PROJETO COPA DO MUNDO MATERNAL

PROJETO COPA DO MUNDO MATERNAL

A copa do mundo é um evento que ocorre de quatro em quatro anos e que reúne pessoas do mundo todo em um país que foi sorteado para ser a sede do evento, trazendo diversos benefícios, sejam financeiros ou culturais.

Ela começou no Uruguai em 1930, país que também saiu vitorioso da copa daquele ano, ela precisou ser interrompida no período da segunda guerra mundial, mas voltou depois de seu termino, hoje é um dos mais eventos futebolísticos e que reúnem diversos apaixonados pelo esporte.

Mas como eu posso trabalhar esse tema tão grande com os meus alunos do maternal?

Vamos ver um projeto copa do mundo maternal a seguir que pode te dar várias ideias…

Justificativa projeto copa do mundo maternal

A Copa Mundial da FIFA é a oportunidade para os apaixonados por futebol verem diversos jogos, de diversos países, a copa traz também conhecimentos sobre outros povos, os países são diferentes uns dos outros em seus povos e culturas por isso é legal estudá-los com as crianças, pois elas aprenderam de uma maneira muito gostosa.

O futebol é das praticas esportivas conhecidas por todos no mundo todo e do ponto de vista educacional pode trazer diversos benefícios aos alunos, por justamente ser um esporte de competição, dessa forma os alunos aprendem desde cedo a perder e a ganhar de forma mais natural.

*O ideal é que esse projeto copa do mundo maternal tenha início entre os meses de abril e maio, adaptando-se ao currículo da escola, claro.

Nesse período os alunos já estão mais familiarizados com os colegas, professor e escola, então fica mais fácil de você desenvolver o projeto.

O projeto se torna muito popular por envolver uma temática de fácil acesso aos alunos, eles podem trazer os conhecimentos prévios adquiridos em casa sobre o futebol, por exemplo, para que se sintam mais a vontade e confiantes, assim esse novo mundo da copa mundial será trabalhado de maneira lúdica e prazerosa.

Objetivos Gerais do Projeto copa do mundo maternal:

  • – Ajudar os alunos perceberem que todos fazemos parte de um grupo e uma nação.
  • – Mostrar para os alunos a diferença cultural dos países, músicas, modo de se vestir e comida,
  • – Desenvolver a aceitação entre o perder e o ganhar,
  • – Valorizar e respeitar as diferenças, como raça, religião e classe social,
  • – Valorizar e respeitar as diferenças entre as pessoas, enfocando que todos somos diferentes.

Objetivos Específicos Projeto copa do mundo maternal:

  1. – Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil e da Russia,
  2. – Trabalhar a copa mundial envolvendo música e esporte, de maneira leve e lúdica,
  3. – Ver as danças, músicas e pontos turísticos do Brasil e da Rússia
  4. – Explorar a criatividade dos alunos.
  5. – Trabalhar em equipe respeitando sempre o colega.
  6. – Desenvolver habilidades lingüísticas, motoras e mentais.
  7. – Estimular o processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica.
  8. – Proporcionar a liberdade para que eles se expressem.
  9. – Trabalhar situações entre o conflito, a frustração, o medo, situações comuns do esporte e da vida.

* Os objetivos do projeto servem para nortear o professor sobre o que ele espera dos seus alunos quando o projeto for finalizado.

O objetivo geral do projeto é o eu você deseja de uma maneira ampla na realização do seu projeto, nesse aqui, será sobre a copa mundial da FIFA, os objetivos específicos você irá pautar o que deseja que os alunos aprendam com esse projeto, aqui é legal que eles explorem e descubram a sua criatividade, se expressem, tragam seus conhecimentos prévios para dentro da sala de aula e aprendam um pouco sobre o globo terrestre.

Atividades que podem ser trabalhadas no Projeto copa do mundo maternal:

– Brincar com a bola:

Existem diversas atividades e jogos que podem ser realizados com a bola, deixe que os alunos brinquem da maneira que se sentirem melhores, com os pés, com as mãos, sentados, deixe que eles entrem em contato com o objeto e se familiarizem com ele, é legal nesse momento que eles tenham várias bolas e possam brincar livremente com elas, nessa fase eles não gostam muito de dividir o brinquedo com o colega, mostre que a bola pode rolar para vários lados e por isso podem brincar várias pessoas juntas.

As bolas não têm o mesmo tamanho, nesse momento você pode aproveitar disso para conversar com eles sobre, se eles sabem o porquê das bolas terem tamanhos diferentes?

  • O que eles acham disso?
  • Se eles gostam de brincar de bola? 

