Plano de aula geografia ensino médio

Plano de aula geografia ensino médio

 Plano de aula geografia ensino médio

Planejamento do Plano de aula geografia ensino médio

Conceito :

O planejamento, segundo Libâneo (1994) é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo. O planejamento é um meio para se organizar as ações docentes e também um momento de pesquisa e reflexão.

Modalidades de planejamento do Plano de aula geografia ensino médio:

1- Projeto político-pedagógico ;

2- Plano de ensino ;

3- Plano de aula .

Plano de aula geografia ensino médio:

Plano de aula geografia ensino médio

O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades previstas em linhas gerais são agora especificadas para uma aula. Na preparação da aula o professor deve:

Plano de aula os objetivos gerais de aula geografia ensino médio:

Escolher o tópico de ensino e desdobrá-lo em uma sequência lógica, na forma de conceitos, ideias e problemas. Fazer a previsão do tempo necessário para: apresentar o tema, os objetivos e as atividades; aplicá-las e avaliá-las.

Objetivos específicos do Plano de aula geografia ensino médio:

Para cada tópico redigir um ou mais objetivos específicos. “Estabelecer os objetivos é uma tarefa tão importante que deles vão depender os métodos e procedimentos de transmissão e assimilação dos conteúdos e as várias formas de avaliação.” (LIBÂNEO, 1994, p. 242).

Desenvolvimento metodológico do Plano de aula geografia ensino médio:

Escrever o passo a passo, por exemplo: – Conversar sobre o tema e pedir para se expressarem sobre ele. – Conversar sobre o título do texto. – Pedir leitura silenciosa do texto. – Indagar sobre as informações do texto. – Ampliar explicações. – Pedir relatos escritos sobre o texto

Avaliação do Plano de aula geografia ensino médio:

Questões orais; ou Questões escritas.

Questões objetivas ou dissertativas.

Plano de aula geografia ensino médio

Plano de aula geografia ensino médio

Identificação:

Escola:_______________________________________________________

Conteúdo: Geografia

Turma: _______________________________________________________

N° de aulas semanais:

Professor:

Objetivos gerais do Plano de aula geografia ensino médio

ENSINO MÉDIO, saber usar e interpretar escalas e descrever as transformações da Terra; Interpretar os conceitos de fatos geográficos e transferir para situações reais, sendo capaz de tomar posições critica com argumentações embasadas nessas situações. Relacionar as formas de apropriação do espaço geográfico pelo homem e os problemas ambientais causados por essas atividades; Contextualizar temas de interesse global como água e os diversos tipos de poluições.

DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ TÓPICOS OBRIGATÓRIOS

  • Eixo temático

Mutações do Mundo Natural;

Os Cenários da Globalização e Fragmentação;

Problemas e Perspectivas do Urbano;

  • Tema

A relação Sociedade e Natureza em Questão;

As Novas Fronteiras do Capitalismo Global: os Territórios nas Novas Regionalizações;

O Processo de Urbanização Contemporâneo: a Cidade, a Metrópole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura;

  • Tópico/Habilidade
  1. Fontes de energia:

1.1Compreender os impasses da sociedade contemporânea sob a ótica da produção e do consumo de energia;

1.2Compreender a geopolítica do petróleo e do gás natural no contexto contemporâneo;

  1. Ordem Ambiental Internacional:

2.1Reconhecer na sociedade global instrumentos de políticas ambientais;

  1. 0 Aquecimento global:

3.1Explicar os desdobramentos da matriz energética da sociedade industrial, considerando seus impactos sobre o aquecimento global;

  1. Domínios de natureza no Brasil:

4.1Reconhecer os domínios de natureza que compõem o território brasileiro, avaliando a interferência humana na exploração de seus recursos;

  1. Espaço urbano:

5.1 Compreender a relação entre o crescimento urbano e as mudanças na vida das cidades;

  1. Cidade e metrópole:

6.1. Compreender os fenômenos urbanos relacionados à metropolização;

  1. Globalização e regionalização:

7.1. Compreender a produção do espaço na tensão da globalização e da fragmentação.

  1. Território e territorialidade:

8.1. Compreender as mudanças nas relações de trabalho na cidade, redes e região;

8.2. Reconhecer na hierarquia urbana as funções e centralidades das redes.

9.Território e territorialidade:

9.1. Compreender as mudanças nas relações de trabalho na cidade.

  • Objetivos Específicos

1- Comparar dados de mapas temáticos,gráficos, imagens, textos e tabelas sobre aatual matriz energética da sociedade industrial (hidrocarbonetos e gás natural, biomassa,carvão mineral, álcool etílico, nuclear, hidráulica, eólica, solar, geotérmica), segundo os parâmetros da sustentabilidade ambiental.

