Projeto Folclore Educação Infantil

Projeto Folclore Educação Infantil

Projeto Folclore Educação Infantil

O que é Folclore?

Segundo o dicionário on line :

conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário. ciência das tradições, dos usos e da arte popular de um país ou região; demologia, demopsicologia, populário.

Justificativa do Projeto Folclore Educação Infantil :

Projeto Folclore Educação Infantil

Sabemos que o Folclore é um dos saberes popular, um dos os principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como pratica pedagógica nas unidades escolares, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudado e valorizado sobre todos os aspectos, intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos.

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

Objetivos gerais do Projeto Folclore Educação Infantil:

 Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula, participando das atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Repassando valores culturais, resgatando a importância do Folclore, desenvolvendo a linguagem oral e escrita, sempre desenvolvendo a criatividade.

Objetivos específicos do Projeto Folclore Educação Infantil:

Projeto Folclore Educação Infantil

  Conceituar a palavra Folclore ;

Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país e da nossa cidade ;

Valorizar a cultura popular ;

Desenvolver a oralidade;

Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora;

Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação) ;

Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Folclore ;

Estimular e desenvolver o gosto pela música e dança da cultura popular ;

Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Procedimento metodológico do Projeto Folclore Educação Infantil:

Projeto Folclore Educação Infantil

O Dia do Folclore é celebrado anualmente em 22 de agosto. O educador poderá propor as atividades à serem desenvolvidas na semana que engloba o dia 22 de agosto.

Iniciando o projeto com algumas pesquisas de lendas, para demonstrar para as crianças as “istórias” contadas antigamente como:

– Lenda do Saci ;

– Lenda da mula sem cabeça ;

– Lenda do Boto ;

– Lenda do Boitatá ;

– Lenda do Curupira ;

Após a pesquisa, dando uma noção aos pequenos do que venha ser as lendas folclóricas, propor  em um primeiro momento uma roda de conversa,

fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto, logo após explicar o que é folclore?

Folclore são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.

Trabalhar com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos. Confeccionar máscaras variadas (saci, sereia, curupira, caipora).

Professores, Diretores e demais funcionários da escola poderão cumprimentar as crianças na entrada da escola com musicas e brincadeiras de uma forma bem alegre ;

Criar um espaço aconchegante para contar histórias e lendas dramatizando; falando as suas característica, como:

  • Lenda do Saci Perece ;
  • Lenda da mula sem cabeça ;
  • Lenda do Boto ;
  • Lenda do Boitatá ;
  • Lenda do Curupira.

Realizar ensaio para as apresentações sobre o folclore, as crianças devem vestir roupas típicas.

O professor pode enfatizar também as regiões brasileiras pegando o ponto cultural mais importante que cada uma delas oferece e desenvolver atividades embasado neste contexto;

Os alunos farão leitura de trava-linguas e adivinhações, como por exemplo:

Trava-línguas:

  • Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
  • A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
  •  Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
  •  Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
  • Quico quer quaqui. Que quaqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer quaqui.
  •  Alô, o tatu tá ai? – Não, o tatu não tá. Mas a mulher do tatu tando. É o mesmo que o tatu tá.

Adivinhações:

 O que é, o que é?

Em casa está calado,

No mato está cantando

(machado)

Nasce no mato,

Na mata se cria,

Só dá uma cria.

(bananeira)

Tem asa e não voa

Bico e não belisca

Anda e não tem pé.

(bule)

Quatro na lama,

Quatro na cama,

Dois parafusos,

E um que abana.

(vaca)

Verde come folha,

Encarnado come sangue,

Doce como o mel,

Amargo como o fel.

(café)

Tem dente, mas não come,

Tem barba, mas não é homem.

(alho)

Cai da torre,

Não se lasca,

Cai na água,

Se espedaça.

(papel)

D’água nasce,

Na água cresce,

Se botar n’ água,

Desaparece.

(sal)

Uma bola, bem feita

De bom parecer,

Não há carpinteiro,

que saiba fazer.

