Sequencia didatica – O leão e o Ratinho

Sequência didática: O Leão e o Ratinho

APRESENTAÇÃO




A proposta a seguir trata-se de uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças que estão no 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5º ano, 6º ano do Ensino Fundamental.

Como os alunos se encontram em diferentes níveis:

Pré-silábicos;

Silábicos e silábicos alfabéticos;

Nota: No final um ótimo acervo com atividades para imprimir!!!

As atividades serão adaptadas de acordo a etapa de desenvolvimento do grupo.




Neste trabalho, o Eixo “Leitura” porque nele estão as competências que os alunos precisam consolidar para avançar no processo de leitura e escrita.

Vale destacar, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela irá possibilitar aos alunos a conquista de conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, como também a sua função nas práticas sociais.

 Assim, “com certeza, irá facilitar a compreensão como também a produzi-las diante de sua necessidades.

Sequência Didática Eixo:

 Leitura Capacidades

  • – Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
  •  – Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características linguístico-discursivas.
  •  – Antecipar conteúdos de textos a serem lidos a partir do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios sobre o tema.
  •  – Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas do texto que está sendo lido.
  •  – Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.
  •  – Inferir, pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.
  • – Reconhecer a presença de diferentes enunciadores (narrador, personagens, participantes de diálogo, enfim quem assume a voz), nos textos lidos, identificando as marcas gráficas e linguísticas que sinalizam suas vozes (aspas, dois pontos, travessão, emprego do verbo na 1ª pessoa, emprego do pronome você nos textos publicitários, discurso direto e indireto, etc.).
  • – Identificar os elementos que constroem a narrativa (lugar, tempo, o fato propriamente dito, com quem os fatos ocorrem, sob que ponto de vista a história ou o fato é narrado), como também reconhecer o que deu origem à história ou ao fato narrado, isto é, o conflito gerador do enredo.
  • – Perceber a pontuação como um dos elementos orientadores na produção de sentido.

Sequencia didática Eixo 2:

 Desenvolvimento da oralidade Capacidades

 

  • Participar das interações cotidianas em sala de aula:
  • Escutando com atenção e compreensão;
  • Respondendo às questões propostas pelo professor;
  • Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.

Desenvolvimento Roda de conversa Explique para os alunos o que é fábula:

As fábulas são contos tradicionais, transmitidos oralmente, que sempre trazem uma lição de vida para os leitores.

Em muitas fábulas encontramos a presença de animais. Pesquisando junto aos funcionários da escola.

Qual sua fábula predileta?

Em pequenos grupos, as crianças recebem uma tabela com a lista de fábulas lidas e terão que fazer uma pesquisa pela escola, questionando os funcionários sobre suas fábulas prediletas e fazendo o levantamento de argumentos sobre o “porquê” da preferência.

  • – Ao final da pesquisa, tabular e escrever uma lista representativa do resultado colhido.
  •  – Colocar esta lista em um cartaz, no qual serão reunidas as fábulas.

Esse cartaz será afixado na sala, no canto de Leitura.

Sugestões de fábulas para adaptar a sequencia didatica:


    •  A cigarra e a formiga
    • A galinha dos ovos de ouro
    • A pele de asno
    • A rã e o touro
    •  A raposa e as uvas
    • A tartaruga e a lebre
    • O cão e o osso
    • O corvo e o jarro
    •  O galo e a raposa
    • O leão e o mosquito
    • O leão e o ratinho
    • O ratinho, o gato e o galo
    • Os viajantes e o urso

    Interpretação oral da fábula

    “ O LEÃO E O RATINHO”:

    Primeira parte:



     Antecipação:

    • O nome dessa fábula é?
    • Alguém já conhece essa fábula?
    • Pela ilustração podemos imaginar como será esta fábula?
    • Vocês já viram um rato?E um leão?
    • O que será que eles estão fazendo?
    • Onde eles estão?
    • Leitura, observando as imagens.
    • O que você imagina que será contado nessa fábula?

     

    Após a leitura:

     

    • Retomada das previsões feitas pelos alunos, para confirmar ou descartar as hipóteses levantadas.
    • SEGUNDA PARTE:

     

     Levantamento de hipóteses.

    •  O que vocês pensam que vai acontecer, na 2º parte da história?
    • Será que o ratinho vai ajudar o leão?
    • O que ele poderá fazer para ajudar o leão?
    • O que acontecerá ao leão se o ratinho não ajudá-lo?
    • Em sua opinião, como terminará a história?
    • 2ª parte da história.
    • Confirmação das hipóteses mediante as informações ouvidas na segunda parte da história.
    • Entregar o texto xerografado para cada aluno.

