Projeto primavera educação infantil atividades

Projeto primavera educação infantil atividades

Projeto primavera educação infantil atividades

A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.

A primavera é a estação do ano marcada pelo aparecimento das flores. Nessa época do ano acontecem chuvas fortes e o clima torna-se ameno, caloroso durante o dia e fresco à noite. Os dias são mais longos que a noite, com o sol nascendo antes das seis horas da manhã e se pondo por volta das dezoito horas. Por esse motivo algumas cidades brasileiras adotam, por determinação do governo federal, o horário de verão, com o adiantamento do relógio em uma hora.

Como se trata de uma estação, de cores e cheiros é de praxe os professores se programem para desenvolver um projeto primavera educação infantil atividades, uma vez que é muito importante para as crianças se envolverem e aprenderem cada estação do ano.

As crianças são nossos futuros, por isso a necessidades de despertar nelas a conscientização pela natureza e quão importante é cada estação do ano para nossa vida e de nosso planeta. O  projeto primavera educação infantil atividades serve para demonstrar tal importância aos pequenos.

A cada avanço nas atividades, vivenciando a alegria dos alunos em descobrir o novo o  projeto primavera educação infantil atividades vai se desenvolvendo e tornando o ensino aprendizado uma brincadeira.

Justificativa – Projeto Primavera

Projeto primavera educação infantil atividades

O projeto Primavera se justifica pelo fato da importância de promover a paz pois conviver em paz é praticar o respeito, o cuidado para com o outro, o zelo, com atitudes que transformem os ambientes e as pessoas. A primavera, traz consigo, o agradável aroma de liberdade, de inovação, de alegria e de cores variadas.

O projeto Primavera se justifica também na alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência com natureza proporciona. Essa convivência desperta o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Objetivos gerais do projeto primavera educação infantil

Projeto primavera educação infantil atividades

O projeto tem como objetivo geral trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas, despertando o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência. Observar a transformação do clima e do ambiente com a estação que acaba de chegar, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

Alguns temas abordados no Projeto: Primavera Educação Infantil

Projeto primavera educação infantil atividades

Alguns temas bem interessantes podem ser abordados no projeto primavera infantil como:

  • Linguagem: contação de histórias; rodinhas de conversa; músicas; produção coletiva de textos, estudo sobre a origem de algumas plantas como o Pau Brasil, o Ipê, o Girassol, como essas plantas chegaram ao Brasil; aumentar a concentração e o vocabulário através de produção de textos orais produzidos pelos alunos; desenvolver a capacidade de expor emoções e sentimentos através das atividades lúdicas;
  • Matemática: atividades com cores, formas geométricas, números, quantidades, tamanhos, igualdades e diferenças;
  • Ciências: observação dos elementos da natureza e classificação dos grupos de seres vivos; percepção de diferenças e semelhanças entre os animais e as plantas; incentivar a observação e o respeito ao meio ambiente; conhecer os seres vivos/ não vivos do meio ambiente;
  • Artes: técnicas variadas de pintura, colagem e textura; importância da arte através da observação e reprodução das obras de Romero Brito; trabalhar/desenvolver a oralidade e a coordenação motora através de atividades artísticas e rodinhas de conversa; incentivar a reciclagem através da confecção de animais e flores de sucata.

Sugestões de atividades primavera

Projeto primavera educação infantil atividades

  • A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico, que poderá ser desenhado, colado ou feito de dobradura e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos, lembrar de utilizar materiais reciclados para a confecção do mesmo como forma de conscientização de preservação do meio ambiente;
  • Plantio de diferentes mudas; solicitar caso haja secretaria de meio ambiente em sua cidade, para que forneçam mudas, essas mudas poderão ser distribuídas para que os alunos levem e plantem em casa ou realizado um mutirão para plantar em praças, nascente de rios, parques e onde mais for possível o plantio.
  • Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores; com formas e tipos de flores diferentes, assim as crianças vão conhecendo um pouco das especieis de plantas existentes;
  • Músicas e Danças; podendo ser utilizadas a música Primavera na voz de Eliana e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores), realizar um evento na escola que possam apresentar sua coreografia;
  • Culinária (apresentação de chá); realizar na escola uma degustação de vários sabores de chás com as crianças;
  • Histórias com fantoches; como por exemplo A primavera e a festa das flores de Silvana Guidotti e As flores da primavera de Ziraldo;
  • Confecção de livros: com histórias ou só figuras;
    Técnicas de pintura; com pétalas de flores, folhas, galhosinhos de árvores ou plantas;
    Máscaras de flores trabalhadas, utilizando pétalas de flores secas ou caídas no chão, lembrando os alunos que nunca devem despedaçar as flores ou plantas,
    Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas; como por exemplo:

A Dança das Flores – Gilberto Brandão Marcon

“Flor do jardim, flor que deveria ser da primavera,
mas que preferiu enganar as estações.
Leve flor carregada pelo vento.
E nele desliza como que em delicada dança,
Flor que teve por par a brisa.
Brisa que acalmou o vento,
do som que se escondia no silêncio,
dos segredos que, embora ditos,
somente foram ouvidos
pelos que tinham ouvidos de ouvir,
pois que escutavam com a alma,
pois que conheciam os caminhos do coração.
Flor que é delicadeza no botão,
e esplendor no seu momento mágico.
Flor que decora o circo da vida,
onde os pecados convivem com as virtudes,
onde o perdão os liberta, e os transforma
em sementes renovadas.”

Mais sugestões de atividades para trabalhar as Quatro Estações: 

Atividades Outono Educação Infantil

Plano de Aula e Atividades de Outono

Atividades de Inverno Educação Infantil

PROJETO INVERNO EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto primavera educação infantil 4 a 5 anos

Atividades Educação Infantil

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

Brincadeiras Para Educação Infantil 4 anos

Tarefas infantil para imprimir

Atividades Para Educação Infantil  Pintura com gelo

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Atividades recreativas para educação infantil 5 anos

Atividades recreativas para educação infantil 4 anos

Atividades recreativas para educação infantil 3 anos

Atividade Natal para educação infantil

Atividades recreativas para educação infantil

Projeto Férias Educação Infantil

Plano de aula para educação infantil

Adicionar Comentário