Home Projetos PROJETO COPA DO MUNDO ENSINO FUNDAMENTAL 2

PROJETO COPA DO MUNDO ENSINO FUNDAMENTAL 2

30 min read
0
0
500

PROJETO COPA DO MUNDO ENSINO FUNDAMENTAL

 projeto copa do mundo ensino fundamental

 A Copa do Mundo de 2018, que irá acontecer na Rússia, tem como seu MASCOTE definido o lobo siberiano Zabivaka, que foi eleito em votação aberta, ao qual teve mais de um milhão de participações. O vencedor duelava com um tigre e com um gato.

projeto copa do mundo ensino fundamental

Público-alvo do projeto copa do mundo:

turmas do ensino Fundamental I e Fundamental II.

Justificativa do projeto copa do mundo ensino fundamental:

Aproveitar esse acontecimento esportivo mais importante do mundo, o qual todos se envolvem espontaneamente e com entusiasmo, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, reconhecer e saber um pouco mais sobre a COPA DO MUNDO, com o intuito de desenvolver competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural, e  pesquisas da história e cultura dos países participantes. O Projeto copa do mundo ensino fundamental busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo.

Objetivo geral do projeto copa do mundo ensino fundamental:

Este Projeto copa do mundo ensino fundamental visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, promover uma educação para a cidadania, proporcionando uma convivência com a cultura do outro, pois o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele “desmonopolizou” os símbolos nacionais, desta forma, damos um passo importante em prol de uma proposta educacional e curricular multiculturalista, na medida em que levamos a comunidade escolar a reconhecer o valor da pluralidade e da diversidade cultural, conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Objetivos específicos do projeto copa do mundo ensino fundamental:

  • Identificar os países participantes da Copa do Mundo;
  • Estudar com mais ênfase nosso país e a Rússia país sede;
  • Reconhecer a importância da história de cada país para sua situação atual;
  • Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
  • Compreender as principais características de cada país estudado; como suas tradições e culturas;
  • Conhecer as contradições dos países estudados;
  • Valorizar a copa do mundo como um evento importante que reuni vários países.

Países escolhidos para serem estudados e trabalhados no projeto copa do mundo ensino fundamental:

  • BRASIL;
  • RÚSSIA

BRASIL:

projeto copa do mundo ensino fundamental

Brasil na Copa do Mundo FIFA. Seleção Brasileira é a única a participar de todas as copas do mundo de futebol. É também a única seleção pentacampeã mundial. Brasil e Alemanha são as duas únicas seleções que jamais falharam nas Eliminatórias da Copa, tendo se classificado à Copa em todas as Eliminatórias que disputaram.

 RÚSSIA:

projeto copa do mundo ensino fundamental

A Seleção Russa de Futebol (Em Russo: ) representa a Rússia nas competições de futebol da FIFA. Surgiu após a dissolução da Seleção da CEI, criada apenas para disputar a Eurocopa de 1992, para a qual a seleção da URSS, extinta juntamente com o país no ano anterior, já estava classificada. Desde o colapso do comunismo, os russos não conseguem obter os mesmos resultados da antiga URSS no futebol: foram eliminados na primeira fase nas três Copas que disputaram (1994, 2002 e 2014) e não se classificaram para nenhuma Olimpíada. Foi eliminada na primeira fase em três das 4 Eurocopas disputadas como país independente (1996, 2004 e 2012), mas se classificou como quarto colocado em 2008, sendo derrotada apenas nas semifinais pela Espanha, que se sagraria campeã. Sob o comando do técnico neerlandês Guus Hiddink, criou-se um otimismo entre a torcida russa, especialmente depois da classificação dramática para a Eurocopa de 2008. Na Universíada, obtiveram uma medalha de bronze em 1995. A Rússia sediará a Copa do Mundo de 2018.

Planejamento:

 Etapa 1- Levantamento de dados:

  Pergunte aos alunos se eles sabem onde vai ser a sede da Copa do Mundo. Permita que eles se expressem livremente;

Perguntar de quanto em quanto tempo é realizada a Copa;

Questionar quantas vezes esse torneio foi realizado no Brasil;

Falar que Brasil é o único país que esteve em todas as Copas;

Conhecer os Estados onde acontecerão os jogos;

Formar grupos e dividir tarefas sobre o Tema com eles;

Perguntar quem já conhece o Mascote da copa a origem do seu nome e o nome que foi dado a bola;

Pesquisar: bandeiras e números de países que irão participar da “Copa”.

Sugira aos alunos a completarem o álbum de figurinhas da copa, a levarem as repetidas para a troca com com os amigos, o professor poderá no dia em que for falar de certo país pedir que as crianças pesquisem algo curioso sobre ele e a levarem para trocar somente figurinhas do país estudado.

projeto copa do mundo ensino fundamental

Etapa 2 – Organizar os grupos para que apresentem as figuras ilustrativas em forma de mural:

  Os grupos deverão pesquisar costumes, cultura, comidas típicas, clima e localização geográfica das cidades;

Análise dos mascotes das Copas, que retratam o país-sede.

Etapa 3 – Levantamento dos times que estarão na final:

  Pesquisar figuras e reportagens sobre os times que estiverem na final.

Bandeiras e sua localização geográfica.

Etapa 4- Encerrando e avaliando o projeto “Copa do Mundo 2018” :

Converse com sua turma sobre o projeto copa do mundo.

Por que foi importante?

O que eles mais gostaram de pesquisar?

