Projeto Educação Ambiental Educação Infantil

Projeto Educação Ambiental Educação Infantil

Projeto Educação Ambiental Educação Infantil 

A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.

Mahatma Gandhi

 

  1. Introdução ao Projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

A educação infantil é o começo da vida escolar de toda criança, é na escola que ela aprende a conviver em sociedade, é o primeiro contado dos pequenos com conceitos e valores dos quais são levados para à vida toda. É com a curiosidade que a criança desenvolve cada vez mais a capacidade de agir, observar e explorar tudo o que encontra ao seu redor. Desta forma, necessita de orientações e de exemplos à seguir, para ter uma aprendizagem significativa, que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.

Nos primeiros anos de vida, as crianças necessitam presenciar as situações corriqueiras de seu dia a dia, para assimilar os conhecimentos transmitidos a elas.  É por essa razão que tomar conhecimento da realidade em que elas estão inseridas é fundamental, para formarem valores relacionados às questões ambientais.

  1. Justificativa do Projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

Projeto Educação Ambiental Educação Infantil

A criança está sempre disposta a aprender e deve-se aproveitar esta abertura para promover a Educação Ambiental, fazendo com que elas entendam e aprendam a valorizar e amar a natureza e todos seus elementos formadores, pois, se desde pequenos forem conscientizados acerca de suas responsabilidades, certamente serão adultos com mais clareza de seu papel no mundo. Este projeto tem o intuito de inserir a educação ambiental na grade escolar, visando uma sociedade mais justa e consciente, formando cidadãos que se respeitam e respeitem todas as outras vidas existentes no planeta.

É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente e quanto antes as crianças aprenderem isso, mais cedo teremos pessoas responsáveis com a preservação, que caminha conosco até o ultimo dia de nossas vidas.

  1. Público alvo do Projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

Resultado de imagem para educação ambiental

Crianças de 3 (três) a 5 (cinco) anos matriculadas em escola de educação infantil.

  1. Objetivo do Projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

O projeto tem como prioridade desenvolver atividades de forma lúdica e interdisciplinar priorizando todos os eixos temáticos. Despertar nas crianças valores e idéias de preservação da natureza, elaborando o nexo de responsabilidade para com as gerações futuras. Estimular os pequenos a perceber a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza, incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente mudando simples atitudes corriqueiras do dia a dia. A Educação Ambiental, enquanto processo, vai além de trabalhos em hortas, separação de lixo e visitação a zoológicos, visa ensinar e praticar a redução do consumo e a busca por produtos mais ecológicos, a fim de evitar e reduzir a geração de resíduos, entender realmente o que é ser sustentável, utilizar ferramentas na vida cotidiana, entender as relações do ser humano com o meio ambiente e como é possível causar menos impactos, entre outras ações, sempre respeitando a natureza e todos os seus elementos.

  1. Metodologia para desenvolver o Projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

Dos três aos seis anos, os conhecimentos já adquiridos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, que as crianças sejam capazes de demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões sobre os acontecimentos, buscando informações. Os Educadores deveram conversar sobre a Preservação do meio ambiente com os pequenos , e questioná-los sobre o que devem fazer para manter em primeiro lugar o bairro onde vivem bem limpo e higienizado. Não jogar no lixo o que pode ser reaproveitado, ensiná-los sobre a reciclagem e a maneira correta de separar o lixo e o reaproveitamento de cada material como por exemplo as latas de refrigerante usadas,  podem voltar para a fábrica, para virar latas novas. Demonstrar também a importância de se economizar água pois um dia pode vir a faltar, usar as atividades do dia a dia, não desperdiçar alimentos pois para se desenvolverem necessitam de um meio ambiente bem cuidado .

A poluição do ar através dos veículos em mal estado de conservação traz vários ricos á saúde da população. Nunca jogar lixo nas ruas nem nos rio, isso causa grandes danos a sociedade, explicar aos pequenos cada detalhe.

É fundamental envolver as crianças em questões sobre o meio ambiente com criatividade e sensibilidade, para que se percebam como elemento importante de transformação, que cada um é responsável e pode fazer a sua parte para que se possa viver em um mundo melhor.
Cabe à família e à escola trabalharem em conjunto com os pequenos, no sentido de que todos são responsáveis pelo meio ambiente e que é preciso rever hábitos já consolidados, mesmo os mais inocentes, se quisermos viver em um planeta saudável para todos os seres vivos.

  1. Desenvolvimento do Projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

Projeto Educação Ambiental Educação Infantil

Para o desenvolvimento deste projeto os professores podem elaborar cartazes de conscientização;

  • utilizar um mural com as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:

Coletor amarelo:  – metal

Coletor azul: – papel

Coletor vermelho: – plástico

Coletor Verde: – vidro

  • Construir um brinquedo com materiais reciclados trazidos de casa, como: o vai e vem e o boliche ou jogos de dominó tendo como base caixas de leite;
  • Mostrar fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída.
  • Ouvir, cantar musica infantil sobre o tema educação ambiental; como por exemplo a canção “planetinha” e “semente”;
  • Assistir o filminho um “plano para salvar o planeta” da Turma da Mônica;
  • Interpretações oral, escrita e através de desenhos dos textos lidos;
  • Utilizar desenhos confeccionados pelas próprias crianças ou impresso da internet;
  • Recortes e colagens sobre a preservação ambiental;
  1. Materiais utilizados para o Projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

  • Livros,
  • revistas para pesquisas,
  • internet,
  • folha de cartolina,
  • lápis de cor,
  • giz de cera;
  • tinta guache e pincel,
  • Pen drive com a música e filme;
  • Televisor;
  • Garrafas pets;
  • Caixas de leite;
  • Papel de rascunho;
  • Jornais velhos;
  • Tesoura sem ponta;
  • Cola;
  1. Avaliação do projeto Educação Ambiental Educação Infantil:

Os pequenos serão avaliados por sua participação coletiva e individual em cada atividade proposta.

Sugestões em vídeo – Projeto Educação Ambiental Educação Infantil

Mais sugestões de Projeto Educação Ambiental Educação Infantil

Projeto Meio Ambiente Reciclagem

Como Preservar o Meio Ambiente

Educação ambiental nas escolas

Projeto Educação Ambiental Ensino Fundamental

O QUE É ECOLOGIA ?

Outras opções de Projetos Prontos

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

 

Adicionar Comentário