começando seu desenvolvimento em sociedade.

Plano de aula para Educação Infantil para Creche

        2. CONTEÚDO:

Plano de aula para Educação Infantil para Creche a Reciclagem: reaproveitamento de materiais, aprendendo as cores com a reciclagem, e brincando com o reciclar.

        3. OBJETIVOS do Plano de aula para Educação Infantil para Creche:

Plano de aula para Educação Infantil para Creche: A conscientização da importância do reciclar em meio a sociedade, reafirmar no convívio das crianças que 30% de todo lixo produzido no Brasil poderia ser reaproveitado, mas menos 3% é reciclado.

        4. MATERIAIS:

Todos aqueles que podem ser reciclados e reutilizados.

        5. ATIVIDADES:

Instalação de lixeiras plásticas e coloridas em todas as creches como uma  forma de aprendizado de cores e suas respectivas funções na reciclagem.  A seleção de materiais para a reciclagem segue um sistema de cores para facilitar a separação dos resíduos, as cores definidas e seus materiais são as seguintes:

  1.  azul: papel/papelão
  2.  vermelho: plástico
  3.  verde: vidro
  4.  amarelo: metal
  5.  preto: madeira
  6.  laranja: resíduos perigosos
  7.  branco: resíduos dos serviços de saúde
  8.  roxo: resíduos radioativos
  9.  marrom: resíduos orgânicos
  10.  cinza: resíduo geral não reciclável

O símbolo utilizado para a reciclagem é um triângulo composto por três setas pretas dispostas no sentido horário. As setas representam a indústria, o consumidor e a própria reciclagem, definindo um ciclo. As embalagens recicláveis possuem este símbolo. Plano de aula para Educação Infantil para Creches será utilizado:

Nas creches os mais utilizados e comuns são:

  1. azul: papel/papelão
  2.  vermelho: plástico
  3.  verde: vidro
  4.  amarelo: metal

Plano de aula para Educação Infantil para Creche

Brinquedos confeccionados com materiais recicláveis:

Incentivar as crianças diariamente a olhar as cores e quais materiais irão ser jogados, pode até ser colocado uma imagem de cada material interligado as cores, para facilitar a percepção das crianças que ainda não são alfabetizadas.

  • Cartazes bem coloridos elaborados com as próprias crianças;
  •  pintura de guache nas mãos para identificar as cores;
  •  figuras de revistas e jornais, de lixo sujo e do lixo reciclado;
  •  pedir para que eles tragam materiais reciclado de casa, com a ajuda dos pais, para aprenderem a forma correta de separação e reutilização dos mesmos;
  •  uma aula divertida com pais e filhos ensinando-os a desenvolver brinquedos com materiais reciclados;

No dia escolhido como melhor para professores, diretores e pais, poderão ser desenvolvidas algumas ideias de brinquedos como:

o PEBOLIM:

Materiais necessários:

  • Caixa de sapato,
  • Varetas de madeira,
  • Pregadores de roupa de madeira,
  • Estilete,
  • Furador,
  • Canetinha,
  • Régua,
  • Papel  para revestir a caixa,
  • Fita adesiva transparente,
  • Tinta guache,
  • Bola de papel.

Como fazer :

Em primeiro lugar, determine onde você quer os pregadores de roupas posicionados, cada jogador irá manusear apenas duas varetas. Feito isso, marque com a canetinha onde você irá fazer os furos nas laterais da caixa para passar as varetas. Lembre-se que as varetas devem ficar posicionadas de forma que os pregadores não se encostem ao fundo da caixa; utilize o furador para fazer os furos na lateral da caixa. Após fazer os furos em ambas laterais da caixa de sapato, encaixe as varetas e posicione os pregadores novamente, assim como está retratado na imagem. Demarque, com a canetinha, onde ficaram posicionados os pregadores, pois você precisará removê-los para fixá-los com a fita. Pegue as varetas com os pregadores já colados e pinte usando a tinta guache. Use duas cores diferentes, uma para cada time. Revista a caixa de sapato com o papel  e fixe as bordas do papel com a fita adesiva transparente. Corte o gol em cada extremidade da caixa. Desenhe um retângulo em cada ponta com ajuda da régua e depois corte com o estilete ou tesoura. Faça um bolinha utilizando papel amassado e fita transparente, e pronto seu brinquedo já pode ser utilizado.

Plano de aula para Educação Infantil para Creche

 

VAI E VEM:

material necessário :

  • 2 garrafas de refrigerante;
  • tampas de xampu,
  • materiais de limpeza,
  • botões;
  • 2 fios de varal de 1,5 cada;
  • tesoura;
  • fita adesiva.

Montando o vai e vem :

Corte as garrafas de refrigerante ao meio e separe a metade que ficou com o gargalo. Em seguida, passe os dois fios de varal pelo gargalo de uma das garrafas. Pegue a outra garrafa e passe o mesmo fio de varal, mas dessa vez coloque-o da metade em direção ao gargalo. Coloque as tampas e botões dentro das garrafas e com a fita adesiva cole as duas metades. Você pode enfeitar como quiser o seu mais novo brinquedo, que necessita da participação de duas crianças, cada um em uma ponta do brinquedo.

Plano de aula para Educação Infantil para Creche

       6. CONCLUSÃO do Plano de aula para Educação Infantil para Creche:

Assim ficará fácil o Plano de aula para Educação Infantil para Creche de ensinar os pequeninos de como é bom e gostoso reciclar, aguçar a imaginação deles, sempre que virem um papel, um plástico, já irão criar em sua mente um brinquedo a ser desenvolvido, garantindo sempre a brincadeira. Afinal criança tem que brincar para expor sua criatividade.

Mais Sugestões Plano de aula para Educação Infantil para Creche

Ideias em vídeo de Plano de aula para Educação Infantil para Creche

Adicionar Comentário