Em dupla, peça para eles registrarem essa experiência em forma de redação e expor os textos no dia da Culminância do Projeto dentre as outras ações.

Conteúdos do projeto copa do mundo ensino fundamental:

 Analisar características dos países em seus aspectos históricos, populacionais, urbanos, políticos, econômicos e culturais; significados das danças em suas culturas de origem.

Conteúdos foram divididos por disciplina.

  • Artes:

projeto copa do mundo ensino fundamentalprojeto copa do mundo ensino fundamental

Explosão de criatividade Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes…O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

Sugestões de atividades:

projeto copa do mundo ensino fundamental

Mascote da Copa do Mundo de 2018 para imprimir e colorir:

Sobre o Zabivaka

 

Zabivaka é o mascote oficial da Copa do Mundo da FIFA 2018, realizada na Rússia. A escolha foi revelada em 21 de outubro de 2016. O mascote da Rússia é representado por um lobo vestido com camiseta azul e branca com as palavras “RUSSIA 2018“, óculos de sol com aros alaranjados e shorts vermelhos.

A combinação de branco, azul e vermelho vem das cores nacionais da equipe russa. A criadora do mascote da copa é a estudante de design Ekaterina Bocharova, e a escolha foi feita por votação pela Internet.

 

Como foi escolhido o mascote da copa da Rússia?

O resultado das eleições for anunciado em 22 de outubro de 2016, no principal canal de TV da Rússia. O lobo, chamado Zabivaka, palavra que, em russo, significa ‘aquele que marca o gol‘, obteve 53% dos votos, à frente do Tigre (27%) e do Gato (20%).

Mais de 1 milhão de pessoas participaram da votação, que foi realizada em setembro de 2016 nas plataformas da FIFA, bem como durante a transmissão ao vivo do Canal Um, onde o resultado do concurso criativo foi anunciado.

mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

                        Quebra – Cabeça
mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir       mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir       mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

mascote copa do mundo 2018 para imprimir e colorir

 

Análise do mascote da Copa, que retrata o país-sede.

Criação de um para sala de aula;

Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas;

  • Ciências:

Projeto copa do mundo ensino fundamental

Experiências de Campo Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.

Sugestões de atividades:

  • Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. ( Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportado por ela, só energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
  • Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?

 

  • Educação Física :

Projeto copa do mundo ensino fundamental

A Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor pode enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.

  • Sugestões de atividades:
  • Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses.
  • Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete…
  • Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
  • Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.

 

  • Geografia:

Projeto copa do mundo ensino fundamental

O mundo num estádio Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades.

  • Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos do país-sede da Copa,
  • Levantamento dos espaços – públicos e privados – usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
  • Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
  • A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos.
  • Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista ( a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).

 

  • História:

Projeto copa do mundo ensino fundamental

Lances do passado No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural – com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades Projeto Copa do Mundo Ensino Fundamental:

  • Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em “paixão nacional”  Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção;
  • Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.

 

  • Língua Portuguesa :

Projeto copa do mundo ensino fundamental

Papo mais coerente Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança.

Sugestões de atividades Projeto Copa do Mundo Ensino Fundamental:

  • Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo.
  • Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
  • Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.

 

  • Matemática:

Projeto copa do mundo ensino fundamental

Jogo bem calculado São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos… A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades Projeto Copa do Mundo Ensino Fundamental:

  • Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
  • Identificação de formas geométricas no campo;
  • Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas – que podem ser reproduzidas numa maquete;
  • Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio;
  • Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas;

Metodologia:

Durante todo  o mês da copa será desenvolvido o projeto de forma “transversal e interdisciplinar”; transversal porque incluirá temas relevantes para estudo e pesquisa; e interdisciplinar porque expõe as inter-relações entre os temas estudados e as disciplinas curriculares, desta forma o trabalho não terá uma perspectiva disciplinar rígida. Serão realizadas pesquisas e estudos sobre: A Copa do Mundo; Os Países participantes, sua história, geografia, politica, economia e cultura. Cada turma escolherá um país para aprofunda suas pesquisas e estudos e poderá  realizar seminários; confecção de cartazes e panfletos;   produção de texto; elaboração de tabelas e gráficos entre outros. Será priorizado o trabalho coletivo, em grandes ou pequenos grupos.

Avaliação:

O processo de avaliação será uma reflexão contínua sobre a realidade, um acompanhamento permanente das atividades do educando na sua trajetória de construção do conhecimento. O papel da avaliação será de “diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades”, será processual e dinâmica buscando subsidiar a tomada de decisão para melhorar a qualidade da aprendizagem do educando; e será inclusiva buscando meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o desenvolvimento, será feita durante todo o andamento do projeto através de atividades orais e escritas. Observado o interesse, participação, assiduidade e pontualidade do aluno no desenvolvimento das atividades.

Projeto copa do mundo ensino fundamental

Sugestões em vídeo Projeto Copa do Mundo Ensino Fundamental:

Mais sugestões de Projeto Copa Do Mundo:

PROJETO COPA DO MUNDO ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO COPA DO MUNDO MATERNAL

PROJETO COPA DO MUNDO EDUCAÇÃO INFANTIL

Mais sugestões de Projetos:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Projeto Copa do Mundo Ensino Fundamental
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • PROJETO COPA DO MUNDO ENSINO FUNDAMENTAL

    PROJETO COPA DO MUNDO ENSINO FUNDAMENTAL.Encontre Neste Artigo:1 PROJETO COPA DO MUNDO ENS…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Marcela Jacqueline Da Silva
Carregar mais Projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…