PROJETO PÁSCOA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO PÁSCOA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

O que é a Páscoa?

A páscoa é uma data muito legal, tem feriado, a família se reúne, comemos chocolate… mas ela vai muito além disso, muita gente não sabe o significado real da páscoa, ela vai muito além de um simples feriado. Em um contexto geral ela significa “liberdade”, para os cristãos ela marca o final da semana santa, é a ultima semana do período de quaresma, ela começa na sexta- feira santa, quando Jesus Cristo é crucificado e termina no domingo de páscoa em sua ressurreição.

O dia da páscoa foi estabelecido no Primeiro Concilio de Niceia no ano de 325 d.c, é classificada como uma data móvel, mas costuma ser entre 22 do mês de março á 25 do mês de abril. Ela é comemorada em vários países, principalmente os que têm fortes influências do cristianismo (quem acredita em Jesus Cristo).

Para os cristãos a Páscoa é uma das mais importantes do calendário, pois ela comemora a passagem do Cristo, o vencimento dele contra a morte e as trevas, o seu retorno a vida eterna, a “Boa Nova” esperança de que a vida após a morte para todos aqueles que crêem e tem esperança de algo melhor, basta ter fé.

Ta bem, já sabemos o significado de páscoa, mas como passar isso para as crianças da educação infantil? Vou deixar algumas ideias aqui!

Justificativa do Projeto Páscoa Para Educação Infantil:

A finalidade desse Projeto Páscoa para Educação Infantil é explicar de uma maneira breve e leve o que é a páscoa, porque comemoramos essa data, as suas principais características, a sua importância, o significado de alguns elementos da páscoa para que eles tenham conhecimento sobre o assunto, aprendam a respeitar e valorizar essa importante data cultural, para que ele comecem a entender o que significa a páscoa.

Para isso o professor pode se utilizar de atividades lúdicas e diversos tipos de materiais, assim o aluno irá interagir melhor e participar mais do conteúdo, criando a sua opinião e adquirindo conhecimento.

Objetivos Gerais – Projeto Páscoa para Educação Infantil:

  • – Ampliar os conhecimentos sobre a páscoa,
  • – Explorar a criatividade dos alunos,
  • – Trabalhar o significado da páscoa,
  • – Trabalhar a ideia de dividir e partilhar os alimentos.

Objetivos Específicos – Projeto Páscoa para Educação Infantil:

  1. – Conhecer o hábito de presentear com chocolates,
  2. – Dividir os alimentos,
  3. – Conhecer as tradições da páscoa,
  4. – Leitura e interpretação de textos e músicas,
  5. – Trabalhar a coordenação motora com pinturas, brincadeiras…
  6. Tempo do Projeto: Esse projeto não precisa ser muito longo, ele levará mais ou menos um mês ou um mês e meio.

*Lembre-se sempre, adapte o Projeto Páscoa para Educação Infantil para a realidade as sua sala de aula, da sua escola, faça da maneira que você professor saiba que os seus alunos irão gostar de aprender com o que você esta querendo passar para eles.

No final no projeto faça uma roda de conversa com os alunos e ouça o que eles mais gostaram, o que acharam mais legal, se eles tem alguma ideia de brincadeira, música, diferentes que não foi feito em sala, ouça a opinião deles, isso te ajudará muito a sentir se os alunos estão gostando do trabalho que você faz com eles, das atividades que você passa, enfim, aproveite esses momentos para seu ganho pessoal também.

Como Começar o Projeto Páscoa para Educação Infantil:

Comece o projeto perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre a páscoa, seus conhecimentos prévios, o que eles sabem sobre a data, sobre o coelhinho da páscoa, sobre os ovos de páscoa, por que comemos chocolate na páscoa. Faça perguntas como:

  • A páscoa é uma data importante?
  • Vocês comemoram essa data na casa de vocês?
  • Vocês gostam dos ovos de chocolate?
  • Vocês conhecem o coelhinho da páscoa?

Depois disso você pode fazer uma explicação simples sobre o que é a páscoa, fale do jeito que eles irão entender e absorver o conhecimento que você está querendo passar para eles.

No inicio desse texto eu deixei uma rápida explicação sobre a páscoa que poderá te ajudar nessa breve explicação para os alunos. Depois fale sobre os ovos de páscoa, explique que eles servem para ajudar o comercio a vender e a origem dessa tradição, vou deixar um textinho aqui em baio que pode te ajudar com isso:

O Ovo de Páscoa:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

O ovo simboliza a vida, ele tem a representação do início da vida, antigamente, as pessoas presenteavam umas as outras com ovos de verdade, para os amigos e família, para simbolizar a sorte.

Depois eles passaram a enfeitar esse ovos, colorir, escreviam mensagens, para dar de presente as pessoas que gostavam, porém quando a igreja proibiu a ingestão de alguns alimentos durante o período da quaresma um doceiro teve a ideia de substituir os ovos reais por ovos de chocolate, assim as pessoas ainda iriam presentear umas as outras e o chocolate simbolizaria o ovo real.