Comparar dados de mapas temáticos,gráficos, imagens, textos e tabelas sobre a atual matriz energética da sociedade industrial (hidrocarbonetos e gás natural, biomassa,carvão mineral, álcool etílico, nuclear, hidráulica, eólica, solar, geotérmica), segundo os parâmetros da sustentabilidade ambiental.

Explicar a geopolítica do petróleo contextualizando-a no atual cenário de

distribuição espacial, produção, consumo,comércio e reservas.

2 – Confrontar as políticas públicas a respeito das fontes energéticas com o

compromisso do governo brasileiro frente aos acordos firmados nas rodadas de negociações da Ordem Ambiental Internacional.

Avaliar o uso, o consumo e a geopolítica da água e as políticas ambientais a ela relacionada.

3 – Avaliar as mudanças climáticas a partir do aquecimento global.

Compreender a polêmica que envolve os problemas de natureza socioambiental e econômica em torno da matriz energética da sociedade industrial versus aquecimento

4 –  Avaliar os domínios da Caatinga e do Cerrado sob a ótica da  originalidade climática hidrológica e pedológica, relacionando as possibilidades e os limites de seu uso pela agricultura.

Interpretar textos, mapas, gráficos e tabelas que tratam da indústria extrativa

mineral brasileira, segundo sua localização, empresas, reservas e contribuição no PIB.

5 – Reconhecer as novas ordens e desordens política, econômica e cultural

decorrentes das relações de poder em diferentes formas de regionalização do espaço mundial, tais como: blocos econômicos; aglomerados de exclusão

asiático, africano, latino-americano; territórios múltiplos do terrorismo e do genocídio.

6 – Interpretar os desdobramentos das práticas socioespaciais no processo de urbanização contemporâneo, tais como: o turismo, o lazer e a cultura.

Analisar as situações que explicam a distribuição, localização e frequência das atividades que evidenciam “vida 24 horas”, tais como serviços de saúde, “deliverys”, hipermercados.

Reconhecer singularidades e contradições expressas nas espacialidades

urbanas, tais como: acampamentos, sem-teto, centros de reciclagem, “shoppings” populares, aglomerados.

7 – Relacionar o índice de emprego e desemprego às mudanças estruturais, em processo, no mundo do trabalho.

Relacionar o crescimento da economia informal com o surgimento de novas

territorialidades, como a dos camelôs, e espacialidades, como os shoppings

populares.

8 – Reconhecer as relações das metrópoles com as cidades globais como

poderosos entroncamentos de múltiplas redes, tais como, o mercado financeiro e as telecomunicações.

9 – Relacionar o índice de emprego e desemprego às mudanças estruturais, em

processo, no mundo do trabalho.

Relacionar o crescimento da economia informal com o surgimento de novas

territorialidades, como a dos camelôs, e espacialidades, como os shoppings populares.

METODOLOGIA:

Trabalho em grupo (   )

Pesquisa de campo (   )

Aula expositiva dialógica (   )

Exercícios (   )

Mídias (   )

Atividades em ambiente virtual (   )

Debate (   )

Feira de Cultural (   )

Excursão (   )

Exposição de Trabalhos (   )

Leituras (   )

RECURSOS:

Caderno do aluno (   )

Datashow (   )

Quadro/giz (   )

Livro didático (   )

Jornais, revistas (   )

Mídias (   )

Computador (   )

Plano de aula geografia ensino médio

Sugestão em vídeo de Plano de aula geografia ensino médio

Mais sugestões de Plano de aula

PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

Plano de aula para educação infantil

plano de aula para baixar

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

Sugestões de Projetos Para Baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

 

Adicionar Comentário