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SÍNDROME DE DOWN CARACTERÍSTICAS E ATIVIDADES

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SÍNDROME DE DOWN CARACTERÍSTICAS E ATIVIDADES

As crianças são diferentes umas das outras, isso é um fato, mas algumas se destacam nessas diferenças por conta de alguma deficiência como é o caso da Síndrome de Down.

Vamos descobrir algumas características e atividades interessantes para a criança com Síndrome de Down?

A Síndrome de Down

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A Síndrome de Down ou tríssomia do cromossomo 21 foi descoberta pelo estudioso John Langdon Down por volta de 1866, atribuía- se a pessoa com down o termo mongolismo ou idiota, erroneamente, por conta da síndrome trazer consigo causas freqüentes de deficiência intelectual.

Sua causa é um erro genético caracterizado pela presença de um cromossomo a mais nas células do individuo, essa condição acarreta em problemas do desenvolvimento cognitivo e corporal da pessoa que o possui, em diferentes graus.

Não é culpa do pai ou da mãe que a criança nasça com o erro genético, é um conjunto de fatores por conta de combinações aleatórias, a idade também é um fator que pode ocasionar a síndrome, mulheres que engravidam sem previamente passar pelo médico e/ou acima dos trinta e cinco anos estão inclusas nos fatores de risco da gravidez, podendo ocasionar de o feto desenvolver alguma síndrome ou doença.

Com a tecnologia atual é possível identificar desde a barriga da mãe se o bebê terá ou não a síndrome, sendo possível em alguns países a mãe abortar. Antigamente quando o bebê nascia e era descoberta a síndrome eles eram trancafiados e escondidos dos outros ou até mortos, por serem considerados anormais.

As pessoas com a tríssomia do cromossomo 21 possuem características próprias que são facilmente identificadas como:

  • Olhos
  • Pescoço
  • Mãos
  • Pés
  • Nariz
  • Orelhas
  • Formato da Cabeça
  • Tórax

As atividades para as crianças com síndrome de down devem conter vários tipos de estímulos, para o desenvolvimento da capacidade motora, linguístico, social-afetivo e cognitiva, por exemplo, considerando as suas limitações e necessidades individuais, quanto mais estimuladas elas forem melhor e mais rápido irão aprender, é necessário que elas sejam estimuladas a todos os instantes, pois facilmente elas se sentirão desmotivadas e cansadas das atividades, por isso é necessário que a família e os profissionais de apoio e professores estejam cientes disso.

Dança: sindrome-de-down-caracteristicas-atividades-1

A dança traz diversos benefícios para o corpo e para a mente com as deficiências não é diferente, a dança no caso da síndrome de down pode ajudar a criança no desenvolvimento das habilidades motoras grossas (as que envolvem os músculos grandes), expressão, socialização, diminuição da ansiedade, resistência, dentre outros, além de proporcionar prazer. Se a dança for apresentada desde cedo permitirá um desenvolvimento melhor das habilidades e interesse para realizar as atividades.

A dança pode se praticada em casa com os familiares, na escola com os professores ou até mesmo em uma academia especializada em dança, o importante é que caso seja essa a escolha da criança, caso ela queira e goste de dançar, o adulto incentive e apóie a atitude.

Esportes: sindrome-de-down-caracteristicas-atividades-3

É necessário que antes da criança realizar qualquer tipo de esportes ela faça uma avaliação prévia com seu médico, para que ele possa dizer se está tudo em ordem. Quando mais cedo à criança for apresentada aos esportes mais benéfica a atividade será para ela. Esportes praticados individualmente como:

  • Ciclismo
  • Natação
  • Equitação
  • Ginástica
  • Atletismo
  • Boliche
  • Patinação

Podem proporcionar a criança com síndrome de down a exploração das suas próprias capacidades físicas, melhorando o seu estado físico, geralmente as crianças com essa síndrome tornam-se obesas por falta do exercício físico, desenvolvimento muscular, coordenação e habilidades motora grossas, dentre outras.

Já as atividades práticas em grupos, como: sindrome-de-down-caracteristicas-atividades-4

  • Futebol
  • Basquete
  • Tênis
  • Vôlei
  • Handbol

São excelentes oportunidades para a interação da criança com a síndrome com as outras crianças, tendo elas alguma deficiência ou não, encorajam o individuo, melhoram o estado físico, desenvolvimento muscular, coordenação e habilidades motoras grossas, dentre outras.

Os esportes podem ser praticados em casa com os familiares, na escola com os professores ou até mesmo em uma academia especializada o importante é que caso seja essa a escolha da criança, o adulto deve incentivar e apoiar a atitude.

As crianças com a tríssomia do cromossomo 21 têm a mania de sentar em posição de Buda, com as perninhas cruzadas, e consequentemente fazer tudo nessa posição o que é um hábito desaconselhado, pois ele pode trazer problemas articulares, nos ligamentos e mais tarde também musculares.

