PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Desde a criação dos PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais em 1996, o modo de trabalhar com a educação ambiental vêm se aprimorando, no início o intuito do professor era construir em seus alunos uma postura de cidadão, preocupado com o meio onde vive, entretanto com o passar dos anos e com os avanços feitos pela humanidade o foco para o professor trabalhar com o meio ambiente na escola mudou, a temática agora envolve o aquecimento global, desmatamento da mata atlântica, extinção da fauna e flora, tornando os assuntos muito mais abrangentes, colocando em foco situações não comentadas antes em sala, segundo Dias (2004, p 523) a educação ambiental é o:

“Processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam  consciência do seu meio ambiente e adquirem novos conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros.”

Para o autor é importante que a sociedade conheça a educação ambiental, a fim de proporcionar um lugar melhor para todos.

A educação ambiental no ensino e Projeto educação ambiental na escola deve interessar os alunos, o professor pode, por exemplo:

  • Levá-los para fora da sala de aula;
  • Em algum lugar que tenham árvores para que eles as vejam;
  • Sintam o cheiro;
  • Ouçam os barulhos que as folhas fazem;
  • Sintam a brisa;

Fazendo com que queiram aprender mais sobre o assunto, os alunos podem trocar ideias sobre o que acharam da experiência, ali mesmo, embaixo de alguma árvore, sentados na grama, ou dentro da sala de aula, vai do professor o local onde ele quer fazer uma roda de conversa, mas é importante ouvir os alunos perante essas experiências novas e diferentes.

PCN

O Parâmetro Curricular Nacional sobre o meio ambiente foi criado por uma equipe de especialista do MEC( Ministério da Educação), que tem por finalidade oferecer um norte para o trabalho do professor e apoiar a elaboração da proposta curricular das escolas.

O tema de meio ambiente é tratado como um tema transversal, assim como saúde, pluralidade cultural, orientação sexual, que servem para auxiliar a escola a cumprir o seu papel na sociedade de educar para a cidadania. Assim o PCN tem

“uma visão ampla em que envolva não só os elementos naturais, mas também os elementos construídos e todos os aspectos sociais envolvidos na questão ambiental” (PCN/MEIO AMBIENTE, 1997, p.37).

O tema tem sido trabalhado normalmente na escola nas disciplinas de ciência e geografia, mas de certa forma um tanto fragmentado, sem associar o que esta sendo ensinado com a realidade vivida pelos alunos da turma, fazendo com que o tema aparente ser distante deles, o que na realidade não é, por isso é muito importante que ele seja sim trabalhado em sala, que os professores abordem o assunto.

Projeto educação ambiental na escola

Vamos ao Projeto educação ambiental na escola?

A escola tem um papel de suma importância na vida dos alunos, desde muito cedo, o tema “Meio Ambiente” deve ser trabalhado através de reflexões, práticas ou estudos sobre o assunto, assim o aluno aprende desde cedo amar e respeitar o ambiente que ele vive.

A Educação Ambiental mostra uma forma de gostar de si, do próximo e da natureza ao nosso redor, ter essa consciência é saber que cada um na sociedade deve cumprir o seu papel de cuidar do lugar onde habitamos, ajudar as pessoas que estão ao nosso redor, reconhecer e valorizar o outro, dentre outros. 

Justificativa do Projeto educação ambiental na escola:

É através dos projetos ao todo e consequentemente projetos de educação ambiental na escola que podemos criar situações favoráveis para termos a participação de todos:

  1. Alunos;
  2. Professores;
  3. Coordenadores;
  4. Diretores;
  5. Apoio escolar;
  6. Comunidade;
  7. Pais;

Para ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente e trazer cada vez mais pessoas conscientes sobre a sua importância, visando à melhoria na qualidade de vida de todos e orientar sobre o uso consciente dos recursos que a natureza dispõe.

Objetivos Gerais do Projeto educação ambiental na escola:

  1. – Despertar o interesse pelo tema, em todos os envolvidos.
  2. – Trazer os alunos para dentro do assunto.
  3. – Tornar o tema acessível para todos.
  4. – Garantir o conhecimento do tema como forma de melhoria de vida dos alunos, familiares, comunidade etc.
  5. – Promover atividades lúdicas envolvidas com o tema.

Objetivos Específicos Projeto educação ambiental na escola:

  1. – Enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.
  2. – Enriquecer o currículo com a abordagem do tema transversal.
  3. – Promover a participação da equipe escola e da comunidade em projetos escolares.
  4. – Despertar o interesse da comunidade e da escola sobre os projetos que são e serão realizados pela escola.
  5. – Incentivar uma postura e hábitos de cuidados com o meio ambiente, de forma que os alunos e seus familiares entendam a necessidade de tais atos.
  6. – Explorar a criatividade dos alunos.

Duração do Projeto educação ambiental na escola:

Isso dependerá muito do currículo da escola, mas o tempo médio é de dois a quatro meses.

Atividades do Projeto educação ambiental na escola por Eixos:

Português:

  • – Identificar na internet, revistas, jornais, noticias que dizem respeito sobre o meio ambiente
  • – Roda de Conversa sobre o Tema “Meio Ambiente”
  • – Palestra com algum especialista no tema

Ciências:

  • – Comparar as formas da plantas e das árvores, observarem a diferença de cada uma delas.
  • – Roda de conversa sobre as soluções para cuidar do meio ambiente.
  • – Realizar um painel com noticias que estejam relacionadas ao meio ambiente, feitas na aula de português.
  • – Realizar uma aula do lado de fora da sala de aula, para que os alunos se sintam mais a vontade e mais inteirados sobre o tema.
  • – Pedir para que eles façam desenhos sobre o meio ambiente, deixe nesse momento que eles usem a sua imaginação.
  • – Fazer um painel ou varal com os desenhos feitos pelos alunos, para que eles vejam os desenhos dos colegas também.
  • – Plantar mudas de árvores.
  • – Realizar uma horta coletiva na escola, onde os próprios alunos irão cuidar das hortaliças, ao final pode ser doado para algumas famílias das comunidade que necessitem mais.

Avaliação do Projeto educação ambiental na escola:

A avaliação desse Projeto educação ambiental na escola será diária, o professor pode fazer suas anotações sobre cada avanço dos alunos, leve em conta tudo o que acontece, avanços, dúvidas, se elas foram sanadas ou não, a evolução sobre os conhecimentos do tema, as participações, o envolvimento de cada um, quais eram os conhecimentos prévios sobre o tema e quais foram os conhecimentos adquiridos, o que pensavam e o que pensam agora sobre o meio ambiente e os cuidados que devemos ter com ele, anote absolutamente tudo em seu caderno ou diário, deixe tudo registrado, assim fica muito mais fácil para você entender o processo de aprendizagem dos alunos, desde o início do projeto ate o final.

Se tratando do Projeto educação ambiental na escola é legal que o professor responsável pelo mesmo, ou professores caso seja um projeto em conjunto estejam engajados na causa, quando o professor trabalha com projetos são perceptíveis os benefícios para as aulas e principalmente para os alunos.

Mas, é legal também que a toda a escola esteja engajada com o projeto e com as atividades, quando falamos de Meio Ambiente temos algumas limitações por isso os gestores escolares devem proporcionar aos professores todo o material e suporte necessário para que seja realizado um bom trabalho com os alunos, a escola deve estar incrivelmente ligada ao professor e aos trabalhos que o professor quer realizar com seus alunos, quando todos estão engajados em realizar o melhor o trabalho acaba por se tornar algo mais fácil e prazeroso.

A família também é uma importante contribuinte para a educação das crianças, são os familiares que dão os maiores exemplos para as crianças, sendo assim é preciso que eles tenham também uma tomada de consciência, para que demonstrem também estarem preocupados com o futuro do planeta e das pessoas que nele habitarão se tudo for feito de uma maneira leve e lúdica a criança aprenderá e leva isso consigo a vida toda, por isso a família deve estar em contato direto com tudo o que a escola faz no processo de ensino e aprendizagem.

Podemos concluir que o tema da educação ambiental nunca esteve tão em foco como nos dias de hoje, nos assuntos de hoje, entretanto ainda se faz necessário um trabalho familiar e escolar sobre o tema.

Os professores devem engajar-se para que os alunos aprendam de forma leve, lúdica e prazerosa, pois o que se aprende de manei leve, é levado para sempre na memória, diferentemente do que apenas decoramos, pois depois de um tempo esqueceremos, para que apliquem os seus conhecimentos durante suas vidas, tornando-se cidadãos preocupados com o meio onde vivem e com o planeta, que passa por difíceis situações atualmente.

Os gestores escolares devem estar trabalhando ao lado dos professores, fornecendo suporte para o trabalho sobre o tema seja realizado da melhor maneira possível, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem, e a relação professor e aluno.

Claro que ainda a muito á ser feito sobre o tema educação ambiental nas escolas, mas com dedicação dos familiares, professores e gestores, os alunos tornar-se-ão cidadãos dos quais gostam de aprender e colocar em praticas o que lhes foi ensinado, visando sempre o melhor para todos.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9a ed. São Paulo.  Gaia, 2004

BRASIL. MEC. SEF. Paramentros Curriculares Nacionaias: meio ambiente: saúde. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Mais sugestões de atividades para Projeto educação ambiental na escola

Projetos Educação Ambiental para baixar grátis

Projeto Educação Ambiental

O que é educação ambiental?

Mais projetos para baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

 

Adicionar Comentário