Plano de Aula – Mistura de Cores

 

objetivos de aprendizado

Os alunos serão capazes de identificar as cores básicas. Os alunos poderão fazer previsões e observações. Os alunos poderão participar de experimentos. Os alunos poderão classificar as cores em categorias.

Lição

Introdução (5 minutos)

  • Informe seus alunos que hoje eles estarão realizando experimentos usando cores.
  • Peça a cada aluno que se revezem ao redor da sala e identifiquem a cor de um objeto na sala, mesa, lápis, carteira, lousa, enfim… 
  • Peça a cada aluno que lhe diga sua cor favorita.

Instrução explícita / modelagem de professores (15 minutos)

  • Peça aos alunos que se revezem para participar da atividade proposta. Por exemplo, quando o professor pedir que os alunos toquem a tinta azul e mistura com a gota de tinta amarela, peça que um aluno venha, faça essa mistura e faça uma previsão sobre a cor que eles acham que o amarelo e o azul farão.
  • Em seguida, diga aos alunos que eles terão a chance de misturar tinta real.

Prática guiada / modelagem interativa (10 minutos)

  • Auxilie cada aluno numa mesa com uma paleta na frente dele.
  • Peça-lhes que selecionem as cores que desejam misturar.
  • Peça-lhes para prever a cor que acham que suas escolhas de pintura irão criar.
  • Caminhe pela classe e ajude seus alunos a fazer algumas mistura.

Tempo de Trabalho Independente (10 minutos)

  • Convide os alunos a colocar a tinta dentro da forminha de ovo e misturar até que ela seja completamente misturada.
  • Peça aos alunos para identificar a cor que é criada.
  • Em seguida, dê a cada aluno um diagrama e uma caixa de lápis.
  • Peça à classe que coloque as duas cores primárias nos círculos externos do diagrama e coloque a cor que eles criaram no meio. Instrua seus alunos a colorir em circulos.

Resultado de imagem para diagrama cores primárias

Ampliar

Diferenciação

  • Enriquecimento: Dê aos alunos várias cores e peça que as misture no papel. Peça-lhes que identifiquem as cores que eles criaram.
  • Suporte: peça aos alunos que usem corantes alimentares para misturar cores em água para ver o que pode ser criado. Dê a seus alunos uma planilha similar para praticar com uma determinada cor secundária.

Reveja

Avaliação (10 minutos)

  • Para concluir a lição, dê a cada aluno uma caixa de ovos que tenha cores diferentes pintadas em cada furo. Dê aos alunos um punhado de etiquetas e peça-lhes para colocar as cores nas etiquetas e colocar abaixo das cores na caixa de ovos.

Revisão e encerramento (5 minutos)

  • Verifique a caixa de ovos de cada aluno para garantir que eles colocam as etiquetas no lugar certo!

Mais sugestões de Plano de Aula:

PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Plano de Aula Corpo Humano

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

Plano de aula para educação infantil

plano de aula para baixar

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

Adicionar Comentário