Para que a criança não fique nessa posição são necessários estímulos para ela se sentar de outra maneira, como com as pernas para o lado. É importante que os estímulos sejam feitos também no andar, a fase da criança é de manutenção das condições motoras e progressos mentais e sociais, por isso é necessária extrema estimulação, elas precisam evoluir de forma gradual, do mais fácil para o mais difícil, mas para que isso ocorra é imprescindível que a família e a escola trabalhem juntas.

Cadê o objeto que estava aqui?

Essa brincadeira vai ajudar a criança a se movimentar, raciocínio e motivação. Comece de forma lenta e fácil e com brinquedos que ela gosta muito, como ursinhos de pelúcia, bonecas, carrinhos, isso fará com que você ganhe a atenção dela, de início, quando ela ainda não estiver acostumada com a brincadeira, diga o que você fará, que você irá esconder e depois vocês irão procurar o brinquedo, mostre a ela o objeto que você pegou e esconda em lugar de fácil acesso, fácil de ser achado e de início até visível, pode ser embaixo de um pano, com o tempo você pode ir deixando-o menos fácil de ser encontrado.

Depois incentive a criança a ir procurar o seu brinquedo, reforce que você estará lá para ajudar caso ela não consiga, mas que ela precisa tentar sozinha, estimule a todo o momento dizendo que ela está indo muito bem e quando ela achar o objeto comemore junto com ela.

Encaixar as caixas: sindrome-de-down-caracteristicas-atividades-5

Caso você ou a escola tenha aqueles brinquedos de encaixar caixinhas e formas no lugar correto essa é á hora de utilizá-los, caso não tenha, recipientes de plásticos serão muito bem vindo para essa brincadeira, utilize o que você tiver ao seu alcance, o ideal é que sejam de vários tamanhos.

Com esse brinquedo a criança pode brincar de colocar um dentro do outro, descobrindo as grandezas e medidas dos objetos, e pode brincar de guardar coisas dentro, outros objetos pequenos, por exemplo.

Isso ajudará a coordenação manual da criança, vai ajudar a proporcionar uma noção sobre as formas e tamanhos dos objetos e estará em contato com materiais o que é se suma importância para a criança com a síndrome de down.

Pintar: sindrome-de-down-caracteristicas-atividades-6

Essa brincadeira é excelente para todas as crianças, para as com a síndrome de down auxiliará nos movimentos das mãos e na coordenação motora fina, que é comprometida.

Entregue as tintas coloridas e um papel grande para a criança e deixe que ela pinte, inicialmente com os dedos, com o tempo o trato das mãos irá ficar um pouco mais delicado, é nesse momento que você deve introduzir os pinceis, fale para que eles servem, mostre a criança, incentive que ela use, no início algumas ficam com algum tipo de receio de usar, mas depois de um tempo adoram.

Massa de Modelar: sindrome-de-down-caracteristicas-atividades-7

Argila e massinha de modelar trarão experiências ótimas para as crianças, ela pode fazer diversas artes com esse tipo de material, como estrelas, bonecos, enfeites, esteja junto com ela, ajude caso seja necessário, mas deixe que ela faça da maneira dela, eles gostam desse autonomia de conseguir realizar tarefas sozinhos, incentive que eles façam isso mesmo, a criança precisa de estímulos e incentivo a todos os momentos.

Pessoas com a síndrome de down necessitam de cuidados extras e acompanhamento multidisciplinar desde o seu nascimento, os professores na escola devem saber se aquela criança faz uso de medicamentos, se a criança já esta comendo normalmente ou precisa de ajuda, se os exames estão em dia, cuidados necessários que podem facilitar e muito a vida desse profissional.

Dicas:

  • Esteja ciente das implicações do seu aluno
  • Mantenha a ficha do aluno atualizada, os dados pessoais, atividade física, doenças.
  • Conheça o meio social que a criança está inserida, entre em contato com a família, conheça bem a escola e o ambiente.
  • Pedir para que a família providencie o atestado médico liberando-o para as praticas de atividades físicas.
  • Supervisione as atividades do aluno.
  • Anote tudo o possível sobre o aluno em seu caderno, ao final de cada aula, assim você conseguira observar de modo mais amplo os progressos do seu aluno.
  • Observe o aluno durante as atividades, dentro e fora da sala de aula, ele demonstrará se está gostando ou não, fique atenta aos sinais.

Essas dicas ajudarão o professor e a família, mas o convívio diário e o seu conhecimento sobre a criança em questão facilitarão muito mais o seu trabalho e a vida desse aluno, é preciso muito cuidado e atenção para se trabalhar com a síndrome de down, porém se os estímulos e motivações forem corretos o aluno avançara muito.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

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