Home Férias Projeto Férias Educação Infantil

Projeto Férias Educação Infantil

19 min read
0
0
229

PROJETO FÉRIAS EDUCAÇÃO INFANTIL

As tão sonhadas férias chegaram, hora de descansar e se desligar do ambiente educacional.

Será mesmo?

Por mais que queiramos descansar e esquecer de tudo durante as férias para quem trabalha com educação infantil não é tão fácil assim, utilizamos pelos menos alguns desses dias para elaborar aulas, atividades, dinâmicas, mas e os alunos?

A maioria deles infelizmente fica dentro de casa, assistindo televisão, jogando vídeo game, utilizando o computador.

Com as tecnologias avançadas como estão hoje é muito difícil ver as crianças de divertindo na rua como antigamente, interagindo com os colegas, saindo com os amigos e aproveitando as férias de diferentes maneiras.

Sabemos que é complicado esquecer a tecnologia, ela é atrativa e de fácil acesso, porém, a fase de ser criança é muito importante para o seu processo de aprendizagem e é de suma importância que ela tenha contato com o mundo externo, tenha e conheça diferentes experiências e possibilidades que lhe ajudarão futuramente e por que não aproveitar as férias para brincar também?

Bolar um projeto de férias não é nada fácil, porém é muito benéfico para os alunos, contribui para o processo de ensino aprendizagem e pode unir os amigos e principalmente a família das crianças.

A família é de suma importância na fase de aprendizado das crianças e proporcionar momentos deleitosos aos dois lados é incrivelmente benéfico para o desenvolvimento das crianças.

O brincar é muito importante para as crianças trás inúmeros benefícios, ao realizar as brincadeiras e atividades elas inventam um mundo particular, possibilitando que as inúmeras experiências vivenciadas por elas sejam únicas, nesses momentos a criatividade esta praticamente no seu ápice.

É nesse convívio social que as crianças desenvolvem algumas de suas habilidades, é inserida no meio que elas começam a ver a importância do outro em suas vidas e encontram amigos, nas férias escolares essas atividades se intensificam por terem mais tempo livre, mas isso não significa que elas não possam aprender não é mesmo?

Como eu disse acima elaborar um projeto de férias não é tão fácil, mas é muito bom para o seu processo de aprendizagem.

O legal desses projetos é que ele aprenderá brincando, sem nem perceber que algo esta sendo feito e retornará cheio de novidades e experiências novas que podem e devem ser usadas pelo professor em sala de aula, pois todas as experiências dos alunos são validas em seu processo.

 

ALGUMAS IDEIAS

 

Vou dar algumas ideias do que você pode utilizar como projeto de férias, não se sinta preso ao que está escrito, use a sua criatividade, adéque para a realidade da sua escola, faça da maneira que achar melhor, pois ninguém melhor que o professor para conhecer seus alunos não é mesmo?

 

Diário de Férias

Para essa atividade faça cadernos para a turma, com capas coloridas e que chamem a atenção para que eles se lembrem da atividade, que servirão como um diário durante as férias, nas primeiras páginas o professor pode colocar sugestão de atividades para realizar durante as férias, livros para leitura, ou um cronograma, por exemplo, e peça para que eles escrevam antes de dormir tudo o que fizeram naquele dia, o importante é que eles escrevam todos os dias, peça para que contem como foi a experiência, como eles se sentiram, se já tem ideias do que querem fazer no outro dia, assim eles treinam a leitura e escrita durante as férias, não deixam seus corpos parados somente em frente a televisão ou computador, treinam a imaginação e o mais importante se divertem.

 

Árvore Genealógica

Esse projeto pode começar como um plano de aula, dentro de sala e se estender durante as férias, ele possibilita um contato maior com a família, resgatar valores e fazer com que elas conheçam mais a si mesmas.

Peça para que os alunos entrevistem as pessoas da sua família, pais, tios, avós, perguntem sobre a vida, onde nasceram e cresceram se foram à escola, o que gostam de comer e o que não gostam, se você quiser pode ate fazer uma lista das perguntas que os eles podem fazer, caso eles precisem ir viajar para visitar este parente peça para que conte também como foi à viagem e de detalhes sobre.

Como a tecnologia é de fácil acesso para todos hoje, peça para que tire uma foto do familiar e grave à conversa para que ele consiga escrever ou ate mesmo digitar mais tarde.

 Uma observação importante sobre esse projeto pode acontecer do seu aluno tem uma família diferente, dois pais, duas mães ou ser adotado, mostre que isso não importa, que eles são a família da criança, não esboce algum tipo de preconceito, isso não é preciso, deixe claro que o importante é o amor que eles sentem.

Depois de coletadas as informações peça para que comece a montagem da árvore genealógica, você pode deixar uma árvore pré- pronta para que eles apenas colem as fotos e as informações sobre os graus de parentesco, ou pedir para que eles desenhem em uma cartolina e façam o processo de identificação.

 

Vamos assistir a um Filme?

Nessa atividade os alunos vão assistir algum filme que nunca tenham visto ou que já assistiram e gostem muito, você pode indicar alguns para a faixa etária deles também deixe a livre escolha deles, peça para que façam isso em algum dia da semana apenas, depois peça para que eles escrevam sobre o filme assistido, conte a história, quem são os personagens, o que eles sentiram assistindo esse filme, se gostaram do final ou se para eles devia ser diferente.

 

 

 

Vamos ler um Livro

Para essa atividade ajude os alunos a escolherem um livro para ler durante as férias, de acordo com as preferências deles, depois que o livro foi lido peça para que eles escrevam sobre o livro, sobre os personagens, sobre a história, se o livro é legal, se ele recomenda aos colegas, você pode elaborar uma lista de perguntas para que eles respondam ao final da leitura.

Peça pra que a família participe desse processo junto com os pequenos, é importante que estejam em contato nesses momentos.

 

Vamos Cozinhar?

Por que não? Crianças adoram ajudar os pais e familiares nas tarefas de casa, e cozinhar é uma atividade que encanta as crianças, parece tudo muito mágico, por isso é uma boa atividade para fazer com os pequenos, separe dias temáticos como dia do sanduíche, dia da pizza, dia do macarrão, por exemplo, o professor pode propor para que os alunos se disponham a ajudar os mais velhos na cozinha durante o preparo dos alimentos, assim eles aprendem uma nova atividade, que futuramente talvez possa até se tornar uma profissão.

É necessário tomar cuidado sempre com objetos cortantes, é bom deixar essa parte com os adultos, mas eles podem escolher os alimentos, ajudar no preparo com os temperos, lavar os legumes e verduras, montar os pratos, eles vão se sentir muito bem ajudando nessa tarefa, e com toda certeza terão muita vontade de comer algo que eles mesmos prepararam.

O professor pode pedir para que eles façam um diário de receitas, por exemplo, com tudo o que eles fizeram na cozinha com a ajuda dos adultos ou ate mesmo sem. É uma ótima atividade para desenvolver o raciocínio lógico, coordenação motora, habilidade e para aqueles que não se alimentam muito bem, uma nova perspectiva do alimento e dos benefícios que eles não trazem.

 

Origami

Se estiver muito frio ou chovendo do lado de fora que tal uma atividade para estimular dentro de casa mesmo?

O Origami é assim, as dobraduras de papel que formam diversas coisas, como animais, são ótimas para estimular o raciocínio lógico, coordenação motora, habilidades manuais e paciência, todos podem entrar na brincadeira, tem varias fases e pode ser muito útil para crianças que querem aprender algo diferente.

 

 

 

 

 

 

 

Plantar

Para quem vive em cidades grandes e não tem muito contato com a terra ou até mesmo para quem vive em cidade do interior, mas não tem terra por perto, é uma boa alternativa fazer um projeto com plantinhas.

O professor pode fabricar com as crianças em sala de aula os vasinhos com garrafa pet e plantá-las, durante as férias os alunos vão observando o andamento da planta, colocando água e cuidando da plantinha, eles podem escrever no caderno uma vez por semana, por exemplo, como esta o desenvolvimento da plantinha, quando voltar para a aula, todos levam seus vasinhos para os colegas observarem e aprenderem mais com todos os vasos plantados.

 

Por mais complicado que pareça os projetos de férias são incríveis para o desenvolvimento dos alunos, eles aprendem realizando as tarefas, e não apenas lendo sobre elas, aprendem na prática, se divertindo e o que aprendemos brincando nunca mais será esquecido.

São atividades divertidas e que acolhem a família e amigos, trazendo um convívio social muito grande e maravilhoso para as crianças. Lembrando que você professor pode adequar cada atividade de acordo com a realidade dos seus alunos, o importante é que eles aprendam e gostem cada dia mais de aprender.

Autora: Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Brincadeiras para férias

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *