Home Plano de aula Plano de aula – Identificando coisas vivas e não vivas

Plano de aula – Identificando coisas vivas e não vivas

9 min read
0
0
205

Lição

Introdução (5 minutos)

  • Pergunte à classe se eles estão vivos ou não vivos.
  • Pergunte aos alunos se seus animais de estimação em casa vivem ou não vivem.
  • Peça aos alunos que identifiquem o que precisam para sobreviver. Escreva “comida”, “água”, “abrigo” e “ar” no quadro.
  • Explique aos alunos que hoje estarão aprendendo sobre coisas vivas e não-vivas.

Instrução explícita / modelagem de professores (10 minutos)

  • Jogue estudantes o vídeo das Vidas e Não-Vidas .
  • Pergunte perguntas de reflexão após o vídeo.

Prática guiada / modelagem interativa (10 minutos)

DESENVOLVIMENTO:

Começar a aula mostrando um animal vivo ( se o peixe da escola tiver vivo ) utilizar o mesmo.

Conversa Informal  abaixo sobre os animais , as plantas e o homem.

SERES VIVOS

Os seres vivos são seres que existem na Natureza.

Para terem vida a para continuar vivendo, é preciso que se alimentem.

Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos.

AS PLANTAS

As plantas reproduzem-se,  através de sementes, ou seja, por meio da plantação de novas plantas. Se alimentam pela raiz. As plantas respiram pela folha.

OS ANIMAIS E O HOMEM


Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros se geram na barriga das suas mães.

Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.

A água e o oxigênio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos.

Os animais podem viver na terra, no ar e na água.

Obs: SERES VIVOS PORTANTO SÃO TODOS OS SERES QUE NASCEM ANDAM, SE ALIMENTA, CRESCE E MORREM…

PERGUNTAR PARA AS CRIANÇAS SE ELES SÃO SERES VIVOS?

E O PEIXINHO QUE ESTA NO AQUÁRIO É UM SER VIVO?

SERES NÃO VIVOS

APRESENTAR OBJETOS NÃO VIVOS

LÁPIS, CADEIRA, URSO DE PELÚCIA…

PERGUNTAR ESSE OBJETOS SÃO SERES VIVOS?

PORQUE NÃO SÃO SERES VIVOS?

AINDA NA CONVERSA FALAR O PORQUÊ ELES NÃO TÊM VIDA?

PERGUNTAR SE FOSSEM UM ANIMAL QUAL GOSTARIAM DE SER? POR QUÊ?

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TEM COM OS BICHINHOS? E POR QUÊ?

Tempo de Trabalho Independente (15 minutos)

  • Agora apresente a aula com vários objetos vivos e não vivos.
  • Peça a cada aluno que coloque objetos na categoria viva ou não-viva. Por exemplo, dê aos alunos uma banana, um caminhão e uma planta e pergunte qual é a vida.
  • Continue até que todos os alunos tenham tido uma chance.

Ampliar

Diferenciação

  • Enriquecimento: peça aos alunos que precisam de enriquecimento que dessem objetos em um papel que esteja vivendo.
  • Apoio: Leia livros adicionais sobre coisas vivas e não-vivas para estudantes que estão lutando com o conceito.

Reveja

Avaliação

  • A avaliação deve basear-se na forma como os alunos fazem na atividade de triagem.

Revisão e encerramento (10 minutos)

Summary
Review Date
Reviewed Item
Plano de aula - Identificando coisas vivas e não vivas
Author Rating
51star1star1star
1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Plano de aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…