PROJETO PÁSCOA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO PÁSCOA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Encontre Neste Artigo:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

O que é a Páscoa?

A páscoa é uma data muito legal, tem feriado, a família se reúne, comemos chocolate… mas ela vai muito além disso, muita gente não sabe o significado real da páscoa, ela vai muito além de um simples feriado. Em um contexto geral ela significa “liberdade”, para os cristãos ela marca o final da semana santa, é a ultima semana do período de quaresma, ela começa na sexta- feira santa, quando Jesus Cristo é crucificado e termina no domingo de páscoa em sua ressurreição.

O dia da páscoa foi estabelecido no Primeiro Concilio de Niceia no ano de 325 d.c, é classificada como uma data móvel, mas costuma ser entre 22 do mês de março á 25 do mês de abril. Ela é comemorada em vários países, principalmente os que têm fortes influências do cristianismo (quem acredita em Jesus Cristo).

Para os cristãos a Páscoa é uma das mais importantes do calendário, pois ela comemora a passagem do Cristo, o vencimento dele contra a morte e as trevas, o seu retorno a vida eterna, a “Boa Nova” esperança de que a vida após a morte para todos aqueles que crêem e tem esperança de algo melhor, basta ter fé.

Ta bem, já sabemos o significado de páscoa, mas como passar isso para as crianças da educação infantil? Vou deixar algumas ideias aqui!

Justificativa do Projeto Páscoa Para Educação Infantil:

A finalidade desse Projeto Páscoa para Educação Infantil é explicar de uma maneira breve e leve o que é a páscoa, porque comemoramos essa data, as suas principais características, a sua importância, o significado de alguns elementos da páscoa para que eles tenham conhecimento sobre o assunto, aprendam a respeitar e valorizar essa importante data cultural, para que ele comecem a entender o que significa a páscoa.

Para isso o professor pode se utilizar de atividades lúdicas e diversos tipos de materiais, assim o aluno irá interagir melhor e participar mais do conteúdo, criando a sua opinião e adquirindo conhecimento.

Objetivos Gerais – Projeto Páscoa para Educação Infantil:

  • – Ampliar os conhecimentos sobre a páscoa,
  • – Explorar a criatividade dos alunos,
  • – Trabalhar o significado da páscoa,
  • – Trabalhar a ideia de dividir e partilhar os alimentos.

Objetivos Específicos – Projeto Páscoa para Educação Infantil:

  1. – Conhecer o hábito de presentear com chocolates,
  2. – Dividir os alimentos,
  3. – Conhecer as tradições da páscoa,
  4. – Leitura e interpretação de textos e músicas,
  5. – Trabalhar a coordenação motora com pinturas, brincadeiras…
  6. Tempo do Projeto: Esse projeto não precisa ser muito longo, ele levará mais ou menos um mês ou um mês e meio.

*Lembre-se sempre, adapte o Projeto Páscoa para Educação Infantil para a realidade as sua sala de aula, da sua escola, faça da maneira que você professor saiba que os seus alunos irão gostar de aprender com o que você esta querendo passar para eles.

No final no projeto faça uma roda de conversa com os alunos e ouça o que eles mais gostaram, o que acharam mais legal, se eles tem alguma ideia de brincadeira, música, diferentes que não foi feito em sala, ouça a opinião deles, isso te ajudará muito a sentir se os alunos estão gostando do trabalho que você faz com eles, das atividades que você passa, enfim, aproveite esses momentos para seu ganho pessoal também.

Como Começar o Projeto Páscoa para Educação Infantil:

Comece o projeto perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre a páscoa, seus conhecimentos prévios, o que eles sabem sobre a data, sobre o coelhinho da páscoa, sobre os ovos de páscoa, por que comemos chocolate na páscoa. Faça perguntas como:

  • A páscoa é uma data importante?
  • Vocês comemoram essa data na casa de vocês?
  • Vocês gostam dos ovos de chocolate?
  • Vocês conhecem o coelhinho da páscoa?

Depois disso você pode fazer uma explicação simples sobre o que é a páscoa, fale do jeito que eles irão entender e absorver o conhecimento que você está querendo passar para eles.

No inicio desse texto eu deixei uma rápida explicação sobre a páscoa que poderá te ajudar nessa breve explicação para os alunos. Depois fale sobre os ovos de páscoa, explique que eles servem para ajudar o comercio a vender e a origem dessa tradição, vou deixar um textinho aqui em baio que pode te ajudar com isso:

O Ovo de Páscoa:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

O ovo simboliza a vida, ele tem a representação do início da vida, antigamente, as pessoas presenteavam umas as outras com ovos de verdade, para os amigos e família, para simbolizar a sorte.

Depois eles passaram a enfeitar esse ovos, colorir, escreviam mensagens, para dar de presente as pessoas que gostavam, porém quando a igreja proibiu a ingestão de alguns alimentos durante o período da quaresma um doceiro teve a ideia de substituir os ovos reais por ovos de chocolate, assim as pessoas ainda iriam presentear umas as outras e o chocolate simbolizaria o ovo real.

Agora que eles já sabem o significado da páscoa e dos ovos de páscoa, fale com eles sobre a importância dessa data, contextualize com os alunos, você pode:

  • Contar história oralmente sobre a páscoa, ou passar ao filme para eles, ou até mesmo ler livros sobre a páscoa,
  • Realizar atividades que envolvam artes como pinturas em ovos, colagens, confeccionar cartões,
  • Brincadeiras…
  • Cantar canções…

Atividades que podem ser feitas no Projeto Páscoa para Educação Infantil:

Fazer orelhas de coelho:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Chapéu de Páscoa com máscara de coelho

As orelhas de coelho são um símbolo, uma marca da páscoa, então podemos utilizar isso para fazermos uma atividade que explore a criatividade e imaginação dos alunos.

O legal é você levar os moldes de orelhas prontos já, assim fica mais fácil para os alunos criarem, você irá precisa de algodão, pode ser o branco normal ou aquele colorido, cola, cola glitter, lantejoulas, tinta guache, água, o todo o material que você achar que eles poderão usar.

Deixe os materiais disponível para todos, eles irão fazer as próprias orelhinhas de coelho, vá dando dicas e instruções para que não estrague e nem vire uma bagunça generalizada.