Agora que eles já sabem o significado da páscoa e dos ovos de páscoa, fale com eles sobre a importância dessa data, contextualize com os alunos, você pode:

  • Contar história oralmente sobre a páscoa, ou passar ao filme para eles, ou até mesmo ler livros sobre a páscoa,
  • Realizar atividades que envolvam artes como pinturas em ovos, colagens, confeccionar cartões,
  • Brincadeiras…
  • Cantar canções…

Atividades que podem ser feitas no Projeto Páscoa para Educação Infantil:

Fazer orelhas de coelho:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Chapéu de Páscoa com máscara de coelho

As orelhas de coelho são um símbolo, uma marca da páscoa, então podemos utilizar isso para fazermos uma atividade que explore a criatividade e imaginação dos alunos.

O legal é você levar os moldes de orelhas prontos já, assim fica mais fácil para os alunos criarem, você irá precisa de algodão, pode ser o branco normal ou aquele colorido, cola, cola glitter, lantejoulas, tinta guache, água, o todo o material que você achar que eles poderão usar.

Deixe os materiais disponível para todos, eles irão fazer as próprias orelhinhas de coelho, vá dando dicas e instruções para que não estrague e nem vire uma bagunça generalizada.

Colorir os Ovos:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Antigamente as pessoas coloriam as cascas dos ovos de galinha para dar de presente uns aos outros, podemos fazer isso na sala de aula também, deixe tintas, canetinhas, cola glitter, e o que mais você achar interessante para realizar essa atividade, faça alguns exemplos se você preferir, mas deixe que eles pintem e criem os seus próprios ovinhos.

Coelho sai da toca:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Como estamos em época de páscoa vamos brincar de sermos coelhos? Essa brincadeira é bem legal, as crianças irão se organizar em grupos de três pessoas, duas pessoas irão dar as mãos para formar a toca e uma delas será o coelho que ficará dentro da toca, uma pessoa ficará de fora, ela será coelhinho sem toca e irá cantar “Coelhinho sai da toca em 1, 2, 3”, todas as crianças que representam os coelhinhos devem trocar de toca bem rápido e a que estiver sem toca deverá correr e invadir a toca de alguém. Pode brincar várias vezes para as crianças irem se revezando.

Dividindo o Pão:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Essa atividade tem tudo haver com o real significado da páscoa, a partilha da comida é algo muito legal das crianças saberem desde cedo, por isso o professor pode trabalhar isso em sala.

Fale da importância de dividir, de como é bom ajuda ajudar as pessoas que estão precisando mai que nós, de como isso trás inúmeros benefícios.

Se na sua escola os alunos costumam levar um lanche peça para que eles divida um pouco com os colegas, se não, organize com a coordenação e com a família do aluno para eu vocês organizem um piquenique, essa atividade fará com que os alunos dividam toda a comida e vejam o quanto é bom estar na companhia dos nossos amigos.

Culinária no Projeto Páscoa para Educação Infantil

Fazer bombom:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Fazer bom de leite ninho é bem fácil, você pode fazer com seus alunos na sala de aula, além de ser muito gostoso também.

O custo não e tão caro e rende vários bombons, por isso é uma receita bem legal para se fazer nessa época de páscoa, assim os alunos já vão se familiarizando com algumas atividades como a culinária, além de ser uma atividade incrivelmente benéfica para o aluno, pois estimula várias áreas do cérebro e proporciona uma experiência única.

Avaliação – Projeto Páscoa para Educação Infantil

A avaliação desse projeto é feita de forma amorosa, dia após dia de trabalho, leve em consideração as dificuldades que seus alunos possam ter durante o trabalho e como vocês fizeram para que ela não existisse mais, a evolução de cada um sobre o tema, lembrando sempre que cada aluno responde de uma maneira diferente aos estímulos e atividades do professor, os conhecimentos prévios e os conhecimentos adquiridos, a participação de cada um deles nas atividades, se eles se envolveram, se eles gostaram de aprender sobre o tema, o que pensavam antes sobre a páscoa e o que pesa agora.

Anote tudo em seu caderno ou diário, deixe absolutamente tudo registrado, assim fica muito mais fácil para você entender o processo de aprendizagem dos alunos do início do projeto ate o final, facilita no seu trabalho de dar uma devolutiva aos pais e familiares dos alunos mais tarde.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Sugestões em vídeo de atividades para Projeto Páscoa para Educação Infantil

Mais atividades para Projeto Páscoa Educação Infantil:

Lembrancinha da Páscoa Para Educação Infantil

Lembrancinha de Páscoa Simples

Sequência Didática Coelhinho da Páscoa

Moldes Máscaras de Coelho

Atividades de Páscoa Dedoche de coelho

Atividades de Páscoa Coelhinho com rolo de papel

Atividades de Páscoa Móbiles de Ovo em 3D

PROJETO PÁSCOA ENSINO FUNDAMENTAL 1° ANO AO 5° ANO

 

Adicionar Comentário