Essa conversa pode ser feita antes ou depois da atividade acima, no pátio ou quadra da escola mesmo, vocês pode conversar sobre as bolas que tinham disponíveis para a atividade daquele momento, por exemplo.

-Atividade com música – Projeto copa do mundo maternal:

– Ao som de uma musica animada brinque de tentar equilibrar a bola no nariz, nos pés, no pescoço, como alguns jogadores de futebol fazem, apenas tome cuidado com o tipo de bola que irá utilizar para essa brincadeira, para que ninguém saia machucado, mostre como fazer e incentive que eles façam também, caso eles não consigam não deixe que eles desistam da brincadeira, peça para que continuem, que em algum momento eles irão conseguir, faça com que eles foquem na brincadeira e na diversão, e não apenas no perder ou ganhar, diga que o importante é brincar e se divertir com os amigos.

– Balões de gás no Projeto copa do mundo maternal

Também são legais e divertidos para cada um brincar, explique a diferença entre os balões e as bolas para os alunos, pergunte se eles já conheciam, já brincaram com eles, se gostam, e entregue um balão para cada aluno, deixe que cada um brinque livremente, isso é ótimo para que eles desenvolvam a imaginação, eles podem até fazer como na atividade acima, tentando equilibrar no nariz e nos pés, será uma brincadeira divertida e prazerosa, além de desenvolver as habilidades motoras das crianças.

– Apresente o globo terrestre no Projeto copa do mundo maternal

Assim eles ficam familiarizados com o globo para estudar e conhecer mais sobre o planeta, mostra onde será o país da copa, depois mostre aonde fica o Brasil, diga que o Brasil é o país onde moramos, questione se eles gostam de morar aqui, depois você pode pedir para que eles façam um desenho do planeta, ou um desenho do Brasil, como mostra o globo ou peça para que eles desenhem o que acham do Brasil, deixe a imaginação deles flutuar, assim além de desenvolver a imaginação dos alunos você também ensina sobre o planeta para eles.

Trabalhando Obras no Projeto copa do mundo maternal

– Apresente aos alunos o quadro do artista Candido Portinari

Diga o nome “Futebol”, pergunte o que eles estão vendo, incentive para que eles falem, mostre os garotos jogando, depois peça para que eles reproduzam o quadro, entregue folhas de papel, lápis e deixe que eles pintem como acharem melhor, eles serão bastante criativos e irão desenhar várias coisas legais.

Se você não quiser lápis e folhas, você pode ensiná-los a fazer colagens, ou pode ser feito com massinha também, vai de você professor.

  1. – Mostre para os alunos as bandeiras dos países que irão jogar na copa mundial desse ano;
  2. Faça jogos da memória com essas bandeiras e entregue aos alunos, peça para que eles juntem as peças que forem iguais;
  3. Assim além de aprender sobre a bandeira de cada país que irá participar dos jogos da copa o aluno também irá desenvolver a memória e treina – lá.

*O legal de trabalhar com projeto copa do mundo maternal é que você pode adaptá-los de todas as formas possíveis, para que eles se encaixem com o que você trabalha em sala com os alunos.

Traga o tema para dentro da realidade dos alunos, não deixe que eles sintam que é algo distante demais deles, traga para perto, para o cotidiano dos alunos, ouça as ideias que eles terão ao longo desse projeto, é importante prestar atenção também aos detalhes, de certa forma eles irão demonstrar se estão gostando do trabalho que está sendo feito.

Avaliação do Projeto copa do mundo maternal

A avaliação desse projeto será realizada todos os dias, o professor deverá levar em consideração todas as dificuldades encontradas pelos alunos, sejam elas complicadas de serem resolvidas ou não, anote também tudo o que você fez para que essas dificuldades não existissem mais.

Anote o que os alunos já sabiam sobre o tema e o que aprenderam de novo, se eles gostaram de aprender sobre esse assunto, o que pensam sobre a copa do mundo da FIFA, para qual time eles irão torcer quando chegarem os jogos, deixe tudo anotado tudo em seu caderno ou diário, assim ficará muito mais fácil para você entender o processo de aprendizagem dos alunos do início do projeto ate o final, quais foram as evoluções e como se deram.

*Lembre-se sempre, adapte o projeto copa do mundo maternal para a realidade as sua sala de aula, da sua escola e comunidade, faça da maneira que você professor saiba que eles vão gostar e aprender com o que você esta querendo passar para eles. No final no projeto faça uma roda de conversa com os alunos e ouça o que eles mais gostaram, o que acharam mais legal, se fariam algo diferente, qual a opinião deles, enfim ouça tudo o que eles tem a dizer sobre o que foi feito.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Andre Marques :