PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

 

Sabemos que antes mesmo das crianças entrarem para a escola elas trazem um conhecimento prévio de casa ou até mesmo da pré-escola, por exemplo, esses conhecimentos se bem aproveitados pelo professor podem ajudar e muito na educação dos pequenos possibilitando a eles um melhor aproveitamento dos conteúdos.

A maioria deles conhece algumas figuras geométricas, sejam por conta dos desenhos, brinquedos pedagógicos, seja por que os professores anteriores trabalharam a matéria ou que porque foi apresentado a elas em casa mesmo, pelos pais e familiares, com o intuito de estimular as crianças, o que realmente é muito bom.

Muitos desses alunos quando maiores, mesmo que apresentados anteriormente, ainda não conseguem assimilar as figuras geométricas e acabam tendo uma incrível dificuldade na matéria de matemática, por exemplo.

Isso acontece porque muitas vezes a figura é ensinada apenas com apoio de figuras nos livros, o aluno não tem um contato concreto com a figura, não consegue assimilar com objetos reais, não tem contato com jogos e objetos educativos que tenham as formas geométricas e não consegue assimilar com mais nada que não seja a figura da qual ele se lembra dos livros, apresentados em sala de aula ou fora dela.

Felizmente esse quadro pode ser modificado caso o professor tenha uma abordagem diferenciada em sala de aula com os alunos, apresentá-los as formas geométricas utilizando materiais reais é muito mais divertido para o aluno, que irá conseguir assimilar melhor o conteúdo e entender para o que ele pode ser usado no seu dia-a-dia, por exemplo, apresentar para ele o retângulo e mostrar que as janelas, portas e campos de futebol, têm o mesmo formato, o circulo mostra-lhes uma bola, seja ela do que for, futebol, vôlei, gude, assim o professor sai da aprendizagem somente por leitura e figuras dos livros e trás a matéria para o cotidiano dos alunos, para que eles vivenciem aquilo tudo que esta sendo ensinado e aprendam de uma maneira muito mais prazerosa.

Vou propor aqui um plano de aula para se trabalhar com figuras geométricas. Professor, não se prenda apenas ao que está escrito, principalmente se adapte a realidade da(s) sua(s) turma(s) e escola(s), utilize os materiais que você dispõe, para que os alunos sintam-se tentados a aprender mais, transforme as aulas em um mundo prazeroso tanto para você quanto para eles.

Plano de aula – CONHECENDO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS

Objetivo:

  • Distinguir as figuras geométricas
  • Reconhecer as suas características
  • Desenvolver raciocínio lógico
  • Coordenação Motora
  • Memória
  • Criatividade
  • Estimular a socialização das crianças
  • Ampliar as habilidades

Anos: Você pode adequar para a sua sala de aula, é possível trabalhar com o 1º até o 5º anos, de acordo com o que o professor está passando para os alunos.

Tempo: A estimativa é de 6 aulas, mas não se prenda a isso, conforme você for apresentando o seu projeto para a turma sinta a necessidade de cada um deles, caso necessário estenda um pouco mais as aulas.

Desenvolvimento:

1ª Parte:

Apresente para a turma algumas figuras por meio de desenhos impressos ou ate mesmo livros, para começar pode ser o Quadrado, Retângulo, Triângulo e Círculo, por exemplo.

Apresente uma de cada vez, mostre aos alunos e desafie para que eles descubram o nome da figura geométrica, mostre diversas figuras com aquele formato, e algumas variações, eles farão várias perguntas, anote-as em seu caderno para retomá-las num futuro próximo, quando os alunos acertarem os nomes das figuras geométricas passe para a próxima, ajude caso sinta certa dificuldade pela turma, mas não dando a resposta, mas incentivando-os para que eles mesmo a encontrem.

Peça para que eles descrevam como elas são, onde eles acham que podem encontrar algo naquele mesmo formato ou algo parecido com aquilo, deixe que se expressem da maneira deles, anote também as resposta em seu caderno.

Isso exigirá uma análise por parte dos alunos, eles começarão a chegar as resposta juntos, interagindo uns com os outros, nesse momento peça para que eles tenham respeito e aguarde o colega terminar de falar para iniciar a sua fala e ideia, deixe que eles concluam o seu raciocínio e incentive-os sempre, caso não esteja certos não diga, você está errado, isso pode deixar a criança frustrada, diga que ela pode melhorar e conduza o aluno a achar a resposta correta, lhe dê caminhos para isso.

