Home DATA COMEMORATIVA PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

19 min read
0
0
387

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos brasileiros, sair para pular carnaval, se divertir, dançar e aproveitar para relaxar é o desejo das pessoas que esperam por essa data. Mas tem como trabalhar esse tema com a escola toda?

Tem sim! Vem comigo para ter ideias!!!

Resultado de imagem para carnaval na escola

Para começar um projeto com essa temática é legal antes de se faze um projeto com a escola toda, os professores comecem pequenos projetos com as suas turmas, na elaboração como é um todo é bacana que as turmas saibam do que se trata então a equipe deve começar a trabalhar a temática contando a história da festa de carnaval.

Origem do Carnaval:

O carnaval teve a sua origem com os povos pagãos a século atrás, não recebendo necessariamente esse nome, eram festas para comemorar o equinócio de primavera ou solstício de inverno, onde ocorria inversão de papeis, sendo que os ricos tomavam os lugares dos escravos e os escravos os lugares dos nobres, eram comuns do Grécia, Mesopotâmia e Roma.

Quando a igreja católica sobe ao poder as festas das culturas pagãs, seus deuses e costumes são alterados e adaptados aos dogmas, a inversão de papeis, por exemplo, dos nobres e dos escravos não aceita, pois para a igreja seria como trocar Deus pelo Diabo.

Para que não fosse um choque tão grande a igreja criou o período de quaresma, onde as pessoas poderiam festejar e depois se arrepender de seus pecados e repensar o que haviam feito a esse período foi dado de Carnis Levale, do latim significa retirar a carne.

Durante o Renascimento surge na Itália os teatros improvisados, eram realizados na rua mesmo, com o tempo eles passaram a ter músicas próprias, desfiles com carros decorados e fantasias. 

No Brasil o Carnaval começa a ter a sua origem na época colonial, a festa era portuguesa e seus primeiros foliões foram os escravos, com o tempo e a vinda de diferentes culturas, ritmos, costumes, o Brasil passou a ter a sua própria maneira de pular o carnaval, surgiram marchinhas, festas de salão, bailes a fantasia, frevos, maracatus, escolas de samba, afoxés, até chegar ao tão conhecido e popular carnaval de rua que vemos hoje espelhado pelo nosso país.

Para os alunos menores fala da história a partir da Itália até chegar ao Brasil e os dias de hoje, para os maiores da para trabalhar no contexto geral. Mas isso vai de professor para professor, de equipe para equipe e de escola para escola, nas reuniões para a estruturação do currículo e dos projetos tomem a decisão em grupo.

Agora que já sabemos um pouco da origem vamos a algumas ideias, lembrando sempre que você pode adaptar para a sua escola, sua turma e sua realidade, use os materiais que vocês tiverem a vossa disposição.

Resultado de imagem para carnaval na escola marchinhas

Projeto “Concurso de Marchinhas”:

Esse projeto vai consistir em todas as salas após estudarem sobre o carnaval e as marchinhas, irão formular a sua própria marchinha de carnaval, as salas irão apresentar as marchinhas no dia da festa de carnaval da escola.

Justificativa:

O Brasil é um país incrivelmente rico, principalmente culturalmente, e em festas como o carnaval essa cultura, costumes e o povo brasileiro, fica em evidencia, a ideia do projeto é resgatar as marchinhas que foram tão tradicionais para os dias de hoje e inspirar a criatividade dos alunos fazendo novas marchinhas de carnaval.

Objetivos Gerais do Projeto:

– Promover atividades lúdicas que estimulem o entendimento sobre o carnaval e sua origem no Brasil.

-Estimular a socialização dos alunos e da escola.

– Reconhecer as diversas manifestações culturais.

– Conhecer as marchinhas.

Objetivos Específicos:

– Proporcionar a liberdade da auto- expressão.

– Trabalhar o carnaval de maneira leve envolvendo música.

– Explorar a criatividade dos alunos.

– Desenvolver habilidades lingüísticas, motoras e mentais.

– Estimular o processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica.

– Conhecer a história do Carnaval no Brasil.

Atividades do Projeto Carnaval na Escola

Português:

  • Roda de conversa sobre o tema.
  • Ouvir as marchinas de Carnaval (Mamãe eu Quero, Abre- Alas, Alalaoh, Me dá um dinheiro aí, Aurora, Cabeleira do Zezé, A Jardineira).
  • Estudar as marchinhas.
  • Fazer uma marchinha de carnaval com a vida atual dos alunos.

Avaliação:

A avaliação desse projeto será continua, será levado em conta as dificuldades que os alunos possam ter durante o trabalho e como a sanaram, a evolução sobre o tema, suas participações, o envolvimento, quais foram os conhecimentos prévios e adquiridos, o que pensavam e o que pensam agora sobre o carnaval, os interesses. Anote absolutamente tudo em seu caderno em seu caderno ou diário, deixe tudo registrado, assim fica muito mais fácil para você entender o processo de aprendizagem dos alunos, desde o início do projeto ate o final.

Imagem relacionada

Projeto “As Danças do Carnaval”:

Esse projeto vai consistir em todas as salas após estudarem sobre a história de o carnaval realizar um painel sobre as danças típicas de cada região do Brasil. Depois de um estudo geral os professores podem organizar-se para que cada turma fique com uma dança, depois de painel a turma pode ensaiar a dança típica escolhida e apresentar na festa de carnaval da escola. 