    Fazer leitura do texto com os alunos de diversas maneiras:

    • coletiva;
    • Partilhada;
    • Em grupos;
    • Individual.

    Apresentando o autor:

    •  Monteiro Lobato – Fábulas

     

    Questione os alunos:

     

    • Por onde eu começo a ler o texto?
    • Quando termino de ler uma das linhas do texto, para onde devo dirigir meu olhar para continuar lendo?
    • Cada vez que aponto no texto estou lendo uma palavra?
    • Observem que as palavras não estão escritas juntas. O que as separa?
    • Para quem vocês acham que o autor escreveu este texto?
    • Com que intenção ele escreveu esse texto?
    • Qual o assunto principal?
    • Do que fala esta fábula?
    • O que você mais gostou na fábula?
    • Se você fosse modificar a fábula o que você faria? Atividades de trabalho sistemático: Explorando o texto Fazer interpretação oral com os alunos deixando que os mesmos construam as respostas e validem as respostas uns dos outros.

     

     As perguntas podem ser passadas em uma caixinha para que um aluno faça e os outros tentem responder.

     


      • Que personagens aparecem na fábula?
      • Quem dormia debaixo de uma árvore?
      • O que o leão fez com o ratinho?
      • Como os caçadores pegaram o leão?
      • O título da história.

       

      Atividade de interpretação da fábula:

       

      • -Dividir a turma em 5 grupos.
      • -Cada grupo deverá localizar, no texto, as informações solicitadas abaixo.
      •  -Os grupos deverão apresentar suas respostas para a turma.
      •  Identificar gêneros textuais diversos
      • Nas fábulas, algumas características aparecem repetidas frequentemente determinando uma organização e um estilo próprios para esse gênero.
      • Localize na fábula “ O Leão e o Ratinho”as características citadas abaixo.
      • São pequenas histórias em que predominam os animais como personagens;
      • Os animais agem como se fossem pessoas: falam, cometem erros, são sábios ou tolos, bons ou maus;
      • É comum aparecer diálogos entre animais;
      • Essas histórias terminam com uma moral, um ensinamento;
      • Há uma comparação entre animais e qualidades ou defeitos próprios dos seres humanos.

      Exemplo:

       raposa/esperteza, formiga/trabalho, leão/sabedoria;

      • São narrativas curtas, que tratam de certas atitudes humanas como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza, a ganância e a bondade, a gratidão e a avareza;
      1. Leia o trecho:

       

      • Apresentar o texto fatiado em parágrafos dentro de envelopes e a seguir solicitar que os alunos recontem a história na sequência da fábula, de acordo com os parágrafos recebidos.

       

      • Apontar no texto os pontos de exclamação, interrogação e travessão. Discutir com a turma a função de cada um.

       Atividades de consolidação:

      Em folha xerocada ou mimeografada, atividades com ordens diretas, podem ser individuais ou em grupos e o professor poderá interferir se necessário.

      A professora selecionará previamente palavras que estão no conto e que os alunos apresentaram dificuldades, de acordo com diagnóstico realizado na turma.

      Ex.: NH – LH – CH – QU – SS – RR – GU – X, etc.

      A professora pedirá que os alunos falem palavras que tenham o mesmo som, que comecem ou terminem como essas palavras e escreverá no quadro, formando assim um grupo ortográfico com essa dificuldade selecionada. (uma dificuldade de cada vez) Tendo essas palavras como ponto de partida, a professora poderá criar atividades que inicialmente deverão ser orais e depois escritas:

      • Bingo de palavras





       – Cada aluno recebe uma folha em branco e faz uma dobradura, de forma que a folha fique marcada como uma cartela de bingo com 16 quadrinhos.

      Cada aluno escolhe do grupo ortográfico, criado por eles 16 palavras e preenche a cartela.

      A professora poderá iniciar o ditado e o vencedor do bingo será de acordo com o combinado previamente.

      • Produção de frases (oral – coletiva e escrita – individual)
      • Formação de outras palavras partindo desta dificuldade
      • Ditados: de palavras – concretos – auto ditado
      • Cruzadinhas
      • Atividades de completar palavras
      • Caça palavras Eixo: Produção escrita

      Sequencia didática – O leão e o Ratinho – Atividades para imprimir:








      O Leão e o Rato – Fábulas de Esopo – Animada

       





      Adicionar Comentário