Projeto Semana da Criança

Projeto Semana da Criança

Projeto Semana da Criança

 Ser criança

 “Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser.”

(Gilberto dos Reis)

De acordo com os educadores, brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, propostas pedagógicas que priorizam a brincadeira no centro das atividades escolares da Educação Infantil são, na opinião de especialistas, a melhor forma de trabalhar o desenvolvimento das crianças.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.

A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras.

O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.

Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Por isso a importância de uma semana de brincadeiras e jogos que antecedem o dia das crianças.

Justificativa – Projeto semana da criança

Projeto Semana da Criança

Toda criança tem o direito de ser feliz, brincar, correr, cantar, pular, ficar à vontade e expressar seus sentimentos, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável, necessitando sempre que as atividades diárias sejam intensificadas.

As atividades que irei expor aqui, que antecedem o dia das crianças, terá como ênfase central oferecer as crianças momentos de muito movimento, magia, aprendizagem e muita alegria.

“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

                                                                  Carlos Drummond de Andrade

Objetivos Gerais Projeto Semana da Criança:

Projeto Semana da Criança

Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas, sempre valorizando e estimulando as crianças.
Com o intuito de evidenciar direitos e deveres da criança, desenvolvendo o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança com jogos e brincadeiras educativas e divertidas.

Algumas temas abordados no Projeto: Semana da Criança

Para a semana da criança é interessante e de extrema importância abordar alguns temas, seja ele por palestras, vídeos, animações ou até mesmo com brincadeiras.

Sugestões:

  • Família – a importância da família, sua função em nossas vidas, o quanto devemos valorizá-la independente de cor, raça, religião e condições financeiras;
  • Nosso lar – nassa casa nosso maior bem;
  • Saúde e Higiene – como cuidar de nosso corpo, dentes e casa através da higiene;
  • Cuidando do meio ambiente – como preservar o meio ambiente e qual sua função no meio ao qual vivemos;
  • Escola – sua função social e educacional para as crianças;
  • As estações do ano, importância de cada uma delas para o equilíbrio do meio ambiente;
  • Planeta Terra – as questões ambientais, econômica e politicas que influenciam em nosso planeta;
  • Profissões – o que cada criança quer ser quando crescer, a profissão dos pais e a importância de cada uma para a sociedade;
  • Costumes e tradições familiares;
  • Alimentação saudável, os benefícios para nossa saúde;
  • Inclusão social – Vários tipos de racimos e deficiências;

Escolha 3 temas a serem abordados para não cansar nem confundir muito as crianças assim o conteúdo de cada tema exposto será bem absorvido por elas.

Use sempre formas divertidas e dinâmicas para expor os assuntos.

Sugestões de atividades – Projeto semana da criança

Projeto Semana da Criança

A semana da criança é uma das semanas mais gostosas para ser trabalhada, afinal onde tem criança tem alegria, tem energia, tem diversão e muita criatividade.

Como com as crianças não existe tem ruim, não precisamos de muito para desenvolver as atividades, segue algumas ideias abaixo:

  • Apresentação de vídeos de eventos e trabalhos realizados na escola; prepare um ambiente aconchegante, as crianças adoram se ver na TV;
  • Culinária – Fazer brigadeiros que não vai ao fogo, junto com todas as crianças e, em seguida realizar a degustação.
  • No decorrer da semana realize a gincana cultural educativa, contendo uma variedade de jogos
  • Brincando com as bexigas – Divida os alunos em duas equipes e atribua uma cor a cada uma delas. Dê uma bexiga para cada criança e oriente-as a encher os balões de ar até que eles estourem. Também é possível pedir aos alunos para encher as bexigas, amarrar as suas aberturas e sentar-se sobre elas. O grupo no qual todos os integrantes terminarem primeiro vence a dinâmica.
  • Percorrendo o Circuito – Oriente os pequenos a percorrer um circuito com as seguintes etapas; primeiro um de cada vez, anda por um espaço previamente determinado por você. Depois, viram cambalhota em um colchonete. Em seguida, agacham para passar por baixo de um barbante esticado. Então, chegam a um local onde encontrarão espalhadas diversas garrafas pet sem tampas. As crianças precisam colocar as tampas nos recipientes e deixá-los em pé.
  •  Brincando de engenheiros criativos – Acontecem quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados (blocos ou sucatas, por exemplo) e criam novos produtos, nestes jogos as crianças começam a entrar em contato com o mundo social e a desenvolver níveis mais complexos de inteligência através do desenvolvimento de suas capacidades de antecipar situações, movimentos e elaborar propostas e possibilidades que podem ou não se concretizar. Estes jogos também possibilitam maiores oportunidades de cooperação entre as crianças. Para estes jogos devemos considerar a faixa etária aproximada da criança e observar se ela consegue, a seu modo, participar da brincadeira. É necessário que haja uma relação saudável entre o erro e o acerto, sem que a criança se sinta desestimulada a brincar. Não devemos esperar que ela brinque por horas a fio com estes materiais. Ela determina seu tempo. Fique atento para auxiliá-la com a solução de problemas, mas não tenha expectativas pautadas no modelo adulto.

 

Projeto Semana da Criança

 

 

 Atividades Dia das Crianças 

Lembrancinhas para o dia das crianças

Atividades semana da criança

Sugestões de brincadeiras para educação infantil 4 anos

 

Sugestões de brincadeiras para crianças:

Brincadeiras Divertidas

Brincadeiras para crianças

Brincadeiras para gincana infantil

Brincadeiras para gincana

Apostila de brincadeiras 2

Sugestões de gincana escolar para baixar:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário