Home Plano de aula Plano de aula – Estrutura Molecular – Sólidos, líquidos e gasoso

Plano de aula – Estrutura Molecular – Sólidos, líquidos e gasoso

13 min read
0
0
120

Lição

Introdução (5 minutos)

  • Diga aos alunos que eles vão aprender sobre sólidos, líquidos e gases, ou estados de matéria.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma molécula .
  • Explique que uma molécula é a menor quantidade de algo e que as moléculas são tão pequenas que nem sequer podem ser vistas com os olhos! Diga a seus alunos que tudo é composto de moléculas.
  • Diga aos alunos que a forma como as moléculas se movem dentro de um objeto ou substância determina se é um sólido, líquido ou gás.

Instrução explícita / modelagem de professores (10 minutos)

  • Entregue o papel alinhado a cada aluno para tomar notas.
  • Desenhe um quadrado no quadro branco e rotulá-lo sólido.
  • Preencha o quadrado com pequenos círculos que se tocam. Diga aos alunos que esses círculos representam moléculas.
  • Explique que as moléculas em um sólido são embaladas firmemente juntas e movem-se ligeiramente no lugar.
  • Debaixo do quadrado, escreva que os sólidos têm uma forma definida e um volume definido. Peça aos alunos que copiem isso em suas anotações.
  • Desenhe outro quadrado na placa e rotule-o líquido. Desenhe círculos que ainda estão um pouco próximos, mas não preencham o quadrado inteiro e não estão em linhas perfeitamente retas.
  • Explique que as moléculas em um líquido estão próximas entre si e podem se tocar, mas também podem fluir e se mover.
  • Debaixo desta praça, escreva que os líquidos não têm uma forma definida, mas têm um volume definido. Peça aos alunos que copiem isso em suas anotações.
  • Desenhe um terceiro quadrado no quadro. Desenhe círculos espaçados, com linhas ou setas em torno deles para mostrar movimento rápido. Desenhe alguns círculos fora da caixa.
  • Explique que as moléculas em um gás se movem livremente e rapidamente. Eles podem colidir-se e saltar um do outro e não ficar em um recipiente, a menos que o recipiente tenha uma tampa sobre ele.
  • Debaixo deste quadrado, escreva que os gases não têm forma ou volume definido.

Prática guiada / modelagem interativa (5 minutos)

  • Explique que os alunos estarão demonstrando as moléculas em cada estado da matéria.
  • Comece com sólidos. Peça aos alunos que se mantenham ombro a ombro um com o outro e se movam ligeiramente para frente e para trás enquanto permanecem no lugar.
  • Em seguida, peça aos alunos que demonstrem as moléculas em um líquido. Os alunos devem estar caminhando pela sala, mas ficando perto de seus colegas de classe, cuidadosamente se escovando um ao outro enquanto caminham.
  • Então, peça aos alunos que demonstrem gás. Peça aos alunos que caminhem rapidamente (ou correm, dependendo da natureza do espaço que está sendo usado). À medida que eles fazem contato com outros alunos, eles devem caminhar ou correr em outra direção. Peça-lhes que se espalhem por todo o espaço.

Tempo de Trabalho Independente (25 minutos)

  • Explique aos seus alunos que estarão produzindo uma substância com amido de milho e água chamada “goop”.
  • Mostre aos alunos como colocar a amido de milho na tigela e adicione lentamente a água. Você também pode adicionar duas gotas de coloração alimentar, se desejar.
  • Diga aos alunos que depois de fazerem o goop, eles terão vários minutos para jogar com ele!
  • Coloque jornais nas estações de trabalho dos estudantes e desmonte o material para estudantes. Designe tarefas para cada aluno. Por exemplo, designe alguém para derramar a água, alguém para mexer, etc.
  • Escreva as seguintes perguntas no quadro para que os alunos discutam dentro de seus grupos: o que você acha que as moléculas do goop se parecem e por quê? Qual o estado da questão, você acha que é goop, e por quê?
  • Dê aos alunos tempo para limpar.

Ampliar

Diferenciação

  • Enriquecimento: Peça aos alunos que pesquisem outros estados da matéria (colóides e plasma) e compartilhem suas descobertas com a classe.
  • Apoio: peça aos alunos que usem suas notas enquanto respondem as perguntas da discussão.

Reveja

Avaliação (5 minutos)

  • Entregue um cartão de índice para cada aluno.
  • Peça aos alunos que descrevam as moléculas em cada estado da matéria sem usar suas notas.

Revisão e encerramento (10 minutos)

  • Peça aos alunos para compartilhar suas respostas às questões de discussão com a classe. Convide vários voluntários.
  • Explique que goop é um colóide, que é como um estado de matéria “in-between” porque possui propriedades de um sólido e um líquido.
  • Dê aos alunos alguns outros exemplos da vida real de colóides, como manteiga, creme de barbear, loção e ketchup.
  • Pergunte se os alunos podem pensar em outros colóides.
  • Desafie os alunos a criar uma lista de sólidos, líquidos, gases e colóides que vêem ao redor de suas casas!

Mais sugestões de Plano de Aula:

PLANO DE AULA FIGURAS GEOMÉTRICAS

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Plano de Aula Corpo Humano

Plano de aula educação infantil Higiene Pessoal

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

Plano de aula para educação infantil

plano de aula para baixar

PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL Ensino Fundamental

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

 
Summary
Review Date
Reviewed Item
Plano de aula - Estrutura Molecular - Sólidos, líquidos e gasoso
Author Rating
51star1star1star
1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Plano de aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…