Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

O tema alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.

O Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil será elaborado para ajudar a educação alimentar das crianças que é um assunto que precisa começar a ser abordado desde a infância, levando em consideração o contexto social da criança e suas possibilidades para uma alimentação saudável.

Conteúdos – Alimentação saudável Educação Infantil

Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

Alguns conteúdos tem extrema importância em serem abordados e elaborados como plano de aula, segue abaixo algumas ideias à serem desenvolvidas:

  • A importância dos alimentos para o ser humano;

  • Os Benefícios de vários alimentos mais recorrentes, possivelmente presentes no dia dia dos educandos, caracterizando-os nos determinados grupos alimentares existentes;

  • Com a pirâmide alimentar mostrar a quantidade necessária de cada categoria para uma alimentação saudável;

  • A todo momento da atividade deverá existir uma interação com os educandos, com a realização de perguntas para os mesmos, assim o educador terá conhecimento de seus hábitos alimentares. Isso também facilitará em como prosseguir com a aula;

  • Será dada uma aula expositiva breve e interativa sobre os principais alimentos presentes em uma pirâmide alimentar e sua importância para uma alimentação saudável.

  • Será aplicado uma atividade para que os educandos montem uma pirâmide alimentar na cartolina em grupo ( com 4 alunos cada grupo), com recortes de jornais de mercados.

  • Fornecer aos alunos um cardápio diário para incentivá-los a uma alimentação saudável.

  • Aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação;

  • Incentivar reflexão sobre a importância do cuidar-se.

Objetivo do plano de aula

Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

O objetivo do plano de aula sobre alimentação saudável –

1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;

2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;

3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.

4 ) Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções como:

  • Açúcares – fonte de energia

  • Gorduras – reservas energéticas

  • Proteínas – parte da constituição celular

  • Vitaminas – reguladores e auxiliares

  • Sais minerais – reguladores e auxiliares

  • Água – solvente e agente de transporte

Desenvolvimento metodológico

Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

Para o desenvolvimento metodológico utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, conte a história: “Saladinha de Queixas” da autora: Tatiana Belinky, nessa história divertida, bem-humorada e muito alegre, ´Saladinha de queixas´ conta a história de frutas, legumes e verduras que se reuniram para se queixar do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes. Em forma de rimas, a laranja reclamou primeiro, depois foi a vez do abacaxi, do pepino, da banana e do mamão. A única que, ao invés de se sentir insultada, sorria lisonjeada era a uva, mesmo porque uva é moça bonita.

Após a contação da história levante os seguintes questionamentos como forma de desenvolvimento metodológico:

1) Por que temos que comer?

2) Quem gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?

3) O que vocês mais gostam de comer: verduras ou legumes?

4) Como uma alimentação pode ser saudável?

5) O que é preciso comer para ficar saudável?

6) O que você come?

7) Como você utiliza os alimentos no dia a dia?

Após o questionamento sobre a história é hora de saber um pouquinho sobre o gosto dos alunos, pergunte à eles seus alimentos preferidos.

Divida a turma em 3 grupos para realizar uma pesquisa em revistas, jornais ou panfletos de alimentos que são citados na histórias: frutas, verduras e legumes.

Logo após, peça aos alunos que selecionem as imagens e pesquisem informações e curiosidades para a confecção de cartaz sobre os alimentos preferidos da turma, depois da pesquisa dê oportunidade para todos os alunos falarem sobre suas descobertas. Continue questionando:

  • Qual a importância das frutas, legumes e verduras na nossa saúde?

  • Você tem hábito de comer frutas, verduras e legumes diariamente?

Professor, crie uma lista contendo alguns hábitos alimentares importantes para uma boa saúde.

Em seguida, após a dinâmica sobre o texto apresentado Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento:

a) Quantas vezes você se alimenta por dia?

b) Que alimentos você consome mais frequentemente?

c) Quais alimentos você consome em maior quantidade?

d) A partir desse levantamento, cada aluno deve elaborar um cartaz relacionando os alimentos ingeridos com seus respectivos grupos alimentares;

e) Reunidos em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada;

f) Num debate aberto a toda a classe, os alunos elaboram suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentar

Materiais necessários para o desenvolvimento

  • Livro “Saladinha de Queixas”;

  • Cesta com frutas, legumes e verduras;

  • Cartaz;

  • Cola;

  • Tesoura;

  • Panfletos;

  • reportagens sobre alimentação saudável.

Avaliação – Plano de aula alimentação saudável Educação Infantil

Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

A avaliação, processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização de atividades e interesse dos alunos. Educador, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: expor oralmente e ou por escrito como é a alimentação da sua família; entrevistar familiares para coletar dados relativos à alimentação; confrontar as informações sobre a alimentação da sua família com a da família dos colegas; listar, com a ajuda do professor, os hábitos alimentares importantes para a boa saúde e os que são prejudiciais à saúde; reconhecer a necessidade de adotar atitudes saudáveis no cuidado com a alimentação; montar um cardápio com sugestões de uma alimentação saudável e adequada para sua idade; participar da montagem e funcionamento de um mini supermercado onde serão vendidos alimentos saudáveis, simulando situações de compra e venda e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS –

Plano de aula sobre alimentação saudável educação infantil

1 – Consuma de 5 a 6 refeições por dia, reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas. Não deixe de fazer as refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Tenha sempre algum lanche para consumir entre as refeições principais, como: barra de cereais, frutas, iogurtes etc…;

2 – Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais. Como as fibras não são digeridas elas não acrescentam calorias à alimentação e aumentam a sensação de saciedade, além de auxiliar no melhor funcionamento do intestino. As frutas e os vegetais folhosos são excelentes fontes de fibras e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes;

3 – Diminua o consumo de açúcar e doces;

4 –Use sal com moderação. Alimentos que contenham sal devem ser evitados: temperos prontos, shoyo e caldos de carnes. Dê preferência a ervas naturais como condimento;

5 – Evite frituras. Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos. Óleo de: canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva é indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo;

6 –Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc…, pois são ricos em sal e conservantes;

7 –Dê preferência aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substituição as frituras;

8 –Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Os peixes possuem um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevenção de várias doenças;

9 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia;

10 – Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana.

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