Plano de Aula Educação Infantil – Trabalhar a Auto-Estima

Objetivos de aprendizado

Os alunos poderão desenhar uma representação visual de um objeto, pessoa ou atividade. Os alunos poderão escrever uma frase de três palavras.

Materiais e Preparação

MATERIAIS

  • História: Aranha Mara e o Arco  HISTÓRIA A ARANHA MARA E O ARCO
  • Bola (uma por aula)
  • Corpo coruja (um por aluno)
  • Peças da coruja (2 asas, 2 olhos, 1 bico, 2 pés)molde-de-coruja-simples
  • Auto-retrato ou foto (um por aluno)
  • Fixadores de metal (dois por aluno)
  • Livro branco em branco (um por aluno)
  • Lápis de cor ou lápis de cor

PREPARAÇÃO

  • Prepare as “partes da coruja” para cada aluno, desenhando ou rastreando, e depois cortando, cada parte. Você pode fazer isso usando papel de construção colorido ou papel branco (se você quiser que os alunos colorem sua criação).

Lição

Introdução (10 minutos)

  • Peça a todos os alunos que se sentem em círculo ao redor de um tapete. Mantenha uma bola e diga aos alunos que eles se apresentarão a seus colegas de classe dizendo seu nome e afirmando sua coisa favorita a fazer.
  • Comece o exercício, apresentando-se e afirmando sua coisa favorita a fazer. Passe a bola para a próxima pessoa, encorajando-os a fazer o mesmo.
  • Explique que hoje, os alunos irão conhecer mais sobre seus colegas de classe.

Instrução explícita / modelagem de professores (15 minutos)

  • Leia para os alunos A HISTÓRIA A ARANHA MARA E O ARCO
  • Explique aos alunos que eles são todos diferentes, mas o mesmo, de várias maneiras.
  • Passe uma folha de papel branco e lápis de cor ou lápis de cor para cada aluno.
  • Instrua seus alunos para se desenharem fazendo algo que eles gostam.
  • Enquanto trabalham, caminhe para cada aluno e pergunte sobre suas fotos. Grandes perguntas a serem feitas incluem: como você olha aqui? Que palavras você pode usar para descrever o que você está fazendo? Como fazer isso faz você se sentir?

Prática guiada / modelagem interativa (10 minutos)

  • Dê a cada aluno um corpo de coruja, dois olhos, duas asas.molde-de-coruja-simples
  • Use cola ou fita adesiva para fixar as asas no corpo.
  • Instrua sua classe para colar a imagem ou o retrato de si mesma no corpo da coruja. As asas devem ocultar a imagem quando fechadas.

Tempo de Trabalho Independente (10 minutos)

  • Escreva a frase que eu estou _____ no quadro.
  • Peça a cada aluno que copie as palavras do quadro nos corpos de suas corujas, inserindo seus nomes no espaço em branco.
  • Circule a sala enquanto os alunos trabalham e pergunte a cada aluno quais são as duas coisas preferidas para fazer. Escreva estas nas duas asas da coruja.

Ampliar

Diferenciação

  • Enriquecimento: peça aos alunos que necessitem de enriquecimento que escrevam suas coisas favoritas, copiando-o de um quadro-negro ou quadro branco.
    • Apoio: para ajudar os alunos que lutam com a escrita, escreva sua frase em um marcador e peça que a traçam.

Reveja

Avaliação

  • Avalie cada aluno sobre sua capacidade de copiar a sentença do conselho, escrever seu nome e identificar seus interesses para você durante uma única vez.

Revisão e encerramento (15 minutos)

  • Coloque todas as corujas do aluno em uma mesa com as asas cobrindo suas fotos.
  • Vá ao redor da sala e permita que cada aluno selecione uma coruja e tente adivinhar quem pertence ao ouvir os interesses do aluno!

Mais sugestões de Plano de aula para baixar grátis:

Adicionar Comentário