Colorir os Ovos:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Antigamente as pessoas coloriam as cascas dos ovos de galinha para dar de presente uns aos outros, podemos fazer isso na sala de aula também, deixe tintas, canetinhas, cola glitter, e o que mais você achar interessante para realizar essa atividade, faça alguns exemplos se você preferir, mas deixe que eles pintem e criem os seus próprios ovinhos.

Coelho sai da toca:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Como estamos em época de páscoa vamos brincar de sermos coelhos? Essa brincadeira é bem legal, as crianças irão se organizar em grupos de três pessoas, duas pessoas irão dar as mãos para formar a toca e uma delas será o coelho que ficará dentro da toca, uma pessoa ficará de fora, ela será coelhinho sem toca e irá cantar “Coelhinho sai da toca em 1, 2, 3”, todas as crianças que representam os coelhinhos devem trocar de toca bem rápido e a que estiver sem toca deverá correr e invadir a toca de alguém. Pode brincar várias vezes para as crianças irem se revezando.

Dividindo o Pão:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Essa atividade tem tudo haver com o real significado da páscoa, a partilha da comida é algo muito legal das crianças saberem desde cedo, por isso o professor pode trabalhar isso em sala.

Fale da importância de dividir, de como é bom ajuda ajudar as pessoas que estão precisando mai que nós, de como isso trás inúmeros benefícios.

Se na sua escola os alunos costumam levar um lanche peça para que eles divida um pouco com os colegas, se não, organize com a coordenação e com a família do aluno para eu vocês organizem um piquenique, essa atividade fará com que os alunos dividam toda a comida e vejam o quanto é bom estar na companhia dos nossos amigos.

Culinária no Projeto Páscoa para Educação Infantil

Fazer bombom:

Projeto Páscoa Para Educação Infantil

Fazer bom de leite ninho é bem fácil, você pode fazer com seus alunos na sala de aula, além de ser muito gostoso também.

O custo não e tão caro e rende vários bombons, por isso é uma receita bem legal para se fazer nessa época de páscoa, assim os alunos já vão se familiarizando com algumas atividades como a culinária, além de ser uma atividade incrivelmente benéfica para o aluno, pois estimula várias áreas do cérebro e proporciona uma experiência única.

Avaliação – Projeto Páscoa para Educação Infantil

A avaliação desse projeto é feita de forma amorosa, dia após dia de trabalho, leve em consideração as dificuldades que seus alunos possam ter durante o trabalho e como vocês fizeram para que ela não existisse mais, a evolução de cada um sobre o tema, lembrando sempre que cada aluno responde de uma maneira diferente aos estímulos e atividades do professor, os conhecimentos prévios e os conhecimentos adquiridos, a participação de cada um deles nas atividades, se eles se envolveram, se eles gostaram de aprender sobre o tema, o que pensavam antes sobre a páscoa e o que pesa agora.

Anote tudo em seu caderno ou diário, deixe absolutamente tudo registrado, assim fica muito mais fácil para você entender o processo de aprendizagem dos alunos do início do projeto ate o final, facilita no seu trabalho de dar uma devolutiva aos pais e familiares dos alunos mais tarde.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Vamos Ganhar dinheiro extra fazendo ovos de Páscoa?

A escola e a sala dos professores garante essa possibilidade!!!

DE 2 A 5 MIL COM OVOS DE PÁSCOA

Com mais de 50 receitas de ovos de Páscoa contidas nesse livro digital, além de você se tomar uma profissional qualificada, você poderá faturar até 5 mil reais por mês. 

No livro além das receitas de ovo de Páscoa, você aprenderá fazer um maravilhoso e econômico leite condensado, que poderá ser usado para várias outras receitas além dos ovos de Páscoa. 

Sem contar com as receitas das trufas insufladas, uma técnica que agilizará sua produção. 

Esse E-book é para você que quer se especializar, esta desempregada ou quer trabalhar em casa. Não perca tempo, faça como nossas alunas que estão faturando em média 2 mil reais por mês, aproveite a chance e saia da crise.

 
 

 

PROJETO: DESCOBRINDO A PÁSCOA

TÍTULO: DESCOBRINDO A PÁSCOA

TURMA: MATERNAL MISTO

PROBLEMA: O que tem na Páscoa?

JUSTIFICATIVA: A Páscoa em seu verdadeiro significado auxilia no resgate da essência do imaginário das crianças, colocando-as em contato com tradições, símbolos e significados trabalhados de diversas formas para exploração da criatividade.

Com destaque, na educação infantil, é possível realizar as atividades de integração entre todos os eixos de trabalho. Segundo Andreza Menezes (Revista Projetos Escolares Creche, 2011) “Em sala de aula, tudo que trabalhamos de forma correta tem um resultado significativo para a criança.

A Páscoa é uma época bastante esperada por alunos e professores, pois é um período mágico, de transformação, nascimento, criação e recriação”. Foi observando o fascínio que os personagens da Páscoa, principalmente o coelho, causam nas crianças que realizamos este projeto buscando desenvolver a imaginação e o conhecimento de cada um.

A Páscoa é importante para trabalhar a área psicomotora, que está relacionada aos aspectos físicos, afetivos e mentais, portanto, é fundamental que se estimule o lúdico e a afetividade dentro desse assunto.

OBJETIVO GERAL:

Ampliar o conhecimento dos diferentes símbolos presentes na Páscoa, afim de participar das tradições culturais do meio em que vivem e fortalecer o imaginário das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Expressar seus pensamentos e sentimentos em relação ao tema;
  • Desenvolver atitudes relacionadas a alimentação;
  • Manipular diferentes objetos e materiais como tinta, colagem, texturas;
  • Identificar cores primárias (amarelo, vermelho e azul);
  • Cantar diversas músicas referentes ao tema;
  • Participar de brincadeiras musicais;
  • Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil relacionada ao tema);
  • Conhecer diferentes gêneros orais a fim de desenvolver a linguagem oral;
  • Ampliar conhecimento sobre o que tem na Páscoa (símbolos);
  • Utilizar a contagem oral em brincadeiras, identificando os números 1, 2 e 3;
  • Estimular o imaginário das crianças relacionado ao tema utilizando recursos como fantasias e fantoches.