(lua)

Do tamanho de uma bola,

Enche a casa até a porta.

(lâmpada)

Quando estamos em pé,

Ele está deitado,

Quando estamos deitado

Ele está em pé.

(pé)

 cantigas de roda

  • ciranda, cirandinha,
    vamos todos ciranda
    vamos dar a meia-volta,
    volta e meia vamos dar.

o anel que tu me deste
era vidro e se quebrou,
o amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou.

Por isso dona ________
entre dentro desta roda,
diga um verso bem bonito,
diga adeus e vá-se embora.

  • caranguejo não é peixe,
    caranguejo peixe é,
    caranguejo só é peixe
    na enchente da maré.
  • roda pião
    o pião entrou na roda, pião.
    o pião entrou na roda, pião.
    roda pião, bambeia pião.
    sapateia no tijolo, pião.
    sapateia no tijolo, pião.
    roda pião, bambeia pião.
    a menina não é capaz
    de rodar pião no chão,
    roda pião, bambeia pião.

 

  • garibaldi
    garibaldi foi à missa
    com o cavalo sem espora.
    o cavalo tropeçou.
    garibaldi pulou fora.
    garibaldi foi à missa
    com o cavalo sem espora.
    o cavalo tropeçou.
    garibaldi pulou fora.
    garibaldi foi à missa
    com o cavalo sem espora.
    o cavalo tropeçou.
    garibaldi lá ficou.

 

  • terezinha de jesus
    terezinha de jesus
    de uma queda foi ao chão.
    acudiram três cavaleiros,
    todos três chapéu na mão.

o primeiro foi seu pai,
o segundo seu irmão.
o terceiro foi aquele
a quem tereza deu a mão.

 

  • e esta rua fosse minha
    se esta rua,
    se esta rua fosse minha;
    eu mandava,
    eu mandava ladrilhar,
    com pedrinhas,
    com pedrinhas de brilhantes,
    só pra ver,
    só pra ver meu bem passar.

Pedir para as crianças perguntarem para seus pais as lendas que faziam parte de sua infância; depois compartilhar entre amigos;

Organizar na quadra ou patio da escola com a participação dos pais a apresentação das danças, recitais, trava-línguas ensaiadas pelas crianças com degustação dos  pratos típicos das cinco regiões, trabalhados em aula na semana.

 Avaliação do Projeto Folclore Educação Infantil:

A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.

Materiais de Apoio:

Livros de histórias infantis;

Livros didáticos;

  • Alfabeto móvel;
  • Revistas e jornais;
  • Televisão e vídeo;
  • Tinta guache;
  • Lápis de cor;
  • Cartolinas;
  • Cola;
  • Filme; Sítio do Pica-pau Amarelo.
  • Microfone caixa de som;
  • Aparelho de som;
  • Gravuras;

Sugestões de Brincadeiras para o dia da festa na escola:

  • Amarelinha
  • Bolinhas de sabão
  • Bilboquê
  • Passa anel
  • Boca de forno
  • Cabra cega
  • Jogo da velha
  • Seu reizinho mandou
  • Vai e vem, e outras que a criatividade mandar.

As brincadeiras poderão ter a participação dos pais, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.


Projeto Folclore Educação Infantil

Mais sugestões de Projeto Folclore Educação Infantil e atividades:

Folclore Brasileiro Lendas

DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

Adivinhas Folclóricas

Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras populares

Mais sugestões de Projetos para Baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

Modelos de Plano de aula para educação infantil 

Modelo de Plano de Aula Comentado

Modelo Plano de Aula Educação Infantil

Modelo de Plano de Aula Educação Infantil 2

Modelo Plano de Aula Educação Infantil 3

Modelo Plano de Aula Educação Infantil 4

plano de aula para baixar

10 Planos de Aula Para Educação Infantil

PLANEJAMENTO ANUAL – Educação Infantil Para Imprimi

33 Planos de aula para baixar em RAR

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

Mais de 200 Planos de aula gratuitos para download

 

 

Add Comment