Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

 

Identificação:

Escola:_______________________________________________________

Conteúdo: Matemática

Turma: 1º ano ensino fundamental

número de aulas semanais: (depende de cada escola e professor)

Professor:

 Objetivo geral do Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental: 

  • Apresentação dos números;
  • Relacionar os números com as brincadeiras do cotidiano das crianças.

Objetivo Específico do Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental:

  • Explorar e reconhecer os números;
  • Fazer relações entre quantidades e números;
  • Demonstrar os números através das atividades cotidianas do seu dia a dia;
  • Conceituar número – ordenação(crescente e decrescente), classificação, quantificação;
  • Ensiná-los a realizar a contagem oral dos números.

Conteúdos do Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental:

  • Sucessor e antecessor;
  • Sequencia numérica;
  • comparação de quantidade com mais ou menos;

Avaliação do Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental:

Consistirá na observação da desenvoltura dos alunos na busca de solucionar os questionamentos e o modo como se resolverá as atividades propostas. Durante todo o desenvolvimento da atividade os alunos serão acompanhados e orientados na construção do passo a passo de seu conhecimento.

Verificar se o aluno foi capaz de:

  • Assimilar ordenação e quantificação;
  • Agrupar elementos;

Sugestões de atividades para cada bimestre do 1º ano fundamental em matemática:

1º Bimestre

  • Estruturas lógico-matemáticas;
  • Números e operações

2º Bimestre

  • Números e operações;
  • Grandezas e medidas

3º Bimestre

  • Espaço e forma;

4º Bimestre

  • Tratamento da informação;

Algumas sugestões de Atividades para serem desenvolvidas no plano de aula matemática 1º ano ensino fundamental:

Perguntas Para levantar Situações Problema:

Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

  • Você já sabe contar?
  • Quantos anos você tem?
  • Você tem irmãos? Quantos?
  • Agora vamos contar quantos meninos e quantas meninas temos na sala, formar uma fila de menina e outra de menino e ….. vamos lá !!!

Observação: o professor poderá confeccionar um quadro para colocar em sala de aula com a quantidade de meninos e meninas e o total de alunos.

  • Pergunte para as crianças se na sala há mais meninos ou meninas?

Esta atividade servirá para os alunos compararem as quantidades neste caso representadas pelos amigos da sala, auxiliando os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Brincadeiras para aprender matemática na educação infantil:

 Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

  • Que tal lermos o poema de Sandra Ferreira Barbosa “Brincadeira é alegria”.

 BRINCADEIRA É ALEGRIA

BRINCADEIRA É ALEGRIA

É UM DIREITO DA CRIANÇA.

O SORRISO E A FANTASIA

FAZEM PARTE DA INFÂNCIA.

PIQUE- ESCONDE E CARRINHO,

JOGAR BOLA E PETECA,

RODA, RODA, AMARELINHA,

PASSA ANEL, PIÃO BONECA. 

  • Converse com os pequenos sobre as brincadeiras mencionadas no poema, pergunte se eles as conhecem e qual delas é sua preferida?
  • Faça uma votação sobre as brincadeiras preferidas da turma e registre no quadro as 5 brincadeiras mais votadas e ao lado, coloque uma cor correspondente. 
  • Registre a quantidade de votos que cada brincadeira recebeu, escrevendo o número ao lado da cor correspondente:
  • Construa um gráfico para as brincadeiras mais votadas, para isso, pinte com a cor correspondente, a quantidade de quadrinhos de acordo com o número de votos que cada um recebeu: 

Comente com as crianças que existe uma brincadeira chamada amarelinha e essa brincadeira também é mencionada no poema, explique para as crianças como se joga, e mostre como é uma amarelinha).

Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

 Coloque os números na amarelinha, de 1 a 10.

 Quantas casas há na amarelinha?

Qual desses números é o maior?

Que números são maiores que 3 e menores que 7?

Que números estão entre o 5 e o 9?

 Amarelinha se joga com uma pedrinha, desenhe essa quantidade:

complete com desenhos para ficar com 10 pedrinhas:

 Agora vamos desenhar novamente  a amarelinha no quadro:

1- Quantos saltos você precisa dar para ir até o céu e voltar ao começo da amarelinha? registre sua resposta como souber:

2 – Imagine que se a brincadeira fosse realizada por ordem de tamanho, começando pela criança menor. quem seria o 1º colega a jogar?

3 – E se o jogo começasse pelo aluno maior, quem seria o primeiro jogador?

Agora o educador poderá preparar figuras de vários tamanhos  para as crianças

  • e pedir para que as ordene-as da menor para a maior, e cole-as no caderno;
  • e depois da maior para a menor;
  • agora solicite e ajude-os a contar quantas palavras foram coladas no caderno.

Atividade de matemática com parlenda:

Apresente para os alunos a parlenda abaixo, em um cartaz, nesse momento ainda não há necessidade das crianças tê-la no caderno.

  • você conhece essa parlenda?

Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

1, 2, feijão com arroz,

3, 4, feijão no prato,

5, 6, falar inglês,

7, 8, comer biscoito,

9, 10, comer pastéis.

Depois que as crianças aprenderem a parlenda, proponha a seguinte atividade, colando-a  impressa no caderno do aluno.

Complete a parlenda com os números que estão faltando:

1, ___, feijão com arroz,

___, 4, feijão no prato,

5,___, falar inglês,

___, 8, comer biscoito,

9,____, comer pastéis.

Atividades de Matemática 1 ano Ensino Fundamental:

Relacione os números com a quantidade de figuras:

Plano de aula matemática 1°ano ensino fundamental

Observe o quadro numérico e responda:

 1 um    2 dois   3 três  4 quatro  5 cinco

6 seis  7 sete   8 oito   9 nove     10 dez

 1- Que número vem antes do 10?

2 – Que número vem depois do 10?

3 – Que número corresponde aos nomes abaixo:

dois –

quatro –

cinco –

sete –

dez –

um –

três –

Agora peça para as crianças que elaborem os desenhos de seus brinquedos favoritos e registre a quantidade:

Vamos contar:

Inicie a aula fazendo a contagem dos números de 0 a 10 em ordem crescente e depois decrescente, o uso de cartazes pode auxiliar nessa etapa

  • Faça a contagem com os dedos, e peça aos alunos para repetirem;
  • Utilize objetos (palitos de picolé, caixinhas decoradas, fichas preparadas em EVA, feijões ou algum material que tenha a mão) e peça aos alunos que façam conjuntos de 10 em 10;
  • Execute as atividades de acordo com o grau de conhecimento de sua sala, lembrando sempre de utilizar a linguagem necessária de fácil atendimento para os seus alunos.

Mais sugestões de Plano de Aula:

PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

Plano de aula para educação infantil

plano de aula para baixar

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

Sugestões de Projetos Para Baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

Adicionar Comentário