 

CONTEÚDOS:

  • Comunicação Oral e corporal (Identidade e autonomia);
  • Saúde/ alimentação (Identidade e autonomia);
  • Exploração de diferentes materiais (Artes visuais);
  • Elementos constituintes da linguagem visual: cor, texturas (Artes visuais);
  • Canto e expressão corporal (Música);
  • Linguagem oral, escrita e corporal (Linguagem);
  • Tradições culturais: Páscoa (Natureza e sociedade);
  • Contagem oral e Número (Matemática).

 

METODOLOGIA:

  •      Pintura com tinta guache no prato de papelão para fazer o rosto do coelho explorando as cores azul, amarelo e vermelho;
  • Brinquedo feito de sucata: Confecção do coelho pula pula com copinho de iogurte;
  • Brincadeira do coelhinho sai da toca 1, 2, 3;
  • Canções da Páscoa: De olhos vermelhos, Coelhinho vem brincar na escola, Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, Coelhinhos branquinhos que saltam assim;
  • Confecção de máscara de coelho para as crianças;
  • Desenho de coelho e ovo para realizar colagem de algodão, raspas de lápis, papel colorido, EVA;
  • Fazer ovinhos com brigadeiro para as crianças;
  • DVD: Xuxa, Galinha Pintadinha, Coelho sabido, Turma da Mônica, Cantando com os bichos;
  • Fantoche do coelho, história Menina Bonita do Laço de Fita (Sala de vídeo);
  • Dobradura do coelho com pintura de esponja;
  • Visita de um coelho de verdade na sala (explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo);
  • Pintura facial de coelho nas crianças;
  • Cozinhar cenoura e realizar degustação;
  • Fantasiar-se de coelho: As professoras se vestirem de coelho na frente das crianças;
  • Confecção de cesta de Páscoa;
  • Histórias: Advinha quanto eu te amo, Menina Bonita do Laço de fita, O Coelho que não era de páscoa;
  • Pintura de patas de coelho no chão da sala;
  • Visita do coelho no CEI para entregar a cesta.

 

Obs: confecção de uma flor para o dia da mulher com participação das crianças (entrega no dia 08/03).

CRONOGRAMA: 04/03 à 05/04/2013

AVALIAÇÃO:

  • Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
  • Aceita diferentes alimentos;
  • Explora com prazer diferentes materiais;
  • Reconhece cores;
  • Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
  • Memoriza canções reproduzindo parte delas;
  • Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
  • Demonstra capacidade de memorização;
  • Amplia vocabulário;
  • Participa das tradições culturais (Páscoa);
  • Observa e questiona situações, pessoas e fenômenos;
  • Realiza contagem oral.

AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:

Com a realização deste projeto podemos observar o desenvolvimento constante de linguagem oral das crianças, que estão com a fala mais definida, formulando algumas sentenças; isto vem acontecendo devido aos estímulos através das canções, rodas de conversa, contação de histórias e diálogo constante das professoras com as crianças.

Observamos também que a maioria das crianças não demonstra receio ao ver animais, como o coelho que estava em nossa sala, e também ao ver pessoas fantasiadas, como quando o coelho da Páscoa entregou a cesta para eles. O trabalho com os números até o 3 e com as cores amarelo, vermelho e azul também ajudou na construção dos conceitos referentes a estes assuntos.

Outra característica observada e estimulada foi o faz de conta, importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Durante este projeto o faz de conta se fez muito presente através das histórias do coelhinho da Páscoa e todo o trabalho realizado explorando esta tradição cultural de nossa sociedade.

Acreditamos que o trabalho desenvolvido foi muito proveitoso, pois as crianças demonstraram-se participativas e interessadas nas atividades desenvolvidas.

Projeto Páscoa – 2

PROJETO PÁSCOA: Partilhando valores na escola.

Público alvo: Berçário, Maternal 1,2 e 3.

Duração: 15 dias

Justificativa: A proposta do tema Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal), porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha”. Iremos realizar o projeto Páscoa- Partilhando valores na Escola, objetivando vivenciar o real sentido desta data comemorativa.
Objetivos:
A educação infantil tem como principal objetivo acolher a criança em um ambiente educativo proporcionando cuidados  básicos para seu desenvolvimento nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.

  • Desenvolver a linguagem oral
  • Compartilhar informações e compreender o significado da páscoa; 
  • Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
  • Permitir a criança a descoberta de hipóteses.

Desenvolvimento:
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas:
1 – Língua Portuguesa (Linguagem Oral e Escrita):

Ø  Leitura do Livro “O Significado da Páscoa”

Ø  Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;

Ø  Músicas diversas

 Filmes: A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a Fantástica Fábrica de Chocolates.

2 – Matemática:

  • Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim…);
  • Cores (azul amarelo e vermelho também….);
  • Correspondência( um ovo para cada coelhinho…)
  • Receitinha do ovo(ovo sem levar ao fogo)
  • Seriação e classificação

3 – Natureza e sociedade

Trabalhar valores:

  • Solidariedade
  • Respeito
  • Amor…paz…partilha
  • Laboratório – Preparo do ovo da páscoa.

5 – Artes:

  • Desenhos, pinturas;

6 – Movimento:

  • Dança;
  • Pequenos jogos

7     – Avaliação:A avaliação será diária, através da observação e participação dos alunos nas atividades.

                                 Brincadeira Projeto Páscoa

O coelho saiu da toca – as crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho.

Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: “Coelhinho sai da toca!”, as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.

RECEITA DE OVOS DE PÁSCOA SEM LEVAR AO FORNO

01 Pacote de leite em pó;
01 pacotinho de Nescau;
01 lata de leite condensado;
caso a massa esteja muito seca amolecer com um pouco de leite de vaca.
Balas macias para o recheio.
Modo de preparo:
Misturar tudo e ir amassando, colocando o leite condensado aos poucos até a massa ficar consistente.
Enrolar os ovinhos para os alunos menores e distribuir a mesma quantidade para cada aluno maior  que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom, colocando a bala como recheio.
Para embalar:
Papel alumínio, papel celofane e fita. 

Sugestão de Músicas da Páscoa

A SOMBRA 
Eu sou um coelhinho orelhudo e peludinho 
Eu sou um coelhinho minha vida é só pular 
Minha sombra é engraçada 
Ora curta, ora alongada 
Uma sombra engraçada 
Que vai me acompanhar 
Se eu pulo, ela também pula 
Fica quieta se eu parar

                                        Coelhinho…

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim! 
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!

Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!


Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?

Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!

Coelhinho

De olhos vermelhos
De pelos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.

Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.

Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.

Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era…
Fiquei orelhudo!

 

Máscaras para páscoa

pascoa, coelho,máscara

                                      Dedoches de páscoa para Baixar

Resultado de imagem para dedoches de pascoa

Projeto Páscoa 3

Objetivo:

Reconhecer o verdadeiro sentido da Páscoa bem como seus símbolos.

Eixo: Identidade e Autonomia.

Atividades:

  • Propor brincadeiras em que as crianças possam vestir e desvestir bonecos calçar o sapato e descalçar, etc.
    Identificação da primeira letra e última de seu próprio nome.

Eixo: Linguagem Oral e Escrita.

Atividades:

  • Conversas na rodinha sobre o significado da Páscoa, e seus símbolos.
  • Histórias relacionadas à festa da Páscoa. Ex: A lenda do Coelhinho de Páscoa.
  • Encenar a lenda do Coelhinho pelas crianças.
  • Escrita da letra de música: Coelhinho que trazes pra mim?
  • Identificação das letras da palavra Páscoa.

Eixo: Música.

Atividades:

  • Brincadeira de coelhinhosai da toca.
  • Músicas: Coreografia da música Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim.
  • Cantar movimentando as partes do corpo mencionadas; acompanhando o ritmo da música: De 
  • olhos vermelhos… Eu sou coelhinho…
  • Eixo: Movimento.
  • Atividades:
  • Imitar o coelho pulando alternando os pés direito-esquerdo, depois os pés juntos, para frente, para trás,  balançando o braço direito, etc.
  • Pedir o coelhinho para caminhar sobre os obstáculos, tipo: pular caixas, bambolê, passar por baixo da corda, arrastando-se; engatinhando-se; agachado, etc.
  • Brincadeira: A procura do ninho para achar os ovinhos.
  • Eixo: Artes Visuais.
  • Atividade:
  • Confecção de máscaras de Coelho, mural, com os símbolos da Páscoa.
  • Ilustrar a lenda contada sobre o ovo da Páscoa, etc.
  • Confecção de ovos coloridos com jornal amassado, e depois pintado com guache ou cola colorida.
  • Pintura facial;

Eixo: Sociedade e Natureza.

Atividade:

  • Jogos e brincadeiras  envolvendo o tema do projeto.
  • Preparação de uma culminância para que as crianças possam participar de um momento de confraternização da ceia pascal.

Eixo: Linguagem Matemática.

Atividade:

  • Jogos e brincadeiras  envolvendo quantidade de ovos;
  • Problematização de situações concretas em que a criança desenvolverá a adição (noção de juntar) e de subtração ( noção de tirar) 
  • Construção do calendário;
  • Contagem do número de símbolos trabalhados, etc.
  • Cores primárias e forma geométricas acrescentando a do ovo.

 HISTÓRIA DO OVO DE PÁSCOA

            Foi somente depois de muito tempo que a igreja o adotou como símbolo da páscoa.

            Presentear com ovos coloridos significava desejar vida, fertilidade. No começo, os ovos eram de galinha, cozidos e pintados. Com o passar do tempo, começaram a ser feitos com grande requinte: passaram a ser de madeira ou de cera e com pintura refinada, tornando-se um verdadeiro artesanato. Depois se passou a fabricar ovos em forma de jóias, utilizando metais nobres e pedras preciosas.

            Mais tarde, o ovo de chocolate surgiu junto com as indústrias de chocolate (Europa, por volta de 1875). Eram feitos sem atrativos, mas de alto custo, por ser sua matéria prima importada, tornando-se presentes finos para as pessoas queridas.

            Em 1906, começaram a  aparecer os ovos enfeitados. Eram recheados com chocolates de vários tipos e a decoração feita com flores coloridas, aplicações de animais de pano.

            No Brasil, a novidade chegou em 1920, vinda de Paris. Hoje os ovos são uma espécie de herança dos ovos coloridos de antigamente. Em todo o mundo civilizado cristão, a Páscoa é comemorada com presentes de ovos de chocolate.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Ovo de páscoa – O ovo é um ótimo símbolo da ressurreição. De fato, aparentemente morto, inanimado e petrificado, contém de dentro de si uma vida nova que surge pujante para a luz do sol.

Trigo e uva – Simbolizam o pão e o vinho. É a lembrança da entrega total. É através da entrega da carne e do sangue que o espírito vive.

Peixe – O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidos a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

Coelho – Símbolo de rápida e múltipla fecundidade. Há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da ressurreição. Pela fecundidade lembra o número de filhos de Deus.

O cordeiro – No novo testamento é Jesus Cristo o Cordeiro Pascal, Agnus Dei. O símbolo bem difundido na Europa mostra um cordeirinho branco sustentando a bandeira da Ressurreição.

Projeto: Páscoa 5

            O presente projeto pretende, através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato com uma das tradições brasileiras: a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado e o  sentido espiritual em contrapartida ao sentido comercial.

  1. Identificação do Projeto

Tema: Páscoa

Tempo de duração: 4 dias

Período: 25/03 a 28/03/13

Público Alvo: Alunos do Berçário 2

 

  1. Justificativa:

            A Páscoa é um momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.

III.      Objetivos

  • Proporcionar as crianças o entendimento do significado da Páscoa;
  • Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
  • Estimular a comemoração da Páscoa;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Propor as boas ações, a solidariedade, a amizade, etc.
  1. Conteúdo/Áreas contempladas

Linguagem Oral e Escrita

  • Ampliar o vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
  • Estimular a fala, sons e balbucios.
  • Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
  • Músicas diversas

Matemática

  • Ampliar o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos concretos;
  • Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim…);
  • Cores (azul, amarelo e vermelho também.);
  • Correspondência( um ovo para cada coelhinho…)
  • Seriação e classificação

 

Natureza e sociedade

Trabalhar valores:

  • Solidariedade
  • Respeito
  • Amor, paz, partilha.

  Artes

  • Explorar e manipular diversos materiais: canetões, tintas, giz de cera, carimbos, pincéis, esponjas, rolo e etc.;
  • Observar o limite disponível para desenvolver as atividades;
  • Brincar, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando canções diversas.
  • Dobraduras, impressão da mão e pé.

 

Música

  • Cantar as músicas de Páscoa, com danças e gestos.

 

Movimento

  • Explorar diversos materiais objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla;
  • Desenvolver os movimentos amplos: equilíbrio e coordenação, arrastar, engatinhar, rolar, andar, correr, dançar, saltar e pular.
  • Pequenos jogos

 

  1. Procedimentos
  • Conversa informal, diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim…, De olhos vermelhos…
  • Confecções de máscaras, dedoches;
  • Quebra cabeça do coelho;
  • Livro: “O coelho que não era da Páscoa”,
  • Brincadeiras: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… , Ovo choco;
  • Pintura facial;
  • Filme sobre o tema;
  • Confeccionar cartaz, painel, com mensagens, figuras, desenhos, dobraduras, montagem, colagem etc;

 

  1. Avaliação

            Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança.

 

25/03

            Em roda, será contada a história O COELHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA de Ruth Rocha. Depois cantaremos com as crianças as músicas Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim…, e De olhos vermelhos… fazendo gestos e dançando. Falaremos dos símbolos da Páscoa e o seu significado.

Conteúdo: Oralidade, coordenação motora, dança, gestualização, cores, numerais.

Objetivos: Proporcionar as crianças o entendimento do significado da Páscoa; Identificar e compreender os símbolos da Páscoa; Estimular a comemoração da Páscoa;

Saída: Solário

 

26/03

            Cantar as músicas Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim…, fazendo gestos e dançando. Trabalhar os números 1, 2 e 3 e as cores azul, amarelo e vermelho, mostrando os numerais e as quantidades correspondentes e as cores dos ovinhos.

Conteúdo: Oralidade, coordenação motora, dança, números e cores.

Objetivos: Ampliar o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos concretos; Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim…); Cores (azul, amarelo e vermelho também….); Correspondência( um ovo para cada coelhinho…); Seriação e classificação.

Saída: Solário

 

27/03

            Sentadas nas cadeiras pintaremos as mão e os pés das crianças com tinta para que façam a impressão dos mesmos em papel para formarem desenhos de coelhinhos. Os trabalhos serão expostos em varaizinhos. Também cantaremos as músicas de Páscoa.

Conteúdo: Oralidade, coordenação motora  e cores.

Objetivos: Desenvolver a criatividade; Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Saída: Solário

 

28/03

            Em roda, as crianças assistirão ao desenho animado  A Turma da Mônica em um conto de Páscoa, conhecerão de uma forma divertida a história da Páscoa segundo Maurício de Souza. Depois colocarão máscara de coelhinhos, cantarão e dançarão as músicas referentes à Páscoa. Participarão também da brincadeira de caça aos ovos, promovendo à busca de ovos de Páscoa que estarão escondidos na sala e no solário.

Conteúdo: Oralidade, coordenação motora, dança e gestualização.

 Objetivos: Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Saída: Busca aos ovos pela sala e no solário.

 

O coelhinho que não era de Páscoa

 

Ruth  rocha

 

                Vivinho era um coelhinho branco, redondo, fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a pular, aprendia a correr… Aprendia qual a melhor couve para se comer. Os coelhinhos foram crescendo, chegou a hora de escolherem uma profissão. Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:

                -Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu pai.

                -Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu avô.

                -Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu bisavô.

                E todos queriam ser coelhos da Páscoa, como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs. Só Vivinho não dizia nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:

                -E você, Vivinho? E você?

                -Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser. Mas sei o que não quero: ser coelho de Páscoa.

                O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou:

                -OOOOOHHHHH!!!

                Vivinho arranjou uma porção de amigos: o beija-flor Florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda. O tempo passou. A Páscoa estava chegando. Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas a s fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender. O casal Coelho foi a tudo que foi fábrica da floresta. Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso, do seu Cardoso, do seu Tônio, seu Petrônio, seu Sinfrônio. Mas a resposta era sempre a mesma:

                -Tudo vendido, seu Coelho, tudo vendido… Os dois voltaram pra casa desanimados.

                -Ora essa, isso nunca aconteceu…

                -Não podemos desapontar as crianças…

                -Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não… Os irmãos do coelhinho estavam tristes:

                -Nossa primeira distribuição… Ai que tristeza no coração!… Vivinho vinha chegando com Melinda.

                -Por que não fazemos os ovos nós mesmos?

                -É que nós não sabemos. Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.

                -Pois eu sei – disse Vivinho. –Eu sei.

                -Será que ele sabe? – disse o pai.

                -Ele disse que sabe – disseram os irmãos.

                -Ele sabe, ele sabe! – disse a mãe.

                -E com quem você aprendeu? – perguntaram todos.

                -Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão? Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com julieta e Florindo. E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce…

                A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica . todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha, os coelhinhos… E os amiguinhsos também: Florindo, o beija-flor, Julieta, a borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo… E era vivinho que comandava o trabalho. E quando a Páscoa chegou estavam todos preparados. As cestas de ovos estavam prontas. E os pais de Vivinho estavam contentes. A mãe de Vivinho disse:

                -Agora nosso filho tem uma profissão. E o pai de Vivinho falou:

                -Cada um deve seguir a sua vocação.

Projeto Páscoa 6

Tema: É tempo de celebrar a Páscoa!

Níveis: Berçário, Maternal 1, Maternal 2 e Pré-A.

Período: 23/03 à 05/04/2012

Justificativa: A Páscoa em seu verdadeiro significado auxilia no resgate da essência do imaginário das crianças, colocando-as em contato com tradições, símbolos e significados trabalhados de diversas formas para exploração da criatividade. Com destaque, na educação infantil, é possível realizar a atividades de integração entre todos os níveis, bem como as famílias e comunidade.

Objetivo geral: Proporcionar a diversidade de experiências educativas para aprimorar e enriquecer o conhecimento cultural das crinaças em relação ao tema.

Atividades: Berçário ( Professora Maurem)

 

– Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho.

– Confecções de máscaras e cestinhas;

– Pintura com giz de cera;

– Pintura facial;

– Criação de um coelhinho mascote (cada dia uma criança levará o mascote para casa);

– Experiência culinária (modelagem e degustação de brigadeiros);

 

Atividades: Maternal 1 ( Professoras Neidi e Vanderlise)

-Músicas, versos, desafios, artes, mural, jogos e fantoches.

 

-Hora do conto e teatro;

 

– Música e dança;

 

– Confecção de cartazes;

 

– Trabalho com dobraduras;

 

– Confecção de brinquedos;

 

– Jogos pedagógicos;

 

– Pintura e colagem;Atividades: Maternal 2 ( Professoras Rita e Andréa)

-Confeccionar máscaras de coelho;

-pintura dos símbolos da páscoa utilizando canetinha, giz de cera e tinta;

-jogo “coelhinho sai da toca”;-confecção de ninhos de páscoa com sucata;

-colagem de algodão em figura de coelho;

-pintura do rosto imitando um coelhinho;

-explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo…);

-canções do coelhinho;

-Conversa orientada (rodinha);

-Aula de culinária: (gelatina e alfajor de bolacha maria);

 

-Atividade com sucata: (cestinha com caixa de leite e retalhos e carimbos com tampa de garrafa pet e e.v.a);

 

-Hora do conto: Um coelho que não era de Pascoa

 

-Desenho livre e dirigido;

 

-Atividade livre (correr, caminhar e brinquedos da sala).

 

-Brincadeiras de roda e dança das cadeiras;

 

-Confecção do cartaz: Feliz Páscoa, com carimbos;

 

-Dedoche (coelhinho)

 

-Confecção do livro gigante, uma adaptação de :O coelho que não era de Páscoa ,de autoria de Ruth Rocha.

Atividades: Pré -A (Professora Raquel)

– Rodas de conversa a respeito do tema;

– Ninho coletivo para o desenvolvimento do “saber dividir”;

– Pintura de coelhos e motivos de páscoa;

– Recorte e colagem envolvendo os assuntos do projeto;

– Uso de tinta, papel picado e cola colorida;

– Músicas e filmes em dvd envolvendo a Páscoa, coelho e a família;

– Confecção de trabalhos artísticos com sucata;

– Confecção de cartazes;

– Leitura de livros ( observação e interpretação de imagens);

– Dinâmicas;

– Visitas misteriosas aos ninhos para instigar a curiosidade e o imaginário;

– Relatos sobre a páscoa e o coelho;

– Brincadeiras envolvendo os símbolos da páscoa;

– Culinária com chocolate;

Culminância: Festa alusiva á Páscoa com a participação das famílias e comunidade escolar; Entrega dos ninhos; Apresentações das turmas.

Avaliação:

As avaliações serão realizadas diariamente de acordo com as atividades, vivências e experiências da rotina das crianças, em especial as descobertas e curiosidades com relação ao tema do projeto.

Direção: Profª. Lisiane Almeida dos Santos

Elaboração: Corpo docente da Emei Tio Moisé

Projeto didático ” A Páscoa” 7

INSTITUIÇÃO: 
TURMAS:  Maternal I e Maternal II
PERÍODO: vespertino
TÍTULO DO PROJETO: A Páscoa
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Linguagem Escrita,  Arte, Natureza/Sociedade
PERÍODO: INÍCIO: 03/03/08 TÉRMINO: 20/03/08
PROFESSOR(ES):
DIREÇÃO:

I- JUSTIFICATIVA

Este trabalho projeto tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

II- OBJETIVO GERAL
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar os alunos à:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.

IV- METODOLOGIA UTILIZADA
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.

V- RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

VI- DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)
Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar os símbolos da Páscoa, pintura, assistir filme sobre o tema, cantar músicas sobre a Páscoa, colagem, etc.

VII- CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.

VIII- AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .

PROJETO PÁSCOA 8

MATERNAL III

JUSTIFICATIVA

O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o seu verdadeiro significado, buscando ainda vivênciar o real sentido desta festa religiosa, a ressurreição de Jesus, que nos convida a uma vida nova pautada nos valores do Reino de Deus.

OBJETIVO GERAL

            Conhecer o sentido da páscoa e desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø      Entender o significado da Páscoa e seus símbolos;

Ø      Confeccionar um quebra cabeça;

Ø      Resolver problemas matemáticos;

Ø      Estimular o raciocínio, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade;

Ø      Desenvolver a linguagem oral e escrita através de músicas referentes ao tema trabalhado

Ø      Socializar as atividades desenvolvidas;

Ø      Produção das máscaras.

DESENVOLVIMENTO

Ä     Texto informativo sobre a origem da Páscoa e seus símbolos. Percebendo por meio deste, que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores;

Ä     Quebra cabeça dos símbolos da Páscoa;

Ä     Problemas matemáticos: encontrar os ovos do coelho;

Ä     Cantar músicas referentes ao tema;

Ä     Produção artística do “Coelhinho da Páscoa”, com algodão e papel crepom nas cores azul, amarelo e vermelho;

Ä     Escrita da música “Coelhinho da Páscoa”;

Ä     Escrever os números de 0 a 9, para levar o coelho até a cenoura;

Ä     Confecção das orelhas do coelho;

Ä     Entrega das cestas de páscoa para os alunos e socialização com os demais alunos do C.E.I. Bom Jesus.

ATIVIDADES PROPOSTAS

A verdadeira páscoa

Há DOIS MIL ANOS ATRÁS, UM HOMEM VEIO AO MUNDO
DISPOSTO A SER O MAIOR EXEMPLO DE AMOR E VERDADE
QUE A HUMANIDADE CONHECERIA.


SUA PROPOSTA DE VIDA NÃO FOI ENTENDIDA POR MUITOS.
CONDENARAM ESTE HOMEM E CRUCIFICARAM-NO,
IGNORANDO TODOS OS SEUS PROPÓSITOS
DE UM MUNDO MELHOR.


HOUVE DOR, ANGÚSTIA E ESCURIDÃO.
POR TRÊS DIAS, O SOL SE RECUSOU A BRILHAR,
A LUA SE NEGOU A ILUMINAR A TERRA, ATÉ QUE,
AO TERCEIRO DIA, A VIDA ACONTECEU.


A PÁSCOA EXISTE PARA NOS LEMBRAR DESTE ESPETÁCULO
INIGUALÁVEL CHAMADO RESSURREIÇÃO.
PÁSCOA, RESSURREIÇÃO DO SORRISO, DA ALEGRIA DE VIVER, DO AMOR.

RESSURREIÇÃO DA AMIZADE E DA VONTADE DE SER FELIZ.
RESSURREIÇÃO DOS SONHOS, DAS LEMBRANÇAS.
E DE UMA VERDADE QUE ESTÁ ACIMA
DOS OVOS DE CHOCOLATEOU ATÉ DOS COELHINHOS.

CRISTO MORREU, MAS RESSUSCITOU. E FEZ ISSO SOMENTE

PARA NOS ENSINAR A MATAR OS NOSSOS PIORES DEFEITOS
E RESSUSCITAR AS MAIORES VIRTUDES
SEPULTADAS NO ÍNTIMO DE NOSSOS CORAÇÕES..


QUE ESTA SEJA A VERDADE DA SUA PÁSCOA.

AVALIAÇÃO

            A avaliação será processual, observando-se a atenção, participação, socialização e entendimento do verdadeiro sentido da Páscoa durante as atividades desenvolvidas

Projeto didático ” A Páscoa” 9

 JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem por finalidade levar aos alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

 OBJETIVO GERAL

Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar os alunos à:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.

 METODOLOGIA UTILIZADA

Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.

RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

 DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)

Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar os símbolos da Páscoa, pintura, assistir filme sobre o tema, cantar músicas sobre a Páscoa, colagem, etc.

CULMINÂNCIA

Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.

 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .

PROJETO PÁSCOA 10

INTRODUÇÃO:

A Páscoa é uma festa cristã comemorada geralmente, no mês de Abril.

O principal significado desta festa é a vida nova.

Para as crianças a Páscoa tem significado diferente. O dar e receber ninhos de Páscoa os deixa com um espírito de companheirismo, amizade e solidariedade.

As brincadeiras realizadas com as crianças durante o período de preparação para a Páscoa devem fazer com que as crianças cooperem. Além disso, é preciso que compreendam o sentido espiritual da Páscoa e não o comercial.

 

JUSTIFICATIVA:

Nos últimos anos se perdeu um pouco o verdadeiro significado da Páscoa. Por isso faz-se necessário um projeto que realce o sentido espiritual da páscoa, onde todas as crianças vivenciem em suas atividades diárias o verdadeiro significado desta data comemorativa, que há muitos séculos faz parte das tradições da humanidade.

 

Objetivo geral:

Através deste projeto pretende-se despertar nas crianças a espiritualidade presente nesta época do ano, além de outros sentimentos importantes para a vivência em grupo.

 

Objetivos Específicos:

 

     Desenvolver técnicas de colagem;

     Desenvolver a habilidade de ouvir e seguir ordens;

     Estabelecer relação de semelhanças e diferenças;

     Desenvolver a linguagem oral;

     Recontar histórias;

     Identificar os símbolos da Páscoa;

     Expressar-se através desenhos;

     Desenvolver a observação e atenção;

     Desenvolver a memória fazendo associação e interpretação;

     Construir símbolos da Páscoa com material de sucata e outros materiais;

     Desenvolver coordenação ampla e fina;

     Expressar-se através de canções, teatro;

 

ATIVIDADES:

     Conversa informal na rodinha;

     Colagem de algodão;

     Histórias do coelho;

     Contagem de histórias;

     Reconhecimento dos símbolos da Páscoa;

     Canções e interpretações sobre Páscoa;

     Desenho livre;

     Pintura com tinta, giz de cera e lápis de cor…

     Confecção de painel;

     Demonstração de figuras;

     Brincadeiras diversas;

     Confecção de máscaras;

     Confecção de cartão;

     Confecção de ninhos e cestas;

     Atividades de competição como: corrida do saco, caça ao ovo…

     Imitações;

     Teatro;

     Jogos, ( quebra-cabeça, mosaico…)

   

EXEMPLO DE BRINCADEIRAS

 

Hop… Hop… COELHINHO

 

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.

Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra “hop”. Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra “coelhinho”. Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra “hop” . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra “hop”. Caso o perseguidor consiga “pegar” o outro ele voltará ao seu lugar e a criança “pega” repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo…

 

 Onde estão os Ovinhos

 

Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha.  Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível

 

Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos. Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL – Projeto Páscoa 11

Objetivo geral

  • Trabalhar o significado da páscoa, desmistificando a relação consumista;
  • Conhecer os símbolos da páscoa e seus significados;
  • Trabalhar a “partilha” de alimentos como forma de comemoração;

Objetivos específicos

  • Desenvolver o hábito de pesquisar;
  • Explorar objetos relacionados à páscoa;
  • Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
  • Desenvolver a função simbólica;
  • Desenvolver a noção espaço-temporal;
  • Leitura e interpretação de texto (oralmente ou com registro, de acordo com os níveis de conhecimento);
  • Trabalhar a coordenação motora através de atividades com pinturas, brincadeiras, dobraduras, etc.;

Desenvolvimento

  • Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
  • Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
  • Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura, pintura em ovos, confecção de cartões, construção de símbolos pascoais para compor a mesa da partilha, etc.
  • Atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração, confecção de álbuns, noção de quantidades, relacionar com números, formação de palavras, escrita espontânea, trabalhar com gráficos, histórias mudas,  etc.
  • Brincadeiras: coelhinho sai da toca, registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc.
  • Observação de um coelhinho de verdade, analise com coelhinhos de páscoa e registro da conclusão a que chegaram.
  • Músicas infantis: cantar, atividades escritas,
  • Conhecimento de textura: explorar objetos macios e duros; lisos e ásperos; (algodão, madeira, papel camurça e laminado, lixa, etc.).
  • Pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais, de onde vem o algodão, para que serve o algodão, etc.

Culminância

 Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa.

 Anexo

Textos informativos sobre páscoa:

            A páscoa surgiu no ano de 33 dc., pois o próprio Cristo celebrava como judeu que era.

            Na noite em que seria sacrificado celebrou com seus discípulos, não mais a páscoa hebraica, mas sua Própria Páscoa, instituindo assim a Eucaristia.

            É uma das maiores festas cristãs e celebra a Ressurreição de Cristo. É comemorada tradicionalmente no domingo, entre 22 de março e 25 de abril, determinando a data das demais festas móveis cristãs.

            A idéia da Ressurreição faz pare do patrimônio ideológico e cultural da humanidade.

            A igreja cristã continua a viver sob a luz da esperança da ressurreição dos mortos. Baseada experiência dos apóstolos de Jesus, proclama que o destino final do homem não é a sepultura, mas a vida com Deus, também chamada de vida eterna.

ETIMOLOGIA

            A palavra páscoa vem do hebraico “Pessach” e significa passagem. A páscoa era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento e ainda hoje os israelitas a relembram todos os anos. Ela marca a passagem pelo mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era oprimido como escravo.

            Chegando às margens do mar Vermelho, os judeus, perseguidos pelos exércitos do faraó, teriam de atravessá-lo às pressas. Guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas “paredes” de água que ladeavam um “corredor” enxuto, por onde o povo passou. Quando os egípcios chegaram, as águas se fecharam sobre os seus soldados e carros, sepultando-os no mar.

            Esta foi a “passagem”, “Pessach” ou “Páscoa” que os judeus comemoram até hoje.

            Jesus Cristo, que muito respeitava todas as celebrações de sua religião judaica, também festejava a Páscoa quando foi preso.

            Julgado, condenado à morte na cruz e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou três dias após, num domingo.

            Os cristãos, desde então, também passaram a comemorar a Páscoa da Ressurreição de Jesus, que também é uma passagem de Jesus da terra para o céu, da vida terrena para a vida junto ao Pai, a passagem de Jesus para o Reino de Deus.

UMA PÁSCOA DIFERENTE

            Páscoa é sinônimo de renovação, vida nova, ressurreição de ideais e esperança.

            A data mais importante da cristandade não é o Natal, e sim a da Ressurreição de Jesus Cristo, pois significa a vitória sobre a morte, a passagem da escravidão para a libertação.

            A páscoa de Jesus (paixão, morte e ressurreição) é a nossa passagem do pecado para a vida na graça.

            Há muitos símbolos pascais: o ovo, por exemplo, simboliza fonte de vida, pois guarda dentro de si uma vida nova que esta por nascer. O pão e o vinho foram escolhidos por Jesus na última ceia para serem seu sangue e seu corpo. Através deles Ele está unido a nós na Eucaristia. A coelhinha é o símbolo da fecundidade, pois se reproduz rapidamente, gerando novas vidas, novos discípulos.

            Podemos concretizar a páscoa em nossa vida buscando a união e fraternidade. Ressurgir para a “vida nova” adquirindo comportamentos cristãos.

            Assim poderemos juntos, professores, alunos e comunidade, construir uma “nova escola”.

            Comemorar a Páscoa é uma forma bonita e alegre de dar graças a deus pela vida.

A HISTÓRIA DO OVO DE PÁSCOA

            Foi somente depois de muito tempo que a igreja o adotou como símbolo da páscoa.

            Presentear com ovos coloridos significava desejar vida, fertilidade. No começo, os ovos eram de galinha, cozidos e pintados. Com o passar do tempo, começaram a ser feitos com grande requinte: passaram a ser de madeira ou de cera e com pintura refinada, tornando-se um verdadeiro artesanato. Depois se passou a fabricar ovos em forma de jóias, utilizando metais nobres e pedras preciosas.

            Mais tarde, o ovo de chocolate surgiu junto com as indústrias de chocolate (Europa, por volta de 1875). Eram feitos sem atrativos, mas de alto custo, por ser sua matéria prima importada, tornando-se presentes finos para as pessoas queridas.

            Em 1906, começaram a  aparecer os ovos enfeitados. Eram recheados com chocolates de vários tipos e a decoração feita com flores coloridas, aplicações de animais de pano.

            No Brasil, a novidade chegou em 1920, vinda de Paris. Hoje os ovos são uma espécie de herança dos ovos coloridos de antigamente. Em todo o mundo civilizado cristão, a Páscoa é comemorada com presentes de ovos de chocolate.

 

Livros para Baixar – Projeto Páscoa

Vamos Ganhar dinheiro extra fazendo ovos de Páscoa?

A escola e a sala dos professores garante essa possibilidade!!!

DE 2 A 5 MIL COM OVOS DE PÁSCOA

Com mais de 50 receitas de ovos de Páscoa contidas nesse livro digital, além de você se tomar uma profissional qualificada, você poderá faturar até 5 mil reais por mês. 

No livro além das receitas de ovo de Páscoa, você aprenderá fazer um maravilhoso e econômico leite condensado, que poderá ser usado para várias outras receitas além dos ovos de Páscoa. 

Sem contar com as receitas das trufas insufladas, uma técnica que agilizará sua produção. 

Esse E-book é para você que quer se especializar, esta desempregada ou quer trabalhar em casa. Não perca tempo, faça como nossas alunas que estão faturando em média 2 mil reais por mês, aproveite a chance e saia da crise.

 
 
 

Sugestões em vídeo de atividades para Projeto Páscoa para Educação Infantil

Mais atividades para Projeto Páscoa Educação Infantil:

Lembrancinha da Páscoa Para Educação Infantil

Lembrancinha de Páscoa Simples

Sequência Didática Coelhinho da Páscoa

Moldes Máscaras de Coelho

Atividades de Páscoa Dedoche de coelho

Atividades de Páscoa Coelhinho com rolo de papel

Atividades de Páscoa Móbiles de Ovo em 3D

PROJETO PÁSCOA ENSINO FUNDAMENTAL 1° ANO AO 5° ANO

 

Adicionar Comentário