Justificativa:

O Brasil é um país incrivelmente rico, principalmente culturalmente, e em festas como o carnaval essa cultura, costumes e o povo brasileiro, fica em evidencia, porém muitas vezes o que sabemos se limita as tecnologias como a televisão e a internet, nesse contexto a ideia do projeto é trazer para perto dos alunos as diferentes formas de dançar o carnaval.

Objetivos Gerais do Projeto:

– Promover atividades de dança que estimulem o entendimento sobre o carnaval

-Estimular a socialização dos alunos

– Promover conhecimentos culturais acerca do Carnaval no país.

– Reconhecer as diversas formas de dança que existem no Brasil.

– Conhecer vários ritmos musicais.

Objetivos Específicos:

– Conhecer a história do Carnaval no Brasil.

– Proporcionar a liberdade da auto- expressão através da dança e da arte.

– Desenvolver habilidades motoras e mentais.

– Estimular o processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica.

– Trabalhar o carnaval de maneira leve envolvendo música, dança e arte.

– Explorar a criatividade dos alunos.

Atividades do Projeto:

Artes e Educação Física

  • Realizar pesquisas na internet sobre o carnaval e sobre a dança que foi proposta para a turma.
  • Produção de um Painel carnavalesco, onde irão colocar tudo o que encontraram sobre a dança que pesquisaram.
  • Confecção de máscaras, podem ser usados materiais reciclados também e o que mais a escola dispor como: lantejoulas, cola-gliter, cola, papel crepom, papel laminado, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, purpurina, fitas, barbantes coloridos, tinta, para enfeitar o painel da dança da turma.
  • Ouvir a música que irão dançar.
  • Ensaiar a dança que foi pré- estabelecida para a turma.

Avaliação:

A avaliação desse projeto será continua, será levado em conta as dificuldades que os alunos possam ter durante o trabalho e como resolveram, a evolução sobre o tema, suas participações, o envolvimento, quais foram os conhecimentos prévios e adquiridos, o que pensavam e o que pensam agora sobre o carnaval, os interesses. Anote absolutamente tudo em seu caderno em seu caderno ou diário, deixe tudo registrado, assim fica muito mais fácil para você.

Resultado de imagem para as danças do carnaval

Só lembrando, você pode e deve adaptar o projeto e os materiais para a realidade da sua escola e dos seus alunos. Esses tipos de atividade que envolve a sala toda e principalmente a escola além de ser divertido, os alunos se sentem úteis aprendendo sobre a cultura e colocando a sua criatividade nas atividades.

Se for possível peça que os alunos façam pesquisas em casa sobre os temas ou na escola sobre o tema, assim eles ficam inteirados no assunto e já trazem alguns conhecimentos para a sala de aula. Peça também para que a família participe desse processo, é de suma importância que s escola e a família atuem juntos, dessa forma o aluno não receberá estímulos somente na escola, mas em casa também.

Ao final no projeto, para que você saiba se os alunos gostaram ou não do projeto, faça uma roda de conversa com e ouça o que eles mais gostaram, o que acharam mais legal, se fariam algo diferente, enfim ouça tudo o que eles tem a dizer sobre o que foi feito, eles são sinceros e dirão realmente o que eles acharam. 

Para que o projeto seja concretizado a festa de carnaval seria importante, caso a escola possa fazer, geralmente elas já acontecem e estão inclusas no currículo do ano letivo, a festa reforça a aprendizagem que foi realizada dentro da sala de aula sobre o tema e faz com que os alunos entendam de uma maneira prática o que aproveitar o carnaval de uma maneira gostosa e com respeito, os outros alunos também passa, a saber, sobre o que a outra turma estudou, aprendeu e preparou para a festiva.

É importante que eles aprendam desde pequenos que o carnaval é uma festa que envolve diferentes povos e culturas e que para que isso ocorra de maneira leve e gostosa é preciso que se mantenha o respeito com o outro.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de Projetos:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

Summary
Review Date
Reviewed Item
PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • PROJETO CARNAVAL EDUCAÇÃO INFANTIL

    PROJETO CARNAVAL EDUCAÇÃO INFANTIL O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos b…
  • Projetos educação infantil

    Projetos para educação infantil

    O trabalho por meio de Projetos para educação infantil demanda, primordialmente: Uma escut…
Carregar mais artigos relacionados
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO. Chega o mês de agosto, as energias estão renovadas, ocorrem à …
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHO Enfim chega o recesso escolar, os estudantes têm mais tempo par…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, p…
  • JOGOS DE NATAL

    JOGOS  DE NATAL O natal é uma das épocas mais deliciosas do ano, é um momento para es…
  • COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

    COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN Sabemos que alfabetizar uma criança não é u…
  • BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS As brincadeiras folclóricas de fato são super procuradas, são leg…
  • ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

    ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN As crianças com Síndrome de Down ou Trissomi…
carregar mais Andre Marques
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO. Chega o mês de agosto, as energias estão renovadas, ocorrem à …
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHO Enfim chega o recesso escolar, os estudantes têm mais tempo par…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, p…
  • DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

    DATAS COMEMORATIVAS: MAIO O mês de maio está repleto de datas importantes e que podem ser …
  • DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL

    DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL E chega o mês de abril, tudo esta correndo bem, está praticamen…
  • DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

    DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO O mês de março nos da á impressão de que finalmente o ano está …
  • DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

    DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO O mês de Fevereiro é marcado pela volta ás aulas da garotad…
Carregar mais DATA COMEMORATIVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

PROJETO CARNAVAL EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO CARNAVAL EDUCAÇÃO INFANTIL O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos b…