2ª Parte:

Depois de apresentar as figuras geométricas e retomar o assunto algumas vezes, umas três mais ou menos organizem os alunos em duplas, misture-os, não separe os meninos das meninas, coloque aqueles alunos com algumas dificuldades maiores com aqueles que você ver que pegam com mais facilidade a matéria ensinada, retome aquelas perguntas iniciais que eles fizeram e você anotou em seu caderno, peça para que juntos tentem chegar a uma resposta depois de tudo o que eles já aprenderam sobre o assunto, estimule com perguntas sobre os lados da figura, onde podem ser encontradas, indague se eles tem certeza da resposta que deram, com essas questões fica mais fácil dos alunos assimilarem o assunto e aprofundar os conhecimentos sobre os mesmos, caso não consigam resolver marque-as para que sejam retomadas mais para frente. É importante que você, professor, registre tudo, as dúvidas, as certezas, as respostas, tudo, ficará mais fácil para sua avaliação final e te ajudará a se organizar de acordo com as necessidades especificas de cada aluno e da turma.

3ª Parte:

Peça para que a turma traga objetos de casa com os formatos estudados, se a escola dispor de materiais como blocos lógicos, melhor ainda, faça uma roda com os alunos e peça para que peguem as peças e os objetos, analisem, vejam como são, quantos lados tem, seus formatos, cores, tudo, os alunos nesse momento irão conversar entre si para achar as soluções, incentive-os, faça perguntas, estimule que eles brinquem com os materiais.

Com os blocos lógicos peça para que eles formem desenhos com as figuras geométricas, para que eles interajam com o material e se familiarizem.

O professor pode apresentar para os alunos também o jogo TANGRAM, que consiste de formas geométricas para formar desenhos como gato, cachorro, coelho, homem, enfim, faça com que os alunos se sintam a vontade durante o manuseio, para que a aprendizagem ocorra da maneira significativa e prazerosa para eles.

Depois com eles ainda em roda, peça para que respondam as perguntas que sobraram, questione sobre, e ajude-os a alcançar as respostas, caso não consigam, não dê as respostas, procure meios, ganchos, para que eles mesmos respondam, anote tudo em seu caderno, é muito importante que o professor tenha tudo anotado.

4ª Parte:

Nessa parte você descobrirá se os alunos assimilaram bem o conteúdo. Separe-os em dois grupos diversificados, não separe os meninos das meninas.

Peça para que eles escolham um representante de cada grupo para a primeira rodada, depois outro, de modo que todos participem, vende os olhos dos dois representantes.

Em uma caixa grande, o professor colocará os blocos lógicos e outros objetos que tenham os formatos das figuras geométricas estudadas, o representante do grupo q estiver vendado irá até a caixa e pegará um objeto, ele tentará adivinhar qual é o formato da figura geométrica que ele pegou, falar quantos lados tem a figura e se lembrar alguma coisa que tenha aquele formato, todos os alunos devem fazer essa atividade, ao final o professor pode presenteá-los com balas ou bombons por terem participado da brincadeira.

É bacana que todos participem, eles ajudam uns aos outros e interagem entre si, isso colabora e muito com o seu processo de aprendizagem, e torna deleitosa a os jogos em grupos.

5ª Parte:

Essa será a ultima parte desse plano, o professor deverá avaliar seus alunos, não utilize apenas prova como meio de avaliação, reveja suas anotações, avalie sobre o crescimento que cada um obteve durante o plano de aula, veja a evolução de cada aluno perante as aulas dadas, só você, professor, sabe das dificuldades que os alunos enfrentam dentro da sala.

As figuras geométricas são utilizadas para diversas coisas no dia-a-dia, é importante que o aluno saiba quais são elas e assimile com os elementos presentes em seu cotidiano, por isso é importante trabalhar esse conteúdo com os alunos, tal conteúdo também é importante para que eles adquiram mais conhecimentos no decorrer de sua vida escolar, possibilitando novas experiências educacionais favoráveis e significativas para os alunos.

É de suma importância que na educação infantil o aluno tome gosto por aprender, por adquirir novos conhecimentos, e sabemos que isso cabe também ao professor, que o encantará com a sua maneira de dar aula, de abordar os assuntos e de conduzir o ano letivo, por isso, faça sempre o seu melhor para a sua turma, incentive-os bastante, busque trazer diferentes elementos para dentro da sala de aula, adéque seu ensino com a realidade dos seus alunos, brinque com a matéria, dessa forma os alunos terão mais sede pelo conhecimento e vontade de aprender cada dia mais.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Outras opções de plano de aula

Plano de Aula Corpo Humano

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Plano de aula educação infantil

Modelo de plano de aula

Atividades com formas geométricas

Atividades formas geométricas maternal

Opções em vídeo de atividades com formas geométricas

Adicionar Comentário